Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Trekking 7 Praias Desertas - Ubatuba/SP

Postado
  • Membros

17.jpg

Foto: rodrigoschemesid="size1">

Sábado, 5 de Novembro de 2005 mesmo com essa primavera chuvosa e as vezes fria decidimos fazer um belo e tranquilo trekking pelas praias desertas de Ubatuba.

O grupo era composto pelo meu irmão e sua namorada, minha namorada Roberta e eu. Saímos de São Paulo perto das 8 horas da manhã e com muita calma no caminho chegamos ao meio dia no camping Superstar(http://www.campingsuperstar.com.br) onde iríamos ficar a noite.

Já estabelecidos no lugar, começamos a caminhada perto de 1 hora, começamos na Praia da Lagoinha que fica mais ou menos na altura do km 74 da BR. Lagoinha é uma praia com uma extensa orla, com mar bem calmo e muitos quiosques e povoada por condomínios luxuosos. Rumamos até seu canto esquerdo onde ela é cortada por um pequeno rio e que cruzando ele já conseguimos ver a trilha que nos levará até as outras praias.

Adentramos na trilha que por sinal nesse trecho é bem aberta e de fácil acesso, com muitas casas de pescadores locais e cruzamos por 2 praias acessíveis somente por trilha ou barco que são as praias do Oeste e Peres, ambas separadas por algumas rochas.

Mais 40 minutos de caminhada por uma trilha ainda aberta chegamos as praias do Bonete e Grande do Bonete, essa última muito boa para acampar pois possuía uma bica para obter água e muitas clareiras com sombras pra acampar e com muitos avisos para levar seu próprio lixo embora, provavelmente placas colocadas pelos próprios locais.

Decidimos parar na Grande do Bonete para um lanche e curtir a traquilidade da praia absolutamente vazia então pudemos desfrutar um belo banho em suas águas límpidas.

Logo voltamos a andar pois estávamos na metade do caminho, ao final do Bonete Grande encontramos mais casas de pescadores e algumas crianças brincando, havia também uma placa indicando as distâncias e a direção da trilha. Seguimos as placas e após uma subida muito íngreme avistamos às praias do Deserto e do Cedro, ambas com areia grossa, mar limpo e um banho convidativo.

Chegamos até o fim da praia do Cedro que é a última e subimos pra dar uma espiada através de umas pedras e tivemos a surpresa de ter uma bela visão de uma praia somente de pedras, perguntando aos locais fomos informados que o nome dessa praia era Cedrinho e que aliás não contava no meu mapa.

Apreciamos a vista mas a trilha para a praia da Fortaleza saía atrás do único barzinho que ali existia e sugundo os pescadores ainda tinhamos 50 minutos de caminhada e já era perto das 4 horas portanto tinhamos que apertar o passo se quisessemos voltar.

Essa trilha que sai do Cedro e vai para Fortaleza é a que exige mais esforço físicos de todas em comparação as outras caminhadas é também a mais fechada e escorregadia. Existe algumas bifurcações também mas é só se manter na trilha principal que não há erro. Existe uma casa vermelha no caminho que serve como referência. Após essa casa, começa uma subida que te leva até a crista do morro, aí sim, o sol veio forte e nos presenteou com uma vista impressionante do costão da Fortaleza. Fomos descendo e apreciando a vista até chegarmos enfim na Praia às 16 horas e 50 minutos.

40.jpg

Como a fome batia, resolver beliscar umas porções e uma brejas no quiosque e decidimos voltar de ônibus, afinal ninguém é de ferro. Pegamos o ônibus às 17:50 da Fortaleza até a BR e de lá outro para a Lagoinha e ainda tivemos a sorte de presenciar um lindo pôr do sol coroando esse dia repleto de praias desertas bem ao estilo de Ubatuba de antigamente.

48.jpg

• Respostas 27
  • Visualizações 21.4k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Featured Replies

Postado
  • Membros

Huum, se for só esse, entaum é de boa... Alguma dica boa pra um Zé que tá começando agora com isso de acampamento???

Mesmo começando agora, noção de respeito a natureza e um pouquinho de civilização pra saber q naum devo deixar meu lixo espalhado eu jah tenho...

• 1 ano depois...
Postado
  • Membros

Acabei de fazer a trilha há 2 dias, muito legal, é válido dar uma parada nas pedras na ponta da praia de Fortaleza, que fica entre a trilha de Fortaleza e a praia do Cedro, é cheia de rochas e tem um local que parece interessante para um snorkeling (p/ quem é experiente), pretendo voltar neste fim de semana, qquer coisa dêem um toque que estarei por lá!

Postado
  • Membros

Acabei de fazer a trilha há 2 dias, muito legal, é válido dar uma parada nas pedras na ponta da praia de Fortaleza, que fica entre a trilha de Fortaleza e a praia do Cedro, é cheia de rochas e tem um local que parece interessante para um snorkeling (p/ quem é experiente), pretendo voltar neste fim de semana, qquer coisa dêem um toque que estarei por lá!

Postado
  • Membros

Acabei de fazer a trilha há 2 dias, muito legal, é válido dar uma parada nas pedras na ponta da praia de Fortaleza, que fica entre a trilha de Fortaleza e a praia do Cedro, é cheia de rochas e tem uma boa paisagem, tem um local que parece bem interessante para um snorkeling (p/ quem é experiente), vou voltar neste fim de semana pra lá, qquer coisa me dê um toque que estarei por lá!

• 6 meses depois...
Postado
  • Membros

Essa trilha é realmente muito boa!!

Já fiz várias vezes e sempre que posso estou lá para fazer novamente!!!

Mas eu não volto da Fortaleza direito para a trilha (naquela pedra no final da praia)... eu vou beirando o mar, pelas pedras, até o Pontão (aquela ponta de pedras que 'fecha' a baia da Fortaleza)...

E na volta, sempre me permito o prazer da caipirinha de maracujá da Mara (não consigo me lembrar o nome do bar, mas é um que tem um deck coberto de piaçava, depois da Praia do Perez (indo para a Lagoinha)...

Agora, não está sendo permitido camping nas praias!!!! A única que eu não vi placas foi na do Cedro... mas imagino que em breve já estará proibido também...

E quer saber, sou à favor... porque como não tinha fiscalização nenhuma, muita gente sem noção estava estragando o lugar. Numa das vezes parei para lavar o sal do corpo naquela mangueira de água da serra que existe na praia do Cedro e fiquei muito aborrecida de ver que um pessoal que estava acampado por lá havia jogado restos de comida e gordura em tudo quanto é canto... e o pior, haviam CAGADO DO LADO DA MANGUEIRA ONDE A GENTE SE LAVA DO SAL!!! Sem contar o estado que a Grande do Bonete fica depois de um feriado prolongado...

Não adianta... sou campista também e amo acampar, mas sou contra campings sem uma mínima infraestrutura ou fiscalização... e isso não é para o conforto dos campistas, não!! É para evitar absurdos como este...

Por isso, não achei ruim de terem proibido campings nestas praias...

De todo caso, entre a Lagoinha e a Maranduba (ou seja, pertinho dali) existe um camping do CCB... os adeptos ao camping selvagem podem não achar tanta graça e eu sei que muita gente é cuidadosa ao acampar... mas pensem que é pelo bem de todos...

Boas trips!!! :D

• 4 semanas depois...
  • 2 anos depois...
Postado
  • Membros

Uma opção para completar a trilha, (e facilitar a logística para quem deixou o carro na Praia da Lagoinha), é de retornar pela trilha que leva ao Mirante, de on de se avista parte do trajeto.

A subida íngrime compensa!

Abraços verdejantes

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.