Ir para conteúdo

Bate papo entre mergulhadores e simpatizantes


Posts Recomendados

  • Membros

Olá Xaliba e demais mergulhadores! Fiz o OW da PADI semana passada na Ilha do Arvoredo (SC) e foi uma das atividades mais incríveis que já fiz! Embora também já tenha uma longa relação com o mar (de mais de vinte anos de surf), submergir alguns tantos metros nessa iniciação foi uma revelação! Agora só quero ir progredindo calmamente e desfrutando cada bar do cilindro! Para quem já ocorreu mergulhar, o que eu digo é: VÁ EM FRENTE E MERGULHE!

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Respostas 109
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

Vou te responder tal qual respondi ao givaldosoares...

 

Vamos inverter sua pergunta, QUANTO ESTAS DISPOSTO A GASTAR ?

 

Acho que se investir uma 3000 latinhas (no maximo) tera um bom curso, algumas saidas extras e o equipamento basicão (mascara, snorkel e nadadeiras)...

 

Porem se for querer comprar mais coisa podera chegar aos 15000 latinhas facilmente... Mas nao aconcelho fazer isso... A maioria dos lugares te aluga o equipamento (colete, octopus, neoprene, cilindro)... Portanto aproveite antes de gastar, pois estes outros equipamentos sao secundarios...

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros

Olá galera!

 

Pela primeira vez em ano sli todas as páginas de um tópico do mochileiros! Hehehehehehehehe

SENSACIONAL!!!! Morri de inveja e quis mudar de vida varias e varias vezes... :-)

 

Queria uma ajuda de vcs, ja q nao consegui resposta em outros topicos.

 

Vou sair de ferias na ultima semana de Setembro/2013 e a segunda semana de Outubro/2013.

 

Pensei em destinos onde wueria fazer mergulho mas tb tirar alguns dias pra ficar em terra firme, conhecer o lugar e descansar... Entao pensei na Riviera Maya e arredores, que alem de mais em conta em comparacao com outros lugares, tb parece ser bem bacana.

 

La, pensamos em isla mujeres, cozumel e tulum. Mas estamis em duvida se essa epoca nao seria arrisado demais... O que acham??

 

Abcs, valeu!!

Link para o comentário
  • Colaboradores

Monica, setembro/outubro é o pico da temporada de furacões no Caribe e Riviera Maia é um lugar que costuma ser alvo deles. Pode ser que não aconteça nada? Pode, mas mesmo as tempestades tropicais podem atrapalhar seu mergulho.

 

Pense no baixo Caribe, como Curaçao ou Bonaire, que dificilmente são vítimas de furacões.

Link para o comentário
  • Colaboradores

Sobre furacões, dificílimo. Teve um só em 2007 ou 2008, mas está fora da rota.

 

Bonaire é a melhor para mergulho, mas é a que tem menos coisa pra fazer em terra, inclusive quase não tem praia de areia. Curaçao tem bastante coisa em terra e alguns mergulhos bons também. As outras duas, eu não conheci, mas dá uma olhada nos tópicos de Caribe aqui do site.

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros

Fala Mochileiros,

 

Como já postei na sessão de roteiros de viagem, pretendo fazer um mochilão em abril de 2014 para Honduras, Nicarágua, Costa Rica e Panamá, com o foco em mergulho. Mas eu aí que surgiu uma dúvida, vamos ver se alguém pode me ajudar.

 

Estou pensando em mergulhar em Roatan, Isla Maiz e no Golfo Papagayao. Em minhas buscas pela internet descobri que as correntezas em Isla Murciélago e Isla Catalina são fortes e os mergulhos recomendados para mergulhadores experientes (eu fiz tirei minha carteira de OWD o ano passado, e não tenho experiência). Estas informações procedem? Isla Murciélagos e Isla Catalina só para experientes?

 

Uma outra dúvida minha, com relação a equipamentos de mergulho, qual é a diferença entre o long john de mergulho, para o de surfe? Posso usar meu long john de surfe para mergulho? A única diferença que encontrei, foi a espessura do neoprene. É isso mesmo?

 

Abs a todos

Link para o comentário
  • Membros de Honra

eu nao conheço e nem nunca ouvi falar de mergulho na america central, mas nao tenho duvida q existem lugares deslumbrantes.

 

Qto ao nivel do mergulho, se foram as operadoras ou mergulhadores mais experientes que estao falando, ate que digam o contrario, nao tem pq duvidar. Mergulho em correnteza nao eh nada do outro mundo, mas necessita de um minimo de familiaridade com o mergulho pra vc poder curtir sem ficar preocupado. Ja q vc tem mais de um ano pela frente e a trip eh focada em mergulho, eh extremamente recomendavel que vc aproveite esse tempo pra se aprimorar. Caso nao seja possivel, comece fazendo os mergulhos q a operadora local recomendar para o seu nivel de experiencia e caso vc esteja mandando bem, a propria operadora vai te oferecer um mergulhinho mais emotion, num pico mais bacana. Qdo se tem experiencia em guiar mergulhadores, 30 segundos observando um mergulhador descer da superficie para 10 ou 15m de profundidade ja da pra ter uma BELA noçao da capacidade do mergulhador (nao necessariamente experiencia pq tem gente q tem dois pes esquerdos e mesmo com um monte de mergulho continua sendo pregao e outros com poucos mergulhos ja estao mandando benzao).

 

As roupas de mergulho em geral sao feitas de duas peças, um macacao com pernas e sem mangas (chamado de long john - q eh diferente do long john de surf q tem pernas e mangas compridas) e uma jaqueta (tipo jaqueta mesmo, com mangas q vai ate a cintura) ou short john que eh com mangas compridas e curto nas pernas (que eh diferente do short john de surf q eh pernas e mangas curtas). Dessa forma vc tem uma camada dupla de neoprene no tronco. De uns anos pra ca, tenho a impressao que tem aumentado os modelos de peça unica para mergulho, iguais aos long johns de surf. Nas roupas de surf em geral tem tem espessuras diferentes nas articulaçoes - mais fino para facilitar o movimento - e talvez mais grosso no tronco pra reter mais o calor... mas, a nao ser as roupas de surf para aguas frias de verdade, as roupas de mergulho tem a funçao primaria de esquentar de fato o mergulhador pois ele fica em baixo d'agua o tempo todo, enquanto a roupa de surf combina a proteçao ao frio, mas com a principal preocupaçao de nao restringir o movimento do surfista, o q em geral compromete um pouco o isolamento termico.

 

Com minha experiencia de mergulho, eu nao troco uma roupa de 5mm de duas peças de mergulho por nenhum outro modelo - isso pra aguas tropicais sem muita perspectiva de pegar agua abaixo de 20, 18 graus estourando, menos q isso eh frio pra caralho na certa. Tem historia de mergulhador q se perdeu do barco em fernando de noronha com agua a 28 graus - q eh quente pra caralho - em que dois estavam com roupa de 5mm, e o outro com roupa de 3mm. Eles foram resgatados depois de 22h boiando, o cara com roupa de 3mm estava começando a entrar num quadro de hipotermia - os outros dois estavam bem.

 

mas muitas roupas pra aguas frias de verdade sao de peça unica - mas eu confio pq elas sao especificamente projetadas pra esquentar.

 

entao em geral roupa de surf pra mergulhar eh um quebra galho, se vc ja tiver uma, vai usando ate sentir a necessidade de de fato ter uma roupa propria pra mergulho. Isso provavelmente devera acontecer no seu primeiro mergulho em aguas abaixo de 22-20 graus :)

Link para o comentário
  • Membros

Valeu Xaliba,

 

Estou pensando em retirar da viagem, Costa Rica e Panamá, e focar só na Nicarágua e Honduras, pelo tempo de viagem e para aproveitar mais o mergulho nestes locais. Ainda é uma idéia alterar o roteiro, mas não está certo.

 

Quanto a roupa valeu mesmo, estive procurando e não achava uma explicação. Uhuhauhau. Ainda não comprei nenhum equipamento de mergulho, uma vez que moro longe dos pontos de mergulho e não mergulho frequentemente. Mas futuramente pretendo comprar e mergulhar com mais frequencia.

 

Abs

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...