Ir para conteúdo

19 dias de pura aventura: Chile, Bolívia e Peru - Relato Concluído!!


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Ibere,

 

Comer no Chile apesar de ser mais caro que na Bolivia e no Peru ainda assim nao é o maior gasto que vc vai ter. Uma refeição boa nao custa mais do que 8 ou 9 mil pesos ( algo em torno de 30 reais ) mas pode-se comer qualquer coisa '" a la pobre" que é como se fosse nosso PF aqui no Brasil com 3 ou 4 mil pesos ( 10 reais ). Não sei de onde vc é, mas aqui em sampa qualque restaurante selfservice confiavel cobra entre R$ 20 e R$ 30 o kilo, entao numa comparação o Chile ta na média.

Andar de taxi la tambem nao é caro. Pode-se andar de um lado a outro de Santiago por 4 mil pesos, basta vc chorar sempre um desconto com os motoristas e de preferencia combinar a corrida sem taximetro.

Em Pucon e em San Pedro nao utilizei taxi, pois na primeira estavamos com o carro alugado e na segunda fizemos tudo a pé.

O Onibus para Pucon, partindo de Santiago custa 48 mil pesos o Cama e 21 mil pesos o Semi-cama. Particularmente acho dinheiro jogado fora pagar o cama, pois pra uma viagm de apenas 9 horas o semi-cama da e sobra.

Metro em Santiago custa 300 pesos fora do Horario de pico e pode chegar ate 480 pesos nos horarios com mais movimento.

La podo-se andar de um lado a outro da cidade tambem de metro, que alias é muito rapido limpo e organizado.

Em Pucon os valores de refeição nao fogem muito do que encontramos em Santiago, nem muito menos em SPA. A Comida no Chile é meio que tabelada.

Dentre as Cervejas pode-se tomar uma "Escudo" de 1,5 litro por 1500 pesos em varios lugares.

A Gasolina 95 ( comum ) varia entre 260 e 300 pesos o Galão.

Estacionamentos em torno de 500 pesos a hora.

Funicular em Santiago ida e Volta 1600 pesos e em Valpo 1500 pesos.

Em relação aos passeios, ai a variedade é muito grande, pois existe milhoes de agencias em qualquer cidade que vc esteja. Posso relatar aki as que nos utilizamos para subir o Villarica que foi a Politur, que é uma das mais famosas de Pucon e no nosso entendimento oferecia os melhores equipamentos e guias. Pagamos por pessoa 45 mil pesos com tudo incluso, exceto refeição e agua.

Em Santiago nao fiz nenhum tour, pois andamos onde queriamos de metro e a pé mesmo

Em SPA a Erika ja relatou nossos passeios, lembrando que eu fui aos Gueiser del Tatio, alem do vale da Luna e Morte, Lagunas Altiplanias e Cejas por se nao me engano 40 mil pesos tudo.

Tenho mais informações de preços tambem na Bolivia e no Peru. Como nao sei qual sera seu roteiro, me coloco a disposição para eventuais duvidas.

 

Abraço

 

 

Léo ::ahhhh::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 62
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Colaboradores

Léo, suas dicas tão muito boas cara, eu to adorando

porque essa média de preço atualizada em relação à refeições e passeios com certeza vai ajudar muito a chegar num valor exato nos levantamentos de custo do roteiro

Fico realmente muito agradecido

graças a pessoas como vc que o ste dos mochileiros é o que é

a melhor enciclopédia de viagens do brasil

meu roteiro começa em santiago

sobe pra SPA, de lá Uyuni, ae vem a duvida se vou por arica voltando pra SPA e depois adiante dando um jeito de conhecer o titicaca e depois me encaminhando pra MP ou se sigo por oruros, la paz, copacabana e puno, pra chegar à cusco e de la ir à MP, eu quero voltar de MP utilizando no máximo esses 19 dias que vcs utilizaram, pra ter 11 disponiveis pra ir à patagonia.

Eu tava pesquisando no site da lan chile e achei passagem pra calama por 110 USD ida e volta pra santiago, e pra Lima ida e volta por 210 USD, em ambos os casos descartaria um trecho, no caso de calama utilizaria somente a ida e no caso de lima usaria somente a volta, e quando estivesse em santiago iria pra Punta arenas, ae sim utilizando os trechos de ida e volta possibilitando a chegada em torres del paine. Ou de lima indo pra BsAs pra poder chegar a ushuaia, ou el calafate, ou quem sabe os 2, so em relação a patagonia que a duvida de trajeto aperta! Mas isso eu creio que seja um surpresa q a viagem reserva pra mim, pois vou ter q ver como andam as finanças quando voltar de MP!

De qualquer forma a passagem pela Boivia e pelo Peru, estão mais do que certas, então se vc puder dizer o mesmo que disse em relação ao chile serei ainda mais grato!

Léo mais uma vez fico muito agradecido pela sua boa vontade!

Grande abraço e muita paz pra vc!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Leo,

 

Amooooore que saudades de voce... Está realmente sumido.. Nem com RADAR localizamos vc!!! ::lol4::::lol4::::lol4::::lol4:: ..Leo, voce gastou isso tudo? Tambem né??? Comprou o Peru todo!!!! kkkkkkkkkkkkkkk

Maravilha suas dicas, com total precisão. Continue colaborando!!!!!!!

 

Iberê,

 

Eu esqueci de complementar os gastos, foram 3000,00 fora o cartão de crédito que deu uns 1000,00 rsrsrsrsrsrs.. Eu sempre esqueço dessa parte... Mas olha, sobre os gastos do leo, leve em consideração que ele comprou o Peru todo, teve que comprar outra bolsa so para levar de presentes.. rsrs REGALOS.... e no duty free???? Sem comentários.....

 

Agora, me explica direito o seu roteiro... eu não sei de onde vc parte.. Vc chega em santigo ou lima??? Eu so sei que vc quer concluir ate a patagonia... Em relação as passagens aéreas as vezes sai mais barato comprar ida e volta, do que so um trecho, nem que vc nao utilize....

 

Estou aqui para colaborar com vc..

 

Beijos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Léo, suas dicas tão muito boas cara, eu to adorando

porque essa média de preço atualizada em relação à refeições e passeios com certeza vai ajudar muito a chegar num valor exato nos levantamentos de custo do roteiro

Fico realmente muito agradecido

graças a pessoas como vc que o ste dos mochileiros é o que é

a melhor enciclopédia de viagens do brasil

 

Ibere, Agradeço as palavras, mas nao estou fazendo mais do qua minha obrigação, pois se nao fosse por ajudas assim como estou dando com certeza a viagem que fiz não teria dado 10% certa assim como foi.

Quanto ao seu roteiro, apesar de ser algo bem pessoal, acho meio meio doido vc bater de Santiago la em MP pra depois voltar pra Patagonia.

Eu faria primeiro tuo que tem pra fazer no Chile, artindo de Santiago para o sul e depois veria um voo direto pra Calama la de baixo mesmo, ou ate mesmo dividiria a viagem em 2 roteiros diferentes, deixando um ou outro pra proxima vez. Sinceramnete com essa rota que vc quer fazer, eu nao saíria do Brasil com menos de 4000 dolares no bolso. Mas isso é uma opnião minha!

Bom, vamos la.. Respondendo primeiro a Erika, esse negocio de comprar o Peru todo é só no Natal!.. eu so comprei uns regalos pra familia e pros amigos depois que decidi vir embora dia 29.10 ao inves de 05.11, ou seja .. os 600 soles que gastei em presentes de qualquer maneira nao iriam me sustentar por mais 7 dias..rsrs. No duty free comprei bastante coisas tambem, mas a mairoria de encomenda que fui reembolsado. Enfim.. Os 3300 dolares foram gastos na viagem mesmo Erikita, lembrando que eu fui a Pucon e vc bem sabe que la nao é um lugar muito barato.

 

Ibere, na Bolivia é assim.. vc da risada sempre que alguem te fala o preço das coisas. Comer é barato, taxi é muito barato diversão é barata... Comparando com o Chile, Peru e Brasil na Bolivia vc vai se sentir um milionário. Mas nao se engane, é neste país onde vc tem que colocar as finanças em dia pra compensar os gastos que teve no Chile.

Um taxi na bolivia, para se percorrer uma distancia razoável, algo em torno de 20 km nao custa mais do que 5 bolivianos ( algo em torno de 3 reais) Uma refeição comum ( na bolivia é dificil de achar alguma coisa acima dessa classificação) custa 10 bolivianos em média. Onibus urbanos são impraticaveis, ate mesmo em La paz prefira os taxis mesmo. Em Lapaz, andar a pé é facil, pois as ruas são bem sinalizadas, apesar do transito ser maluco ( nada diferente de Sampa), porém se vc tiver sem preparo fisico prepare-se para ladeiras e mais ladeiras...

Um lanche bom com coca-cola e batata no Burger King custa 40 bolivianos.

Muito recomendado o Hostel LOKI, com toda certeza vc nao vai se arrepender! Inclusive em Cuzco tambem o LOKI é muito bom, com balada até as 2 da manha todos os dias. (este nao lembro quanto paguei, mas a erika deve ter anotado ai!)

Onibus intermucipal na Bolivia tambem não é muito bom, mas da pro gasto. Só esteja atento aos protestos que sempre rolam nas estradas, que vira e mexe ficam bloqueadas.

Dica boa que a Erika ja passou é o Restaurante Paladar ( comida Brasileira) em La pAz.

Copacabana não fiquei muito, mas tambem é outro lugar comum na Bolivia onde pode-se andar a pé por tudo e comer barato. Um spagueti com pollo custa 10 bolivianos. O onibus de Copa pra Puno custa 25 bolivianos. O barco que te leva ate a Isla do Sol custa 10 Bolivianos a ida e 20 a volta, lembrando que eles so te avisam la na ilha que a volta é o dobro, uma vez que vc não tem opçao.. paga ! Na isla, uma mula pra carregar a mochila morro acima custa 10 bolivianos ( recomendo) e um Bom Hostel, com direito a banho quente e cafe da manha americano nao custa mais que 10 dolares.

O trem de Uyuni pra Oruro custa 101 bolivianos na Classe excutiva, porem chegue cedo pra comprar, pois a Bilheteria abre as 21h e normalmente so tem uns 10 lugares disponiveis. O expresso del Sur é melhor que o Wara-wara. Não se arrisque na classe economica ( 31 bolivianos), pois assim com ja disse o Xunfos no relato dele, não temos anti-coprpos pra isso. Se nao conseguir a executiva, prefira o onibus.

O Bus de oruro pra La Paz custa em média 20 bolivianos, mais 1,50 da taxa da rodoviaria. Aqui vc terá milhoes de opções ( chegam a brigar por passageiro) Escolha o melhor onibus ( ou o menos pior) e se divirta!..kkk Tem opção de vans tambem, mas se vc tem mais de 1,80 ( meu caso..1,93) desista das vans na Bolivia, pois foram projetadas para pessoas com menos de 1,60!

Passeios em Lapaz.. Calle Saganarga.. suba ela ate o final e pesquise. Não caia no conto da agencia do Hostel.. Na saganarga sempre é mais barato!. Down Hill fechamos pela Extreme por 250 bolivianos e na medida do possivel eles cumpriram com o que foi prometido ( um pouco menos de agua e um pouco menos de chocolate..) Neste caso a dica é: Tenha sempre sua agua propria. ( compre sempre em restaurantes, pois as vendidas na rua sao de origem duvidosa) e não se iluda com as Bikes top de linha. O que vc precisa é de um amortecedor dianteiro e um freio a disco. O resto é besteira.

Agua 2 lts em média custa 2 bolivianos.

De Copa pra Puno sem duvida Tur Peru, é muito bom!

No trem de Uyuni bem como no Tur Peru prefira os lugares nos corredores, pois nas janelas é onde fica as saidas de ar da calefação que por muitas vezes chega a te queimar.

 

 

 

Ibere, assim preciso ir trabalhar agora.. anoite entro aki denovo e posto os valores e dicas do Peru e mais alguma coisa que eu tenha esquecido. Se tier alguma duvida pergunta que fica mais facil de lembrar

 

Abraço

 

leo ::ahhhh::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Ah, só mais uma coisa... Passagens da Lan sempre saem mais barato quando vc compra ida e volta. Pesquise sempre varias datas para o trecho que vc nao vai utilizar, de preferencia com diferença de uns 3 meses entre a ida e a volta.

Santiago - Calama comprei por 149 dolares direto na loja da LAN em Santiago e em cima da hora, da pra achar ate por uns 80 dolares. Cuzco - Lima mesmo em cima da hora custa 98 dolares cada trecho. No aeroporto de Lima tem uma taxa de 30 dolares para ser paga pelo uso do Aeroporto!

 

Anoite escrevo mais.

 

Abraço

 

Léo ::ahhhh::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Léo, to aqui boquiaberto com suas dicas, são ralemente facinantes

tudo com muita exatidão, em relação a viagem até a patagonia, eu queria fazer na volta por que a prioridade é Machu Picchu, então não queria correr o risco de não dar tempo. Usaria apenas os dias restantes q eu espero que sejam entre 10 e 13 pra conhecer algum lugar da patagonia, mas mesmo assim vou analisar legal a ideia pois nao tinha pensado de ir de algum lugar do sul dreto pra calama, o que pode de fato ser muito útil!

É quase impossivel Léo ficar alguma dúvida com vc explicando desse jeito, ta muito detalhado , muito preciso como falei anteriormente.

Fico realmente muito grato por tudo que está me ensinando!

 

Érika, muito obrigado mesmo pela disponibilidade que vem oferecendo também, adorei seu relato e nele aprendi bastante.

Eu vou começar a viagem por Santiago, e como comprei ida e volta pretendo finalizar por Santiago também.

Em relação ao site da Lan, ele oscila muito os valores dependendo da versão, se vc coclocar na versão braisleira qualquer trecho é um absurdo, na versão chilena qualquer trecho no chile fica bem mais barato, e os trechos do Peru continuam caros. Já na versão Peruana os trechos peruanos são muito em conta, e os chilenos absurdos, então tem que comprar cada trecho de um jeito, se não se torna inviavel devido ao valor.

O meu roteiro começa em Santiago, e vou subri praticamente igual a vcs até MP, a única diferença é que tem a parte da patagonia que estou pensando incluir.

 

Érika, e Léo, mais uma vez agradeço a vcs por todas as dicas maravilhosas, e aguardo anciosamente o Léo escrever as dicas sobre o Peru.

Muita paz e positividades pra vcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Então Iberê..

 

Voce pode comprar o techo ida e volta para santiago - calama.... e quando sair de cuzco descer para Arequipa ( o que nao deu para eu conhecer), e ir conhecer o canyon del colca ( liiiiiiindo)... em seguida descer para calama passandpor arica.. A segunda opção é pegar um voo Lima- Santiago , ai vc conhece outra capital né???? Que por sinal eu amei.. muito linda, e com varias opções de lazer...

Realmente concordo com o Leo, a patagonia chilena e argentina é um caso raro.. exige bastantes dias, Lugar espetacular.. Analise as possibilidades se compensa ou nao, incluir nessa viagem, já que sua prioridade é o MP. O peru é um pais riquíssimo, voce poderia explora-lo melhor.. Não irá se arrepender...

 

Beijao

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Érika, eu acredito que de fato o Peru seja um país com muito a ser explorado, mas é que quando decidi fazer essa viagem eu tinha dia pra ir mas não pra voltar, eu ia pedir demissão do emprego, ou fazer acordo pra poder ter os beneficios, inicialmente quando eu comecei a estudar o roteiro eu queria fazer a america do sul inteiraaa, muita doideira eu sei, mas era meu planejamento inicial. Eu tenho uma irmã que mora na holanda há 12 anos, e eu nunca fui visitá-la, meus pais desde q tenho 15 anos me ofercem pra ir e eu ate hj n tive o entusiasmo necessario, desde muleque falei que so iria depois de desbravar o brasil inteiro, tudo bem que ainda não conheci muuuuuuitas coisas lindas q o brasil tem, mas apartir daih tracei um plano quero pelo menos conhecer uma parte da america do sul, que acabou sendo Machu Picchu, e depois eu vou na holanda conhecer o país e visitar minha irmã. E aih tracei q faria esse roteiro de santiago a MP, e o resto da america do sul na parte sul eu ia fazendo aos poucos em viagens curtas, e depois reservaria uma viagem so pra parte norte (Venezuela, equador com galapagos, colombia com san adres, e trinidad e tobago q mesmo estando fora mt me interessa). O problema é que numa dessas viagens curtas fui pra Foz do Iguaçu agora em outubro, e ao conhecer foz e puerto, percebi que muito antes de MP eu tenho q conhecer a patagonia, por que eu amoooooooooooooooooooo natureza, e achei foz a coisa mais linda do mundo, então o tipo de natureza q tem na patagonia nao tem em nenhum outro lugar ao meu alcance, e por já estar com o roteiro pronto eu não abro mão de MP, e principalmente do atacama, de uyuni, e do titicaca. De la paz eu até abro mão pra ganhar alguns dias, mas desses pontos não. E eu sei q se eu quiser ir pra patagonia depois vai ser só daqui há no minimo um ano, então quero ter pelo menos um gostinho do que vou encarar quando for a vera. Quero conhecer apenas um dos destinos dentro da patagonia, que pode ser ushuaia, calafate, ou torres del paine, ae com isso eu vou fazer o maximo pra enquadrar esse destino que será escolhido posteriormente no meu roteiro; E futuramente depois de conhecer todas minhas prioridades eu volto a patagonia pra explorar ela toda.

Eu sei que é uma história longa e meio confusa, mas foi a melhor maneira q encontrei de te explicar o pq dessa ansia por incluir algum dos destinos da patagonia no meu roteiro, se é que tem explicação!

Desculpe o tamanho do texto, e mais uma vez muito obrigado pelas dicas!

Essa possiblidade de ir e voltar por calama é muito válida simm! Porém vai me tomar pelo menos uns 5 dias a mais q n sei se terei disponivel!

Muito obrigado Érika

Bjão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

::otemo::Erikaaa eu adorei seu relatooo! Tô começando agora aki no mochileiros.com e vejo que tem mta gentr bacana!! Galera aventureira e animada! Tenho certeza que as amizades firmadas aqui são um verdadeiro presente da vida!!

Gostei mto do roteiro de vcs... vc sempre menciona os valores em peso ou dólares, você pode me infomar quanto em média em reais vc gastou, contando passagens e td +?!

Ficarei no aguardo.

Bjs!

Thalita Figueiredo

Rio Branco/AC

MSN: lytha12@hotmail.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...