Ir para conteúdo

La Paz, Copacabana, Arequipa, Cusco (MP) - 19 dias (abril 2010)


Posts Recomendados

  • Respostas 296
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Colaboradores

8° dia (05/04/10): Mirador del Condor - retorno a Arequipa

Neste dia acordamos beeeem cedo. A intenção do guia era de sairmos as 6h da manhã, para chegarmos cedo ao Mirador del Condor, e poder avistar essas aves, que são o símbolo do Cañion del Colca.

Então tomamos nossa desayuno básico (como de toda a viagem): pão, chá, suco, manteiga e geléia. São Pedro não estva colaborando muito, e partimos mesmo com o tempo fechado e chuviscos.

 

Paramos primeiro na praça central de Chivay, onde alguns nativos encenavam danças típicas em torno da fonte. Depois visitamos o povoado de Maca (onde poderia provar o fruto do cactus, conhecidos por nós como figo da índia). Percebi que nosso guia estava "enrolando" um pouco para se dirigir ao mirante, já que o tempo estava melhorando!

 

Quando chegamos ao mirante, o tempo estava praticamente todo aberto, e o visual lá é incrível!!! É a parte mais profunda que pudemos acessar em 2 dias, "apenas" 1000m de profundidade!!!! Porém a sua parte mais profunda, mais de 3000m só é acessada em mais de 5 dias de passeio, caminhado e acampando.

A vista do mirante já é estupenda!!! Sem dúvida uma das paisagens mais estonteantes que já vi!!! E claro, os nossos amigos condores deram o ar da graça, voando (com aquele tamanho todo) por cima da fenda que parecia que atingiria o centro da Terra!!!!

Eu recomendo muito esse passeio. Vale a pena ir para Arequipa, só por isso já valeria, mas a cidade também tem seu charme!!

 

Tomamos o caminho de volta, almoçamos em Chivay e retornamos para Arequipa no fim da tarde.

 

O Emiliano tinha piorado, suspeitamos que foi algo que ele comeu, pois as comidas são muito condimentadas, e acho que algo não lhe caiu bem.

Voltamos a procurar a agência Eco Tours, pois precisavamos avisar o Ludivgh que não iríamos mais fazer a subida de 2 dias e 1 noite ao Vulcão El Misti.

Conversamos com ele sobre nossa intenção de visitar Machu Picchu nos próximos dias,e um possível pacote pela sua agência. O que nos foi confirmado no dia seguinte.

 

Gastos:

- almoço: s/40,00

- artesanato: s/30,00

- internet+ligação: s/8,00

- banheiro (Cañion): s/0,50

- jantar: s/33,00

- remédios para Emiliano: s/14,30

- chocolate: s/3,00

TOTAL: s/128,00 = 43USD

 

 

20100424235718.jpg

Mirador del Condor

20100424235731.jpg

Cañion del Colca

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

9º dia (06/04/10): Arequipa

Neste dia, o Emiliano estava bem pior, e optamos por ficar em Arequipa mesmo.

Ele passou o dia todo no hotel. Eu sai apenas para almoçar, e aproveitar para ver a Praça das Armas durante o dia (finalmente!!).

 

A Praça das Armas de Arequipa, é uma das mais graciosas que vi por toda a viagem.... claro que a de Cusco tbm tem seu charme, mas a de Arequipa é estupenda!

A cidade é conhecida como Cidade Branca, pq muitas construções (principalmente os prédios históricos) são feitos de sillar (pedra vulcânica branca). O que é lindíssímo! As milhares de igrejas de Arequipa são todas ornamentadas com entalhes na pedra, o que é bem característico e único da cidade.

 

Come-se muito bem em Arequipa, o centro gastronômico do Peru!!! E os menus são bem populares e econômicos.... como sempre, primeiro prato (que nem sempre é sopa, pq é bem quente o clima), segundo prato (cheio de coentro), sobremesa e refri.

Não tava no clima de um bom almoço, já que o Emiliano estava no hotel, então comi mesmo um menu.

 

A noite, retornei a agência para ver a proposta de Ludigh sobre Machu Picchu. Ele nos sugeriu a seguinte combinação:

- 2 noites de hotel em Cusco

- Boleto turístico de Cusco

- City tour e Valle Sagrado

- van de Ollantaytambo a Piscacucho

- bilhetes de ida e volta de trem entre Piscacucho e Águas Calientes

- 1 noite de hospedagem em Águas Calientes

- tickets de ida e volta da van de Águas Calientes a MP

- entradas em Machu Picchu

 

Esse pacote, depois de muita pechicha, ficou fechado em 300USD por pessoa. Se optassemos apenas pelos dois dias de Machu Picchu, sairia 200USD. Acabamos fechado a primeira opção mesmo, pois estávamos com medo de chegar em Cusco e não conseguir os bilhetes dos trens (já que MP reabiru em 01/04) e não teríamos muitos dias em Cusco para esperar a compra desses bilhetes, apesar de ser bem acima da média que esperávamos pagar.

 

Na agência, comentei do estado de saúde do Emiliano, e então, para a minha surpressa, o irmão do Ludivgh é médico!! E ele estava lá! Me fez mil perguntas e depois receitou alguns remédios (para nauseas e febre).... Não é que no dia seguinte o Emiliano já estava melhor??

 

Gastos:

- comprinhas no mercado: s/16,80

- coca cola: s/2,00

- almoço (Gabi): s/10,00

- artesanatos: s/14,00

- água + isotônico: s/3,70

- remédio: s/4,00

- termômetro: s/3,90

- jantar (Gabi): s/8,00

- bolo: s/4,50

- hotel: s/70,00

TOTAL: s/136,00 = 45,70USD

 

 

20100425002824.jpg

Praça das Armas de Arequipa

20100425002841.jpg

Detalhe de uma igreja - entalhes em pedra vulcânica

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

MarAvilha hein Gabi....

 

Show de relato..... jajá vou terminar o meu..... o notebook que comprei veio com defeito e estou sem PC em casa..... aguardando o novo Notebook chegar por esta semana espero....aff... fogo isso viu....

 

Bom, parabéns mais uma vez e pessoal, tem detalhes de bandeja nesse relato, vale a pena fazer algumas anotações...

 

Abrs a todos,,,,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

10º dia (07/04/10): Arequipa - Cusco

O Emiliano estava praticamente recuperado, então resolvemos seguir nossa viagem para Cusco (já que não daria mais para fazermos a subida ao Vulcão El Misti :( ).

Fechamos a conta do hotel lá pelas 10h, pegamos as roupas que mandamos lavar, deixamos as mochilas no próprio maleiro do hotel e fomos andar por Arequipa (pela última vez).

 

Realmente Arequipa vale cada minutinho que se anda pela cidade. O clima era bem agradável, fez calor todos os dias.

Visitamos o museu onde está a múmia Juanita (uma das mais bem preservadas múmias do Peru), porém entre janeiro e abril é o período de estudos da universidade com a múmia, então ela foi substituida por Sarita. O museu é muito bacana, paga-se s/15,00 de entrada, assiste um vídeo, se não me engano da Discovery Channel, de 20min, mostrando como encontraram a Juanita e como são os trabalhos dos arqueólogos nas montanhas (bem legal) e um pequeno museu que tem artefatos incríveis, como tecidos e sandálias ultra bem preservadas. O final é a múmia, que realmente é impressionante pelo grau de preservção (cabelos, unhas e até os vincos dos dedos - aiiii, quem tiver estômago fraco, seprepare).

 

A cidade conta com outros inúmeros museus e igrejas. Uma das maiores atrações é o Convento de Santa Catalina. Optamos por não visitar, apesar des er bem recomendado. A entrada é de s/30,00.

 

Ainda voltamos a Eco Tours, pagamos o pacote a Machu Picchu (US$150,00 em dinheiro, US$150,00 no VTM e US$300,00 no cartão de crédito). Ludivgh comprou, pela internet, as passagens de Arequipa a Cusco pela Cruz del Sur (s/96,00 cada uma).

Antes de irmos, compramos uns doces típcos de Arequipa na doceria tradicional Antojitos de Arequipa - que são simplesmente sensacionais!!!! Vale a pena conferir e levar!

 

Assim nos despedimos de Arequipa. As 22h embarcamos para Cusco do terminal Terrapuerto em um ônibus que eramuito melhor q vários hotéis que tínhamos ficado!!! Lindo, limpo, 2 andares, com serviço de bordo, filme,etc etc etc...

 

Gastos:

- s/70,00: hotel

- s/30,00: lavanderia

- s/2,50: chá

- s/14,00: almoço (2)

- s/192,00: passagens para Cusco (2)

- s/30,00: entradas no museu (2)

- s/42,00: doces (Antojitos de Arequipa)

- s/42,00: cartão de memória para máquina fotográfica

- s/10,00: guia no museu

- s/10,90: lanche

- s/5,00: taxi do hotel ao Terrapuerto

- US$140,00 + s/29,00: meia parcela de MP

TOTAL: US$299,15

 

Gastos não contabilizados: US$150,00 (em dinheiro que não estava no VTM) e US$300,00 (cartão de crédito) - pacote Machu Picchu+Cusco

 

 

20100429184246.JPG

20100429184255.JPG

 

Tentações de Arequipa

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

11º dia (08/04/10): Cusco

Depois de mais ou menos 8h de viagem (muito boa por sinal) - enfim CUSCO!

Chegamos beeem cedo (6h) e tomamos um taxi direto ao hotel que estava incluso em nosso pacote.

Hotel lindo, uma belíssima casa colonial (enooooorme) situada na Praça Regocijo. Não me lembro o nome, mas devo ter um cartão do hotel e vou postar aqui o nome, pq vale a pena ficar nele.

A Praça Regocijo é uma graça. Logo acima da Plaza de Armas (dividindo a mesma quadra), ela é uma pracinha menor, muito "hermosa", com restaurantes, lojinhas e uma linda fonte no meio. Adoramos a localização!

 

Descançamos um pouco e as 8h saímos para ver a Plaza de Armas e arredores. A Plaza de Armas também é linda! Suntuosa, muito bem cuidada, com jardins impecáveis e lindas igrejas. Procuramos a agência que nos foi indicada por Ludivgh em Arequipa, a Peruvian Highland Travel, cujo nosso contato era a Kelly. Confirmamos todos os nossos passeios, hoteis e etc.

Comer é caro em Cusco, se comparado a Arequipa, mas já esperávamos isso. Também pq não saímosmuito dos arredores da Plaza de Armas!!!

 

A tarde saímos para o City Tour de Cusco, que leva até as 4 ruínas mais próximas da cidade. Olha, preciso registrar aqui minha impressão: foi o pior passeio que já fiz na minha vida! O tour recolhe os turistas a partir das 14h em seus hotéis. São vários ônibus que atendem todas as agências, então não faz muita diferença em qual agência vc fechou o pacote, pq vai todo mundo junto. O guia já começa o passeio avisando que não há muito tempo!!! Como assim??? Já fiquei brava! Sai mais cedo então, se não tem tempo!

Depois vai direto para o Qorikancha que era um dos maiores templos incas, construído sobre ruínas pré-incas, sobre oqual há hoje um mosteiro (Santo Domingo). É lindo, muito bem conservado. O guia conduz até a igreja, junto de outro milhares de turistas e guias, e diz para pagarmos s/13,00 para entrada. O problema é que eu nem conseguia ver o guichê da bilheteria de tanta gente que tinha na frente! Estava pior que entrada em estádio de futebol em noite de final de campeonato! Nós já não curtimos muito igrejas, e ainda mais abarrotada, nem pensar. Ficamos de fora, fotografando com calma o templo que vale a pena.

Depois seguimos para as ruínas. A primeira é a de Sacsayhuamán, que é lindíssima. Um templo cosntruído com os perfeitos encaixes de blocos (imeeeeensos) que eu vi na viagem!!! O guia explica algumas coisas e em menos de 20 minutos diz que temos que ir embora!!!!! Ahhh, um pecado, não pudemos nem subir os degraus do templo!!

A póxima ruína, se não me engano é Tambomachay, as fontes onde os incas se purificavam antes de ingressar em Cusco (a cidade Sagrada). Depois fomos a Puka Pukara, que eu mal consegui ver, pq o ônibus mal parou e o guia ja começou a gritar que não tínhamos muito tempo!!! Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhh!

Já estava ficando escuro quando chegamos à última ruína Q'enqo, que é um labirinto, mas claro que não vimos quase nada!!!

 

Voltei frustrada para Cusco! Lugares magníficos e não conseguimos aproveitar!!! Realmente, gostaide fazer esses passeios de outra forma... se pelo menos fosse o dia todo, daria tempo! Enfim!

Jantamos e fomos para o hotel arrumar uma pequena bagagem de mãopara passarmos 2 dias em Águas Calientes ( e conhecer MP).

 

Gastos:

- s/10,00: taxi rodoviaria-hotel

- s/14,00: café da manhã (2)

- s/33,50: almoço

- s/46,00: remédios (Emiliano)

- s/38,00: jantar

- s/12,90: compras no mercado

- s/2,50: água

TOTAL: s/156,90 = 52,30USD

 

 

20100429191837.JPG

Plaza de Armas

 

20100429191842.JPG

Qorikancha: bse pré-inca (pedras rosadas), templo inca (pedras escuras) e mosteiro de Santo Domigo acima

 

20100429191850.JPG

ruínas de Sacsayhuamán

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Parabéns pelo relato, vai me ajudar bastante.

Quanto as roupas técnicas e equipamentos que citou, chegou a comprar algo em La Paz? Se sim, poderia me falar o preço, tipo e marca do equipamento/roupa?

Outra coisa, os gastos com alimentação são individuais ou para você e seu namorado ? Qual o valor total gasto na viagem?

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...