Ir para conteúdo

Dicas: Como diminuir o peso da mochila


beto_ssa_ba

Posts Recomendados

  • Respostas 41
  • Criado
  • Última resposta
  • Colaboradores

Gleison eu dou preferência com os ítens de maior peso encostados nas costa de baixo até em cima depois dos mais leves (Saco de dormir por exemplo) pois você concentra o peso mais intensamente na barrigueira, que é o mais correto do que totalmente nos ombros, ítems menores e de uso geral em cima !

 

(São minhas experiências cada um pode ter sua melhor forma)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...
  • 1 mês depois...
  • Membros de Honra

Hum, eu ia criar um tópico falando sobre isso (travel light), mas como achei esse tópico aqui, vou postar aqui mesmo. Algumas dicas para reduzir o peso:

- Esqueça calça jeans. Calça jeans são pesadas, ocupam muito volume, demoram muito tempo para secar. Esquentam demais no calor mas não protegem nada no frio (principalmente contra o vento). Não são flexíveis, em esportes são impraticáveis. Atualmente eu viajo usando aquelas calças para trekking ou convertible pants, tipo essa: http://www.amazon.com/Mountain-Hardwear-Mesa-Convertible-Pant/dp/B000NJ1MNC (foi minha última aquisição). A vantagem do convertible é que já salva espaço da bermuda também.

-Esqueça esses tênis esportivos usados no Brasil, estilo nike shox. Além de ocuparem espaço, eles não são muito usados fora do Brasil. São usados para esporte apenas, e são considerados feios (na Europa você pode ser barrado em baladas se sair c esse tipo de tênis). Lá em baladas o mais usado mesmo são sapatos. Se você quizer salvar espaço do sapato, recomendo ir com botas ou tênis para trekking que da para enganar.

-Viaje com uma toalha de microfibra. Ocupam espaço de uma toalha de mão e secam tanto quanto uma toalha comum.

-Use kindle! Se você viaja com um guia de viagens e com um livro (o que é +- padrão dentro dos mochileiros), talvez seja hora de considerar comprar um kindle ou outro leitor de livros digital. É menor e bem mais leve, e a ferramenta de busca pode ser útil na hora do desespero.

-Não leve netbooks (muito menos notebooks) em viagens pequenas (menos de 3 meses). O uso não compensa o peso, volume ocupado e risco de danificar ou ser roubado. Se você tira muitas fotos e não tem memory card suficiente, leve um pen drive ou então grave no seu mp3 player.

-Se você vai viajar para países frios mas não vai realizar esportes, não é necessário usar um sistema de camadas. Compre apenas um sobretudo bom ou um casaco forte.

-Se for pro primeiro mundo, talvez seja bom considerar comprar aquelas camisas de botão casuais para travellers. Elas são leves, secam rápido e com elas você evitará ser barrado em baladas e vai te ajudar a se misturar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Usar as toalhas ultra absorventes são uma ótima opção pra reduzir o tamanho e peso da mochila.

Comprei uma Dry Lite pequena e uma Tek Towel grande (ambas da Sea To Summit). A Dry lite é mais barata, mas não dá a sensação de toalha. A Tek towel é muito macia, só que tem o custo mais alto. São realmente MUITO boas, secam rápido e ocupam pouco espaço. São um pouco caras, porém achei o custo x benefício interessante.

 

Vou ao Perú para ficar 22 dias e já estou pensando em ir e voltar com as botas nos pés e a jaqueta mais grossa, pois são duas coisas grandes e pesadas que eu deixaria de colocar na mochila.

 

Ainda estou levando muitas blusas dry, pois secam rápido, não amarrotam e não fazem volume. Alguns potinhos pequenos com creme, shampoo, hidratante etc. Assim que forem acabando, vou jogando fora. Melhor do que levar um maior e ter que carrega-lo até o fim só com um pouco creme.

 

Dicas para mulheres: a melhor forma de reduzir peso da mochila é pensar que está viajando para aproveitar e curtir a viagem e não para "desfilar". Claro que dá pra ir com roupas legais, basta selecionar poucas e repeti-las algumas vezes, afinal os hostels e albergues oferecem este tipo de serviço. Levar alguns "conjuntos" básicos e usar acessórios que dão uma nova cara à roupa. ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Esse do potinho pequeno é padrão mesmo.

 

Quanto a ir de jaqueta etc... o que eu faço, e recomendo, é você colocar TUDO dentro da mochila (c exceção de 1 calça, camiseta e o menor calçado q for levar), mas casaco, thermal underwear etc... tente colocar td na mochila. Isso é bom para você ter noção de espaço e peso, pq nem sempre durante sua trip vc vai ficar usando o casaco, e carregar qualquer coisa na mão depois não é bom. É útil para se educar para quanto está carregando também.

 

Metade das roupas que levo geralmente são velhas... assim qdo fico afim de comprar 1 camiseta por exemplo, eu posso doar as roupas velhas e ficar c a nova sem alterar muito minha carga.

 

Umas dicas que muitos sites dão para iniciantes e que são efetivas no começo são:

- Se você acha que talvez vá usar, não leve

- Separe tudo que vc planeja levar. Agora corte pela metade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Fiz uma viagem curta para o Ceará e não levei nada além de blusas leves, bermudas jeans, uma mais leve pra dormir e havaianas. Fui de calça jeans, camisa de manga, casaco e sandália, por que durante a viagem faz bastante frio (ainda mais quem vai de corujão pela madruga). Levei uma mochila da Kailash de 22L, deu tudo e não ficou tão pesada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
-Se for pro primeiro mundo, talvez seja bom considerar comprar aquelas camisas de botão casuais para travellers.

 

Hey Sandman!

 

Nunca tinha ouvido falar sobre essas camisas...

 

Quando perguntei ao oráculo moderno (google) a unica resposta mais ou menos interessante que encontrei foi uma loja chamada "Richards" (http://www.richards.com.br/rchArara.asp?sSeco=2). Tem alguma outro lugar que voce indique? De preferencia um mais barato que a dica do google...

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.


×
×
  • Criar Novo...