Ir para conteúdo

Bate papo entre mergulhadores e simpatizantes


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Gente,

Tenho inveja de quem é apaixonado em mergulhar. Eu já mergulhei, mas agora desisti desta vida, pois vi que não é para mim. Fui atrás de aprender a mergulhar porque tenho certa fobia por água, mas acho que não deu muito certo :(

Mas concordo, que o mundo lá embaixo é maravilhoso.

Meu primeiro mergulho foi em Okinawa, no Japão e eu nem pensava em mergulhar. Fui convidada por um instrutor que ia fazer batismo com dois alunos e fui junto. Achei aquilo lindo. Depois de volta, antes de viajar para a Australia, fiz um curso. Acabei depois mergulhando nas barreiras de Corais, que também foi uma experiencia incrível. Depois disso fiquei só nos snorkel, :lol:

Mas deixo uma dica, mesmo de snorkel em Galapagos dava pra se ver muita coisa. Melhor ainda quando vc mergulha junto com os lobos marinhos e pinguins.

Link para o comentário
  • Respostas 109
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Colaboradores

outra vez um gringo (com mais de 2000logs) se desgarrou do grupo pra fotografar... daqui a pouco so se via o vulto do coitado sendo arrastado pela corrente... o jeito foi abortar o mergulho pois como o mar tava agitado, ficamos receiosos de perde-lo de vista na superficie... 1 dupla (instrutor e divermaster) foi ao encontro dele e o resto subiu pela corda...

 

cara, de duas uma, ou ele nao tem 2.000 mergulhos nem a pau ou estava ha muito tempo sem mergulhar e/ou totalmente fora de forma.

 

por isso tb q qtidade de mergulhos logados eh apenas uma base de avaliacao previa, nao diz muita coisa, o q diz se o cara eh bom mesmo ou nao eh la em baixo dagua.

Algumas vezes, dependendo da personalidade do figurão, um cara muito experiente pode te dar mais trampo que um novato. O novato vc sempre sabe q pode te dar prabalho, mas o antigão, se nunca mergulhou naquele point, se não mergulha há tempos, se se acha "o bão" e não segue recomendações, entre outras possibilidades, corre o risco de aprontar e ficar em apuros. Meu maior stress ocorreu com um "instrutor" de Sampa q veio mergulhar com a namorada nova. A gente viu o "cobertor" de nuvens negras chegando do sul junto com um suduca animal de forte e o figura forçou todas as barras possíveis pra fazer o segundo mergulho. Foram só ele e a namorada e ao voltar nem tinham mais barco......com o vento o cabo da poita estourou e fomos lançados longe da Lage. Eles voltaram em outro barco, por sinal lotado de mergulhadores de outras lanchas. Foi uma tarde "inesquecível", no péssimo sentido, onde por sorte ninguém se machucou nem nada, mas q todos os barcos voltaram pras bases com passageiros trocados pq o apuro vou tanto e o tempo tão pouco que não houve meios de cada um subir em seu próprio barco.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

pois eh mauricio, tb ja peguei essa virada de tempo absurdamente rapida e tivemos q vazar todos. Eh uma experiencia e tanto.

 

Qto a esse figurao q te deu trabalho, so posso dizer q acho q ele eh um puta de um maneh q nao manja merda nenhuma de mergulho e so pq tem uma carteirinha de instrutor - q nao exige nenhum esforco de verdade e qquer pessoa eh capaz de passar na prova - acha q eh bom. Mergulhador bom e experiente nao da trabalho. Ele faz o mergulho dele tranquilo na dele e nao da trabalho. Os q dao trabalho sao os q se acham bons, na verdade eles nao se acham bons e por isso tem q ficar embacando e querendo nao seguir regras pra poder se achar bom. Por isso q eu digo, credencial ou mergulhos logados nao dizem muita coisa a respeito de um mergulhador. Eu nao gosto dessa 'lenda' de q se alguem eh instrutor eh um bom mergulhador. O instrutor de mergulho recreativo sabe ensinar um aluno a fazer os exercicios basicos ou dar instrucoes q ele leu no livro, nao quer dizer em absoluto q ele eh um bom mergulhador. Eh como achar q um professor q ensina a ler e a escrever eh um bom escritor. Uma coisa nao tem nada a ver com a outra necessariamente, sao habilidades completamente diferentes. Dai os instrutores acham q por terem o raio da carteiriinha subtamente detem o saber do mergulho, a experiencia. Bull shit!!! Ate pq a grande maioria dos intrutores tem a maioria dos seus mergulhos feitos em locais sem correnteza e razos, ensinando seus alunos - desce, ajoelha no fundo, faz os exercicios e sobe, nao ha desafio nenhum fora o ato de ensinar, eh como mergulhar em uma piscina, isso praticamente nao te traz experiencia de mergulho. So pra deixar claro, nada contra instrutores, inclusive eu sou um deles e por isso falo sem constrangimento, mas me tornar instrutor - ou seja, fazer o curso e passar na prova, q qquer macaco eh capaz de conseguir com um pouco de esforco - nao me trouxe um cabelinho a mais de experiencia de MERGULHO, eu nao me tornei um melhor mergulhador, pois isso nao acontece com ninguem, e isso eh o q deveria estar claro para todos, principalmente para os instrutores. O fato de eu ter passado na prova nao me da orgulho algum, o q me da orgulho eh o fato de ter vivido as experiencias q vivi.

Link para o comentário
  • Membros

Fala Xaliba... somos novos aqui e curti a iniciativa do bate papo!

 

Mergulhamos a menos de um ano, fizemos o curso da PADI - Open Water, em Ilhabela e já mergulhamos na ilha de búsios (em Ilhabela tbm)!

Queremos mergulhar em outros lugares, mas agora nosso foco é nossas férias no Peru... hehehe!

Precisamos comprar as roupas, agora que está entrando o inverno... é osso passar frio debaixo dágua...

E como temos poucos logs, não temos tantas coisas pra contar assim... hehehe!

 

Abraços,

Marcell

Link para o comentário
  • Membros

Galera...

Eu me queixando que parecia haver poucos mergulhadores no mochileiros, até encontrar este tópico...

Fortaleza, Jericoacoara, Foz do Iguaçu, Recife, EUA (Miami, Cabo Canaveral, Orlando)... Já rodei bastante, mas com certeza respiro melhor embaixo d'água...

Tenho (um pouco) menos de tempo de fundo, mas vamos a alguns relatos.

1) SC - Floripa

Sou de Floripa e aqui temos a ilha do arvoredo (lado sul, pois o lado norte não está aberto para mergulhadores), com muitas tartarugas, e alguma diversidade... Temos a ilha das Aranhas com boas paredes; ilha das 3 irmãs também uma boa opção; e a ilha dio Xavier (a melhor na minha opnião). Se quiser ficar no snorkel, a Ilha do Campeche e algumas praias em Bombinhas (Ponta da Sepultura e praia de Quatro Ilhas), sáo boas opções.

2) NORONHA

Fui em 2007 e já estou voltando.... Por que será? Com algumas boas dicas aqui do site o passeio não fica aquele absurdo cobrado pelas agencias de viagem e o lugar é realmente indescritível.

3) CURAÇAO E BONAIRE - ANTILHAS HOLANDESAS

Ótimo destino, realmente o "Dive Paradise" pela estrutura oferecida para o mergulhador. Lá voce fecha pacotes com dive+car e pode fazer ilimitados mergulhos de praia. As águas do Caribe dão ótima diversidade marinha, mas faltam os tubaroezinhos, tartarugas e raias também não são tão comuns como em outros locais do caribe e noronha. O Nitrox liberado tambem lhe deixa aproveitar mais a viagem, permitindo 4 mergulhos diarios.

4) COZUMEL - MEXICO

Considerado um dos melhores pontos de mergulho do mundo, ideal para aquele aquele drift sem esforço! O melhor que já mergulhei, com os tubaróeszinhos, inumeras tartarugas, muita vida....

 

Bem é isso que tenho a colaborar. Posso enviar mais dicas sobre estes locais, se alguem se interessar.

Link para o comentário
  • Colaboradores
Peru faz frio... muito frio... geralmente por la se usa roupa seca...

Nunca mergulhei lá, mas mesmo sem pesquisar sobre a temperatura já dá pra imaginar q a água seja mesmo bem fria.

A costa peruana é muito piscosa e via de regra qdo vc tem um litoral com bastante peixe numa região tropical essa fartura costuma decorrer do fenômeno da "ressurgência", igual ocorre na região de Cabo Frio.

Onde ocorre a ressurgência a água é surpreendentemente fria. Já peguei 13 graus em Arraial do Cabo em pleno janeiro. Foi punk. Haja roupa!

Link para o comentário
  • Membros de Honra

tomei um banho na praia em lima em janeiro, era frio, tipo floripa ou cabo frio. Diria q tava uns 19 graus. Nessas condicoes uma roupa de 5mm NOVA deve segurar a onda por uns 45 min a uma hora. Mais q isso seria roupa de 7mm. Para aguas abaixo de 14 dai a casa cai e talvez seja mesmo o caso de roupa seca. Embora a mi acabou de voltar da patagonia onde fez mergulho com roupa umida e ficou tranquila total, e olha q ela eh magrinha! Como ela mesma falou 'frio zero'. De uma olhada no post dela no topico de mergulho na pata.

Link para o comentário
  • Colaboradores
Peru faz frio... muito frio... geralmente por la se usa roupa seca...

Nunca mergulhei lá, mas mesmo sem pesquisar sobre a temperatura já dá pra imaginar q a água seja mesmo bem fria.

A costa peruana é muito piscosa e via de regra qdo vc tem um litoral com bastante peixe numa região tropical essa fartura costuma decorrer do fenômeno da "ressurgência", igual ocorre na região de Cabo Frio.

Onde ocorre a ressurgência a água é surpreendentemente fria. Já peguei 13 graus em Arraial do Cabo em pleno janeiro. Foi punk. Haja roupa!

 

No caso do Peru, não é nem de ressurgência, a Corrente de Humboldt que passa por lá nasce na Antártica e é responsável também pela extrema aridez da costa peruana e chilena, por ter muito menor evaporação.

 

A ressurgência que ocorre no Sul/Sudeste do Brasil é diferente: a massa de água superficial é levada por ventos e pela rotação terrestre fazendo surgir as águas mais profundas e frias.

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...