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Bolivia/Peru/Chile - Set/05 valores detalhados


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Oi Patty

Tem um outro relato, de um mochileiro que também foi no mês de setembro via terrestre. Pelo relato dele, acho que ele gastou bem menos do que eu. Parece que ele foi com a namorada dele. Eu gastei um pouco a mais pois até que consegui ficar em lugares relativamente bons, comer em restaurantes razoaveis e fazer todos os passeios que queria. Mas sempre fazer um orçamento detalhado é muito bom !!

Com relação a altitude e e minha namorada não sentimos nada ! Fomos de avião direto pra La Paz. Sentimos apenas um cansaço quando subiamos escadas ou ladeiras. Apenas por precaução, tomamos um soroche pill em La Paz. Isso depende de cada organismo !! Não tem jeito !! Na excursão de 3 dias que fizemos ao Salar (saindo de SP Atacama), das 12 pessoas do grupo, apenas um unico senhor sentiu os efeitos do aumento da altitude. Ele ficou com muita dor de cabeça o tempo inteiro e não conseguia comer direito, pois ficava enjoado e vomitava.

Confesso que fiquei preocupado antes da viagem pois minha namorada tem uma rinite muito intensa e vira e mexe fica com o congestão nasal e um pouco de sinusite em Sao Paulo. Mas ela foi a um otorrino dois mês antes e ele receitou um remedio pra tratar da rinite. Nâo aconteceu nada com ela durante a viagem... Pelo contrario, como o ar é muito seco, meu nariz é que precisou do remédio dela, pois de tanto soar o nariz, acabei machucando-o por dentro.. hehehe

Não fiz seguro saude.

Vale lembrar que eu fui em época de inicio de baixa estação. Se vc for em época de alta estação, com certeza os preços vão estar mais caros. Em San Pedro, eu consegui achar uma pousada muito boa e barata. Na época de alta estação, o gerente da pousada disse que o preço dobra !!!

Uma recomendação que eu faço é que programe os passeios que vc quer fazer, assim como o tempo de uma cidade a outra (verificando os horarios do onibus) !! 20 dias para o meu roteiro, indo via terrestre para La Paz, é pouco tempo!!! Daí vc vai ficar muito cansada e não terá tempo de ver muitas atrações que as cidades oferecem. Lembre que em cada cidade vc terá que negociar os pacotes de passeio, se localizar na cidade, comprar as passagens de onibus, etc..isso leva um tempo razoavel, ok!

Qualquer duvida, conte comigo !

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Uma observação: há pouco tempo a Bolívia não exige mais passaporte dos brasileiros e vice-versa, mas é bom ficar atento com as revoluções na Bolívia que, sempre gera muito desconforto para os turistas. Qdo. tem algum problema na Bolívia quem esta dentro não sai e quem esta fora não entra, como aconteceu no primeiro semestre deste ano de 2005. Com a futura eleição para Presidente na Bolívia que vai ser entre cocaleiros e mineiros, a coisa pode ferver.

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Magno, Vou seguir seu conselhos! Já até marquei médico! Quanto ao roteiro, desde março planejo essa viagem. Vou dia 2 de janeiro, sou ultra organizada e tenho o roteiro todo numa tabela, com todos os detalhes e tbm comprei o Guia Criativo do Viajante Independente na América do Sul, que recomendo, é maravilhoso, além das dicas daqui! 20 dias é realmente pouco, mas não tenho mais que isso, talvez possa ficar mais uns 3 dias...pensei em ir de avião, o vôo da GOL pra St Cruz tava muito barato, R$183,00, mas quero muito pegar o trem da morte, mesmo sabendo que não tem nada de morte nele...:)Valeu pelas dicas!

Schwertner, eu ouvi falar que as eleições serão agora em dezembro...mas não tenho certeza...tomara que não...

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Oi Patty

Pelo que ouvi de lá, as eleições são mesmo em dezembro.

Tente fazer um plano "B" !

Qualquer coisa que eu puder leh ajudar, é só falar que estarei acessando o tópico de forma regular.

Ainda tenho que postar o ultimo e mais bonito trecho da viagem, que é a travessia do deserto (SP Atacama até Oruro).

Abraços

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S.P Atacama - Salar de Uyuni - Oruro - La paz

Bom, finalmente chego na ultima parte da minha viagem e talvez a mais agitada ! Desertos, companheiros de viagem de várias nacionalidades, fronteira fechada, furto em Oruro, embaixada do Brasil... nossa... mas isso tudo valeu muito a pena !

 

Tivemos que ficar um dia a mais em Atacama em função da fronteira com a Bolivia esta fechada. havia nevado muito nas redondezas e nem conseguimos fazer o passeio aos Geysers del Tatio. Entretanto, os Geysers que visitamos neste tour de 3 dias, conseguiu superar tudo de mais belo que havia visto na minha vida. È incrivel ver os Geyser. Parece que vc está vendo a "sala de máquinas" do planeta !! Ver a terra borbulhando naquelas crateras com o vapor saindo delas... Incrivel !

 

Bom, neste trecho, chegamos a uma altitude máxima de 4950m acima do nivel do mar. Fomos pela Colque (mas aí é a preferencia e risco de cada um) em um total de 10 pessoas. Havia um casal de ingleses muito simpáticos (Malcon e Pat), aposentados e estavam mochilando pelo mundo inteiro. O Malcon sofreu muito neste trecho pois ficou com muita dor de cabeça em função da altitude. A Pat não teve nenhum problema. Eram um casal simpático e ficar ouvindo as historias deles ao redor do mundo foi muito prazeroso. Havia também um australiano, o Drew, que também estava fazendo um tour pelo continente americano. Ele trabalhava como programador, ajuntava um dinheiro por um ano e depois saia para viajar. Tinha um frances, com cara de terrorista.. hahaha, de uns 20 e poucos anos, que morava em um caminhão na França. Muito gente boa !! engraçado de tudo é ele, naquele frangles dele (ingles misturado com frances) explicando para nós como ele conseguia tomar banho com apenas um copo de água. Havia Austiacos e também mineiros !! hehehe nossos colegas Marcelo e Pedro de BH! Também tinha outros dois franceses muito doidos. Um era músico e outro trabalhava na organização de eventos como o rally Paris-Dakar (agora mudou de nome), aquela corrida de barcos oceanicos...ele também viajava o mundo inteiro... Enfim, além das paisagens, aventuras, o que fica também gravo são as pessoas que você convive ! as historias que elas contam !!

 

No meio do altiplano, pedimos para o motorista parar para tirarmos umas fotos de umas pedras. Ao nos aproximarmos destas pedras, começou a aparecer um monte de coelhos para nos recepcionar. O nosso motorista falou que o nome deles eram biscatcha. O legal é que também apareceu um ratinho junto com o coelho e ficava correndo de um lado pro outro. Me lembrou muito aquele desenho animado do Ligeirinho !! hehehe

 

Os retiros eram meio rusticos mas nem ligamos pra isso. No primeiro, não há agua corrente. Ambos são quartos coletivos e vendem algumas guloseimas.

 

Recomendo que troque dinheiro (tenha sempre Bolivianos) ainda no Chile, pois irá precisar para comprar estas Guloseimas, taxas de entrada nos parques e comprar algumas lembranças em Oruro.

 

No meio dos altiplanos tem algumas fontes termais. Dá pra tomar banho, porém venta muito e este vendo é gelado demais. Mas o Frances (aquele que trabalha na empresa que organiza os rallys) entrou ! mas entrou peladão !! muito engraçado ! Em La Paz, há um restaurante perto do hostel que ficamos, em que há muitas fotos de turistas na paredes. Há diversas delas tiradas com todo mundo pelado, em pleno Salar de Uyuni !! Parece que é uma tradição.

 

Visitamos a Isla del Pescado, Salar, entre outras atrações. Uma coisa muito curiosa, apontada pelo nosso motorista é que nas montanhas que rodeiam o Salar, principalmente naquelas que ficam proxima ao segundo retiro, vc pode observar a marca do nível da agua há milhares de anos atras. Sabe quando dá enchente e depois que a agua desce as paredes ficam todas marcadas com o nivel da agua... lá parece que é o mesmo !!!

 

Bom, este trecho da viagem foi meio rustico, mas valeu muito pela experiencia, paisagens, historias compartilhadas, companheirismo, etc...

 

Ao chegar em Oruro, fomos logo ver a passagem de trem. Os mineiros foram de onibus. Há um site com informações bem atualizadas www.fca.com.bo. Não há trens todos os dias. Achei que a relação custo beneficio vale muito a pena ! Sem contar que na chegada a Oruro, o trem passa no meio de um lago, com muitos flamingos !!

 

O Furto:

 

Bom, na estação de Oruro, peguei um taxi e fui para o terminal de onibus. Pagamos uns 3 Bolivianos para entrar na estação. Compramos o bilhete para La Paz. Há diversas companhias que fazem este trecho de hora em hora. Colocamos a mochila no bagageiro de baixo do onibus e fomos com duas mochilas de mão para dentro do onibus. Coloquei estas mochilas no bagageiro superior, bem em cima da minha cabeça. Tentei abrir a janela e não consegui. Eis que vem um boliviano no banco do frente, vira para mim e começa a tentar abrir a janela. Ele fica fazendo movimentos na fechadura da janela para prender nossa atenção por uns 20 segundos. Abre a janela e desce do onibus. Percebi que outro boliviano também desceu do onibus, falando para nós que o cara era louco... cinco segundos depois, levantei e procurei pelas malas. Olho no bagageiro e nada delas !!! Corri para fora do onibus em desespero e os caras já tinham sumido. Dei bobeira pois havia deixado meu passaporte e passagem do avião na mochila. Ainda bem que o dinheiro estava comigo...A policia foi bem solicita, foi conversar com a empresa, nos devolveram o dinheiro da passagem do onibus e nos encaminharam para a delegacia...fizemos o BO, voltamos para a rodoviaria e pegamos o onibus para La Paz. Não me conformava de ser furtado em pleno onibus. Aqui vai um conselho (além de carregar o passaporte, dinheiro, etc colados ao seu corpo), como tem um entra e sai de gente muito grande dentro do onibus e nenhum controle, deixem suas mochilas no colo ou perto do seu pé...pelo menos vc sempre terá um contato fisico e/ou visual com ela.

 

Chegando em La Paz, começa o martirio. O pessoal da rodoviaria de La Paz foi muito atencioso também e nos indicou a localização da Embaixada do Brasil. Fomos para lá em estado deplorável. Viajamos a madrugada inteira, nem tinhamos almoçado ainda, e já eram umas 15:00h. Chegamos na embaixada para tratar do passaporte e fomos informados na recepção da embaizada que o expediente já tinha acabado e se quisessemos, poderiamos esperar por algum responsavel pela embaixada...só que do lado de fora... fiquei indignado. Nem podia entrar na Embaixada do meu pais para pedir ajuda. Esperamos uns 30 minutos e nada... para minha sorte, passou um senhor brasileiro, que era da Aeronautica e pedimos ajuda a ele. Ele foi conversar com a recepcionista e aí é que nos deixaram entrar. Depois disso fomos bem tratados. Um senhor boliviano, acho que o nome dele era Hiran, nos deu toda a assistencia necessária, ligando para a Varig (que é um outro caso a parte), Postos de vacinação, pois também levaram nossa caderneta de vacinação, etc. Ele compensou um pouco nossa avaliação inicial, mas ficar do lado de fora da embaixada esperando pelo responsável, para quem tinha viajado a madrugada inteira, perdido o passaporte, sem almoçar, sem ir pro banheiro, etc... é demais ! Como não queriamos arrumar mais problemas, apenas voltar seguros para o Brasil... fizemos o que foi possivel.

Com relação a Varig, apesar do atendimento ter sido cortes no aeroporto (eles providenciaram uma pessoa da imigração boliviana para nos arrumar o papel de entrada no país, com data retroativa, para não termos problemas na hora de embarcar), achei um absurdo a taxa que nos cobraram para emitir a segunda via da passagem. Meu nome e da minha namorada estavam confirmados no voo, tudo certo, só não tinhamos as benditas passagens impressas... Nos cobraram para reemitir duas passagens a bagatela de USD 116,00 !!! Isso é que é um roubo !! hehehe lucraram mais que os caras que nos furtaram...

 

Mas enfim apesar deste contratempo, valeu muito a pena !!

 

E assim caminha a vida ! Muitas experiencias e historias para viver e contar aos netinhos em um futuro que espero que demore muito para chegar !!

 

Abraços mochileiros a todos e se precisarem de alguma informação, estou a disposição !

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