Colaboradores Heiter Postado Novembro 20, 2010 Colaboradores Postado Novembro 20, 2010 Guimarães - Capital Europeia da Cultura 2012 Guimarães é uma cidade única e especial! Distingue-se pelo seu património, pela paisagem inspiradora, pela capacidade empreendedora, pelo sentimento de pertença e pelo dinamismo da sua população. A criação da cidade de Guimarães remonta ao século X, tendo sido aqui que, em 1128, teve origem a fundação da nacionalidade portuguesa e o reconhecimento de D. Afonso Henriques como primeiro Rei de Portugal. A valorização da função cultural e o investimento no património resultaram na criação de uma rede de infra-estruturas de elevada qualidade e na regeneração do centro histórico, reconhecido pela UNESCO em 2001 como Património Cultural da Humanidade. Guimarães, com uma população de 160.000 habitantes, é uma das mais jovens cidades da Europa (quase 50% dos seus habitantes tem menos de 30 anos), sendo o segundo maior município português fora das áreas metropolitanas de Lisboa e Porto. A par da tradicional relevância da indústria têxtil, foram emergindo outros sectores, com maior incorporação tecnológica, de crescente significado económico e que confirmam a importância estratégica da Universidade do Minho como gerador de conhecimento e inovação para a cidade e Região. Fonte: http://www.guimaraesturismo.com/PageGen.aspx Citar
Colaboradores Heiter Postado Novembro 20, 2010 Autor Colaboradores Postado Novembro 20, 2010 (editado) Boa pessoal, Colocar somente uma pequena dica sobre Guimarães. Apesar de morar ao lado da mesma, eu ainda não separei um fds pra explorar a cidade como deveria. Voce pode chegar a Guimarães partindo de Porto por trem, nunca fiz esse percurso de trem, mas acredito que há informações de preços e horários disponiveis no site da CP (Comboios de Portugal): http://www.cp.pt Uma alternativa seria ir de Braga até Guimarães de onibus, o valor da passagem eh barato, 1 euro e pouco, e a viagem eh relativamente curta. Da estação vc pode caminhar facilmente até o centro, onde tem a principal praça da cidade, Largo do Touro, o Paço dos Duques de Bragança, etc. O centro histórico da cidade foi declarada como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. A cidade ainda é conhecida como "Berço da Nação Portuguesa!". E ostenta-se numa das praças a frase "Aqui nasceu Portugal". Durante o dia que rodei um pouco por lá, eu aproveitei para visitar o Paço dos Duques de Bragança, o qual sem dúvida vale uma visita na minha opinião. O pouco do resto do dia fiquei pelas ruas da cidade, a noite haveria um amistoso da seleçao portuguesa na cidade tambem. Um outra opçao, onde eu pretendo ir numa proxima visita, é andar no teleferico da cidade. O teleferico precorre 1.700 metros, até uma altitude de 400 metros. De longe já se consegue enxergar o teleferico, acredito que deva ser interessante o passeio. Bom, quando eu aparecer por lá novamente, eu tento colocar mais algumas informações por aqui!! Quem conhecer a cidade bem já, se der uns toques vai ser legal tmb!! Abraço. PS: tentar colocar umas fotos de lá!!! Editado Novembro 20, 2010 por Visitante Citar
Colaboradores Heiter Postado Novembro 20, 2010 Autor Colaboradores Postado Novembro 20, 2010 Umas fotos de lá, sendo os creditos destas de um amigo. Como tinha ido sem grandes pretensões, a bateria da minha camera só durou metade do dia!!! rs Citar
Membros Fred Michel Postado Janeiro 21, 2011 Membros Postado Janeiro 21, 2011 Mto boas as dicas, Heiter Boness! Estou começando uma longa viagem pelo mundo dentro de 3 semanas e vamos iniciar por Portugal. Tenho uma amiga que mora em Guimarães e vamos ficar uns 3 dias na casa dela. A cidade parece fantástica! Abs Citar
Colaboradores Heiter Postado Janeiro 22, 2011 Autor Colaboradores Postado Janeiro 22, 2011 Valeu Fred, Aproveita e faça uma visita aqui em Braga para conhecer o Santuário de Bom Jesus e o centro de Braga. Vale a pena, um dia dá pra vc rodar por aqui tranquilo!!! Abs. Citar
Membros de Honra MauroBrandão Postado Janeiro 22, 2011 Membros de Honra Postado Janeiro 22, 2011 Heitor se vc quiser pode criar um tópico de Braga - Perguntas e Respostas como é feito com outras cidades. Colocando informaaç~~oes sobre a cidade, pontos turísticos, como chegar e distânciade Lisboa. PArabéns pelas informações. Obs. Esta resposta será deletada futuramente para ão poluir o tópico. :'> :'> :'> Citar
Membros douglasilva Postado Fevereiro 17, 2011 Membros Postado Fevereiro 17, 2011 Morei em Guimarães por um semestre, no final de 2009. Se alguém precisar de dicas, posso ajudar também. A cidade vale a visita, sem dúvida! Citar
Membros Fred Michel Postado Fevereiro 26, 2011 Membros Postado Fevereiro 26, 2011 Saí hoje de Guimarães. Dormi 3 noites lá. Mto bom!!! Fui de ônibus a Braga, 45 min. por 1,4 euro. E de trem pro Porto, 1h15 por 2,3 euros. Estou agora em Barcelona, mas vou sentir saudades dessa cidade, toda mto bem preservada, recomendo tb a visita ao castelo, é de graça! Citar
Membros Adrison Souza Postado Junho 18, 2012 Membros Postado Junho 18, 2012 Pessoal Estou de viajem marcada em setembro com a minha família: esposa e filho para Guimarães reservei o Hotel Mestre de Avis. Porém tenho uma dúvida vou sair de lá para ir ao Porto. O trajeto é perto? Da para ir de transporte público ou é melhor alugar carro? Pq estou pensando em sair de Lisboa para Guimarães de ônibus ou trem e se for mais recomendado ir de Guimarães para o Porto de carro eu já alugo em Lisboa. O problema é que vou ter que gastar uma graninha a mais com locação. Qualquer orientação será muito bem vinda. Abraço. Citar
Membros de Honra MauroBrandão Postado Junho 19, 2012 Membros de Honra Postado Junho 19, 2012 Se for de Lisboa a Guimarães - Porto. Eu penso que transporte público saia mas barato. Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.