Ir para conteúdo

35 dias pela Escandinávia, Bálticos e Rússia


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Gente,

Paldiski é uma cidade que serviu, durante o período da União Soviética, como base militar de treinamento de marinheiros soviéticos de submarinos nucleares. Legal, né? Atualmente a cidade é um lugar feio, com milhões de prédios abandonados, igrejas desativadas. Fomos lá para conhecer uma cidade que parece que ainda não se liberto deste período.

 

Ah! teve um episódio que aconteceu antes da chegada. A viagem de Tallin para lá dura mais ou menos 1h30. Me deu uma vontade louca de ir ao banheiro no caminho, mas o trem não tinha sanitários. Qd cheguei na estação, fui a uma lanchonete e perguntei se eu podia usar o banheiro. Ela não entendia nada de inglês, mas qd falei: Toalet ela me apontou um lugar do lado de fora. De longe parecia um curral. Qd eu abri a porta fiquei chocada! Era um buraco imundo no chão. Eca! Não acreditei naquilo. Juro que eu nunca vi um banheiro tão imundo!!! Aliás não dá para falar que aquilo era banheiro.

 

Bom, mas voltando para a cidade, ficamos umas 3 horas por lá - não tem muito o que ver - e voltamos para Tallin. Pegamos as nossas coisas no albergue e fomos para a rodoviária pegar o ônibus para Vilnius, na Lituânia, que saia mais ou menos umas 22h. Caramba, que viagem cansativa! Optamos por ir direto para lá pq queríamos pegar o trem de Riga para não precisarmos pegar visto da BielloRussia.

 

O ônibus completamente lotado parou quatro vezes para revista de passaporte: Saída da Estônia, entrada e saída da Letônia, e depois entrada na Lutuânia. Eu não dormi nada! As poltronas não reclinavam. Chegando na Lituânia fomos direto para o albergue:Old Town Youth Hostel. Amamos o albergue!! Pagamos uns 9 euros por pessoa em um quarto com mais 4. Tem cozinha e três computadores com acesso gratuito à internet. A localização é excelente. Fica a alguns metros da Old Twn. Engraçado que qd se olha o prédio de fora parece estranho, mas lá dentro eu gostei muito. Não é novinho novinho, mas legal.

 

O tempo está horrível! Queríamos ficar uns dois dias, mas acabamos desanimando. Como chegamos cedo, logo começamos a nossa caminhada. Vou destacar alguns lugares que achei interessante: a catedral de Vilnius - que é enorme e muito bonita -, a igreja de Sant'Ana e S. Bernardino, e a Torre de gedimino. Aliás, lá tb tem milhões de catedrais ortodoxas russa lindas, mas vi tanta igreja que não consegui gravar o nome de todas. Gostei de Vilnius, é bem bonitinha, mas não tem muito o que fazer. Ah! uma dica: tanto Tallin, como Vilnius e Riga vale mais a pena trocar o dinheiro em banco. Foi a melhor cotação que conseguíamos. E olha que andamos TUDO!!! Passamos só o dia em Vilnius, dormimos e fomos no outro dia cedo para Riga, na Letônia. O ônibus leva mais ou menos umas 5 horas para chegar lá. Fomos direto para o albergue.

 

Já já conto mais...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 73
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

Ficamos no albergue:Friendly Fun Franks Backpackers. Na boa, o melhor albergue que eu já fiquei na minha vida. O mais bem estruturado, sem dúvidas. Mal eu cheguei a mulher me perguntou se eu queria uma cerveja, um chá, uma água ou um café. A burra aqui, achando que tivesse que pagar, não aceitou nada. Depois eu descobri que a primeira era de graça. Fazer o que, né?? Pagamos uns 11 euros pelo quarto com mais 4 pessoas. Ainda no check in a menina da recepção nos deu um mapa dizendo tudo o que tinha para fazer. Desde na night até lugares baratos para comer. Ah! Chá´e café são gratuitos. Eles tem uma sala com oito computadores tb com acesso gratuito à internet. O albergue é muito limpo. Só para vcs terem uma idéia, no banheiro fica uma tabela que é assinada de hora em hora (ou 2h/2h) com o nome do último funcionário que limpou. A cozinha tb é limpíssima. Albergue de primeira.

 

Saímos para caminhar sem esperança de ver muita coisa interessante, pois sempre me falaram que Riga era horrível. Ledo engano! A cidade é linda.

Amanhã conto mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
quote:Originally posted by Apnana

 

Oi, Dri!

Eu acabei não usando a sauna. Peguei 3 graus lá. Tava esperando pegar temperaturas bem menores, por isso, fiquei feliz da vida. heheh

 

Schwertner, eu venho acompanhando os tópicos da Asia e vi que vc ficará um tempo viajando. Que máximo, heim...!!

 

 


id="quote">
id="quote">

 

estou planejando minha volta ao mundo...

 

se der certo em 2007 ou em 2008 estarei embarcando....[:D]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
quote:Originally posted by schwertner

 

Concerteza vou escrever todo meu relato...mas nates vou pedir para alguem fazer as correções de Portugues...[:D]

 

 


id="quote">
id="quote">

 

hahaha "concerteza", digo com certeza hehehe. mas sabemos que o importante é o conteúdo. Todos erram no português mas nem todos escrevem relatos né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Gente, achamos Riga linda. Como eu escrevi, não tiha a menor esperança de ver alguma coisa bonita naquela cidade, só decidi ir para lá pq queria ir a Vilnius e se tivesse que sair de lá passaria pela Bielorussia.

 

Tô sem meu LP aqui e não lembro mais os nomes dos monumentos. Mas além das igrejas maravilhosas (que tb tem em todo lugar), destaco aqui o Museu da ocupaçao soviética e alemã - que na minha opinião é o que conta melhor a história da dominação - e o munumento pela liberdade. É uma estátua que foi feita em homenagem ao acontecimento em que milhares e milhares de habitantes dos bálticos fizeram uma corrente humana para a independência deles do domínio soviético, após a queda. É emocionante!

 

Ah! A estátua é na rua e o museu a entrada é gratuita.

 

Bom, vamos agora ao mais esperado: A RÚSSIA.

 

Tivemos um pouco de dificuldade para comprar a passagem de trem de Riga para St Petersburg. Ninguém falava inglês. Até que uma criatura de bom coração chamou uma pessoa que falava muito mal, mas conseguiu nos indicar o guichê nº 24. A pessoa falava muito mal inglês, mas escreveu o horário, os tipos de assento e o preço. Decidimos comprar os tickets de 2ª classe e pagamos mais ou menos uns 50 dólares. Achamos uma facada no bolso, mas consideramos que ir de trem era melhor do que de ônibus. Até pq outros viajantes nos indicaram este ticket como sendo o melhor custo/benefício.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Ah! Esqueci de dizer que tem a opção de banco normal que custa bem mais barato.

 

Embarcamos em uma cabine com 2 beliches, mas só tinha mais uma pessoa de Riga que não falava um yes. Nos comunicávamos por jestis: Posso fechar a porta, aceita um biscoito?

 

Ah! para eu não esquecer no final. Chá é de graça e no café da manhã eles te fornecem pão e queijo. O pão é velho, mas pelo menos é de graça.

 

Entrando no trem preenchemos dois formulários: um para ser entregue na saída da Letônia e outro na entrada da Russia, mas até aí eu pensava que todos os papéis eram da Russia. Confesso que eu estava muito tensa com a fronteira. Já ouvi cada história que fiquei com medo de não conseguir entrar.

 

Depois de umas 2/3h de viagem o trem para e a bilheteira bate nas portes solicitando os documentos. primeiro passa uma pessoa olhando as malas e depois chegam dois policiais. Não falavam nada de inglês. Eu pensei, nem na fronteira os russos falam inglês!!?? As duas pegavam o meu passaporte e do meu namorado e comparavam. E o tempo passando e elas apontando alguma coisa no passaporte. Elas falam com alguém pelo rádio. E o tempo passa.... A nossa companheira de quarto parecia que ia ter um treco. Nos olhava com uma cara horrível. Eu comecei a tremer muito, incontrolavelmente. E alguém chama a mulher no rádio... e o tempo passa... depois de uns 20 minutos sem nos dirigir a plavra só fazendo comentários a mulher aponta para um dos formulários, aponta para a assinatura de quem autorizou a emissão do passaporte brasileiro que está ao lado da foto e manda o meu namorado fazer uma igual ao do passaporte. Gesticulamos: esta não. Vira a página. mas ela não entende e manda assinar de novo em um papel com a assinatura igual. Meu namorado coloca a mão no passaporte para mostrar que a dele está na primeira página. Ela o empurra e manda fazer igual. Começamos a fazer sinais desesperadmente para ela virar a página. Até que a imbecil resolve virar a página e faz um bico enorme, mas percebmos que ela se tocou. Engraçado que era só com o meu namorado, comigo nada acontecia.

 

na boa, fronteira TEM QUE FALAR INGLÊS. Eu acho inadimissível!!

 

Bom, mas voltando... o cara conversa com ela do lado de fora da cabine e entra direto no quarto e fala para o meu namorado: Quais cidades vcs vão conhecer? Oba, pensei, alguém fala inglês. Muito mal, mas fala. meu namorado, em estado de choque, fala oi!. O cara fez uma cara de espanto e repetiu a pergunta. Meu namorado: sorry? O cara respirou fundo e repetiu a pergunta e advinham?? meu namorado respondeu sorry de novo. naquele momento eu tive vontade matá-lo. Ele já morou fora do Brasil e fala inglês melhor do que eu. Como não estava entendendo!!!?/ Não pensei 2 vezes. Respondi: SP e Moscou. O cara me olhou e perguntou como tínhamos chegado alí. Olhou de novo para mim e falou: só ele responde. Nesse meio tempo vi que a mulher carimbou o meu passaporte. pensei: devo estar liberada, mas de que me adianta??!! Fiquei mais apavorada ainda pq pensei que o cara poderia ficar com o meu namorado e não me deixar ficar alí. Imagina que merda!!

 

Bom, meu namorado foi falando o roteiro a partir do Brasil feito em cada cidade. No meio o cara ficou de saco cheio e pediu um outro documento dele com foto. Ele falou que só tinha carteira de motorista, mas estava em português. Ele viu e pediu outro. Meu namorado mostrou a identidade. Ele falou que ainda não estava satisfeito e queria ver outro. Ele falou que não tinha mais nenhum, foi qd eu lembrei que ele tinha o passaporte antigo. Ele me respondeu: - òtimo, eu quero ver. Mostramos e ele perguntou como sairíamos da Rússia. Respondemos que de avião: moscou - Berlin. Ele pediu para ver o nosso ticket. Mostramos aquele e-mail que recebemos da german wings. Ele insistiu que queria ver os tickets. Explicamos que a passagem era barta e comprada só pela internet. O cara ficou satisfeito, falou ok e carimbou o passaporte do meu namorado.

 

A mulher do quarto mal olhava para a nossa cara. Com a saída dos policiais, ligou para alguém. caramba, será que ela achou que estava com terroristas??

 

Encostei na cama e falei: graças a Deus!! Meu namorado me responde: e olha que esta foi só a saída da Estônia. Imagina a Russia. Gente, fiquei completamente muda. Achei que eu fosse sair daquele trem algemada. na boa, nem reparei no uniforme das pessoas.

 

Não conseguimos mais dormir...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Depois de uns 40 minutos o ônibus para de novo. Primeiro passou uma mulher perguntando se tínhamos malas. Ela pegou o nosso formulário : o cartão de imigração, e tirou a parte de baixo. Passou um outro cara e pediu para ver as malas. Ele falou alguma coisa em russo e respondemos que só falávamos inglês. Ele riu e nos respondeu: vcs são ingleses, né? Respondi que éramos brasileiros, mas infelizmente não falávamos russos.

Ele riu e falou tchau. Inicialmente a recepção foi melhor, né? Depois do susto que eu passei, nem tremendo eu estava mais.

 

Chegam duas mulheres. Pensei: Ai meu Deus, duas mulheres de novo não. Ele começou a falar em russo, pedimos desculpas. ela fou algo como: vcs brasileiros, heim... Não entendi nada. ela falou rindo, mas naquele momento eu não sabia se era melhor ou pior. Como eu sabia que o Lula naquele momento estava na Russia, achei que poderia ser por isso. Ela olhou os passaportes, os vistos, passou uma máquina nos passaportes (tipo um raio x), perguntou qts dias ficaríamos em cada cidade que visitaríamos. Eu respondi. Ela carimbou os passaportes e desejou boa viagem. A mulher que estava com ela nos explicou que tínhamos que fazer o registro em todas as cidades.

 

Não acreditamos na facilidade. Meu deus, achávamos que o maior problema seruia a Russia e tivemos problemas só para sair da letônia. Fiquei com muita raiva dos letões. Pq essa babaquice na saída!! pq implicaram com o meu namorado. O passaporte dele tem várias entrada e saídas pela Europa. O meu, que eu tirei este ano, estav limpinho. Ainda não entendemos o que aconteceu, mas achamos que pode ter sido a foto. Ele tinha cabelo grande e agora está curto. mas na foto ele estava com ele preso. E na boa, dá para ver perfeitamente que é ele.

 

Amanhã começo a contar as aventuras pela Rússia.

Inté...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...