Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Travessia Serra Negra "Original" (Rebouças -- Vila de Maromba)

Postado
  • Membros

Há muito tempo tinha uma curiosidade imensa sobre a “proibida” travessia da Serra Negra, pelo trajeto Rebouças -- cachoeira do Aiuruoca, ou seja, partindo de dentro do parque Nacional do Itatiaia. Devido a proibição por muitos anos pela diretoria do parque, a maior demanda era de outro trajeto, na verdade uma variante , a travessia serra negra a partir da pousada Alsene, esta sim conhecida de muitos, inclusive eu em 2007. Mas a verdade é que os atrativos da Serra Negra “original”, eram muitos, tinha muita vontade de conhecer a cachoeira do Aiuruoca, a pedra do altar e o vale preistórico.

Finalmente devido ao levantamento e balizamento da trilha por um grupo de trabalho com participação ativa do grupo GEAN, grupo excursionista agulhas negras, junto à diretoria do parque, a liberação da travessia tornou-se uma realidade. É interessante lembrar que várias pessoas fizeram essa travessia como clandestinos ao longo dos anos....

Primeiro é preciso pedir a autorização junto ao parque, o que poderá ser feito através de e-mail parnaitatiaia.rj@icmbio.gov.br ou telefone (24) 3352 1461/3352 7001, a capacidade máxima é de 40 pessoas por dia, o ideal é fazer em 2 dias, o pernoite poderá ser feito na casa do Sr. Anísio e seus familiares, numa região conhecida como Matão e agendada pelos tels: (35) 9915 2460 Sonia e (35) 9149.7746 Marcelo, lá existem várias opções desde camping simples, até pousada em quartos coletivos e chalés pra casais com jantar e café da manhã, tudo por um preço bem justo e a hospitalidade justa dos mineiros....

Consultar maiores informações: http://www.icmbio.gov.br/parna_itatiaia/index.php?id_menu=177

Finalmente no dia 23/05/2009, levantei em plena madrugada como de praxe e fui ao encontro da galera, chegando a van que estava baseada em Resende, ainda as 5:30 da manhã, a possibilidade de conhecer novas pessoas era um atrativo a mais, um grupo totalmente eclético, com jovens, quarentões e até uma criança de 8 anos, oficiais militares, médicos, analistas de sistema, biólogos, pesquisadores, e até uma artista plástica....

No sobe e curva da estrada pra garganta do registro tentei tirar uma soneca, mas claro, numa van lotada e mochila cargueira no colo foi uma missão impossível....Ao chegar na portaria da parte alta – Posto Marcão, uma ótima surpresa, apesar do tempo incerto que predominou no nosso ano de 2009, lá estava tudo limpo, um frio de matar e um sol de rachar, assim como eu tinha desejado.

A visão do maciço era perfeita, fiquei lembrando da primeira vez em que conheci aquela paisagem, o sentimento é surreal, foi devido a esse lugar que iniciei na escalada esportiva e passei a adorar o ambiente de montanha.

20100105214244.JPG

Maciço das Agulhas Negras

20100105214411.JPG

Tempo bom + trilha nova = Garoto feliz ::love::

Depois de entregar os papeis, fazer o pagamento do ingresso 24,00 ( 2 dias de trilha), 6,00 ( taxa de pernoite), revisar rapidamente tudo, e regular a mochila comecei a caminhada, O relógio marcava 8:15 da manhã, um ótimo horário pra começar essa travessia...

Tudo começa pela estrada em direção ao abrigo Rebouças, observando o morro do Couto à direita e tentando achar um sapo flamenguinho que sempre fica a beira das poças d’água em meio à vegetação...

Chegando no Abrigo Rebouças observamos às prateleiras à direita, o maciço das agulhas a frente e o altar à esquerda...

20100106102008.JPG

Maciço das Prateleiras

Pegamos a trilha em direção às Agulhas, atravessamos a ponte pênsil, atravessamos o riacho que possui uma ótima água que sempre consumo sem qualquer tratamento, até esse trecho não tem erro, é tudo muito bem balizado, é só seguir a trilha que é óbvia...

Mais a frente uma bifurcação, em reto seguimos pro Agulhas Negras, à esquerda pra pedra do altar, esse é o nosso caminho, pois vamos passar na base do Altar, aí a trilha torna-se bem íngreme, e chegando ao topo do elevado, a visão do maciço é espetacular.... também a asa de Hermes e o ponto de referência mais próximo no caminho, a pedra do Altar.

20100106103455.JPG

Maciço Agulhas visto de frente, observe o Itatiaiaçú, ponto culminante do maciço, bem pequeno, no meio da imagem 2.792 m, 6º ponto culminante do Brasil.

20100106103626.JPG

Asa de Hermes, curiosa formação muito parecida com as asas dos pés do famoso Deus grego.

20100106104734.JPG

Pedra do altar, nosso rumo!

Finalmente chegamos à pedra do Altar, aqui vista de frente....

20100106105303.JPG

Pedra do Altar vista de frente, ( gostaram do parassol???) ::lol4::::lol4::

Deixamos o altar pra trás em direção ao vale preistórico, esse vale pode ser avistado quando subimos no topo do agulhas, e possui esse apelido, pois realmente parece uma paisagem de filme, uma campo limpo, com pedras gigantes arredondadas, apelidadas de ovos da galinha, finalmente agora eu poderia passar por ele, na sua borda esquerda, agora rumo a cachoeira do Aiuruoca.

20100106110045.JPG

Vale preistórico, lugar enigmático.

Aqui a trilha continua fácil, bem marcada, com algumas passagens por charcos...

20100106110608.JPG

No caminho pequenos córregos de águas límpidas formados a partir de charcos que drenam pra cachoeira do Aiuruoca.

Finalmente chegamos à cachoeira do Aiuruoca, uma queda de águas pra lá de cristalinas, ela está à direita da trilha, pode ser explorada toda sua queda, desde o topo até a base onde se forma um lago esverdeado, muito cuidado com as pedras que são muito lisas, são quase 12:00, um ótimo horário pra descansar e comer um sanduba com suco instantâneo.

Deixamos a cachoeira pra trás e contornamos a encosta pela esquerda e logo depois podemos avistar a serra negra bem de frente.

20100106110919.JPG

Córrego que despenca pela cachoeira, água gelaaaada!!! ::Cold::

20100106111135.JPG

Linda!!! Cachoeira do Airuoca com seu lago esverdeado. ( cuidado, as pedras são muito lisas e escorregadias)

20100106111400.JPG

Cachoeira vista do topo antes de começar a descer pra "mata".

20100106111548.JPG

Serra Negra, iremos contorná-la pela esquerda!!!

Agora começamos a descer e entramos na mata, numa trilha óbvia, na verdade existem algumas bifurcações, mas são feitas pela água da chuva ou pelo gado, é bastante comum encontrar fezes de gado por toda trilha, o que denuncia a falta de vigilância das fronteiras do parque...

Chegando ao final da mata ainda com a serra negra em frente, observamos uma bela cachoeira, à direita, uma queda maravilhosa, não accessível, somente pra ser contemplada de longe, alguns arriscaram dizer que o nome é cachoeira do Mané, nome confirmado pelo João do Anísio (pousada), que complementa, Mané Emídio, desse ponto segue-se pra esquerda, passando por uma rancho velho, com uma pastagem em volta e alguns cavalos, realmente uma lugar mágico.... conhecido como invernada, acho impossível descrever, é melhor ver as fotos....

20100106111806.JPG

Cachoeira Mané Emídio

20100106112409.JPG

Pra quem ama cavalos como eu, não existe lugar mais interessante na face da terra!!! ::love::

20100106152308.JPG

Invernada, nosso caminho em direção a mata

Passamos por esse campo com a serra negra à direita, a mata que acabamos de passar a esquerda, ou seja, vamos contornar a serra negra pela esquerda, pois o que queremos está atrás dela, não parece óbvio, pois imaginando contornar pela direita, parece que realmente vamos descer mais e chegar mais rápido, mas simplesmente não existe trilha, e a orientação na verdade é realmente pra trás da serra....

Finalmente pegamos mais uma trecho com mato alto e árvores e rapidamente chegamos às cabanas do aiuruoca, realmente existe uma cabana de madeira, esse é o ponto onde essa trilha encontra a trilha serra negra a partir do alsene, pra esquerda a uns 20 metros está o Rio Aiuruoca, à direita em uma trilha óbvia dentro da mata, segue-se para o Matão. Paramos pra descansar, agora são 15:30, fico lembrando de quando fiz a alsene maromba e realmente percebo que esse caminho agora é muito mais longo, pois na época, partindo do alsene atingi esse mesmo ponto as 10:00 da manhã.

20100106152555.JPG

Rio Aiuruoca, banho gelado revigorante!!!

Depois do merecido descanso de 30 minutos, partimos pela trilha em direção a estalagem no Matão, como havia comentado nesse trecho a trilha é obvia, se risco de perder, basta olhar bem pro chão, existem muitas pequenas pinguelas, fontes d’água, plantações e até uma casa abandonada à esquerda já no final do trecho. Finalmente depois de muitas subidas e descidas, avistamos ainda de dentro da mata a propriedade do Sr. Anísio, que era o patriarca da família, hoje a propriedade está dividida entre os irmãos Zé do Anísio e João do Anísio.

Nesse momento percebo a péssima escolha que fiz, não sei porque, escolhi ficar acampado e trazer minha própria comida, acho que simplesmente estava com muitas saudades de acampar e de executar meus velhos truques em culinária de acampamento, mas isso me custou uma mochila de 15 kgs nas costas...e quando vi o cardápio que haviam preparado na pousada fiquei babando.... truta grelhada, saladas, etc... O quarto coletivo era muito bom, as camas eram realmente confortáveis e bem mais quentes que a minha barraquinha....

Contudo armei minha barraca, tomei meu banho quente e fui pra varanda cozinhar e tomar pinga com mel e choconhaque.

Uma noite maravilhosa com muito silêncio e sem chuva, somente a velha geada regional.

Antes de dormir observo no gps que hoje foram 18,1 kms de caminhada, melhor impossível!!! ::otemo::

20100106152849.JPG

Pôr do Sol no Matão.

20100106160154.JPG

Gramadão legal pra acampar

20100106160512.JPG

Galera preparando o jantar

Editado por Visitante

• Respostas 32
  • Visualizações 22k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros

Pra quem estava querendo o tracklog da trilha, acabei de colocar um anexo no fim do 2º dia, está simples, mas eu gosto assim pois fica melhor pra visualizar no gps, a tela fica menos " poluída",

abração

Postado
  • Membros

Beeeeeeelo relato Rapha... essa região é muito bonita... formações rochosas únicas!

Parabéns! ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'>

Postado
  • Membros

Um belo relato Rapha...

já marquei duas vezes de fazer a travessia da Serra Negra no ano passado e as duas furaram... quem sabe esse ano???

Postado
  • Membros

Muito bom Rapha.

O gde problema dessa trilha é chegar lá na portaria.

Não é facil conseguir transporte por ali, além de sair um pouquinho caro.

Ainda retorno lá p/ fazer essa trilha, mas no sentido contrario, saindo no PN.

O problema depois vai ser descer até a Garganta. Só de pensar nisso, já desanimo.

Abcs

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros
Muito bom Rapha.

É , esse foi o motivo de ter abortado a travessia da segunda vez. Um taxista em Itanhandu ofertou o trajeto pelo mesmo valor que o de Itamonte (R$ 90,00, considerando que iriamos chegar lá de madrugada). Mesmo indo de carro até a portaria, o problema é retornar - os contatos que consegui em Maromba ficavam em torno de singelos R$350,00 (land-rover , até seis pessoas). Some isso a entrada do parque e já se torna um custo alto para uma pernada de apenas um dia e meio aproximadamente.

Alias, a ideia do relato do Divanei me chamou a atenção - subir pela trilha que dá no alsense e descer pela triilha "legal", dentro do parque. Mas eu entendi errado, ou em algum ponto elas se tornam a mesma trilha?

Postado
  • Autor
  • Membros
Muito bom Rapha.

É , esse foi o motivo de ter abortado a travessia da segunda vez. Um taxista em Itanhandu ofertou o trajeto pelo mesmo valor que o de Itamonte (R$ 90,00, considerando que iriamos chegar lá de madrugada). Mesmo indo de carro até a portaria, o problema é retornar - os contatos que consegui em Maromba ficavam em torno de singelos R$350,00 (land-rover , até seis pessoas). Some isso a entrada do parque e já se torna um custo alto para uma pernada de apenas um dia e meio aproximadamente.

Alias, a ideia do relato do Divanei me chamou a atenção - subir pela trilha que dá no alsense e descer pela triilha "legal", dentro do parque. Mas eu entendi errado, ou em algum ponto elas se tornam a mesma trilha?

Negrabela,

dá uma olhada na última foto do relato que são os horários de ônibus que saem de maromba pra Resende, chegando lá vc tá salva, tem ônibus pra todo Brasil,

Realmente as trilhas se juntam no ponto Cabanas do Aiuruoca, ou seja, 60% do caminho é igual, sendo a trilha "oficial", rebouças-maromba, cerca de 25% maior que a alsene -- maromba,

abração

Postado
  • Membros

Pedrao, mas essa nao é a Mauá-Rebouças original (de fato!) e sim aquela q o Parna deu aos montanhistas como "favor".. a verdadeira Mauá-Rebouças atravessa o miolo do parque e não o contorna, como essa aí faz. Kd os Ovos da Galinha? Kd o Vale dos Dinossauros? Kd o Rancho Caído?

abraçao

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.