Ir para conteúdo

Buenos Aires - Perguntas e Resposta


Van/DF

Posts Recomendados

  • Membros
Acho que quem é mochileiro (de verdade) não está muito preocupado com mc donalds, lacost, puma ou coleções passadas, creio que seja outra vibe de viagem.

Mas a informação acredito que seja válida.

O meu intuito foi dar um parâmetro de valores. Pelas perguntas dos usuários deste e outros tópicos, é algo que julgo ser interessante. Caso desejem posso colocar preços de outras coisas como por exemplo valores de transporte ou comida, mas em todo caso é notório que boa parte dos freqüentadores do forum não são mochileiros de fato, eu mesmo não sou...

 

Outra coisa... Pra quem for fazer saques da conta do banco que tiver agencia no Brasil, pelo sistema Link (usado pelo Itaú por exemplo): estão cobrando uma taxa por saque de AR$ 18,32. Se vc sacar 100 pesos, eles colocam em cima esses 18,32, virando 118,32. Achei a taxa muito alta mas paciência...

 

Sobre a pergunta a respeito do documento: pra entrar no país só serve o RG ou o passaporte. Já vi gente na imigração com rg surrado entrando. Agora pra fazer algumas coisas não serve o rg, apenas o passaporte. Uma delas: comprar chip de celular.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

CONCORDO PLENAMENTE QUANDO DIZEM QUE A MAIORIA DAS PESSOAS QUE PARTICIPAM DO MOCHILEIRO NA VERDADE NÃO SÃO ::otemo::::otemo::::otemo:: AQUI TEM DE TUDO PRINCIPALMENTE CURIOSO, SONHADOR E TURISTA. O CURIOSO É AQUELE QUE ENTRA POR CURIOSIDADE E NADA MAIS , O SONHADOR É AQUELE QUE VIAJA NO RELATO DOS OUTROS, DEPOIS PLANEJA, PLANEJA E NÃO VIAJA NUNCA ::lol4::::lol4::::lol4::::lol4:: E OS TURISTAS ???? ::lol4::::lol4::::lol4::::lol4:: SEM COMENTÁRIOS. ACHEI MUITO VÁLIDO A INICIATIVA DAS DICAS DE PREÇOS, MESMO NÃO COMENDO EM FEST FOOD. QUANTO AS COMPRAS É IMPOSSÍVEL NÃO VIAJAR E COMPRAR ALGUMA COISA . E REALMENTE AS COISAS FICARAM CARAS, AFINAL DE UNS 5 ANOS PARA FRENTE CRESCEU E MUITO O NÚMERO DE BRASILEIROS QUE VÃO P BA E DEPOIS FICAM DIZENDO QUE LÁ É TUDO MAIS BARATO ::lol4::::lol4::::lol4:: COMO ARGENTINO NÃO É BOBO COMEÇARAM A SE DAR BEM EM CIMA DOS TURISTAS ::lol4::::lol4::::lol4::::lol4:: A MÃE DE MINHA FILHA FOI P BA EM 2010. FICOU 4 DIAS ESTOUROU 2 CARTÕES COMPROU MUITO E NÃO CONHECEU BEM DIZER NADA ::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::::lol4:: AGORA EU ESTOU ENSINANDO PARA ELA COMO VIAJAR NO ESTILO MOCHILEIRO GASTANDO POUCO E APROVEITANDO MUITO ::lol4::::lol4::::lol4::::lol4:: DEPOIS DESSA ACHO QUE VOU CRIAR UM CURSOS DE MOCHILEIRO ::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Na Argentina eles aceitam a identidade brasileira como documento... Mas ouvi dizer que o RG tem que ter sido tirado a menos de 5 anos, ou seja, se o documento for mais velho que isso não vale... Confere?

 

Nenhum outro documento serve? Nem passaporte?

 

 

 

 

 

 

A identidade brasileira é aceita,se expedida nos últimos 10 anos e estiver com uma foto em bom estado.

O passaporte pode ser usado..É inclusive a melhor opção..Penso que levar o RG é uma alternativa apenas pra quem ainda não tirou o passaporte.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Vinícius,

só reafirmar o que Gabriel falou: passaporte é a melhor alternativa. Te dá acesso a qualquer serviço, te facilita contato com embaixadas e consulados, mesmo que não seja os seus, é melhor caso vc tenha que contactar polícias/hospitais e é mais difícil de falsificar do que uma identidade. Não há dúvidas, faça passaporte.

 

Nando,

sobre o aumento dos preços, sua observação é MUITO válida, está realmente acontecendo. Mas não é bem por causa do aumento do fluxo turistico nao.

Na verdade, desde a implantação dos Planos Populares nesse novo governo da Kirchner, a inflação na Argentina tem sido alarmante, a níveis que não ocorriam desde a crise economica de 2001.

Já fica o aviso, para aqueles que vão pra Argentina achando que lá tá tudo barato: NAO ESTÁ. Os setores que mais têm sofrido aumento de carga de impostos são exatamente transportes terrestres e indústria alimentícia. Está ocorrendo remarcação de preços assim como tinha aqui no Brasil (eu vi isso! srrs)

Para exemplos que vivenciei:

- Um trecho rodoviário que em jan/2010 eu tinha pagado Ar$ 45, em jan/2012 estava a Ar$392

- Outro trecho rodoviário saindo da capital, em jan/2011 estava a Ar$85, em jan/12 estava a Ar$511

- Um refrigerante comum, jan/10 Ar$5, jan/11 Ar$8, jan/12 Ar$18 (comprado no mesmo lugar)

 

Tem mais mil exemplos. Os próprios argentinos me relataram um número N de vezes que eles não estão tendo dinheiro pra comprar comida mais. Situação pior nas províncias maiores e/ou de maior fluxo, onde os impostos pesam mais (Buenos Aires, Santa Fé, Córdoba, Rio Negro, Missiones, Mendoza, Santa Cruz, Chubut)

 

Avaliem beeem isso antes de viajar pra lá pra não serem pegos de surpresa e ter que interromper sua viagem no meio do caminho. Cuidado ao planejar sua viagem com os guias editados (O Viajante, Folha, Mochileiro Independente na America do Sul, Guia do Turista Brasileiro e etcs...) porque todos eles foram lançados antes do início da nova crise e não estão com atualização de preços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Exato Gui. Eu mesmo, tive que sacar dinheiro a mais, pois tinha planejado uma coisa, e chegando lá foi outra.

 

Eu também vi remarcação de preços. Entre tantas coisas, deixei um filme pra revelar num lab num dia, e no dia seguinte subiu de preço. E a mulher do lab disse que tá assim, toda semana sobem os preços, pois os insumos sobem...

 

No mercado vi a mesma coisa. Eu comprei umas coisas pra comer na 3a feira, na 6a já tinha outros preços. E tipo... não comprei mas, notei que algumas coisas estão com preços muito altos, como frutos do mar (muito mais caro que eu pago pra comprar aqui em SP), coisas como bobagens - salgadinhos, chocolates e etc. - estão muito acima do "aceitável". A coisa tá difícil pra quem é assalariado lá.

 

Taxi ainda está compensando, pois assim como o subte e o onibus, o governo dá uma segurada nos preços. Mas poxa, em agosto do ano passado o subte tava 1,10 e agora tá 2,50!!!! O taxi, começava em 4,30 e agora tá 7,30... não estou querendo ser alarmista, mas, como o Gui disse, quem estiver usando determinadas fontes pra calcular gastos, pode tomar sustos ou passar aperto caso não tenha como sacar dinheiro extra lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

10, 9, 8, 7....

 

Aberta a contagem regressiva para um dos "membros da monarquia argentina erradicado em terra brasilis" postar que é tudo mentira o que Gui Torres, o lsd e todos os outros foristas escreveram, relatando a realidade atual argentina.

 

As informações prestadas só corroboram o que está sendo amplamente divulgado pelos meios de comunicação (brasileiros, argentinos e internacionais) e são fundamentais para a tomada de decisão dos viajantes. Para aqueles que viajarão para lá, acho que uma maneira de se minimizar os efeitos da estagflação é levar dólares e trocar no paralelo (como já dito aqui no fórum, não é recomendável trocar na rua com os "arbolitos").

 

Enfim, acredito que ainda não seja o caso de cancelamento de viagem, mas é bom ir preparado para econtrar preços altos e falta de produtos importados. Talvez irei em agosto (passagens já emitidas por 6 mil milhas ida e volta ::otemo:: ), ai volto aqui e compartilho as informações atualizadas.

 

Em tempo, algumas leituras recomendadas (claro, que todas serão tachadas como oposicionistas, alarmistas, mentirosas - o mundo está contra a coitada da Argentina ::putz:: ):

 

http://www.economist.com/node/21556273

http://latitude.blogs.nytimes.com/2012/07/24/argentinas-ban-on-the-purchase-of-u-s-dollars-wont-help/

http://www.cronista.com/contenidos/2012/07/25/noticia_0029.html

http://blogs.ft.com/beyond-brics/2012/07/23/argentina-few-reasons-to-be-cheerful/#axzz222TjTraz

 

Abraços e ótimas viagens a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Peço desculpas aos Editores porque sei que este não e o tópico para isto mas a resposta me foi solicitada. Peço por favor transferir este post (assim as outras que incluem opiniões Políticas) a outro tópico o que agradeço.

 

Sim yuribf, a pedido de você...

 

a primeira pergunta que faço e: não era este um tópico para viajantes?

Então me pergunto que tem a ver a Política local de cada pais nisto?

Lembrando que não fui eu que comecei a falar do assunto, só respondi a uma apreciação equivoca ou pelo menos enganosa.

Se for como turista, para que viajar para Buenos Aires se esta tudo caro? (Acredito que ninguém vai sentir falta de você por lá)

Em algum lugar falei “que seja mentira” que esteja mais caro para o Brasileiro?

 

Indo a estritamente Político (lugar onde você decidiu entrar umas líneas antes)

Você conhece valores de salário mínimo e salário médio de lá?

Você sabia que o atual Governo foi escolhido pelo 54% dos votantes? (que seguramente estão passando mal, mas são otarios)

Você sabe que os Governos tem que tomar decisões que favoreçam socialmente aos menos favorecidos? (não vejo as classes Altas, os turistas, o Mac Combo, Starbucks, etc. dentro disso)

Você e um grande conhecedor da historia Argentina?

Você acha realmente a opinião da Argentina do The Economist e The Herald sejam a opinião do “mundo”??? (justo os Jornais da extrema direita....).

Alguém alguma vez te falou que os “meios de informação” não são INDEPENDIENTES.

Você acha que e neutral a informação do El Cronista, jornal de propriedade Deputado Nacional Sr. De Narvaez (que alem de mas possui o Canal America TV), opositor a este Governo.

 

Agora querer comprar a situação atual, que tem a ver com atual crise mundial, com o que aconteceu no 2001 e ter um desconhecimento total do que aconteceu no 2001.

Para entender o que aconteceu no 2001-2002 vejam como esta Grécia hoje (e acho que mesmo assim, Argentina esteve pior). Ate o ano 2003 (final do Governo de Duhalde) se chego a 45% de pobreza, desemprego do 25%, dinheiro da gente sequestrado pelos Bancos, divida externa de 80% do PIB, etc. A palavra que descreve o que se viveu nessa época e INFERNO.

Hoje o desemprego esta no 7,6 %, a pobreza em um 7 %, divida externa e menos do 18%

Naquele 2003, o salário mínimo era de $200 pesos. Agora e de $1740, enquanto o salário meio e de $2890. Mesmo com a inevitável inflação (devida a uma economia aquecida) o poder aquisitivo do Argentino meio e 55% maior que 10 anos atrais.

Desde que a ANSES recupero o controle dos Fundos de Previsão (que o querido Menem tinha privatizado) os aposentados nunca estiveram melhor depois de 12 anos de congelamento do mínimo, incluindo os recortes que fez o Governo de De La Rua (igualzinho ao que Rajoy faz na Espanha agora).

Este ano ESTE GOVERNO termina de pagar a divida interna com os que tinham dinheiro na poupança em dólares e fico no famoso “corralito” (sim, este Governo e recém agora).

Nessa época se destinava 5 % ao pago da Divida Externa e 2 % a Educação; hoje se destina 6 % a Educação e 2 % a divida.

 

Então, querer vir a comprar o momento atual com 2001 e MUITO DESCONHECIMENTO como mínimo ou ler muito Jornal de “Ultra direita”.

E tudo isto (e muito mais) se fez primeiro fechando as portas do FMI e começando a investir na produção interna. E achas que tudo isso se faz sem tocar interesses. Pois bem, são os INTERESES QUE FORAM TOCADOS OS QUE HOJE ESCREVEM EM THE ECONOMIST, THE HERALD, CLARIN, ETC, ETC.

 

O que não termino de compreender porque não simplesmente colocar que Argentina hoje esta tão cara quanto Brasil e deixar de lado as expressões como “desde a implantação dos Planos Populares nesse novo governo da Kirchner”, e outras que não acrescentam em nada ao Turista que só quer saber como estão os preços e nada mais, aonde ir, que fazer e nada mais.

E sim, as coisas aumentarem, e quando me perguntam falo claramente que já não e tão barato assim.

Mais uma coisa que não e colocada e que a desvalorização do real colaboro para o Brasileiro sentir mais caro tudo. Lembrar que ate março deste ano chego a R$ 1 = $ 2,47, e agora esta $ 2,10.

 

O resto e Política, e “este não era o lugar”, mas se não coincido com algo e difícil não dar minha opinião. Mais quando tenho ARGUMENTOS.

 

Então yuribf, e respondendo a tua ironia, você acha que você, Gui Torres, o LSD (estes últimos foi você que colocou, e não eu) podem se dar o direito de relatar o que você chama de “realidade Argentina”?

Porque não se dedicar a falar como turistas, quanto muito, para falar da realidade de um Pais se precisa muito mais do que isso.

 

Lembrando a mensagem que enviastes em privado em 14 Jun 2012, 15:10 que dizia: “E já entendi que você é um defensor ferrenho da sua terra natal, mas (e não "mais") as mazelas econômicas e sociais que afligem a Argentina devem ser ditas para que os turistas possam saber antecipadamente o que esperar de um país, que embora muito bonito e "visitável", está atravessando uma crise gravíssima.”

Na qual respondi: “com o fim de compreender tua ideia aproveito a perguntar quais são as “mazelas econômicas e sociais que afligem a Argentina”? e de “onde” tiras informação para pensar que existe uma “crise gravíssima”?”

 

Ainda to te esperando..... mas acho que você não tem argumentos para conversa nenhuma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Calma galera, eu só postei uma ou outra coisa pra dar um panorama, não pra amedrontar ou fazer alguém cancelar viagem, muito menos ousei falar do país e da situação, mesmo porque careço de informações para comentar a respeito. Me limito a trocar informações que influem em como uma viagem pode ser feita... Até porque, esta foi a minha 5a vez na Argentina (a 1a foi ainda na época da paridade dolar-peso), e já estou planejando a 6a visita... é um país que eu gosto muito de visitar, enfim...

 

O negócio sobre os preços e valores é que, aparentemente se acostumou de maneira geral a se dizer e se repetir que "turismo na Argentina é barato", e as pessoas acostumaram-se com a idéia que acontecia algum tipo de "mágica" e que tudo lá era barato, e que compensava comprar e etc. Eu acho que o que aconteceu foi um ajuste em determinados valores de alguns produtos, em outros houve algum exagero, mas no geral, a América Latina é um lugar onde os bens de consumo são caros, na maioria dos países.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...