Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Bolivia/Peru/Chile - Set/05 valores detalhados

Postado
  • Membros

Ola Pessoal

Segue relato da viagem que fiz com minha namorada em Setembro de 2005.

Roteiro: SP - La Paz - Copacabana - Puno - Cusco - Aguas Calientes (Machu Picchu) - Arequipa - Tacna - Arica - Calama - SP Atacama - Uyuni - Oruro - La Paz - SP

Este relato é muito longo, mas está organizado por cidade. Cada cidade está postado de forma separada.

Duração: 21 dias

Total: ~USD 1700,00 (contando com os USD116,00 que a Varig em cobrou para reemitir 2 bilhetes que foram furtados em Oruro. Lucraram mais que o ladrão...). Neste não estão inclusos as passagens aéreas SP - La Paz - SP, que consegui com minhas milhagens.

La Paz (03/09 a 04/09)

Cheguei no dia 03/set, as 18:00hs, pela LAB/Varig. Fiquei 1 dia nesta cidade, pois como minha volta seria por La paz, decidi curtir a cidade na volta. Não tivemos nenhum problema com a altitude. O que sentimos foi um cansaço fácil ao subir escadas, ladeiras, etc. Por precaução tomamos um Soroche Pill no dia da chegada, que compramos em uma farmácia proximo ao hostel, por uns 2,00 Bolivianos por capsula.

No próprio aeroporto troquei dinheiro e consegui o cambio de USS/Boliviano 8,01. Peguei um táxi (não oficial do aeroporto) até a cidade de La Paz por 30,00 Bolivianos. Tem que negociar bastante pois verifiquei que existe uma tabela de preço para os taxis oficiais do aeroporto: 45,00 Bolivianos. Mas ai é a negociação e os riscos que cada um assume. Não há ônibus publico oficial, e o transporte é todo realizado por táxis, perueiros e ônibus velho.

Em La Paz fiquei no Hostal Copacabana, Calle Llampu 734, muito comentado neste site. Paguei 100,00 Bolivianos por um quarto de casal com banheiro privado, sem café da manhã. Se fosse com café da manhã, seriam 120 Bolivianos.

Telefone 591-2-2451626.

Email: info@hostalcopacabana.com

Web: www.hostalcopacabana.com

Deste hostel vc consegue ir a pé à Calle Sarganaga, rua que concentra as principais agencias de turismo.

Para Jantar, comemos em um restaurante bem popular e pagamos 1/4 de frango + arroz + batatas fritas + macarrão + 2 refrigerantes por 14 Bolivianos. Este era de um Chinês e ficava em uma pracinha, próxima ao Hostal. Este prato deu para 2 pessoas. Há outros restaurantes bem melhores, porém mais caros. Mas enfim, como não tinhamos a menor noção de preços de La Paz, resolvemos economizar no inicio da viagem.

Compramos água mineral e pagamos 4 boliviamos pela garrafa de 2 litros. Não economizei em nada com água !! Isso é muito importante !

A Chamada internacional esta aprox. 4 Bolivianos por minuto. Há muitas lojas que fazem ligação internacional pela Internet.

No dia seguinte, na parte da manhã, andamos um pouco pela região, conhecemos a Plaza Murilo, Igreja de N.S. de La Paz, Palácio do Governo, Estádio de Futebol e o Mirador para tirar fotos do Ilimani. O táxi até o Mirador Kusillo saiu por 6,00 Bolivianos. Com 8,00 Bolivianos você consegue andar para qualquer lado de La Paz.

No Mirador Kusillo, vc tem que pagar 4,00 Bolivianos por pessoa. O mirador Publico, que fica em frente ao Kusillo estava fechado para reformas. Deste Mirador, há binoculos disponiveis e vc consegue ver com detalhes o Monte Illimani, assim como as casas construidas nas encostas do morro em direção a El Alto. È incrivel como eles conseguem construir as casa em um local tão ingreme ! muito menos como eles conseguem subir e descer aquelas ruas todos os dias...

A melhor visão que vc tem de La Paz é da propria estrada que liga o aeroporto a cidade de La Paz. Não paga nada e tem uma vista muito privilegiada da Cidade. La Paz parece ficar em um buraco. O povo é muito simples e simpático. Achei o centro da cidade muito parecido com o centro velho de São Paulo.

Na parte da tarde, fomos até o cemitério pegar o ônibus para Copacabana. O ônibus custou 15 Bolivianos por pessoa, da empresa 2 de febrero. Os ônibus são todos antigos e ele perde muito tempo pegando passageiros na região do aeroporto. Há opções de vans também. Os ônibus saem diariamente desde o período da manhã, até umas 17:00h, No domingo, acho que eles funcionam até umas 15:30h. No caminho para Copacabana vc poderá tirar muitas fotos de montanhas nevadas que ficam no lado direito do Ônibus. O lago Titicaca aparecerá do seu lado esquerdo. O lago tem um azul indescritivel !! Este irá te acompanhar por toda a viagem até Puno.

Email da empresa 2 de febrero: copacabanabolivia@hotmail.com

Tel: 2453635

Há um ponto do Titicaca que a travessia é feita por barcos. Você desce do ônibus e tem que pegar um barquinho para passageiros. Você paga 1,50 Bolivianos por pessoa. O Ônibus atravessa em um barco separado e te espera na outra margem do lago.

A viagem transcorreu normalmente e chegamos inteiros a Copacabana.

Continua...

• Respostas 55
  • Visualizações 25.3k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros

Ola Ivan

Eu não fiquei hospedado em Calama e nem em Arica. Em SP Atacama, os valores estão no meu relato. Quanto a Calama e Arica, acredito qe sejam muito mais barato do que SP Atacama, pois não são tão procuradas quanto SP.

Abraços

Postado
  • Membros

Viajar é descobrir um mundo novo, uma nova cultura, e nos ajuda entender como temos tanta riqueza cultural a nossa volta e as vezes não paramos p/ valorizá-la!!!!

Editado por Visitante

Postado
  • Membros

Magno, excelentes fotos!!

Qual equipamento utiliza? Costuma carregar tripé nas viagens?

Comprei um bem levinho, 600grs, será que vale a pena levar numa viagem dessas?

Abração!

PS: sou iniciante em longas viagens e fotos

quote:Originally posted by Magno_Fugisava

Complementando...se vc quiser ver algumas fotos que eu tirei na viagem, acesse o seguinte link:

http://www.imagestation.com/album/pictures.html?id=2119672264&code=18577533&mode=invite&DCMP=isc-email-AlbumInvite

id="quote">
id="quote">
Postado
  • Autor
  • Membros

Ola Fabinhuw

Esta viagem vale muito a pena. A paisagem é deslumbrante e pra cada lugar que vc aponta a camera, vc consegue excelentes fotos !

Se vc tiver a oportunidade de viajar para lá, viaje que não irá se arrepender !

A Bolivia, apesar dos problemas sociais e economicos é um pais apaixonante, com cenários de tirar o folego! Chile e Peru também são excelentes destinos também !!

Abraços mochileiros !

Postado
  • Autor
  • Membros

Ola AlexandreR

Eu utilizei uma Canon A520, mas eu não tenho experiencia alguma com fotografia. É que os cenários que vc encontra na Bolivia, Peru e Chile são impressionantes !! Pra cada lugar que vc aponta a camera, vc consegue tirar uma foto boa ! Tirei mais de 700 fotos em 21 dias, ainda roubaram um memory card com as melhores fotos que tirei, que foram dos geysers Bolivianos.

Eu não levei tripé, mas se vc for viajar sozinho e tiver lugar em sua mochila vale a pena !

Se precisar de alguma informação que eu possa ajudar, conte comigo !

Abraços Mochileiros

Postado
  • Autor
  • Membros

Um colega me solicitou uma informação por email e aproveito para postar a minha resposta sobre o trecho Uyuni - Oruro - La Paz aqui.

" Oi Helena,

Eu não fui pra Tiwanaco pois tive uns imprevistos em Oruro e SP Atacama e não deu tempo. Uns colegas foram e acharam legal, porém me disseram que o lugar ficava em um lugar meio feio, com casas ao redor...enfim, não tinha muita preservação do local.... mas sendo o povo de Tiwanaco os melhores escultores da época, acho que tem muitos detalhes para serem visto.

Com relação ao trajeto Uyuni - Oruro - La Paz eu fiz da seguinte forma:

Uyuni - Oruro: Do escritorio da Colque tours até a estação de trem é pertinho e fui a pé. A passagem de trem na classe " Ejecutivo" custou por pessoa: 69,00 Bolivianos. Os serviçcos da classe ejecutivo são muito bons e em função da pobreza dos Bolivianos, só havia turistas nesta classe. Há a classe Salon que é a mais barata, mas daí não lembro quanto era o preço. Não há trens todos os dias. Mais informações tem no site: www.fca.com.bo

Há ainda a possibilidade de ir de onibus direto pra La Paz, mas me disseram que o onibus é bem ruim pois a estrada até Oruro é de terra e vai gente sentada no corredor, o que parece ser meio normal na Bolivia...

Como a excursão da Colque chegou no começo da tarde e o trem só partiria de madruga, eu e minha namorada ficamos em um hostel. Se não me engano, paguei uns 40 Bolivianos neste hostel... teve uns colegas nossos (um frances e outro autraliano) que preferiram ficar na estação de trem, que também pareceu ser confortavel...

Em Oruro, vc pega um taxi para a rodoviária. Se não me engano, o taxi saiu uns 10,00 Bolivianos por pessoa. Fomos eu, minha namorada e o Australiano.

Na Rodoviária de Oruro, vc tem que pagar uns 2,50 Bolivianos para entrar na Rodoviária. A passagem até La Paz custa em média uns 15,00 Bolivianos.

Tome muito cuidado com suas bagagens na Rodoviária e nos onibus. Ainda há muitos trobadinhas, à moda antiga.... aqueles que levam as coisas sem vc perceber... mas o cuidado é o mesmo que vc teria em uma cidade como São Paulo.

Acho que é isso....

Abraços

Magno

Postado
  • Membros

Oi, Magno.

Adorei seu realto foi mto útil.

Vc pode tirar uma duvida?

Você saberia me dizer se no caso de eu e meu namorado ter ganho as passagens de ida e volta sp/lima lima/sp(ganhei com milhas), qaunto mais ou menos vc acha que iremos gastar?? Ficaremos 15 dias

Não pretendo fazer os mesmo passeio astronômicos, mais os passeios triviais, ficaremos em hostel, e nao pretendemos comer todos os dias em restaurantes, quermos economizar com aa alimentação.

Provavelmente iremos em janeiro, apesar das chuvas, é o único período de férias, que teremos.

• 2 semanas depois...
Postado
  • Autor
  • Membros

Ola Dani,

Acabei me atrapalhando e perdi o seu email... não sei se vc já decidiu por onde irá começar a sua viagem. Realmente a Varig parece que não faz mais o trecho até La Paz... na época que eu fui eles estavam finalizando este trajeto e como eu já estava com os bilhetes emitidos, a Varig me colocou em um voo da LAB de Santa Cruz de La Sierra até La Paz.

Se vc for por La Paz, vc irá descer já em grande altitude enquanto que Lima é mais para o nivel do mar...

Bom qualquer duvida, me escreva de novo e desculpe por não responder para o seu email...

Abraços

Postado
  • Membros

Muito bom o seu relato... esta me ajudando muito.

Estou pretendendo fazer este roteiro no final de janeiro... era tudo que eu queria... posso passar 30 dias...

A unica coisa que eu queria fazer que nao esta no seu roteiro é um passeio pelas linhas de nazca... vc sabe qto tempo vou precisar para isto e em que parte do roteiro é melhor incluir?

Postado
  • Membros

Olá Leticia_c!

O sobre voo as Linhas de Nasca tem duracao de 30 a 40 minutos, o custo e de U.S.$ 40.00 dólares.

Pode fazer durante o trajeto vindo do Puno/Cusco/Arequipa/NASCA ou Lima/Ica/NASCA/Arequipa/Cusco/Puno.

Titán.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.