Ir para conteúdo

Guimarães - Perguntas e Respostas


Heiter

Posts Recomendados

  • Colaboradores

Guimarães - Capital Europeia da Cultura 2012

 

Guimarães é uma cidade única e especial! Distingue-se pelo seu património, pela paisagem inspiradora, pela capacidade empreendedora, pelo sentimento de pertença e pelo dinamismo da sua população.

 

A criação da cidade de Guimarães remonta ao século X, tendo sido aqui que, em 1128, teve origem a fundação da nacionalidade portuguesa e o reconhecimento de D. Afonso Henriques como primeiro Rei de Portugal.

 

A valorização da função cultural e o investimento no património resultaram na criação de uma rede de infra-estruturas de elevada qualidade e na regeneração do centro histórico, reconhecido pela UNESCO em 2001 como Património Cultural da Humanidade.

 

Guimarães, com uma população de 160.000 habitantes, é uma das mais jovens cidades da Europa (quase 50% dos seus habitantes tem menos de 30 anos), sendo o segundo maior município português fora das áreas metropolitanas de Lisboa e Porto.

 

A par da tradicional relevância da indústria têxtil, foram emergindo outros sectores, com maior incorporação tecnológica, de crescente significado económico e que confirmam a importância estratégica da Universidade do Minho como gerador de conhecimento e inovação para a cidade e Região.

 

Fonte: http://www.guimaraesturismo.com/PageGen.aspx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 28
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Colaboradores

Boa pessoal,

 

Colocar somente uma pequena dica sobre Guimarães. Apesar de morar ao lado da mesma, eu ainda não

separei um fds pra explorar a cidade como deveria.

 

Voce pode chegar a Guimarães partindo de Porto por trem, nunca fiz esse percurso de trem,

mas acredito que há informações de preços e horários disponiveis no site da CP (Comboios de Portugal):

 

http://www.cp.pt

 

Uma alternativa seria ir de Braga até Guimarães de onibus, o valor da passagem eh

barato, 1 euro e pouco, e a viagem eh relativamente curta.

 

Da estação vc pode caminhar facilmente até o centro, onde tem a principal praça da cidade, Largo do Touro, o Paço dos Duques de Bragança, etc.

 

O centro histórico da cidade foi declarada como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. A cidade ainda é conhecida como "Berço da Nação Portuguesa!".

E ostenta-se numa das praças a frase "Aqui nasceu Portugal".

 

Durante o dia que rodei um pouco por lá, eu aproveitei para visitar o Paço dos Duques de Bragança, o qual sem dúvida vale uma visita na minha opinião. O pouco do resto do dia fiquei pelas ruas da cidade, a noite haveria um amistoso da seleçao portuguesa na cidade tambem.

 

Um outra opçao, onde eu pretendo ir numa proxima visita, é andar no teleferico da cidade. O teleferico precorre 1.700 metros, até uma altitude de 400 metros. De longe já se consegue enxergar o teleferico, acredito que deva ser interessante o passeio.

 

Bom, quando eu aparecer por lá novamente, eu tento colocar mais algumas informações por aqui!!

Quem conhecer a cidade bem já, se der uns toques vai ser legal tmb!!

 

Abraço.

 

PS: tentar colocar umas fotos de lá!!!

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros de Honra

Heitor se vc quiser pode criar um tópico de Braga - Perguntas e Respostas como é feito com outras cidades. Colocando informaaç~~oes sobre a cidade, pontos turísticos, como chegar e distânciade Lisboa. PArabéns pelas informações.

 

Obs. Esta resposta será deletada futuramente para ão poluir o tópico. ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • 1 ano depois...
  • Membros

Pessoal

 

Estou de viajem marcada em setembro com a minha família: esposa e filho para Guimarães reservei o Hotel Mestre de Avis. Porém tenho uma dúvida vou sair de lá para ir ao Porto.

O trajeto é perto? Da para ir de transporte público ou é melhor alugar carro?

Pq estou pensando em sair de Lisboa para Guimarães de ônibus ou trem e se for mais recomendado ir de Guimarães para o Porto de carro eu já alugo em Lisboa.

O problema é que vou ter que gastar uma graninha a mais com locação.

 

Qualquer orientação será muito bem vinda.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...