Ir para conteúdo

Peru, Bolívia e Chile - 28 Dias, 15 Cidades, 7.600 kms percorridos e muitas histórias para contar


Posts Recomendados

  • Respostas 182
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • 4 semanas depois...
  • Membros

Capítulo 20 - 48h de viagem rumo à Cusco - Parte I ::ahhhh:: - 26/02/2016

 

Como eu disse no meu post anterior, esse capítulo e o próximo não terão nada de muito interessante já que foram basicamente dois dias de traslado até chegar em Cusco. O trajeto seria: Vôo de Santiago até Calama > Bus de Calama até Arica > Bus de Arica até Tacna > Bus de Tacna até Arequipa > Bus de Arequipa até Cusco. Ufa!!! Sentiram o drama? Ah Rodrigo, mas porque você fez isso, cara?

 

Seguinte, um dos passeios que mais queria fazer em Cusco/MP era a Trilha Inca de 2 dias até Machu Picchu. Acontece que nos meses de fevereiro, a trilha fecha durante o mês inteiro para que possa ser feita a manutenção. No planejamento original, Santiago seria a última cidade da viagem antes de voltar pra casa, mas por conta dessa particularidade, decidi deixar Cusco pra fechar a viagem e fazer a tão sonhada Trilha Inca. Então se prepara aí pra viajar junto comigo que as primeiras 24h vão começar!

 

Nosso voo de Santiago para Calama estava previsto para as 14h30 então ainda tínhamos um pedaço da manhã e decidimos voltar ao Palácio de La Moneda pois passamos tão rápido por lá no dia do City Tour que nem fotos conseguimos tirar. Fica a dica, crianças: evitem fazer as coisas às pressas pra não ter que fazer duas vezes. De nada adianta querer conhecer milhares de cidades numa viagem só e depois ter que voltar pois não viu tudo na primeira vez.

 

33364516732_01a537f204_k.jpgPalacio de La Moneda by rodrigopaulo, no Flickr

 

O Palacio de La Moneda é bem icônico, por tudo que ele representa para o povo do Chile pois foi objeto de bombardeio pelas Forças Armadas do seu próprio país durante o Golpe Militar de 1973, que instaurou a ditadura de Augusto Pinochet no país, uma das mais sangrentas de toda a América Latina. Foi lá também onde Salvador Allende suicidou-se/foi morto. Eu esqueci de escrever no último relato, mas nós visitamos o Museu da Memória e dos Direitos Humanos do Chile que é inteiramente dedicado a cobrir esse período negro da história do país. E é incrível, uma coisa que pude notar é que os chilenos fazem questão de lançar o máximo de luz possível sobre esse período, de manter vivas as atrocidades cometidas à época. Acredito que seja uma forma do povo lembrar-se do mal que a ditadura causou o pais e para que nunca mais deixem aquilo voltar a existir no país. Ao contrário do Brasil, que ainda mantém em sigilo muitos dos documentos/fatos da nossa ditadura. Talvez isso seja a causa de, ainda hoje, ouvirmos alguns pedindo intervenção militar no país :roll: . Passei a me interessar bastante pela história do Chile depois de conhecer esses dois locais.

 

32706816183_5fbb256246_k.jpgPalacio de La Moneda by rodrigopaulo, no Flickr

 

Saindo de lá, voltamos para o apartamento, pegamos nossas coisas e esperamos o nosso transfer do aeroporto. Você pode reservar por whatsapp que eles lhe pegam na hora combinada. Foi o mesmo transfer que nos trouxe do aeroporto. Super recomendo. Pagamos Ch 8.000.

 

Chegamos em Calama Às 16h30 e nosso ônibus para Arica só sairia às 22h, então ficamos no aeroporto de Calama mesmo, aproveitando o WiFi grátis e as poltronas. Lembram que eu disse, quando eu tava indo para Santiago, da galera mochileira que puxou um fogareiro e começou a cozinhar dentro do aeroporto? Então. Fizemos quase a mesma coisa ::lol4::. Trouxemos o resto da comida que tínhamos comprado em Santiago e começamos a fazer uns sanduiches de queijo com presumo ali mesmo no saguão do aeroporto, sem o menor pudor. Afinal a fome estava grande e não estávamos a fim de comer outro completo ::xiu::. Ganhamos até a companhia dessa figurinha aí que comeu algumas fatias do nosso presunto também. Também com essa carinha de pidão, impossível não dar um pedacinho de comida.

 

32677575194_cf5e8d0125_k.jpgAeroporto de Calama by rodrigopaulo, no Flickr

 

Pegamos um táxi e fomos ao terminal de buses de Calama para pegar nosso ônibus para Arica (TurBus). Chegaríamos às 05h40, então não teríamos muito tempo para descansar até lá.

 

Gastos do dia:

Água + Snacks: Ch 1.360

Transfer: Ch 8.000

Almoço: Ch 5.585

Táxi até os buses: Ch 8.000

Total: Ch 22.945 = R$ 124 (1 R$ = Ch 185)

 

Próximo capítulo: 48h de viagem rumo à Cusco - Parte II :roll:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Capítulo 21- 48h de viagem rumo à Cusco - Parte II :roll: - 27/02/2016

 

E nossa viagem continua!

 

A viagem até Arica foi rápida. Acho que pelo fato de estarmos cansados já. Chegamos de madrugada ainda, com o dia escuro. O ônibus chega no Terminal Rodoviário de Arica. Sendo que para pegar o ônibus pra Tacna você precisa ir para o Terminal Internacional de Buses, que fica na quadra ao lado. É só perguntar a qualquer funcionário do terminal que ele lhe indicará. É 5 minutos caminhando. Chegando lá tem uma fila imensa para comprar fichas e aí com essas fichas você embarca nos ônibus. Ao que me parece o preço é tabelado. O carinha vai pegar seu passaporte e vai sumir (nessa hora me deu um cagaço) mas depois ele volta pra lhe colocar dentro do ônibus, que saem de 10 em 10 minutos, praticamente. É um procedimento rápido. Você também tem a opção de alugar um táxi (opção interessante pra quem viaja em grupo).

 

Embarcados no ônibus, seguimos nossa viagem rumo à Tacna. É um trajeto curto, mas o que torna a viagem demorada mesmo é a parada na imigração. Você vai ter que dar saída no Chile e dar entrada no Peru, passar com as bagagens no raio-x e ainda tem que esperar todos do ônibus fazer a mesma coisa (aí está mais uma vantagem de ir de táxi). Creio que demoramos uns 40 minutos nessa parada. Passou da fronteira, mais alguns minutos e chegamos ao Terminal Rodoviário de Tacna, já no Peru.

 

CUIDADO! Chegando em Tacna, o fuso horário são DUAS horas a menos que em Arica. Digo isso porque cheguei no guichê para comprar a passagem pra Arequipa e olhava no meu relógio, eram 9h45. Quando eu perguntava à atendente qual o próximo horário, ela me dizia 8h00 e eu achando que só haveria ônibus no outro dia, sem entender muito bem. Depois que eu olhei pro relógio do terminal e vi que estava marcando 7h45 ::lol4:: Compramos as passagens às pressas na Flores (S./ 40) e seguimos viagem para Arequipa.

 

Cerca de 14h chegamos no terminal. O Terminal da Flores fica separado do terrapuerto, então andamos um pouco até chegarmos lá. Mas infelizmente não havia mais nenhum horário próximo para a ida à Cusco. Então decidimos comprar o horário da noite e ir dormindo. Pegamos a passagem da Excluciva com partida Às 20h30 (S./ 100).

 

Com teríamos ainda quase 5h até nosso ônibus partir, não queríamos ficar ali no terminal esperando, então decidimos pegar um táxi e fomos para o centro histórico. Pelo menos voltaríamos à cidade que mais nos encantou da viagem e ainda passaria tempo. Conversando no táxi com o motorista, pedimos pra ele nos levar no restaurante Sol de Mayo (que éramos pra ter conhecido na primeira vez, mas não tivemos tempo). Ele começou a dizer que tinha um restaurante que a comida era melhor, mais barata e o ambiente tão bom quanto. Decidimos aceitar a sugestão. Ele nos levou ao Tipika. Um restaurante tipicamente Arequipeño. E que graça era o restaurante! Não podíamos ter tido escolha melhor.

 

32677606874_542aab5004_k.jpgTipika Arequipa by rodrigopaulo, no Flickr

 

O ambiente super agradável, os pratos vieram MUITO bem servidos, saímos de lá completamente satisfeitos. E no final a conta nem deu tão cara pra um restaurante daquele porte (S./ 45 pra cada um)

 

32706890323_6ca4ad3f97_k.jpgTipika Arequipa by rodrigopaulo, no Flickr

 

Em seguida fomos até o hostel onde ficamos da última vez, iríamos tentar pagar por um banho, já que fazia mais de 24h desde a última vez que vimos água ::lol4::. Mas para nossa infelicidade estava faltando água NA CIDADE INTEIRA! Ou seja, nada de banho! Mais algumas horas porquinhos...

 

Nos sentamos na Plaza de Arma e ficamos por ali, observando o movimento, jogando conversa fora, vendo as crianças brincarem e esperando as horas passarem. Melhor do que ficar esperando no terminal. Aproveitamos para comprar mais antojitos e tomar um queso helado!

 

À noite voltamos para o terminal e o taxista era um arequipeño que sonhava em conhecer o Rio de Janeiro junto com a família, e que dizia estar juntando dinheiro há muito tempo para isso pois sempre lhe disseram que o Brasil era um lugar muito caro de se visitar. Disse que tinha receio por não saber falar a língua e que não sabia se iria ser bem recebido. Aí o cara fala isso logo pra nós, o povo mais receptivo do mundo ::lol4:: Tratei logo de mudar essa ideia na cabeça dele e no fim da conversa ele estava ainda mais empolgado para conhecer nossas terras. Espero que ele possa realizar o sonho dele.

 

Ao chegarmos na sala de embarque da Excluciva (sim, eles tem sala de embarque com WiFi, deal with it!) Vimos a poltrona do ônibus que fica como demonstração e pela primeira vez vimos que o bus cama era realmente bus cama 180º. Nos demos bem! Ao entrarmos no ônibus, a expectativa só se confirmou. A nossa última viagem de ônibus seria no melhor ônibus, pensamos nós. Mas alegria de pobre costuma durar pouco...

 

33364630262_23a0a20bca_k.jpgBus Excluciva by rodrigopaulo, no Flickr

 

33521796055_3d8d902bd7_k.jpgBus Excluciva by rodrigopaulo, no Flickr

 

33521628395_8e316c49f7_k.jpgBus Excluciva by rodrigopaulo, no Flickr

 

Gastos do dia

Ônibus Arica/Tacna + taxa: Ch 2.350

Ônibus Tacna/Arequipa: S./ 40

Ônibus Arequipa/Cusco: S./ 100 + S./ 3 (Taxa)

Almoço no Tipika: S./ 45

Snacks: S./ 16

Táxi: S./ 16

Total: Ch 2.350 + S./ 220 = R$ 259,90 (1 R$ = S./ 0,89)

 

Próximo capítulo: Finalmente... CUSCO!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Capítulo 22 - Finalmente... CUSCO!!! - 28/02/2016

 

Chegamos em Cusco às 9h da manhã, mas antes disso, de madrugada, nós passamos um puta perrengue. Não sabíamos, mas nossos assentos eram em cima do motor do ônibus. Resultado: parecia que estávamos dormindo numa sauna. O calor do motor era simplesmente insuportável e não havia mais outros lugares. Foi uma viagem completamente desconfortável. Chegamos em Cusco simplesmente acabados!

 

Nossa hospedagem foi no Pariwana, que pra mim foi o melhor hostel que eu já fiquei. Sensacional a vibe do loca e sem contar que é super organizado, já foi eleito vários anos como um dos melhores hostels, tem várias atividades. Enfim, fiquem no Pariwana. É a dica que eu dou a todos. A diária pra o quarto de casal, com banheiro privativo ficou por S./ 216. O quarto compartilhad com 6 camas (que ficamos no fim da viagem) custava S./ 49.

 

Joguei as coisas no quarto, tomei um banho e fui pra rua negociar preços de passeios já para o dia seguinte. Mesmo estando cansado, saí logo porque o taxista havia nos dito que as agências de domingo fechavam ao meio-dia. Então fui logo correndo pra reservar passeios. Existem zilhões de agências na cidade, várias pessoas te assediando a todo instante para vender os passeios. É um saco!

 

Não lembro o nome da agência que fechei os passeios, mas custou S./55 o tour do Valle Sagrado (almoço buffet incluso) e S./ 20 por Maras e Moray.

 

Almoçamos no Fuego Burgers um menu de entrada + hamburguer + soobremesa por S./ 25. O hambúrguer é delicioso. Depois dormimos a tarde inteira pois estávamos completamente esgotados da viagem. Depois fomos na agência onde havia contratado a Trilha Inca para Machu Picchu pois precisávamos pagar o restante da reserva e confirmarmos o passeio. Tudo tranquilo, o Hermogenes, que nos atendeu foi super solícito e explicou tudo nos mínimos detalhes lá pra gente. Estávamos super empolgados para fazer a Trilha Inca pra Machu Picchu. Pra quem quiser o contato, a agência dele é a http://www.trilhaincaperu.com.br/

 

À noite fomos dar uma volta pela cidade e fomos jantar na Bodega 138, um restaurante italiano bem escondidinho por trás da Plaza de Armas. Foi onde eu comi a melhor massa da minha vida! Vão e peçam por Tagliateli a la Nardita. É simplesmente sensacional! Gostamos tanto que voltamos lá outro dia para repetir. Ficou S./ 40 pra cada um.

 

Gastos do Dia:

Valle Sagrado + Maras e Moray - S./ 75

Almoço - S./ 25

Jantar S./40

Total - S./ 140 = R$ 157,30 (1 R$ = S./ 0,89)

 

Próximo capítulo: O Vale Sagrado dos Incas - Pisac, Ollantaytambo e Chinchero

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Capítulo 23 - O Vale Sagrado dos Incas - Pisac, Ollantaytambo e Chinchero - 29/02/2016

 

Vamos finalmente ao que interessa! Os últimos capítulos foram só enchendo linguiça e agora vamos retomar o mochilão de fato pra arrematar o relato, que está chegando ao fim (já não era sem tempo).

 

O que falar dessa Plaza de Armas de Cusco? Só perde para a de Arequipa, mas é tão linda e organizada que você sente vontade de morar ali pra sempre. Tudo muito bem cuidado, a arquitetura admirável. Não tenho palavras pra descrever, apenas sentir.

 

33556548890_c4125f82ff_k.jpgPlaza de Armas de Cusco by rodrigopaulo, no Flickr

 

33900794396_9c4a2d0141_k.jpgPachacuti by rodrigopaulo, no Flickr

 

33556536960_803cf4c4b6_k.jpgPlaza de Armas de Cusco by rodrigopaulo, no Flickr

 

33784250712_1cf371901e_k.jpgPlaza de Armas de Cusco by rodrigopaulo, no Flickr

 

Nossa primeira parada é nas ruínas de Pisac. Você anda bastante aqui nesse sítio arqueológico e tem uma subidinha bem generosa. Para quem não está aclimatado ainda, o passeio pode ser bem puxado por conta da altitude. Vão com bastante calma aqui.

 

Detalhe: como era o primeiro sítio arqueológico que estávamos visitando, precisamos comprar o Boleto Turístico que custou S./ 70. Ele possui validade de 10 idas e você vai entrar nos principais sítios arqueológicos e musesu de Cusco e do Vale Sagrado. Portanto, é indispensável a compra.

 

33900781596_d0eb53bd0f_k.jpgPisac by rodrigopaulo, no Flickr

 

33128743333_d0a1fa03f6_k.jpgPisac by rodrigopaulo, no Flickr

 

33128747663_dc7b819e2a_k.jpgPisac by rodrigopaulo, no Flickr

 

33900736156_68b2136c49_k.jpgPisac by rodrigopaulo, no Flickr

 

33128739613_5df4296435_k.jpgPisac by rodrigopaulo, no Flickr

 

33900726366_a0a3d8f53b_k.jpgPisac by rodrigopaulo, no Flickr

 

Em seguida nós paramos pra almoçar. É um buffet com comida livre (foi o melhor de toda a viagem). Tinha absolutamente todo tipo de comida. Valeu a pena ter pego. Claro, que cada agência deve ter um restaurante diferente, então não é certeza que vocês vão pegar o mesmo que nós.

 

Próxima parada é a cidade de Ollantaytambo, que é de onde partem os trens para Machu Picchu, por isso esse é o destino final de alguns turistas do nosso grupo também. O sítio arqueológico é imenso e cada construção tem um significado e o porquê de ser daquele jeito. Mais uma vez, várias escadas para acabar com o fôlego dos menos aclimatados.

 

33128718613_5abdec3f5e_k.jpgOllantaytambo by rodrigopaulo, no Flickr

 

33900713526_bac3bf96c5_k.jpgOllantaytambo by rodrigopaulo, no Flickr

 

33098198314_a4eb44380a_k.jpgOllantaytambo by rodrigopaulo, no Flickr

 

33098189804_eed4a06868_k.jpgOllantaytambo by rodrigopaulo, no Flickr

 

33784176882_beeef063dd_k.jpgOllantaytambo by rodrigopaulo, no Flickr

 

33900690416_8f6eaa4a14_k.jpgOllantaytambo by rodrigopaulo, no Flickr

 

E o nosso destino final é Chinchero, uma cidadezinha bastante simples que abriga alguns sítios arqueológicos mais modestos.

 

33900684946_4e79778b93_k.jpgChinchero by rodrigopaulo, no Flickr

 

33811433891_d7a77e8412_k.jpgChinchero by rodrigopaulo, no Flickr

 

33941528275_77860294a6_k.jpgChinchero by rodrigopaulo, no Flickr

 

33941514655_566d6ac314_k.jpgChinchero by rodrigopaulo, no Flickr

 

Chegamos já no fim do dia em Cusco e fomos para o hostel. Era a noite do Karaokê. Ficamos lá até mais tarde e tomamos algumas cervejas para relaxar e interagir com a galera.

 

Gastos do Dia:

Boleto Turístico: S./ 70

Artesanatos: S./ 45

Snacks: S./ 16,50

Cerveja: S./ 13

Total: S./ 144,50 = R$ 162,35 (1 R$ = S./ 0,89)

 

Próximo capítulo: Maras, Moray e o dia mais frustrante da viagem :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Muit bom seu relato, estou acompanhando!

Vou fazer um roteiro parecido agora em Agosto e estou coletando todas suas dicas!

 

Uma dúvida: sabe se algum dos passeios que você fez, eles não funcionam em algum determinado dia da semana? Tipo esse de Cusco, não tem passeios para estes locais nos domingos, por exemplo. Estou finalizando meu roteiro e caso exista algo do tipo, terei que refazê-lo ::putz::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...