Ir para conteúdo

O que fazer em São Paulo


Posts Recomendados

  • Membros

Sampa temos que falar de uma das ruas mais famosas... AH Bela Augusta!!!

 

"Perdeu a namorada?

... sobe augusta!

Tá precisando de sexo? ::toma::

... desce a augusta!

Não tem dinheiro pra psicologo?

... sobe augusta!

É rockeiro?

... desce augusta!

Tá perdido?

... sobe augusta!

Vai no Vegas?

... desce augusta!

Não sabe onde levar a mina?

... sobe augusta!

Quer parecer cult?

... desce augusta!

Se veste igual velho e acha moderno?

... sobe augusta!

Não tem o que fazer?

... sai do orkut e ...

...Sobe augusta, Desce augusta!

 

HAHAHAHA

Abraço galera!!!

::otemo::

"O mundo é um livro, e aqueles que não viajam lêem apenas uma página". Santo Agostinho

Link para o comentário
  • Respostas 145
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Colaboradores

20110309195808.jpg

 

Fala Galerinha!!!

 

Mais uma vez a Cidade de São Paulo vai sediar a São Paulo Indy 300, que irá acontecer aqui no sambódromo do Anhembi (pertinho e casa) nos dias 30/04/2011 e 01/05/2011. (quem disse que sambódromo é só pra samba? hehehe)

 

Segue umas fotos do evento do ano ano passado:

 

20110309195435.jpg

 

20110309195513.jpg

 

20110309195623.jpg

 

20110309195650.jpg

 

20110309195722.jpg

 

20110309195740.jpg

 

E um video:

 

 

 

 

VALORES:

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110309195157.jpg 381.263616558 500 Legenda da Foto]Segue os preços:

 

SETOR A R$-400,00

SETOR B R$-250,00

SETOR C R$-400,00

SETOR D R$-300,00

SETOR E R$-300,00

SETOR F R$-300,00

SETOR G R$-300,00

SETOR H R$-400,00

SETOR J R$-400,00

SETOR K R$-600,00

SETOR L R$-600,00

SETOR VITORIA R$-300,00

INDY AREA R$-180,00[/picturethis]

 

 

mais informações:

 

http://www.saopauloindy300.com.br/

 

 

 

o meu ja está reservado ::otemo::

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • Membros

Tem passeios e baladas pra muitos gostos diferenciados de mochileiros:

 

Além de ter muitos bares de rock clássico, Sampa tem muitos de rock alternativo, exemplo, na Augusta(Outs, Inferno, Vegas, Studio SP, Sarajevo, entre outros); na Alameda Franca(proxima à Av. Paulista) tem a DJ Club; na rua aspicuelta(Vila Madalena) tem o Matrix; na Barra Funda tem o Berlim que toca Jazz. Todos os bares possuem sites.

 

Pubs muito bacanas:

http://www.thepubaugusta.com/

http://sites.google.com/site/primeiropub/

 

Também ao lado desses bares há uma fartura de restaurantes interessantes:

Uma curiosidade, só na Fradique Coutinho tem:

Indiano:

http://www.mahamantra.com.br/

Marroquino

http://www.restaurantetanger.com.br/

Japonês

http://www.sushihall.com.br/v11/

Mexicano:

http://www.vivamexico.com.br/

Italiana:

http://www.aldina.com.br/

 

E tem muito mais, restaurante Português, e o Yakissoba da Vila, sensacional yakissoba!!!

Além de umas barracas de cachorro quente que são muito conhecidas e freqüentadas pelas bandas da Madalena!

 

Isso é um bom exemplo do slogan que São Paulo carrega: a capital da gastronomia! Só numa rua tem tudo isso, imaginem então a cidade...

E no quesito Brasil, SP tem muitas casas do Norte, muito queridas pelos paulistanos e espalhadas pela cidade, indico uma que fica na Santa Cecília.

 

Sobre padarias há uma centenária na João Mendes, Padaria Santa Tereza,vale a pena conferir...

 

Saudações!

Paulo Tácio

http://saopaulonamochila.wordpress.com/

Link para o comentário
  • Membros

Olá pessoal,

Estarei visitando São Paulo entre os dias 29/04 e 01/05 (Sex-Sab-Dom). Chegarei na sexta por volta de 11:00 e estarei retornando no domingo às 23:00.

Pretendo fazer algumas comprinhas básicas, gostaria de visitar a Santa Efigênia e Teodoro, isso na sexta e sábado. No domingo, quero ver se faço um city tour, desses que são vendidos por empresas de turismo.

Não sei se é uma boa comprar um city tour pra um só dia, no caso o domingo. Vale a pena? dá pra conhecer alguma coisa?

No site http://www.cidadedesaopaulo.com/sp/, vi muitas dicas, mas pelo que percebi, esses city tour quase não param nos locais, somente passam por eles.

Eu gostei do http://www.spturis.com/turismetro/, pra mim, é algo diferente, deve ser legal.

Como vou estar com minha esposa, é bem provável que eu vá na Feira do circuito das Malhas http://www.feiradocircuitodasmalhas.com.br, sabe como é, essas mulheres não podem ver roupa a preço baixo e saem comprando tudo :)

Em fim, agradeceria a quem possa dar dicas de passeios (não muito caros).

Link para o comentário
  • Membros

São Paulo é um mundo dentro do Brasil. Um topico, por mais discutido que seja nao diz exatamente o que fazer em SP.

Vou passar um pouco da São Paulo que frequento!

 

Rua 13 de maio - o lar do rock´n´roll na cidade!!

Bares como "Café Piu Piu" e "The Wall Café" ditam o som dessa rua, sempre com bandas famosas no meio "cover".

 

Museu da Lingua Portuguesa e Estação da Luz

Na região central da cidade, a estação da luz é em sua propria construção um marco histórico para o progresso da outrora cidadezinha que hoje é a 5ª maior cidade do mundo

 

Praça da Sé

é meio que um lado B de SP. a imponencia da catedral contrasta com os moradores da praça. Deve-se ter cuidado mas também é bom um pouco de curiosidade, alguns dos andarilhos da praça tem mais historias pra contar que o forrest gump

 

Av. Paulista e cine Belas Artes (in memoriam)

as construções da av e os restaurantes e bares em seu entorno estão entre os pontos mais cobiçados da capital, sem falar que a Rua Augusta corta a Paulista e é de visita obrigatoria pra quem ta aqui de passagem.

O Cine Belas Artes foi até algumas semanas atras um dos mais movimentados pontos de encontro do pessoal cult da cidade mas um empresario de sobrenome "Maluf" exigiu o fechamento da mais tradicional sala de cinema da cidade, lastimavel.

 

Palestra Italia.

a casa do meu Parmera!!

 

Páteo do Colégio e Museu Jesuita.

Ecos do século XVI ressoam na antiga construção outrora de pau-a-pique. Aqui São Paulo Nasceu como um ponto de parada dos Bandeirantes que subiam a Serra do Mar. Do alto do Planalto de Piratininga as tropas Del Rey tinham uma visão privilegiada da região, prevenindo-se de saqueadores e ataques de indios. Aqui também o Padre Manoel da Nóbrega (fundador da cidade) catequisaria e estudaria a cultura indigena.

 

rua 25 de março.

Se você nao gosta de muvuca, nao vá, se você nao se importa, nao deixe de ir!

 

Mercado Municipal

o lanche de mortadela seguido de uma fatia de abacaxi é imperdivel. O Mercado foi no passado quartel general das forças paulistas durante a revolução constitucionalista, hoje é um mundo de cores, sabores e culturas bem no coração da cidade.

 

Galeria do rock

Hoje em dia ta meio emo mas é o sinal da evolução (ok, eu prefiria o tempo em que vc se dizia roqueiro e era taxado de bandido ao invés de emo) mas se vc curte boa musica (não só rock, as lojas de discos da galeria tem lps e cd´s pra todos os gostos) não da pra deixar de visitar.

 

Mosteiro São Bento.

independente de vc ter religião ou não, a construção é muito bonita e se vc nao tiver matado a fome no mercado, vale a pena experimentar os pães e bolos feitos e vendidos pelos monges.

 

Pacaembu e Museu do Futebol.

Nunca fui no museu mas quem foi fala muito bem, quanto ao estadio, nao é o Palestra Italia mas é legal pra caramba

 

cidades vizinhas:

São Bernardo do Campo;

Parque estadual da Serra do Mar, com caminhadas mensais pela antiga serra do mar e calçada de Lorena, remanescentes historicos da colonização.

Igreja Matriz (Nossa Senhora da boa Viagem), essa igreja e seus arredores foram de suma importancia durante o processo de redemocratização. Reza a lenda que certa vez na frente da igreja os sindicalistas enfrentavam as forças do estado. Ao perceber a desvantagem, os trabalhadores se refugiaram dentro da igreja cujo pároco se trancou para fora e de braços cruzados disse que na igreja em que ele era pároco militar nenhum entraria armado. Os militares recuaram e os trabalhadores puderam seguir a vida.

 

Santo André

vila da Paranapiacaba, antiga vila ferroviaria de origem britanica, hoje patrimonio tombado a vilazinha em Santo André é palco de diversas festividades no decorrer do ano

 

São Caetano do Sul - não tem nada pra ver lá, só um monte de monumento maçonico, nem o time da cidade que foi febre a alguns anos tem ido pra frente.

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • Membros

Centro histórico, Páteo do Colégio e Museu de Anchieta, Impostômetro- q a Associação Comercial sinaliza o qto pagamos de impostos; Centro financeiro, Solar da Marquesa; Av São João e seu Boulevar, minhocão (Elevado Costa e Silva); A esquina + famosa Av SJoão X Av.Ipiranga, c/ Bar Brahma e Esquina da MPB; Correios no Vale do Anhangabaú; ao lado Magnífico teatro Mun. de SPaulo e o Famoso Vd do Chá, Sede da Prefeitura de SP e Vd Sta Efigênia, observe sua arquitetura.

Praça da Sé - Marco zero, Catedral, Palácio da Justiça; em dia útil o antigo prédio do Banespa, hj Santander, o Edifico Altino Arantes, na Rua João Brícola e terá vista panorâmica da cidade, entrada free. Tb free é o Centro Cultural do Bando do Brasil, Bovespa e a Secretaria do Estado de Turismo e Ed.Martinelli, Pça Caio Prado.

O Ed. Itália e Terraço Itália, na Pça da República (feira de artesanato aos FDS) e o Copan seu vizinho. O prédio + alto é o Mirante do Vale, mas sua posição geográfica é + baixa q dos outros 2. O pico do Jaraguá é o pto + alto da cidade, zona oeste, entre as rodovias Anhanguera e Bandeirantes.

 

Av Paulista é 1 dos pontos + altos. Possui vários ptos turísticos e culturais, do Paraíso p/ a Consolação: Casa das Rosas, Centro Cultural Itaú, Sesc, Instituo Pasteur, Fiesp/Sesi, MASP, Megastore da Livraria Cultura no Conj. Nacional, promove vários eventos.

67 Parques públicos - Água Branca, Aclimação, Villa Lobos, Do Carmo, da Juventude - antigo Carandiru, Pq estadual da Serra da Cantareira, Trianon, Ecológico do Tietê, Horto Florestal, Previdência, Ibirapuera, Aclimação, Carmo, Villa Lobos, Cidade de Toronto, na Serra da Cantareira o Horto Florestal, com a residência de verão do governador. No Pq da Independência. Visita obrigatória a qq brasileiro: Museu Paulista da USP, o do Ipiranga, casa do Grito, delicie-se nos belos jardins franceses inspirados no de Versailles, na França. E Monumento do Ipiranga, sob o qual está a cripta de D Pedro e da. Leopoldina e a Casa do Grito. Museu de História Natural da USP e Aquário de SP, no Ipiranga.

 

Gastromonia: passe pela Liberdade, comida oriental. Lanche de mortadela e pastel de bacalhau no Mercadão Municipal, na Rua da Cantareira, admire seus 55 vitrais. Feiras livres tem pastéis ótimos. Uma pizza no Bixiga ou no Brás, uma bela massa a Cantina do Gigio, na Rua dos Pinheiros,355 é uma das melhores pedidas. O molho de tomate deles é inigualável e pedaçudo.... hummm!!! Padarias, q+ parecem shopping de pães, cafeterias mil. E mais de 12mil restaurantes c/ comida do mundo todo.

 

Turismo religioso -visite o Mosteiro de São Bento, onde se hospedou o Papa, há canto gregoriano as 18h. Santuário de São Judas, no Jabaquara. N. Sra do Brasil, na Av Brasil. N. Sra de Fátima na Av. Dr. Arnaldo. Em Sto Amaro do Pe Marcelo. Solo Sagrado -Messiânica - zona sul, Sto Expedito ao lado do Museu de Arte Sacra.

 

Compras? da famosa R 25 de março à chic Oscar Freire, nos Jardins e + trocentas lojas de ruas, e 59 ruas especializadas, passando ainda pelos bairros do Brás e do Bom Retiro. E os incontáveis (são 77), Shoppings Centers Iguatemi, Cid.Jardim, Morumbi, Eldorado, Daslu, Jd.Sul, Bourbon, Higienópolis, Paulista, Center 3, Ibirapuera, Plaza Sul, Central Plaza, Anália Franco, Center Norte, Shopping D, Light, West Plaza, Continental, Villa Lobos, SP Market, Market Place, o imenso Aricanduva, etc..

Baladas: há muito boas nos bairros de Moema, VNConceição, V.Olímpia, Pinheiros, Itaim VMariana. e VMadalena. E outras ainda, p/ ouvir e dançar em + de 15 mil bares e botecos.

 

Arquitetura: Hotel Unique, Ponte estaiada no Morumbi ao lado da Rede Globo. Marg Pinheiros e sua skyline de prédios modernos.

+ 300 Monumentos: Ás Bandeiras, a Pedro Alvares Cabral, Ayrton Senna, Obelisco, Pq das esculturas no Ibirapuera. Borba Gato, Dque de Caxias, Glória Imortal aos Fundadores de São Paulo –no Páteo do colégio, 14 bis e Satos Dumont, na Pça Campo de Bagatelle, Monumento a Ramos de Azevedo.

http://www.monumentos.art.br/monumentos

 

E mais: Memorial da América Latina, Cinemateca, Cid Universitária - USP, Estação Ciências, Planetário, Aeroporto de Congonhas, Convento da Luz, Playcenter, Pq da Mônica, Pq da Xuxa, Estádio do Morumbi, Palácio do Governo, Palácio das Indústrias, onde está o Catavento Educaional, Biblioteca Mário de Andrade, Instituto Butantã. Inst Tomie Ohtaka, Jd Botânico, Manequinho Lopes, Fundação Oscar e Maria Luiza Americano, Estação Julio Prestes Jockey Club de SP. Visita ao acervo de esculturas dos Cemitérios Arte Religiosa, tem quem goste! Zoológico

 

110 Museus: MIS, MAM, MAC, Pinacoteca, Lasar Segall, Casa Brasileira, Casa de Dona Yayá, Imigrante, Transportes, Arte Sacra, Presépio, Crime, Futebol - no Estádio do Pacaembu, Relógio, Oceanográfico, Polícia Militar, do perfume, etc.

160 palcos espalhados pela cidade: Os lindos: Municipal de S Paulo, Alfa, Eva Wilma, Fecomercio- Raul Cortez. Confortáveis: do Colégio Sta Cruz, do Colégio Humbolt. Arrojados: Simon Bolívar, no Memorial e do Sesc Vila Mariana. Criativo: Teatro do Centro da Terra. Populares: Centro Cultural SPaulo, João Caetano, Arthur Azevedo, Paulo Eiró. Parque Anhembi, maior centro de eventos da América latina e + outros 19 de grande porte.

 

+ Cultura? Peças maravilhosas em cartaz: "Mamma Mia", “Tango Bolero e chá,chá,chá”, Mias respeito q sou tua mãe” Assista a um concerto na Sala S. Paulo, sede da OSESP, com acústica perfeita para música clássica - ou veja espetáculo Teatro Municipal ou apenas visite estes espaços maravilhosos.

 

Eventos: Parada LGBT, SP Fashion Week, Virada Cultural, GP Brasil Fórmula 1,Salão Inter. Automóvel, Bienal de Arte, do Livro, Mostra Intern. de Cinema, Corrida de S.Silvestre, Natal iluminado,

 

Festas de rua? Achiropita/agosto, de Casaluce/maio, San Genaro/setembro, de San Vito/junho, Colônia Fest/julho, Alemã no Campo Belo; Brooklin Fest/outubro; Festa das Estrelas ou Tanabata Matsuri/Julho; Ano novo chinês/fevereiro; Festa do Rosário da Irmandade dos Homens Pretos /junho. Festa Juninas e quermesses nas paróquias, escolas e em clubes. Folias de Santos Reis na Freguesia do Ó/entre Natal e dia de Reis(06/01). Auto popular do Bumba-meu-boi - pça do Morro do Querosene (próximo à USP).

 

Grande São Paulo:Templo Zulai (zen budista) – Cotia; Cidade da Criança – SBCampo; Nascente do rio Tietê, em Salesópolis, Feira de Artes - Embu das Artes, Tapetes de serragem - Santana do Parnaíba no Corpus Christi, Pirapora do Bom Jesus;

 

No ABC: Pq Estadual da Serra do Mar; Rota Gastronômica do Cambuci, Casa de Pedra, Rodoanel. Vila de Paranapiacaba – Sto André/ passeio de trem; Caminhos do mar, em SBernardo do Campo, Santos, S.Vicente.

 

Ufa, tem aí uma boa lista de diversão. Hospede-se num dos 42mil quartos de hotel se vc for turista e Bons passeios!

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • Membros

Olá amigos, obrigado pelas dicas sobre SP.

A cidade, sem comentários, minha esposa ficou apaixonada pela Av. Paulista. Andamos desde de o shopping Paulista, até a outra extremidades, isso duas vezes, uma de cada lado ... ::hein: estávamos cansados na sexta (29/04), pois chegamos no meio da tarde, de um voo desde 04:30 da manhã.

16ºC é muito legal, quem dera se aqui em Belém fizesse essa temperatura. Aqui, 25 já é frio de mais. :lol:

No sábado, fomos pro Brás. Poxa, com o dinheiro que eu compro aqui 5 camisas no shopping, eu comprei roupa pro ano todo aí no Brás. E olha que eu nem andei tanto. Minha esposa quase que trazia a loja toda. :lol:

Saindo do Brás, fui direto pra Santa Efigênia, é outra loucura, o trânsito muito legal, quase não andam os carros, só as pessoas nas ruas, os motoristas tem que pedir licença aos pedestres ::otemo::

Comprei um Netbook, depois fui procurar um violão. Infelizmente não pude comprar o violão, a grana não dava pra comprar à vista. Essa fui a primeira parte triste da viagem.

No domingo, minha esposa queria ir ao Zoo. Vimos um elefante, duas girafas e um rinoceronte e só, o resto foi só chuva, não deu mais pra fazer nada.

Até pra pegar o busão fiquei todo molhado. Mas não posso reclamar, Belém é a terra da chuva.

 

O lado negativo foi o hotel - Formule 1 do Jardins. A localização é tudo de bom, perto de tudo, mas o hotel é só enganação.

Você pega uma diária "virtual", pois qualquer coisa que você queira fazer dentro do hotel, tem que pagar. Café da manhã, R$8,00 por pessoa e não vale isso, tem pouca opção. A TV, você tem que comprar uma lupa pra ver alguma coisa.

Internet, R$12,00 por dia e é pior do que do tempo da discada, impossível navegar, youtube nem pensar. Isso sem dizer que a senha da internet sempre dava como inválida e eu tinha que descer pro balcão pra resolver, pois os quartos não tem telefone. Falando em telefone, R$10,00 o cartão com 100 unidades, sem falar que o orelhão do meu andar não funcionava.

A meia diária é um afronto as leis de defesa ao consumidor. A meia diária é somente 6 horas, isso mesmo, meia diária é igual a 1/4 do dia. Ou seja, se você pagar duas meia diária, você tem direito a ficar somente 12 horas, a metade de um dia, pode isso?

Então uma diária => 129 (diária) + 12 (internet) + 16 (café pra dois) + 10 (cartão telefônico) = R$167,00

Resumindo, não indico pra ninguém esse hotel, é um caso típico do barato que sai caro. É bem melhor pagar 180 ou 200 em outros hotéis que lhe oferecem até café no quarto, sem contar no conforto e espaço bem maior.

 

Fora o hotel, só tenho a agradecer a vocês aqui do forum com as indicações e a todas as pessoas a quem eu pedia alguma informação pelas ruas. Sempre foram bem atenciosas.

Certamente voltarei em breve.

Link para o comentário
  • Membros

Pow Sergios, que chato que vc teve esses contratempos... mas volte sim! Sampa tem milhares de coisas pra fazer, sempre vai comportar uma visita até o fim da sua vida. Toda semana abre um bar, um restaurante, inaugura uma exposição, shows internacionais, novos parques, museus etc. Vale muito a pena. Essa semana mesmo temos uma exposição fenomenal do Escher: http://www.mcescher.com . Venha sempre!

 

Quanto ao Formule 1, realmente, eu sempre achei um absurdo o preço da diária desses caras pelo que oferecem. Além de tudo que você citou eu acho os quartos muito mal limpos. Já peguei duas vezes o quarto empestiado de cheiro de cigarro (nada contra quem fuma, mas não tem cabimento uma diária de 100 mangos e quarto com cheiro de balada finalizada) e com problemas na pia, no chuveiro etc. A única vantagem, por assim dizer, dos caras é que em qualquer lugar do mundo você sabe o que esperar do hotel, já que os quartos e serviços diferem muito pouco de um lugar pro outro. Mas de que adianta se o custo benefício é tão alto? Vale só pra quando você não pode pesquisar, caiu de balão e não tá a fim de pegar um pulgueiro qualquer. Fora isso, vale pesquisar mesmo.

Link para o comentário
  • Membros

ATENÇÃO Mochileiros, grande novidade!!

 

domingo, 8 de maio de 2011 11:15

Primeiro city tour oficial de SP terá 9 paradas

 

A região da Luz, no centro de São Paulo, será a primeira de nove paradas do roteiro criado pela São Paulo Turismo (SPTuris) para atender turistas na capital e paulistanos que queiram conhecer melhor a cidade. O serviço de city tour, hoje explorado apenas por agências de turismo, está previsto para começar a funcionar diariamente em janeiro, das 9h às 18h, ao custo de R$ 40 por pessoa.

 

O passeio será feito em ônibus panorâmicos de dois andares, conhecidos como double decker. O serviço é comum em várias cidades do País, da América do Sul e da Europa. Durante o trajeto, um guia de turismo bilíngue vai explicar as características arquitetônicas das construções e a importância histórica de cada uma delas e das regiões onde estão situadas.

 

A liberdade para definir o tempo dedicado a cada uma das atrações escolhidas é a principal característica do serviço. O ingresso do passeio terá validade de um dia e dará direito de embarque e desembarque em todos os locais definidos no roteiro. Assim, o turista poderá, por exemplo, descer no Pátio do Colégio e aproveitar para fazer outros passeios nas proximidades. Depois, bastará entrar no próximo ônibus e escolher outra atração.

 

As paradas do passeio vão seguir a ordem Luz, Mercado Municipal, República, Estádio do Pacaembu, Avenida Paulista, Ibirapuera, bairro da Liberdade, Pátio do Colégio e Teatro Municipal. "É um roteiro tradicional, muito procurado por quem vem de fora e vive na cidade. Em cada uma das paradas, o turista tem diversas opções de passeio. São Paulo demorou para ter um city tour. Tem tudo para dar certo", afirma Maria José Giaretta, turismóloga e professora da PUC-SP.

 

A previsão é de que sete ônibus operem a linha turística. O intervalo entre eles será de uma hora. O percurso dos ônibus ainda não foi definido, mas deverá durar cerca de 3 horas e 20 minutos e a velocidade média será de 15 km/h. "O itinerário está sendo estudado em conjunto com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a São Paulo Transporte (SPTrans). Queremos montar o melhor trajeto levando em consideração o trânsito da cidade e a questão de fiação", explica Luciane.

 

Fonte: O Estado de S.Paulo.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...