Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

19 dias de pura aventura: Chile, Bolívia e Peru - Relato Concluído!!

Postado
  • Membros

Pelo segundo ano consecutivo, planejo e organizo uma viagem baseado no abençoado site www.mochileiros.com. Optei por este roteiro, após retornar do 1º mochilão ( Argentina e Chile) em outubro de 2008. Viajar pela América do sul é interessante por diversos motivos: língua, baixo custo e paisagens de tirar o fôlego.

Minha primeira ação foi entrar em contato com a galera que havia viajado comigo ( alías, foram todos do mochileiros e de várias partes do Brasil), a maioria não poderia ir por motivos pessoais, Cris e Douglas optaram por Venezuela e Colômbia , contudo a que topou na hora sem pestanejar foi Jussara ( Sampa). A “JU”, como é chamada pelos amigos mais íntimos ( tipo eu, rsrsr), conheci na última viagem, e viramos grandes amigas, não existe distância entre a gente!!!!

Mas uma vez coloquei um post por volta de março de 2009, e outra pessoas foram surgindo... algumas desistiram, outras apareceram em cima da hora.... Por volta de maio de 2009 encontrei o post do Leo Ramalho, aí a nossa trip ficou completa. Conseguimos formar uma turma legal: Ju, Leo, Vivi e Douglas ( Sampa), Letícia, Paulinha, Fabiane ,Débora, Beto ( Minas), Rodrigo e Rafael (Rio de Janeiro), Kátia ,Jânio, Jô ( Brasília). Algumas dessas pessoas viajaram comigo durante todo o trajeto, outras, nos encontramos no meio do caminho.... Sem contar a participação especial dos amigos mochileiros MILENA E MARCÃO, que contribuíram bastante e tiraram bastante dúvidas... A Mi, tinha duvidas da nossa organização e suspeitava que poderia da confusão ( no bom sentido é claro).... Mi, deu tudo certo, foi super divertido e ganhei amigos para vida inteira.....

Bem, tenho a mania de escrever muito, quem me conhece, sabe que falo pelos cotovelos.. rsrsrs... Assim tenham paciência!!!!

MALA X MOCHILA

Tenho uma mochila 60L da curtlo, e fiquei na maior dúvida, levo mochila ou malinha de rodinha, fiz uma pesquisa no site, e quase por unanimidade a melhor opção é a mochila, mas ninguém me falou que era impossível!!! Como minhas coisas não couberam na mochila, teria que levar bolsas auxiliares, optei por mala média. ::mmm:::mmm:PÉSSIMA ESCOLHA!!!! Dica: Se você for fazer uma viagem parecida com esse roteiro, onde engloba, desertos, neve, chuva, ônibus,barco,trem, 4x4. DESISTAM, DA MALA!!!! Ela não dura nem metade da viagem.. hahahahahahhahaha. ::lol4::

A minha mala começou a se desmontar, ( quebrar as rodinhas), quando eu estava no Atacama, por conta das ruas cheias de areia e pedras.. e finalizou no deserto.. de tanto jogar mala e tirar do carro.. quebraram-se as duas alças... Minha salvação até chegar em La Paz, foi o Leo e o Rodrigo, carregando abraçado minha mala.. hehehhehehhe ( Vocês são uns amores). Ao chegar em La Paz comprei uma mochila de 85l, coube tudo, porém ficou tão pesada, que precisei novamente de ajuda... E o meu anjo da guarda foi o Rodrigo!!!! Aqui abro um “parentese”, para falar do Rodrigo... Esse carioca genial, apareceu 10 dias antes do inicio da trip. Ia tirar férias, mas estava sem rumo.. Acessou o site e entrou em contato comigo... No início achei estranho ( Pow, Rô.. voce não sabia de nada, sem noção total.. kkkkkkk), quase que eu dava o roteiro errado. Contudo depois de algumas conversas no MSN, enviei o roteiro certo e ajudei em tempo recorde a organizar a viagem!!! Conclusão: O Rô, foi a melhor aquisição da viagem ( segundo a opinião da Ju, e a minha também é claro, rsrs): Companheiro, amigo, nunca nos deixava na mão, nos dava força nos momentos mais difícies. Sem você eu não conseguiria concluir esta viagem.. ( A começar a carregar minha mochila...kkkkkkk)Te adoro , lindo!!!! ::otemo::

10.10.09 – SANTIAGO

Saí de fortaleza em um voô da TAM as 2:30, com conexão em Guarulhos. No trecho SP_SANTIAGO, encontrei Kátia e Jãnio no vôo, então já foi aquela festa ( e não havíamos combinado,pura coincidência). O avião era bastante confortável, poltronas espaçosas e vi o filme SE BEBER, NÃO CASE, Powwwwwwwwwwww o filme é bom para caramba, dei tanta risada, que vieram falar comigo, para saber o que estava acontecendo.. rsrsrs

Chegamos as 11:30, e pegamos um transfer em uma Van que nos cobrou 5000 pesos por pessoa.

Fiquei hospedada no Hostel Forestal, localizado no bairro boêmio Bellavista, próximo a estação de metro Baquedano. Ótima Localização!!!!! O hostel é super organizado, limpo com camas macias, locker nos quartos. Dois ambientes de convivência: térrreo, uma bilhar, som, mesinhas.. esse é próximo a cozinha e onde a galera se concentra. Na parte superior tem 03 computadores com acesso a internet, e uma sala ampla de TV com sofás e grandes almofadas..

Após o check-in, fui constatar se o Beto e o Rodrigo, estavam, contudo haviam saído para o passeio da vinícola Concha e Toro. Assim fui para o Mercado Municipal , me encontrar com Kátia e Jânio, almoçamos no restaurante Don Augusto. Depois realizamos uma grande caminhada, e conhecemos a Plaza das armas, La moneda, Catedral e o Cerro de Santa Lucia ( Liiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiindo).

Voltei para o Hostel para aguardar a chegada da Ju e Jo, enquanto isso encontrei Beto e Rodrigo e conheci outros brasileiros, 02 meninas de Sampa e 3 de londrina...Nesse dia houve a classificação do Chile para Copa do Mundo. Geeeeeeeeeeeeeeente, a cidade estava toda enfeitada, pessoas na rua. As cores vermelhas ,azul branco predominavam. Fomos ver a comemoração nas ruas.. Muito bonito e divertido!!!! E o Grito: CHI CHI LÊ LE, VIVA EL CHILE!!! Depois que as meninas chegaram comemos, fomos para a balada. Antes comemos um cachorro quente com abacate. Tudo tem abacate no Chile e Peru.. rsrsrsr. Sem seguida , entramos no LA FERIA. Eu esperava mais do lugar. É pequeno mais aconchegante.. toca música eletrônica!!!

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20091112085945.jpg 500 375 Legenda da Foto]Katia, Janio e Eu no Palacio la Moneda [ ]. Prever[/picturethis]

11.10.09 - SANTIAGO

O destino de hoje é Valle Nevado, consegui fechar um pacote no próprio hostel, pela Sky Total por 35.000. Nos pegaram por volta de 8:30, fomos a agencia para escolher os equipamentos. No pacote estava incluindo: equipamentos de Sky, roupa impermeável, transporte. Disseram que tudo estava incluindo. Pela manha, chegaram no hostel Leo, Letícia, Fabi,Debs e paulinha, e o nosso grupo ficou completo!!! Agora sim , iniciou a viagem.

O carro estaciona um pouquinho distante, e você tem que carregar o equipamente, que por sinal é muito pesado até lá... Me perdi do pessoal, e fiquei realmente perdida... Não sabia por onde começar.. se me jogava nas pistas, pegava teleférico... Não há uma pessoa que te oriente... E eu não sabia calçar o equipamento. Entrei em desespero... Depois de 40 minutos, encontrei o grupo que estavam no “hotel”, em frente a uma pista ampla, mas não muito plano, que era usada geralmente por iniciantes..

Nunca havia eskiado antes, assim não utilizei as pistas. Fiquei somente nesse espaço para iniciantes. Senti muitas dificuldades, eu não conseguia ficar em pé, não sabia parar.... Na primeira tentativa me esborrachei na lata de lixo.. rsrsrs. Na segunda, saí gritando: SAIIIIII DA FRENTE....e passei por cima de um brasileiro. Quando me chamaram atenção, para eu tomar cuidado se eu não soubesse skiar, aquele espaço era prioridade para grupos que estavam com professores.

O passeio foi divertido, mas achei muito complicado e sem estrutura adequada para iniciantes. Algumas pessoas me falaram que é mais fácil aprender em bariloche.

Chegamos ao Hostel por volta de 18:00 horas, jantamos uma pizza na TelePizza, é uma rede de pizzaria delivery, de massa fina e você monta seus ingredientes na hora.. Gostosa , rápida e barata.. A noite juntou uma galera imensa e decidimos ir ao Pub Constitucion, localizado na Calle Constitucion, os rapazes de londrina foram na noite anteirior e elogiaram bastante, contudo ao chegarmos estava fechada... Era um domingo. Assim nos indicaram uma salsoteca no final da rua chamada: La mestra da Vida. Muito divertida.. Estava lotadaaaaaaaaaaaaaa...

Retornamos as 3:00 da manha, em cima da hora pra ir ao aeroporto.. próximo destino São Pedro do Atacama!!

20091113082410.jpg

nA agência Sky total, escolhendo os equipamentos

20091113082729.jpg

Valle Nevado!

20091113083147.jpg

Brasília,Minas, Sampa, Rio, Ceara.. SAUDADES!!!

Editado por Visitante

• Respostas 62
  • Visualizações 19.4k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Featured Replies

Postado
  • Membros

finalmente eu terminei de ler!

ficou loko seu relato!

adorei a parte do banho q tu tomou! hahahha ::lol4::

e fiquei imaginando se o seu guia em MP o jorge foi o mesmo q o meu!? hahahhah

parabens pelo relato!

::otemo::

bjao!

Postado
  • Membros

Érika, o relato tá demaissssss, eu só gostaria de saber quanto cada um gastou pra eu ter uma noção!

Será que vc poderia me dizer?

Mta paz pra vc e mto obrigado por compartilhar essa experiencia tão mágica com a gente

Postado
  • Autor
  • Membros
Érika, o relato tá demaissssss, eu só gostaria de saber quanto cada um gastou pra eu ter uma noção!

Será que vc poderia me dizer?

Mta paz pra vc e mto obrigado por compartilhar essa experiencia tão mágica com a gente

Oi Iberê,

Então o meu gasto durante a viagem foi R$ 3.000mil para os 19 dias, aqui está incluso as duas passagens aéreas para Santiago-Calama - 200 dolares, Cuzco-Lima - 100 dolares, não está incluso as passagens aereas Fort-Santiago, Lima-Fortaleza; pois usei as milhas da Tam.

Em geral, ficamos em quartos com banheiro privativo, os onibus e trem foram leitos ou executivos.. Comiamos bem...

Vivi,

Gaaaaaaaaaaaaata, foi uma pena ter apenas nos esbarrado durante a viagem, vc seria uma cia otima em todo trajeto. Sempre lembravamos das suas palhaçadas!!!!

Beijao

Postado
  • Membros

Érika, muito obrigado, pelas dicas de valores, eu to indo um poquinho mais folgado to levando 2500 USD, porém tenho 12 dias a mais viajando e pretendo conhecer a patagonia, pretendo economizar em hospedagem e alimentação, porem fazer todos os passeios, e me locomover da melhor forma possivel, pq sei q serão inevitaveis alguns trechos de avião, como de cusco eu quero ir pra punta arenas depois de todo o trajeto de santiago a MP, acho q avião será a unica opção, bom, se Deus quiser vai dar tudo certinho!

MTo obrigado pela ajuda

Postado
  • Autor
  • Membros

Oieee Iberê,

Ah, eu acho que dá com certeza esse valor.... só as vezes as passagens de avião que podem oscilar, mas nada que o dinheiro de plastico ( cartao) não resolva...rsrsrs ::lol4::

Quero ir a patagonia também, é um lugar interessante. Quando voltar contribua com o seu relato! Boa viagem!!!

Postado
  • Membros

Pode ter certeza que vou deixar meu relato aqui quando voltar erika

Muito obrigado mais uma vez pela sua contribuição

Postado
  • Membros

Erika

enfim terminei de ler teu relato..........

e rir...... estou rindo muito!!!

que viagem...

valeu por todas as dicas!!!

Postado
  • Membros
Érika, muito obrigado, pelas dicas de valores, eu to indo um poquinho mais folgado to levando 2500 USD, porém tenho 12 dias a mais viajando e pretendo conhecer a patagonia,

Bom, nao acabei ainda de escrever meu relato, mas como a Erikita ja me deu carta branca, vou começar a dar minha ajuda por aki tambem.

Ibere,

Eu gastei U$ 3300 no trajeto, lembrando que cheguei em Santiago 7 dias antes que a Erika e fui ate Pucon subir o Villarica. Fora isso paguei 900 reais nas passagens SP-Santiago-Lima-SP. Bolivia e Peru são países relativamente baratos em relação ao Brasil, mas tenha muita cautela nos gastos no Chile. Eu estava sendo muito economico com refeições e transporte e mesmo assim o deixei U$ 1700 so no Chile. Porém me permeti Alugar um Carro em Santiago para ir a Viña e Valpo e tambem Alugar um carro em Pucon para ir aos Ojos do Caburga bem como para ir conhecer as redondezas. Em Santiago Pagamos ( dividido em 5 pessoas) 35 mil pesos por um corsa e em Pucon 16 mil pesos por um Uno + 10 mil pesos de combustivel em cada um.

U$ 2500 parece bastante, mas particularmente eu pensava o mesmo dos meus U$ 3300 e voltei com apenas 200 dolares que deixei no Duty free... Minha viagem tambem estava plaejada para 32 dias, mas acabei vindo embora com 26 sendo um dos motivos o financeiro..

Tenho os preços de Onibus e dos passeios atualizados, se quiser posso te passar os que te interessa.

Erikita,

Muito bom o relato... pretendo terminar o meu antes de 2016 ou assim que eu conseguir voltar a minha vida normal..kkkk.. Periodo pós ferias ta muito foda!!!...kkk

Bjs

Léo ::ahhhh::

Abraço

Postado
  • Membros

Léo, se vc puder me passar esses preços atualizados eu quero sim, e se vc tiver tb a média de gasto com alimentação vai ser de grande valia.

Muito obrigado pela sua prontidão em ajudar!

Espero relamente que consiga com essa grana conhecer tudo que estou almejando!

Mas o que tiver de ser será!

Por erro de planejamento acho dificl acontecer, tendo em vista que to pegando o maior número de dicas possivel e filtrando todas!

Pode acontecer deu exagerar em alguns gastos, mas de qq forma muito obrigado pelo alerta!

E se possivel me passe sim esses custos!

Muito obrigado mais uma vez e mta paz pra vc

Postado
  • Membros

Ibere,

Comer no Chile apesar de ser mais caro que na Bolivia e no Peru ainda assim nao é o maior gasto que vc vai ter. Uma refeição boa nao custa mais do que 8 ou 9 mil pesos ( algo em torno de 30 reais ) mas pode-se comer qualquer coisa '" a la pobre" que é como se fosse nosso PF aqui no Brasil com 3 ou 4 mil pesos ( 10 reais ). Não sei de onde vc é, mas aqui em sampa qualque restaurante selfservice confiavel cobra entre R$ 20 e R$ 30 o kilo, entao numa comparação o Chile ta na média.

Andar de taxi la tambem nao é caro. Pode-se andar de um lado a outro de Santiago por 4 mil pesos, basta vc chorar sempre um desconto com os motoristas e de preferencia combinar a corrida sem taximetro.

Em Pucon e em San Pedro nao utilizei taxi, pois na primeira estavamos com o carro alugado e na segunda fizemos tudo a pé.

O Onibus para Pucon, partindo de Santiago custa 48 mil pesos o Cama e 21 mil pesos o Semi-cama. Particularmente acho dinheiro jogado fora pagar o cama, pois pra uma viagm de apenas 9 horas o semi-cama da e sobra.

Metro em Santiago custa 300 pesos fora do Horario de pico e pode chegar ate 480 pesos nos horarios com mais movimento.

La podo-se andar de um lado a outro da cidade tambem de metro, que alias é muito rapido limpo e organizado.

Em Pucon os valores de refeição nao fogem muito do que encontramos em Santiago, nem muito menos em SPA. A Comida no Chile é meio que tabelada.

Dentre as Cervejas pode-se tomar uma "Escudo" de 1,5 litro por 1500 pesos em varios lugares.

A Gasolina 95 ( comum ) varia entre 260 e 300 pesos o Galão.

Estacionamentos em torno de 500 pesos a hora.

Funicular em Santiago ida e Volta 1600 pesos e em Valpo 1500 pesos.

Em relação aos passeios, ai a variedade é muito grande, pois existe milhoes de agencias em qualquer cidade que vc esteja. Posso relatar aki as que nos utilizamos para subir o Villarica que foi a Politur, que é uma das mais famosas de Pucon e no nosso entendimento oferecia os melhores equipamentos e guias. Pagamos por pessoa 45 mil pesos com tudo incluso, exceto refeição e agua.

Em Santiago nao fiz nenhum tour, pois andamos onde queriamos de metro e a pé mesmo

Em SPA a Erika ja relatou nossos passeios, lembrando que eu fui aos Gueiser del Tatio, alem do vale da Luna e Morte, Lagunas Altiplanias e Cejas por se nao me engano 40 mil pesos tudo.

Tenho mais informações de preços tambem na Bolivia e no Peru. Como nao sei qual sera seu roteiro, me coloco a disposição para eventuais duvidas.

Abraço

Léo ::ahhhh::

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.