É sempre muito emocionante nosso primeiro relato, ainda mais depois de recorrer ao Mochileiros tantas vezes para dicas de todos os lugares que visitei.
Tive a ideia de visitar o Atacama depois de uma amiga apresentar o lugar, e fiquei boquiaberta com as belezas naturais. Assim que surgiu 10 dias de férias livres, comecei a reservar tudo. Fui sozinha, o Atacama é um lugar muito tranquilo pra fazer novas amizades e encontrar sempre muitos brasileiros.
Seguem custos:
Passagem: 1600 - comprei um mês antes, então o preço não foi dos melhores
Hospedagem em Atacama - Dom Raul - U$357,60 por 5 diárias: hotel super atendeu a necessidade, fiquei em um quarto privativo com cama e banheiro, além de aquecedor para as noites frias . Ele era no final da Caracoles, então conseguia passear pela rua principal durante todo o dia.
1° dia
À saída de São Paulo para Santiago atrasou uma hora, e já começou a preocupação por que minha conexão era de 1:40. Cheguei em Santiago faltando 1 hora para o voo e corri para desembarcar, passar na imigração e embarcar para o voo para Calama. Chegando no portão de embarque com 25 minutos, consegui embarcar! ☺️
Chegando em Calama as 20h tive uma surpresa nada agradável... A mala não chegou (fui com uma mochila Quechua Forclaz 70). Fui conversar com a responsável da LAN e ela me questionou se havia pegado a mala em Santiago e despachado novamente e falei que não - por que a atendente da TAM em São Paulo deixou bem claro que como tinha uma conexão curta a mala iria direto para o destino final. Resumindo: a atendente me informou que a mala chegaria num próximo voo, e eles entregariam no meu Hotel, em San Pedro.
Sai para procurar o Transfer que reservei previamente com o Hotel e nada de Transfer. Acabei contratando um na hora da empresa Transfer Andino por 20 mil ida e volta, o que valeu mais a pena pois o hotel estava me cobrando 22 mil. A empresa de Transfer foi muito boa, meu ajudou a contactar o Hotel, e acabei vindo sozinha num carro de 8 lugares. Cheguei em San Pedro quase as 22h e nao consegui reservar nenhum passeio na manhã seguinte por que este horário as agências já estavam fechadas. Erro meu de planejamento, deveria ter reservado alguma coisa antes para a manhã desse dia (ou não por conta da mala).
Como já tinha comido alguma coisa no avião, não cheguei a jantar e fui dormir direto.
2° dia
Acordei às 07h e já fui atrás da minha mala, que ainda não havia chegado... A cia aérea tinha mandado um e-mail informando que a mala chegaria num voo as 09h em Calama, então fiquei no aguardo. Fui andar na Caracoles, comprar água, e fechar o passeio da Tarde: Valle de La Luna. Não pesquisei muito o preço em várias agências, entrei na que simpatizei mais e fechei na Colque Tours por 8.000. O passeio saia as 15h então ainda tinha muito tempo até lá. Como ia para Salar de Uyuni também, já aproveitei e fechei o passeio com a Cordillera Traveller por 138.000 (4 dias e 3 noites) - depois visitei a World White Travel e vi que também era uma boa opção. Deu 11h30 e nada da mala, resolvi fazer um passeio que a pessoa do Hotel me recomendou: alugar uma bike e conhecer Pukara de Quitor - fica a 3 km de San Pedro então dá pra ir rápido e voltar. Aluguei a bicicleta por 3.000 (não lembro o lugar) e chegando lá tem que pagar 3.000 de ingresso. O lugar tem ruínas antigas e tem que subir as ruínas para ter uma vista de todas San Pedro.
Voltei às 13h30 e chegando no hotel ainda não havia sinal da mala. Comecei a ficar preocupada por que tinha planejado conhecer Piedras Rojas no dia seguinte e talvez não conseguiria por não ter roupa de frio suficiente. A LAN mandou um e-mail solicitando preenchimento de todo o inventário da mala e preenchi e enviei. Tomei um banho rápido e sai para o passeio do Vale da Lua. Na rua Caracoles peguei uma empanada para comer no caminho, mas estava com um tempero muito estranho, comi só a massa... Rs
Vale da Lua
Estávamos numa van com 9 pessoas, o caminho até lá é perto, em 10 minutos você chega no local para comprar o ingresso: 2.500 para estudante e 3.000 regular. Depois disso, o passeio inclui visitar cavernas de sal, subir e descer montanhas, e admirar as dunas. Gostei bastante do guia, ele nos levou para locais diferentes dos da maioria das agências, só estávamos nós e depois chegou mais um grupo. A única coisa que senti falta é não visitar la Piedra Del Coyote, ele falou que não iria por que era muito cheio.
Ao regressar para hotel as 19h já tinha rezado tanto para a mala chegar... Graças a Deus o rapaz da transportadora estava entregando ela no momento que eu cheguei. Que alívio ver todas as minhas coisas, poder tomar um banho tranquila! Nada paga esse momento .
Depois do banho, sai para fechar o passeio do dia seguinte, resolvi fazer Piedras Rojas e Lagunas Antiplanicas. Passei na Maxim Experience que ouvi muito bem, mas eles já estavam completos. Fui então para a World White Travel e fechei com eles por 45.000 (achei carro comparado a Colque que estava 30.000). Jantei no restaurante Las Delícias Del Carmen uma lasanha vegetariana com batata frita (evitei carne por conta da altitude).
3° dia
Acordei às 06h30 por que a Van passaria no Hotel entre 07h e 07h30, a van chegou 07h20 e partimos no sentido de Socaire. O guia / motorista serviu nosso café da manhã próximo ao trópico de capricórnio, café modesto com pão, presunto, queijo, bolo, geleia, chá e café. Dai partimos para Piedras Rojas, que fica a uns 40 minutos.
Piedras Rojas, Lagunas Altiplanicas - World White Travel
Pra mim Piedras Rojas é um dos lugares mais lindos, se não o mais lindo de todo o Atacama, o lago estava todo congelado então pude tirar fotos em cima do lago, além da cor ser espetacular. A combinação lago azul com montanha e vulcão deu muito certo.
Saímos de Piedras Rojas e fomos para as Lagunas Altiplanicas: Minisque e Miscante. Chegando em Minisque tive uma dor de cabeça muito forte, mesmo tendo tomado muito chá e mascado as folhas de coca (que por sinal o gosto é péssimo). Tiirei algumas fotos nesse lago que também estava congelado e fomos para Miscante. Esse último tem uma cor azul escuro e estava todo descongelado.
Fomos almoçar em um restaurante em Socaire, a entrada foi sopa de legumes, depois arroz com carne e de sobremesa, pêssego em caldas. Estava enjoada e com dor de cabeça ainda então, comi um pouco de cada coisa só. Voltamos para San Pedro chegando lá umas 17h30.
Sai para jantar, e fechar o passeio do dia seguinte, tentei fazer a subida do Lascar mas a agência solicitava mínimo de duas pessoas, e como estava sozinha não rolou . Então decidi conhecer os Geisers Del Tatio e fechei com a Grado 10, que já tinha ouvido falar e tem aquele ônibus / caminhão super diferente. Paguei 35.000 pelo passeio. O jantar aproveitei pra conhecer o La Estaka, restaurante baladinho na Caracoles e me surpreendi. Comi um dos melhores risotos de camarão da vida, uma delicia mesmo! Vale a pena a visita. Depois disso fui descansar por que o dia começaria super cedo...
4° dia
Acordei às 04h por que o ônibus passaria as 04h30 no Hotel, dito e feito lá estava ele no horário marcado. O passeio dos Geisers costuma ser o mais frio de todo o Atacama então preferi me precaver: fui com 3 leggings, body embaixo de tudo (para entrar na piscina geotermal), uma blusa, 1 colete, 1 casaco de pluma de ganso, 1 corta vento, além de meia grossa, luva e toca de pêlos. Na mala foi uma toalha, além de água e snacks.
A ida pra lá é bem longa, o que dá pra dormir bem. A agencia oferece cobertor para todas as pessoas, o que deixa o caminho mais confortável. Chegamos lá as 06h30 pegando o sol nascendo, e muuuito frio, segundo o guia, fazia -10°C . Nem o vapor dos geisers resolvia o frio naquele momento, e nem toda a roupa que eu vestia adiantou muito, os dedos da mão mesmo com luva congelavam. Assim que o sol nasceu, a situação melhorou (um pouco) e ficou mais agradável ver os geisers e tirar fotos. Depois disso, seguimos para o local com a piscina geotermal, na qual utilizam a água dos geisers para deixar a água na temperatura de 35-40°C. Fui preparada psicologicamente para entrar, não foi difícil entrar, o duro foi sair... Se for entrar não esqueça os chinelos, o chão é muuuito gelado .
Depois fomos tomar café preparado pela agência, completíssimo! Com panquecas feitas na hora, doce de leite, presunto, queijo... Muito bom! Saímos dos Geisers, e fomos conhecer o Pueblo de Machuca, um povoado super antigo da região, os cânions com o Rio Puritama... Definitivamente, uma das melhores agências do Atacama, o guia explicava tudo em Português (meio Portunhol mas ok) , além de toda a estrutura deles... Tentei fazer o passeio da Laguna Cejar com eles, mas não tinham mais a data...
Retornamos para San Pedro as 13h, e fui procurar uma agência para o passeio da tarde que seria Laguna Cejar e Tebinquiche. Acabei fechando na Sun Travel por 12 mil, fora ingresso de 17 mil somando os dois lugares ( o ingresso da Laguna Cejar é o mais caro, 15 mil e não aceitam nenhum desconto, estudante, idoso...)
Laguna Cejar
Chegamos na Laguna e o local já tem toda uma estrutura preparada para o banho. Como a laguna tem o dobro de sal do mar, você não afunda de jeito nenhum, e quando sai seu corpo fica todo coberto de sal, então é bom tomar uma ducha gelaaada pra tirar o sol. A laguna é muito boa, mas a água é um gelo!
O passeio ainda inclui parada nos Ojos Del Salar, duas lagunas redondas no meio do deserto, e também Tebinquiche. Aproveitamos pra ver o pôr-do-sol lá, fazer uma caminhada em volta da Lagoa, a vista foi uma das melhores em todo Atacama.
Quando acabamos a caminhada, o motorista tinha preparado um lanche, com batatas fritas e pisco sour . A agência atendeu super bem as expectativas, mega recomendada.
Voltei para San Pedro, jantei quesadilhas no Adobe (um pouco caro pelo jantar) e voltei para o Hotel para arrumar as malas, por que no dia seguinte de manhã iria para a viagem de 3 dias ao Salar de Uyuni.
Salar de Uyuni - 1° dia
As 08h00 estava a postos na recepção só esperando a agência passar é me buscar, mas já estava com um mal pressentimento, pedi para o rapaz da recepção ligar para a agência para ter a certeza que eles iriam me buscar e lá vem outra surpresa: a minha viagem não estava para aquele dia, ou seja, eles não iriam me buscar e já estavam indo para a Bolívia . Vale o contexto: fechei com a Cordillera Traveller logo no primeiro dia que cheguei e tenho certeza absoluta que disse a saída dia 30/07. O pior é que no documento que me entregaram estava com a data errada, dia 05 de agosto mas seria impossível ir nesse dia por que eu já teria retornado ao Brasil. Tentei conversar com o rapaz da agência, se ele poderia fazer alguma coisa, alguma outra agência, por que como voltaria para o Brasil dia 03, aquele período era exato para ir ao Uyuni, no dia seguinte não conseguiria mais ir, mas o rapaz só falava que não podia me ajudar. Fiquei desesperada com tudo, chorava no telefone falando com a agência, e eles só falavam que se eu quisesse poderia devolver 85% do valor pago, mas eu não queria o dinheiro de volta, queria viajar naquele dia... Desliguei o telefone e o rapaz do Hotel começou a me ajudar a achar alguma outra agência que fizesse o tour naquele dia, porém como era muito cedo, nenhum agência atendia... Passados 15 minutos, um milagre aconteceu, rs... O rapaz do agência que estava falando ao telefone soube que duas pessoas tinham cancelado o Uyuni naquele dia por que não estavam se sentindo bem, então ele foi me buscar no Hotel e correr e encontrar o restante do grupo na fronteira do Chile. Quando tudo isso aconteceu já tinha me arrependido de ter fechado com a Cordillera, mas depois com todo o esforço que fizeram para me ajudar e me colocar naquele grupo, fui muito grata a todos da agência :'> . Conselho: é sempre bom verificar se a data de todos os passeios estão certos, durante a viagem ouvi outras pessoas dizendo que perderam uma manhã ou tarde, por que a data estava diferente. Depois de passar todo o susto e stress, cheguei na fronteira do Chile, entreguei o passaporte para carimbar e partimos para a fronteira da Bolívia, sendo que após entrar na Bolívia, mudaríamos de microônibus para os carros próprios para a viagem. Conheci o grupo que viajaria comigo: uma uruguaia, uma espanhola, um croata e uma americana, todo viajando sozinhos, assim como eu, então já rolou aquela super identificação com todos. No rota estávamos em 3 carros diferentes, sendo que os outros carros estavam com Holandeses e alemães.
Começamos o caminho a 4500 mts de altitude, e um frio de lascar. Nesse primeiro dia conhecemos Laguna Branca (nessa é possível tomar um banho nas águas termais por 6 pesos bolivianos, vale super a pena, a água é bem quente), Laguna Verde, Deserto de Salvador Dali... O almoço foi já no Hotel as 15h, com purê de batatas e salsicha. Depois do almoço saímos para conhecer a Laguna Colorada que ficava próximo do Hotel, o frio nessa região da Bolívia é muito forte, estava com 3 casacos e mesmo assim não resolvia muito pelo vento. Voltamos para o Hotel já tentando se preparar para a primeira noite. A agência sempre avisa que a primeira noite é a pior, por que o hotel está localizado em alta altitude, além de não ter aquecimento e poucas cobertas, nem banho. Jantamos sopa e macarrão, e depois de jogar cartas com os colegas de viagem, fui tentar dormir, mas foi quase impossível... Naquela noite fez - 15°C, por conta do frio conseguia me mover e nem relaxar, foi unânime, quase ninguém conseguiu dormir e pela altitude acordei com muita dor de cabeça (graças aos caramelos e chá de coca melhorei um pouco).
Salar de Uyuni- 2° dia
O segundo dia basicamente atravessamos todo o deserto, no parque Nacional, paramos na Pedra Árvore, na Laguna Honda, no Salar Chiguana, e vimos a linha de trem que atravessa o deserto, muito interessante no meio do nada.
Almoçamos na frente da Laguna Chiarcota atum, salada de tomate, abacate, arroz, milho e queijo branco. No final da tarde, fomos para o segundo Hotel, que é todo feito de Sal é um pouco melhor que a primeira noite. Chegamos lá e realmente o hotel é todo de sal, até o chão tem sal, mas pelo menos tinha local para banho quente. Tomamos banho, jantamos frango assado com batata frita com direito a vinho, e depois de jogar cartas fomos dormir, estava tão frio quanto na última noite, o corpo não esquentava de jeito nenhum e lá se foi outra noite mal dormida.
É sempre muito emocionante nosso primeiro relato, ainda mais depois de recorrer ao Mochileiros tantas vezes para dicas de todos os lugares que visitei.
Tive a ideia de visitar o Atacama depois de uma amiga apresentar o lugar, e fiquei boquiaberta com as belezas naturais. Assim que surgiu 10 dias de férias livres, comecei a reservar tudo. Fui sozinha, o Atacama é um lugar muito tranquilo pra fazer novas amizades e encontrar sempre muitos brasileiros.
Seguem custos:
Passagem: 1600 - comprei um mês antes, então o preço não foi dos melhores
Hospedagem em Atacama - Dom Raul - U$357,60 por 5 diárias: hotel super atendeu a necessidade, fiquei em um quarto privativo com cama e banheiro, além de aquecedor para as noites frias
. Ele era no final da Caracoles, então conseguia passear pela rua principal durante todo o dia.
1° dia
À saída de São Paulo para Santiago atrasou uma hora, e já começou a preocupação por que minha conexão era de 1:40. Cheguei em Santiago faltando 1 hora para o voo e corri para desembarcar, passar na imigração e embarcar para o voo para Calama. Chegando no portão de embarque com 25 minutos, consegui embarcar! ☺️
Chegando em Calama as 20h tive uma surpresa nada agradável... A mala não chegou (fui com uma mochila Quechua Forclaz 70). Fui conversar com a responsável da LAN e ela me questionou se havia pegado a mala em Santiago e despachado novamente e falei que não - por que a atendente da TAM em São Paulo deixou bem claro que como tinha uma conexão curta a mala iria direto para o destino final. Resumindo: a atendente me informou que a mala chegaria num próximo voo, e eles entregariam no meu Hotel, em San Pedro.
Sai para procurar o Transfer que reservei previamente com o Hotel e nada de Transfer. Acabei contratando um na hora da empresa Transfer Andino por 20 mil ida e volta, o que valeu mais a pena pois o hotel estava me cobrando 22 mil. A empresa de Transfer foi muito boa, meu ajudou a contactar o Hotel, e acabei vindo sozinha num carro de 8 lugares. Cheguei em San Pedro quase as 22h e nao consegui reservar nenhum passeio na manhã seguinte por que este horário as agências já estavam fechadas. Erro meu de planejamento, deveria ter reservado alguma coisa antes para a manhã desse dia (ou não por conta da mala).
Como já tinha comido alguma coisa no avião, não cheguei a jantar e fui dormir direto.
2° dia
Acordei às 07h e já fui atrás da minha mala, que ainda não havia chegado... A cia aérea tinha mandado um e-mail informando que a mala chegaria num voo as 09h em Calama, então fiquei no aguardo. Fui andar na Caracoles, comprar água, e fechar o passeio da Tarde: Valle de La Luna. Não pesquisei muito o preço em várias agências, entrei na que simpatizei mais e fechei na Colque Tours por 8.000. O passeio saia as 15h então ainda tinha muito tempo até lá. Como ia para Salar de Uyuni também, já aproveitei e fechei o passeio com a Cordillera Traveller por 138.000 (4 dias e 3 noites) - depois visitei a World White Travel e vi que também era uma boa opção. Deu 11h30 e nada da mala, resolvi fazer um passeio que a pessoa do Hotel me recomendou: alugar uma bike e conhecer Pukara de Quitor - fica a 3 km de San Pedro então dá pra ir rápido e voltar. Aluguei a bicicleta por 3.000 (não lembro o lugar) e chegando lá tem que pagar 3.000 de ingresso. O lugar tem ruínas antigas e tem que subir as ruínas para ter uma vista de todas San Pedro.
Voltei às 13h30 e chegando no hotel ainda não havia sinal da mala. Comecei a ficar preocupada por que tinha planejado conhecer Piedras Rojas no dia seguinte e talvez não conseguiria por não ter roupa de frio suficiente. A LAN mandou um e-mail solicitando preenchimento de todo o inventário da mala e preenchi e enviei. Tomei um banho rápido e sai para o passeio do Vale da Lua. Na rua Caracoles peguei uma empanada para comer no caminho, mas estava com um tempero muito estranho, comi só a massa... Rs
Vale da Lua
Estávamos numa van com 9 pessoas, o caminho até lá é perto, em 10 minutos você chega no local para comprar o ingresso: 2.500 para estudante e 3.000 regular. Depois disso, o passeio inclui visitar cavernas de sal, subir e descer montanhas, e admirar as dunas. Gostei bastante do guia, ele nos levou para locais diferentes dos da maioria das agências, só estávamos nós e depois chegou mais um grupo. A única coisa que senti falta é não visitar la Piedra Del Coyote, ele falou que não iria por que era muito cheio.
Ao regressar para hotel as 19h já tinha rezado tanto para a mala chegar... Graças a Deus o rapaz da transportadora estava entregando ela no momento que eu cheguei. Que alívio ver todas as minhas coisas, poder tomar um banho tranquila! Nada paga esse momento
.
Depois do banho, sai para fechar o passeio do dia seguinte, resolvi fazer Piedras Rojas e Lagunas Antiplanicas. Passei na Maxim Experience que ouvi muito bem, mas eles já estavam completos. Fui então para a World White Travel e fechei com eles por 45.000 (achei carro comparado a Colque que estava 30.000). Jantei no restaurante Las Delícias Del Carmen uma lasanha vegetariana com batata frita (evitei carne por conta da altitude).
3° dia
Acordei às 06h30 por que a Van passaria no Hotel entre 07h e 07h30, a van chegou 07h20 e partimos no sentido de Socaire. O guia / motorista serviu nosso café da manhã próximo ao trópico de capricórnio, café modesto com pão, presunto, queijo, bolo, geleia, chá e café. Dai partimos para Piedras Rojas, que fica a uns 40 minutos.
Piedras Rojas, Lagunas Altiplanicas - World White Travel
Pra mim Piedras Rojas é um dos lugares mais lindos, se não o mais lindo de todo o Atacama, o lago estava todo congelado então pude tirar fotos em cima do lago, além da cor ser espetacular. A combinação lago azul com montanha e vulcão deu muito certo.
Saímos de Piedras Rojas e fomos para as Lagunas Altiplanicas: Minisque e Miscante. Chegando em Minisque tive uma dor de cabeça muito forte, mesmo tendo tomado muito chá e mascado as folhas de coca (que por sinal o gosto é péssimo). Tiirei algumas fotos nesse lago que também estava congelado e fomos para Miscante. Esse último tem uma cor azul escuro e estava todo descongelado.
Fomos almoçar em um restaurante em Socaire, a entrada foi sopa de legumes, depois arroz com carne e de sobremesa, pêssego em caldas. Estava enjoada e com dor de cabeça ainda então, comi um pouco de cada coisa só. Voltamos para San Pedro chegando lá umas 17h30.
Sai para jantar, e fechar o passeio do dia seguinte, tentei fazer a subida do Lascar mas a agência solicitava mínimo de duas pessoas, e como estava sozinha não rolou
. Então decidi conhecer os Geisers Del Tatio e fechei com a Grado 10, que já tinha ouvido falar e tem aquele ônibus / caminhão super diferente. Paguei 35.000 pelo passeio. O jantar aproveitei pra conhecer o La Estaka, restaurante baladinho na Caracoles e me surpreendi. Comi um dos melhores risotos de camarão da vida, uma delicia mesmo! Vale a pena a visita. Depois disso fui descansar por que o dia começaria super cedo...
4° dia
Acordei às 04h por que o ônibus passaria as 04h30 no Hotel, dito e feito lá estava ele no horário marcado. O passeio dos Geisers costuma ser o mais frio de todo o Atacama então preferi me precaver: fui com 3 leggings, body embaixo de tudo (para entrar na piscina geotermal), uma blusa, 1 colete, 1 casaco de pluma de ganso, 1 corta vento, além de meia grossa, luva e toca de pêlos. Na mala foi uma toalha, além de água e snacks.
A ida pra lá é bem longa, o que dá pra dormir bem. A agencia oferece cobertor para todas as pessoas, o que deixa o caminho mais confortável. Chegamos lá as 06h30 pegando o sol nascendo, e muuuito frio, segundo o guia, fazia -10°C
. Nem o vapor dos geisers resolvia o frio naquele momento, e nem toda a roupa que eu vestia adiantou muito, os dedos da mão mesmo com luva congelavam. Assim que o sol nasceu, a situação melhorou (um pouco) e ficou mais agradável ver os geisers e tirar fotos. Depois disso, seguimos para o local com a piscina geotermal, na qual utilizam a água dos geisers para deixar a água na temperatura de 35-40°C. Fui preparada psicologicamente para entrar, não foi difícil entrar, o duro foi sair... Se for entrar não esqueça os chinelos, o chão é muuuito gelado 
.
Depois fomos tomar café preparado pela agência, completíssimo! Com panquecas feitas na hora, doce de leite, presunto, queijo... Muito bom! Saímos dos Geisers, e fomos conhecer o Pueblo de Machuca, um povoado super antigo da região, os cânions com o Rio Puritama... Definitivamente, uma das melhores agências do Atacama, o guia explicava tudo em Português (meio Portunhol mas ok)
, além de toda a estrutura deles... Tentei fazer o passeio da Laguna Cejar com eles, mas não tinham mais a data...
Retornamos para San Pedro as 13h, e fui procurar uma agência para o passeio da tarde que seria Laguna Cejar e Tebinquiche. Acabei fechando na Sun Travel por 12 mil, fora ingresso de 17 mil somando os dois lugares ( o ingresso da Laguna Cejar é o mais caro, 15 mil e não aceitam nenhum desconto, estudante, idoso...)
Laguna Cejar
Chegamos na Laguna e o local já tem toda uma estrutura preparada para o banho. Como a laguna tem o dobro de sal do mar, você não afunda de jeito nenhum, e quando sai seu corpo fica todo coberto de sal, então é bom tomar uma ducha gelaaada pra tirar o sol. A laguna é muito boa, mas a água é um gelo!
O passeio ainda inclui parada nos Ojos Del Salar, duas lagunas redondas no meio do deserto, e também Tebinquiche. Aproveitamos pra ver o pôr-do-sol lá, fazer uma caminhada em volta da Lagoa, a vista foi uma das melhores em todo Atacama.
Quando acabamos a caminhada, o motorista tinha preparado um lanche, com batatas fritas e pisco sour
. A agência atendeu super bem as expectativas, mega recomendada.
Voltei para San Pedro, jantei quesadilhas no Adobe (um pouco caro pelo jantar) e voltei para o Hotel para arrumar as malas, por que no dia seguinte de manhã iria para a viagem de 3 dias ao Salar de Uyuni.
Salar de Uyuni - 1° dia
As 08h00 estava a postos na recepção só esperando a agência passar é me buscar, mas já estava com um mal pressentimento, pedi para o rapaz da recepção ligar para a agência para ter a certeza que eles iriam me buscar e lá vem outra surpresa: a minha viagem não estava para aquele dia, ou seja, eles não iriam me buscar e já estavam indo para a Bolívia
. Vale o contexto: fechei com a Cordillera Traveller logo no primeiro dia que cheguei e tenho certeza absoluta que disse a saída dia 30/07. O pior é que no documento que me entregaram estava com a data errada, dia 05 de agosto mas seria impossível ir nesse dia por que eu já teria retornado ao Brasil. Tentei conversar com o rapaz da agência, se ele poderia fazer alguma coisa, alguma outra agência, por que como voltaria para o Brasil dia 03, aquele período era exato para ir ao Uyuni, no dia seguinte não conseguiria mais ir, mas o rapaz só falava que não podia me ajudar. Fiquei desesperada com tudo, chorava no telefone falando com a agência, e eles só falavam que se eu quisesse poderia devolver 85% do valor pago, mas eu não queria o dinheiro de volta, queria viajar naquele dia...
Desliguei o telefone e o rapaz do Hotel começou a me ajudar a achar alguma outra agência que fizesse o tour naquele dia, porém como era muito cedo, nenhum agência atendia... Passados 15 minutos, um milagre aconteceu, rs... O rapaz do agência que estava falando ao telefone soube que duas pessoas tinham cancelado o Uyuni naquele dia por que não estavam se sentindo bem, então ele foi me buscar no Hotel e correr e encontrar o restante do grupo na fronteira do Chile. Quando tudo isso aconteceu já tinha me arrependido de ter fechado com a Cordillera, mas depois com todo o esforço que fizeram para me ajudar e me colocar naquele grupo, fui muito grata a todos da agência
:'> . Conselho: é sempre bom verificar se a data de todos os passeios estão certos, durante a viagem ouvi outras pessoas dizendo que perderam uma manhã ou tarde, por que a data estava diferente. Depois de passar todo o susto e stress, cheguei na fronteira do Chile, entreguei o passaporte para carimbar e partimos para a fronteira da Bolívia, sendo que após entrar na Bolívia, mudaríamos de microônibus para os carros próprios para a viagem. Conheci o grupo que viajaria comigo: uma uruguaia, uma espanhola, um croata e uma americana, todo viajando sozinhos, assim como eu, então já rolou aquela super identificação com todos. No rota estávamos em 3 carros diferentes, sendo que os outros carros estavam com Holandeses e alemães.
Começamos o caminho a 4500 mts de altitude, e um frio de lascar. Nesse primeiro dia conhecemos Laguna Branca (nessa é possível tomar um banho nas águas termais por 6 pesos bolivianos, vale super a pena, a água é bem quente), Laguna Verde, Deserto de Salvador Dali... O almoço foi já no Hotel as 15h, com purê de batatas e salsicha. Depois do almoço saímos para conhecer a Laguna Colorada que ficava próximo do Hotel, o frio nessa região da Bolívia é muito forte, estava com 3 casacos e mesmo assim não resolvia muito pelo vento. Voltamos para o Hotel já tentando se preparar para a primeira noite. A agência sempre avisa que a primeira noite é a pior, por que o hotel está localizado em alta altitude, além de não ter aquecimento e poucas cobertas, nem banho. Jantamos sopa e macarrão, e depois de jogar cartas com os colegas de viagem, fui tentar dormir, mas foi quase impossível... Naquela noite fez - 15°C, por conta do frio conseguia me mover e nem relaxar, foi unânime, quase ninguém conseguiu dormir e pela altitude acordei com muita dor de cabeça
(graças aos caramelos e chá de coca melhorei um pouco).
Salar de Uyuni- 2° dia
O segundo dia basicamente atravessamos todo o deserto, no parque Nacional, paramos na Pedra Árvore, na Laguna Honda, no Salar Chiguana, e vimos a linha de trem que atravessa o deserto, muito interessante no meio do nada.
Almoçamos na frente da Laguna Chiarcota atum, salada de tomate, abacate, arroz, milho e queijo branco. No final da tarde, fomos para o segundo Hotel, que é todo feito de Sal é um pouco melhor que a primeira noite. Chegamos lá e realmente o hotel é todo de sal, até o chão tem sal, mas pelo menos tinha local para banho quente. Tomamos banho, jantamos frango assado com batata frita com direito a vinho, e depois de jogar cartas fomos dormir, estava tão frio quanto na última noite, o corpo não esquentava de jeito nenhum e lá se foi outra noite mal dormida.