Ir para conteúdo

Dicas: Como diminuir o peso da mochila


beto_ssa_ba

Posts Recomendados

  • 1 mês depois...
  • Respostas 41
  • Criado
  • Última resposta
  • Membros

Olá moçada, bom vou deixar minhas dicas para diminuir o peso da mochila, primeira coisa que faço e calcular os dias que vou ficar viajando para não levar coisas demais. Em relação ao sabonete uso sempre o Liquido, é bem mais prático, não meleca e nem precisa de saboneteira, se a trip for de poucos dias, coloco o sabonete num frasco menor (uso um de Close-up liquifresh), mas se for longa e precisar lavar algumas peças de roupa (calcinha,....) ai levo a embalagem toda mesmo, em relação a escova dental uso a mesma que a Negra Bela "colgate portable" ótima e super higiênica, shampoo e condicionador esses eu compro na farmácia ou em casas de produtos de cabeleleiros, vem em saches, é o mesmo que as empresas de cosméticos colocam nas revistas para demonstração, vejo quantos dias vou ficar viajando e levo a quantidade certa, sempre jogando o resto das embalagens no lixo e assim diminuindo o peso da mochila, minha toalha e igual a que o Tiago usa, ou seja, uma fralda é só ir numa loja que vende produtor p recem nascidos e pedir uma toalha fralda, ela é bem maior que uma fralda. Seca rápido e se precisar dá pra ser lavada na pia ou no chuveiro, ai o sabonete líquido ajuda tb, a toalha fica ótima. Levo poucas roupas pois sempre por onde passo compro uma camiseta, uma calça. Teve viagem que tive que dar uns regalos a garota da portaria do Hostel, pois minha mochila ficou pesada demais, ai me desfiz das camisetas velhas, e de uma calça tb e lembrando que nós mulheres sempre levamos mais que vamos usar. Calçado levo uma papete da havaianas, elas são legais pq a borracha dela é bem alta dá pra entrar em qualquer banheiro publico sem correr o risco de molhar o pé, e o modelo é unisex, e minha bota só tiro ela do pé qd vou tomar banho, vou pras baladas com ela mesmo, afinal todas as minhas roupas de viagem combinam com ela. Bjim espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Oii! :D

 

Bom, eu uso uma necessairzinha com escova de dente dobrável, aquelas minipastas de dente,

faço uma rapa em todos os sachezinhos que eu tenho guardado exatamente pra isso...

(desses que a gente ganha, mesmo!)

Caso não tenha esses sachês, o negócio é colocar tudo em potinhos pequenos tipo de acetona!

As toalhas superabsorventes tbm valem a pena...

Essas camisetas de dry fit... Tipo de Time... que vc usa o dia inteiro, de noite lava e ela já está

seca quando vc acorda.

Para as meninas tem aquele sabonete próprio pra calcinha, para quem não se importa em levar

um tiquinho a mais, é uma boa... Colocá-lo em um pote pequenininho tbm... Rende e é higiênico!

Se não, vai no líquido normal mesmo! :D

E eu prefiro usar o tênis e guardar o chinelo que é mais leve na bolsa.

Mas se estiver calor, coloco o tênis na parte de baixo da mochilha, tipo, como última coisa na mochila.

O peso fica melhor (ou menos pior) nas costas.

Saco de dormir em vez de roupa de cama. E muitos hostels oferecem por precinho legal durante a estadia...

Roupa de frio eu acho melhor por camadas, do que aquela super jaqueta...

Porque se vc vai caminhar, vc sentirá mais calor com a jaquetona e acabará querendo coloca-la na mochila

de novo... E as roupas 'em camadas' vc vai acabar usando mais de uma.

 

Ah, espero ter colaborado também!

:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros

Galera, estou com planos de viajar p/ Europa ano que vem.. porém não decidi o período.. mas provavelmente será no outono (podendo pegar o início do inverno).

 

Ultimamente li bastante a respeito de light backpacking em foruns e sites gringos... ao invés de viajar com essas mochilas grandes de 50.. 60 e 70 litros (eu tenho uma de 75+15l), uma mochila de 30 a 40 litros é o suficiente, levando pouca coisa mesmo e lavando a roupa, combinando roupas e usando o famoso sistema de camadas. Então acabei montando uma lista com os seguintes itens para uma viagem p/ a Europa entre 30 e 60 dias, com tempo entre 5 a 28 graus:

 

1. Uma jaqueta "Adidas Adistar"

Ela é bem fina e leve, ocupa pouquíssimo espaço. Serve como quebra-vento, protege de chuvas finas , neve (da neve, não da temperatura) tem excelente ventilação que dá pra usar tbm como proteção contra a chuva em dias quentes. É feita de Windstopper, da Gore.

 

2. Uma jaqueta "Adidas Milan"

Ela é forrada, esquenta um pouco, protege um pouco do vento e tem boa ventilação, ocupa pouco espaço.. e o Milan é meu segundo time!

 

3. Um fleece "Quechua"

Esquenta bem, mas não protege contra chuva e vento

 

4. Uma camisa "Curtlo" e duas "Quechua"

Como o material é um tecido sintético, seca muito rápido e não precisa passar, além de deixar passar o suor

 

5. Uma camisa do Grêmio

Time do coração não podia faltar. Também seca rápido e deixa o suor passar

 

6. Uma camisa social

Para eventos que precisa estar mais arrumado, porém casual.

 

7. Uma bermuda "Mormaii"

Para os dias bem quentes e também para ir para praia, piscina etc.

 

8. Duas calças-bermudas "Curtlo"

Para dias quentes (sem a parte de baixo) e também para dias frios e com vento (com a parte de baixo). Como é sintético e bem fina, é fácil de lavar, seca rápido e não precisa passar.

 

9. Uma calça Jeans

Para dias mais frios e em eventos que precisa estar mais arrumado, porém casual. Apenas uma, pq é pesada, ocupa mto espaço e demora pra secar

 

10. Três cuecas boxer "Kalenji"

Como é boxer de 'lycra' é confortável para caminhar, fácil de lavar e seca rápido.

 

11. Três meias finas

Apesar de ser de algodão, é de cano baixo.. pouco tecido e fino, mais fácil pra lavar e secar

 

12. Duas meias grossas

Para dias com muito frio

 

13. Uma blusa underwear e uma calça underwear "Quechua" (segunda pele)

Para dias com muito frio

 

14. Um cachecol, um gorro e um par de luvas "Quechua"

Serve para dias frios e ventos gelados

 

15. Chinelo "Havaianas"

Para dias quentes, praias e tomar banho em lugares com pouca higiene

 

16. Tenis de corrida "Mizuno"

Serve para dias frios, mornos e para caminhar. É bem ventilado.

 

E usar em camada conforme o tempo:

 

Calor (20°C p/ cima):

- camisa; bermuda e chinelo

- camisa; meias finas, bermuda e tênis

 

Frio (15-19°C):

- camisa, jaqueta; meias finas, calça e tênis

- camisa, fleece; meias finas, calça e tênis

 

Muito frio (10-14°C):

- camisa, fleece, jaqueta, meias grossas, calça e tênis (+ luvas e gorro)

 

Apocalipse (5-9°C):

- blusa unde°wear, fleece, jaqueta; calça underwear, meias grossas, calça e tênis (+ luvas, gorro e cachecol)

 

Fim do mundo (4º para baixo)

- comprar um sobretudo bem quente ::lol4::

 

Consegui enfiar tudo isso numa mochila de ataque de 35 litros (curtlo extreme 35l), inclusive com o dentro tenis (chinelo fora)

 

listav.jpg

 

O que vcs acham?? Será que dá pra aguentar?

 

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olha, acho que dependerá muito dos lugares por onde você passará. Quanto mais para leste e norte você for, maiores as chances de temperaturas mais frias. Mas acho que está legal, bem variado. Certamente você terá que lançar mão de alguns recursos de última hora e/ou inesperados, mas está bem servido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Estou pensando ir com meu tênis de corrida. Um Asics Kayano 15, que é extremamente confortável pra tudo, mas a preocupação é se eu pegar chuva. De um dia pro outro, em temperatura baixa ele não vai secar. E se pegar chuva de manhã vou ter que andar o dia todo com ele molhado. Uma ótima pedida pra bolhas, machucados, frieiras e outras coisas excelentes!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

Diminuir o peso da mochila está diretamente ligado ao tipo de viagem, a existência ou não de uma infra-estrutura de apoio, a estação do ano, ao clima e ao tempo de viagem. Os itens básicos de higiene pessoal não são os que mais contribuem para o acréscimo do peso da mochila. Ao contrário da grande maioria, carregar produtos desidratados é sempre mais leve que ter que carregar algo diluído, quando a opção existe. Isto vale para os itens básicos de higiene como também para os produtos de alimentação, dentre outros. Como exemplo, um Trekking em regiões isoladas sem refúgios no percurso, onde acampar e preparar a sua alimentação são a única opção. Ou um ciclo turismo, viagem onde a bicicleta é o meio de transporte, e as mochilas são substituídos por alforjes e bagageiros que carregam as roupas, equipamentos, alimentação e guias. Para as viagens urbanas tudo fica mais simples, devendo-se optar em levar roupas leves, de multiuso, fácil lavagem e secagem, em quantidade suficiente para uma semana, ou um pouco mais. É só entrar na sua rotina a lavagem de algumas peças de roupas na hora do banho e verificar onde estiver hospedado em que local poderá estendê-las ou improvisar um estendedor. Agora guias de viagens e papeis, equipamentos, sapatos, tênis, botas são itens que realmente pesam e ocupam espaços, deve-se levar o mínimo necessário, também considerando-se as formalidades ou informalidades das suas atividades na programação da viagem. Quanto às roupas de frio, concordo, a melhor opção é trabalhar com camadas de roupas, podendo chegar até 3 camadas, dependo da variação climática. Sendo verão, que maravilha, é mais fácil em todos os sentidos. Uma boa medida para proporcionar uma análise no que você colocou em sua mochila e levar somente o essencial, é arrumar a mochila com antecedência e no dia seguinte verificar o volume e o peso e tentar diminuí-lo. Relacione os dias de viagem com o que arrumou na mochila e vá retirando o que estiver além do mínimo necessário. Pense na sua viagem anterior o que levou e não usou, e não repita.Quanto a toalha sempre levo uma tolha de banho pequena e também fina. Para banhos nos dias de deslocamentos, onde não haverá tempo de secagem da toalha, a minha opção é levar Pano Multiuso conhecido como perflex, que poderá ser descartado após cada uso. Alguns albergues na Europa não permitem saco de dormir sobre as camas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Caro Raphok,

 

Nao sei ja veio, ou ainda esta ai. Mas se ainda nao veio... recomendo refazer TODA, eu disse TODA, a sua bagagem. O que esta trazendo, alem de ser pouca roupa, NADA..ou quase nada, irá te servir. Seus casacos da adidas funcionarão como meras camisas... pois o inverno aqui é mt rigoroso. Estou no Norte de Portugal, e já esta fazendo muito frio (cerca de 5 graus), do qual tem dias que uma camisa de manga comprida, um casaco de tricot e uma jaqueta de couro não aguentam. =X ..Recomendo também retirar sua bermuda da mormai, pois de nada ira te adiantar... visto que doo meio de Set ate Mar as praias ficam meio que desertas. Se for para o leste europeu, deixe para comprar roupas adequadas aqui, pois no Brasil alem de dificil de encontrar, será carissima.

 

Espero te ajudado..

 

Abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Caro Raphok,

 

Nao sei ja veio, ou ainda esta ai. Mas se ainda nao veio... recomendo refazer TODA, eu disse TODA, a sua bagagem. O que esta trazendo, alem de ser pouca roupa, NADA..ou quase nada, irá te servir. Seus casacos da adidas funcionarão como meras camisas... pois o inverno aqui é mt rigoroso. Estou no Norte de Portugal, e já esta fazendo muito frio (cerca de 5 graus), do qual tem dias que uma camisa de manga comprida, um casaco de tricot e uma jaqueta de couro não aguentam. =X ..Recomendo também retirar sua bermuda da mormai, pois de nada ira te adiantar... visto que doo meio de Set ate Mar as praias ficam meio que desertas. Se for para o leste europeu, deixe para comprar roupas adequadas aqui, pois no Brasil alem de dificil de encontrar, será carissima.

 

Espero te ajudado..

 

Abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Colaboradores

Eu procuro sempre manter os ítens mais pesados nas partes mais altas da mochila, se precisar levar barraca dividi-la em duas partes dentro da mochila, buscar preencher todos os espaços, sempre que for possível dependendo do destino levar roupas leves, colocar na mochila só o que você usa mais de uma vez por semana, distribuir o peso tb pode deixar a carga mais confortável!

 

::::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.


×
×
  • Criar Novo...