Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Intercâmbio em Salamanca - Espanha – com a Enforex/STB

Postado
  • Membros

Olá Mochileiros.

Segue mais um relato em retribuição ao site e seus usuários pelas dicas valiosas que sempre me ajudam nas andanças por aí.

Escolhi a cidade de Salamanca na Espanha para intercâmbio de 30 dias por três motivos: pela reputação das escolas de espanhol local, pelo preço muito inferior às demais cidades e pela história do lugar.

Houve pontos positivos e negativos que tentarei expor, mas o resultado final foi uma viagem enriquecedora, muito estudo e história para contar.

Salamanca é uma cidade universitária, não por acaso a universidade mais antiga da Europa está lá, e tudo roda em torno disso. Se não me engano dos cerca de 200 mil habitantes mais de 40% são estudantes.

Por ser muito antiga a cidade também tem um belo conjunto de patrimônios históricos que, reunidos a uma curta distância da sua praça central, formam um cenário deslumbrante. É sem dúvida uma das cidades mais lindas e apaixonantes do mundo.

IMG_20161109_204951913.jpg.bce71d3a177e4b060f0f32a4afe9bba6.jpg

20161022_211550-ANIMATION.gif.85aff5b26f3edf0d81fd84b88cb8dd7e.gif

Para chegar a Salamanca não há mistério. De Madri pode-se usar o trem da Renfe ou o ônibus. Preferi sempre o trem pela pontualidade, preço (desde que comprado os bilhetes com antecedência) e conforto.

Se não for passar uns dias em Madri, ao desembarcar em Barajas compre um bilhete de trem (DE TREM E NÃO DE METRÔ) e siga direto para a estação Chamartin. De lá há várias saídas por dia para Salamanca. De Barajas à Chamartin há uma linha de trem no terminal 4 que saí praticamente a cada 30 minutos.

Ficando em Madri, o meio mais fácil para de se locomover na cidade é a gigantesca malha metroviária. Compre passes pelo conjunto de dias que ficar...Em geral comprar o bilhete individual ou somente o diário pode sair mais caro. A capital espanhola é muito legal e merece uns 3 ou 4 dias. Procure nos sites dos museus locais quais dias ou horários são com visitas gratuitas, isso vai ajuda-los a economizar um pouco.

Há estações de metrô em dois terminais do aeroporto de Barajas.

Mas voltando a Salamanca...

Da capital até a cidade dourada no mais rápido dos trens são cerca de 1h:30. Ao descer na estação há opção de linhas de ônibus ou taxi.

Transporte:

O sistema de transporte coletivo não é extenso, são poucas linhas, mas que atendem bem a necessidade. Salamanca é uma cidade “peatonal”, feita para caminhar, e mesmo ficando em bairros mais distantes do centro, de nenhum ponto da cidade, você gastará mais de 30 minutos andando para chegar na praça central.

Taxi: Assim que chegar na cidade pegue o número do rádio taxi local. Não há Urbe ou aplicativo de transporte compartilhado. Em geral você vai usar taxi apenas para a sair da estação ou voltar a ela (e com malas pesadas), fora isso seus pés serão seu principal meio de transporte.

Mais sobre a cidade:

O local é super, hiper, mega seguro e super, hiper, mega limpo. Há inúmeras atrações, de visitas as igrejas, museus e parques, até vinícolas nos arredores. Minha dica e passeio mais bonito que fiz foi subir nas torres da Clerecía no fim de tarde. O pôr do sol refletindo a luz sobre as pedras douradas é algo que nunca mais vou esquecer.

Eu fiquei 30 dias e não conheci a cidade toda. E olha que gosto de andar.

A noite é uma loucura. Primeiro porque a cidade recebe uma iluminação especial e fica ainda mais linda, segundo porque abre-se uma infinidade de bares de tapas e bodegas. De segunda a segunda o movimento não para.

Quando falo noite falo em duas etapas, primeiros os bares que ficam cheios após as 21 e até meia noite…depois as dezenas de casas noturnas que começam a ficar cheias após as 3:00 da manhã.

A noite em Salamanca é longa e segundo os locais não é boa se terminar antes das 07 da manhã do dia seguinte. Rola festas todos os dias, de chupiterias (casas de doses – cuidado com o DIABLO VERDE ::hein: ) à jazz sessions em clubes de aparência duvidosa, mas extremamente seguros e calorosos, você encontra de tudo um pouco na noite Salmantina.

Em geral, ao redor da Plaza Mayor ficam os bares e danceterias voltados aos estrangeiros, na Gran Via estão lugares mais comuns aos universitários locais e saindo do centro na Calle Van Dyck há bares e baladas com frequência pelos dos moradores.

20161027_191330.jpg.e4bccfb8ee589697ff885a8c93bce808.jpg

IMG_20161021_141645512.jpg.4bc895dca973e7160e39881074867502.jpg

Dica 1: El Minutejo, um barzinho de tapas e caña muito barato e muito bom na calle Van Dyck.

Dica 2: Se seu negócio é vinho recomendo a Bodega Cuzco próximo a Plaza Mayor que tem uma variedade de garrafas locais servidas em taças.

Sobre a escola.

A Enforex é uma escola muito bem recomendada, o que reflete na quantidade de alunos que ela recebe toda semana. Há gente do mundo todo e as aulas são muito participativas e dentro do possível animadas. Há também cursos extras que envolvem ensino da cultura local e passeios pela cidade.

Sobre a acomodação

A acomodação foi o que mais me incomodou. Escolhi um apartamento compartilhado, ciente que não haveria opção de alterar os colegas de alojamento e com esperança de aprofundar a experiência praticando espanhol com outros estrangeiros.

Porém, quando cheguei no local todas as meninas que moravam no apartamento não faziam parte da escola, estavam lá por causa da faculdade, e não faziam a mínima questão de falar espanhol...

Também achei complicado a diferença de idade entre nós. Não que eu seja um velho ranzinza, longe disso..., mas aos 34 anos já não dá para chegar em casa todo dia e conviver com bagunça e fumaça de maconha.

Tá, sou chato. Mas estava em outra vibe e penso que a escola podia ter avisado sobre a possibilidade de todos os outros moradores do apartamento terem 18 anos e não necessariamente estarem cursando espanhol. Ou que pelo menos a STB (que me vendeu o pacote) fosse mais criteriosa nesse sentido...é básico se você trabalha com um público variado saber que incompatibilidades existem.

Além do apartamento imundo, quando cheguei as roupas de camas estavam sujas e com mal cheiro. Avisei a escola, mas levaram dois dias para resolver. Também não havia aquecedor funcionando quando cheguei. Foram algumas semanas até que ele passou a funcionar de forma incipiente.

Pelo valor que paguei teria eu mesmo alugado um apartamento mobiliado muito bom na cidade e sem necessidade de dividir com alguém.

Foram cerca de EU$ 800,00 euros pela hospedagem em quarto individual com banheiro, porém em Salamanca o aluguel médio de um apartamento é cerca de EU$ 400,00.

Da próxima alugo apartamento.

Algumas informações a mais

Não se preocupe com roupas sujas. Há lavanderias pela cidade e são muito baratas.

Academias também. Procure uma próxima e se matricule, os valores não são elevados.

Também há boa oferta de supermercados e rotisserias.

Salamanca em outubro já é bem fria...piora em novembro e dezembro. Também são meses de muita chuva. Segundo o pessoal da cidade no verão o calor é infernal e em janeiro pode até nevar.

IMG_20161023_130808189.jpg.189f94180fdb20396ad177999677a25b.jpg

De Salamanca para outros lugares.

Salamanca não é nenhum hub de trens. Então basicamente você terá as opções: Madrid, Valladolid e Lisboa.

De ônibus também é possível chegar à O Porto. Menos de 4 horas de viagem.

Para Lisboa o trem saí as 01:00 A.M e leva em torno de 5 horas para chegar à capital portuguesa.

Com conexão em Valladolid é possível acessar de trem Bilbao e até mesmo Barcelona.

Para Barcelona aconselho ver promoção nas cias aéreas com saída de Madri ou Valladolid, é mais rápido e barato. Se ainda assim optar pelo trem saiba que serão longas 8 ou mais horas de viagem e com transbordos.

Acredito que coloquei aqui o que é mais importante.

Meu objetivo é dar ao menos uma ideia do que esperar da cidade à um futuro intercambista. Quando procurei informações no mochileiros.com encontrei pouca coisa. Mas é isso, não tem mistério e de resto é só curtir essa linda cidade!

Hasta Luego y Buena Sorte!

IMG_20161109_205002038.jpg.c4ee4fee6e84eb3d5885e764c81735bb.jpg

Featured Replies

Postado
  • Membros

Dicas sucintas, porém, precisas e necessarias!Pretendo ir  ano que vem e tive conhecimento  desse destino  recentemente.Estou buscando informações  e com certeza  a abordagem dos tópicos  foram otimas!!

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.