Ir para conteúdo

Workaway funciona?


Posts Recomendados

  • 4 semanas depois...
  • Membros

Bom dia pessoal,

 

Estou planejando uma viagem de 1 ano pela Europa, pra sair daqui do Brasil no primeiro semestre de 2018.

Minha intenção é de passar 1 mês em cada país, ficando hospedada em acomodações do workaway, e se possível trabalhar em algum outro estabelecimento, para ter uma renda enquanto viajo.

Tenho experiência com recepção, bar, sou fluente inglês, então acredito que trabalhar a noite em bares, pubs e restaurantes seja um boa opção.

Gostaria de bater um papo com alguém que já tenha tido uma experiência parecida.

Eu gostaria de planejar a viagem mês a mês, não tudo antecipado.

Estou procurando pelo skyscanner as opções de locais e datas mais baratas, e por esse motivo talvez comece por Londres.

Durante o primeiro mês em Londres, ficaria atenta às oportunidades do workaway em outros países próximos, e então compraria as passagens para esse novo destino e assim vai até o 12º mês.

 

Minhas dúvidas são:

 

1 - Qual será minha dificuldade nas fronteiras? Preciso de visto? O "contrato" do workaway é o suficiente para comprovar que estou viajando à turismo?

2 - Seria melhor planejar tudo antecipado?

3 - Com visto de turista posso trabalhar fora da acomodação?

4 - Preciso já comprar a passagem de volta junto com a de ida, mesmo sem saber onde estarei no final da viagem?

 

Agradeço toda e qualquer ajuda!

 

Abraço

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Não é possível fazer isto legalmente como o colega acima já falou.

 

Na Europa existe um acordo chamado Tratado Schengen, os países membros do Tratado Schengen aboliram os controles de imigração entre eles, você pode permanecer no máximo 90 dias em países que sejam membros, são 90 dias para todos e não 90 dias em cada um deles, depois você tem que ficar no mínimo 3 meses fora do Espaço Schengen antes de retornar.

 

Os seguinte países fazem parte do Tratado Schengen: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia e Suíça.

 

Ou seja, se você passar 30 dias em Portugal, depois 30 dias na Espanha e mais 30 dias na França, terá que passar no mínimo 3 meses fora de países do Tratado Schengen antes de retornar para qualquer outro país membro do Tratado Schengen.

 

Brasileiros com visto de turista não podem realizar nenhum tipo de trabalho na Europa, nem mesmo workaway em toca de hospedagem e comida, se você comentar a respeito de "trabalhar" ou workaway na imigração sem ter um visto de trabalho, você provavelmente nem sai do aeroporto, as chances de você ser barrada, deportada e mandada de volta ao Brasil no próximo voo disponível são imensas.

 

Ou seja, se quiser fazer workaway, faça por sua conta e risco, sabendo que tecnicamente não é permitido para brasileiros, e arranje uma história bem convincente sem envolver workaway para contar na imigração, caso o policial lhe pergunte o que você pretende fazer lá por 3 meses.

 

E claro, respeite os 90 dias de estadia no Espaço Schengen, pois se não respeitar eles, você corre o risco de ser multada, processada, expulsa da Europa e impedida de retornar para lá por muitos e muitos anos.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Tecnicamente, se levar ao pé da letra o que diz a legislação, workaway é proibido para brasileiros, pois brasileiros viajando com visto de turista em teoria não podem realizar qualquer tipo de trabalho, mesmo sendo voluntário e não remunerado.

Mas isto não quer dizer que um monte de brasileiros não faça workaway todo ano, mas eles costumam fazer isto meio as escondidas, e sem mencionar isto diretamente quando passam na imigração e em locais de trabalho mais "discretos", que não chamem muita atenção, e sem muito contato com um monte de pessoas todos os dias...

Pois se o policial da imigração perguntar a você o que você vai fazer na Europa, e você responder workaway, é pedir para ter problema, geralmente o policial fica super alerta na hora, e vai querer conferir todos os detalhes da sua viagem, como por exemplo se você comprovantes de hospedagem e dinheiro suficiente para se sustentar lá sem trabalhar, e ai se alguma coisinha estiver em desacordo, são grandes as chances de ter problema.

Ou seja, se quiser fazer workaway, faça, mas saiba que em teoria pode lhe causar problemas na imigração, tente evitar comentar a respeito disto ao passar na imigração, tenha um explicação ou um plano B para contar lá na imigração caso lhe questionem o motivo da viagem tão longa...

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

P.,

Como disse o colega, jamais mencione que vai trabalhar, não dê pistas, não gagueje, isto é, minta e omita muito bem. Treine o que vai dizer e consiga dizer sem dar bandeira. 

Se vai ficar muito tempo é preciso provar que tem dinheiro para isso. 

Se quer procurar trabalho não registrado, comece por fóruns e comunidades de brasileiros que vivem no exterior. Mas, adianto que é difícil, porque mesmo os empregos que estudantes/jovens costumam arrumar, mesmo os trabalhos diários/temporários (eventos, bar, cozinha) pedem que você seja registrado. É muito risco para um dono de estabelecimento, por pior que ele seja, admitir alguém sem autorização para residência e trabalho. A oferta (de estudante e jovem querendo trabalhar temporariamente ou por meio período) é bem grande. Mesmo para trabalhos pontuais de um dia, meio-dia apenas. 

Procurar trabalho ilegal, então, é procurar gente disposta a te admitir ilegalmente. Gente que vive no risco. E quem arrisca, em geral, não se importa com o que pode vir a perder. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membros

eu tenho uma duvida quanto a ilegalidade do trabalho voluntário se não estou sendo remunerado. Essa questão de buscar locais "que não chamem muita atenção, e sem muito contato com um monte de pessoas todos os dias"".  Quer dizer então que eu vou para casa de um "amigo" e estou la ajudando ele nas atividades domesticas, coisa que faço de bom agrado na casa de qualquer pessoa, eles podem querer me deportar?

Estou indo para europa em fevereiro para uma viagem com a familia e depois penso em ir pra inglaterra ficar uns 2 meses fazendo workaway e aprendendo ingles. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Silnei changed the title to Alguém já fez mochilão pela Europa utilizando a wokaway?
  • Membros
Em 14/07/2017 em 18:43, §§§§§§§§§§§ disse:

Não é possível fazer isto legalmente como o colega acima já falou.

 

Na Europa existe um acordo chamado Tratado Schengen, os países membros do Tratado Schengen aboliram os controles de imigração entre eles, você pode permanecer no máximo 90 dias em países que sejam membros, são 90 dias para todos e não 90 dias em cada um deles, depois você tem que ficar no mínimo 3 meses fora do Espaço Schengen antes de retornar.

 

Os seguinte países fazem parte do Tratado Schengen: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia e Suíça.

 

Ou seja, se você passar 30 dias em Portugal, depois 30 dias na Espanha e mais 30 dias na França, terá que passar no mínimo 3 meses fora de países do Tratado Schengen antes de retornar para qualquer outro país membro do Tratado Schengen.

 

Brasileiros com visto de turista não podem realizar nenhum tipo de trabalho na Europa, nem mesmo workaway em toca de hospedagem e comida, se você comentar a respeito de "trabalhar" ou workaway na imigração sem ter um visto de trabalho, você provavelmente nem sai do aeroporto, as chances de você ser barrada, deportada e mandada de volta ao Brasil no próximo voo disponível são imensas.

 

Ou seja, se quiser fazer workaway, faça por sua conta e risco, sabendo que tecnicamente não é permitido para brasileiros, e arranje uma história bem convincente sem envolver workaway para contar na imigração, caso o policial lhe pergunte o que você pretende fazer lá por 3 meses.

 

E claro, respeite os 90 dias de estadia no Espaço Schengen, pois se não respeitar eles, você corre o risco de ser multada, processada, expulsa da Europa e impedida de retornar para lá por muitos e muitos anos.

Muito esclarecedor mas tenho algumas duvidas quanto a ilegalidade dos trabalhos voluntários no workaway. Meu problema é só na imigração ou posso ser deportado depois que já estiver no pais realizando essa atividade? Vou ter que "trabalhar" escondido?

O que penso é que não sei se alguém pode me barrar se eu estiver ajudando um pseudo amigo nas suas atividades diárias. isso eu faria independente de estar realizando trabalho voluntario ou não. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...