Ir para conteúdo

Um dia em Monte Verde, a Suiça Mineira - fotos, roteiro e valores


Posts Recomendados

  • Membros

Olá viajantes

Visitei a famosa Monte Verde no início de agosto, fora da alta temporada (que é entre junho e julho) mas que ainda proporciona temperaturas agradáveis. Para quem não sabe, Monte Verde é um pequeno distrito pertencente ao municipio de Camanducaia, no sul de Minas Gerais, e foi criado em 1950. Localizado em meio as montanhas, o distrito é famoso por sua arquitetura europeia e também por suas baixas temperaturas - se fosse uma cidade, seria a mais alta do estado e a segunda do país, atrás apenas de Campos do Jordão - o que a faz ser popularmente conhecida como a Suíça Mineira. 

A fama de Monte Verde começou à cerca de 6-7 anos, se tornando um paraíso para turistas que procuram fazer compras (sim, há muitas lojinhas) ou simplesmente relaxar nos inúmeros hoteis fazenda e chalés situado nas montanhas. Com pouco mais de 4 mil habitantes, esse número praticamente dobra nos finais de semana da alta temporada, o que apenas realça o poder turístico do distrito. 

IMG_20170814_122604_948.thumb.jpg.048bc5079e1ca0e32c1e3104a47c447c.jpg

IMG_20170815_063131_048.thumb.jpg.d362ab59f6dd9b8bd85876d6146f524e.jpg

Moro em Campinas e a minha viagem foi bate e volta ( para economizar haha). Como não tenho carro (não sei dirigir 9_9)  optei por viajar com a Andréia Excursões, uma agência localizada na região da Vila Padre Anchieta (Campinas) que sempre realiza excursões bacanas pelo Brasil. A passagem saiu por 85 reais ida e volta cada um, um valor considerável, mas que valeu a pena pela tranquilidade. Já tinha realizado uma viagem nesse mesmo estilo anterioremente com essa agência para Campos do Jordão e que foi bem legal. Dessa vez tive um pequeno problema de comunicação com a agência, pois a mesma havia divulgado no site que a viagem seria no domingo e na verdade era no sábado ¬¬ e mesmo conversando pelo Whats com o pessoal da agência, em nenhum momento eles corrigiram ainformação e só foram me avisar dois dias antes :o Por sorte, consegui adiar meus compromissos e ir no sábado, UFFA. Apesar disso, indico a agência. 

 

Como chegar: Camanducaia fica localizada bem as margens da Rodovia Fernão Dias, então é de fácil acesso tanto para quem vem de BH ou do interior de Minas, quanto para quem vem do estado de São Paulo - vindo de Campinas,, é so pegar a Rodovia Dom Pedro e depois a Fernão Dias. Levamos cerca de 3 horas para chegar, contando com uma parada em Extrema. Chegando em Camanducaia, é só atravessar o centro da cidade, seguir as placas que indicam Monte Verde até sair na avenida Trancredo de Almeida Neves e depois na rodovia Agostinho Patrus. Depois é só seguir por essa rodovia até seu ponto final, que é no famoso portal de Monte Verde. Do centro de Camanducaia até o distrito são aproximadamente 45 minutos por essa rodovia que é asfaltada, mas tem pista simples e é repleta de curvas, então é bom sempre ficar atento. Pelo caminho, o visitante encontra, além de inúmeras paisagens verdes, várias lojinhas que vendem doces e queijos :P

 

Valores: em Monte Verde tudo é caro, mas muito caro 9_99_99_9, principalmente se comparado com outros destinos famosos da região, como Poços de Caldas e Campos do Jordão (e olha que Campos não é nem um pouco barata). Dificilmente você irá encontrar hotéis na alta temporada por menos de 500 reais a diária. Como a região é muito procurada, as opções de hospedagens baratas se esgotam rápido, então é sempre bom reservar seu hotel com certa antecedência ( e há hotéis dos mais variados estilos na região). 

DSC_0475.thumb.JPG.8ef4bdf3f16a89aa9b098219b8ce262e.JPG

IMG_20170816_063951_278.thumb.jpg.d50201db5d4838ec0ed726229f859f30.jpg

 

Atrações: (vou deixar os pontos de interesse em negrito para facilitar)

Sinceramente, não tem tanta coisa assim para fazer em Monte Verde (dentro daquilo que me chama a atenção) - consegui conhecer e fazer tudo que eu queria em apenas um dia, sendo assim, economizei com hospedagem :-D. A principal atração, sem dúvidas, é a Avenida Monte Verde, uma grande via que corta o distrito e onde se localizam aquelas casinhas de arquitetura europeia  e onde funciona todo o comércio, restaurantes, agências de turismo e inúmeras galerias comerciais. A avenida é muito bem cuidada e repleta de bancos para descanço, floreiras e até um pequenoi lago. É sem dúvidas o lugar para ver e ser visto em Monte Verde. 

Entre as galerias comerciais da avenida, a mais famosa é o Shopping Celeiro, mais conhecido como Shopping dos Esquilos, pois no fundo desse centro comercial há um pqueno bosque com vários esquilos - eu infelizmente não consegui achar nenhum 9_9. O esquilo é o símbolo de Monte Verde, por isso é comum achar referências a ele por todo o lugar. 

Nas inúmeras agências de turismo, os passeios são quase iguais em sua maioria e incluem passeios de gipe para visitar os mirantes da região (passeio imperdível e que infelizmente não fiz, mas fica para a próxima), trilhas pela mata e visita a algumas cachoeiras e fábricas de chocolate - aliás, os valores são bem salgadinhos). Eu acabei optando pelo tradicional passeio de trenzinho haha. Para quem tiver o interesse, eles partem da praça que fica ao lado do Banco Bradesco ( a unica agência bancária do distrito), custam R$20,00 por pessoa, tem 1.30 h de duração e percorre os seguintes pontos turísticos:  

Fábrica de Chocolates Sabor Chocolate: uma pequena fábrica que oferece degustação e que tem uma bonita e irresistível loja 

Igreja Matriz de São Francisco de Assis: essa pequena igrejinha fica localizada no centro da área urbana do distrito, onde moram seus habitantes, já que a avenida Monte Verde é apenas comercial. 

Moinho d'água:
DSC_0479.thumb.JPG.84b2177478c0d47523ed2ae196330759.JPG

Mansão branca: humilde residência avaliada em 3 milhões de dólares !!!!:o Bate até uma tristeza haha.  Nela moram os donos de um dos mais tradicionais hotéis da região 

DSC_0371.thumb.JPG.850a8c2ca223015a0ef851f7ca46c8c0.JPG

Bosque Gato de Botas:

Cemitério Municipal: é tão pequeno que quase não é possível acha-lo em meio a vegetação haha

 

Outras atrações turísticas do distrito são: o famoso Portal, onde ficam algumas miniaturas dos famosos esquilos e de um avião, e também a simpática praça que fica depois dele e que tem uma pequena locomotiva no meio.

IMG_20170815_162436_165.thumb.jpg.53790d9023505c6c261988919fb6f64b.jpg

 

Chegando do passeio de trenzinho, nossa missão foi encontrar um lugar bom e barato para almoçar :P

 

Alimentação: o que mais tem no distrito são restaurantes e chocolaterias. Infelizmente não encontrei nenhum estabelecimento que aceitasse Vale Alimentação ;) e os preços também não estavam nem um pouco convidativos. Os pratos variam entre R$50,00 e R$80,00 na maioria dos restaurantes. Os pratos mais baratinhos, de R$30,00 não eram muito apetitivos. Os queijos custavam cerca de R$20,00 -25,00 um pedaço padrão. Já os chocolates caseiros variam entre R$10,00 e R$20,00 cada 100 gramas :o e o chocolate quente R$10,00 o copo pequeno.

Optei pelo restaurante Empório Monte Verde, que fica dentro da Galeria Vila Germânica (Av. Monte Verde, 1057). O cardápio era bem variado (contava até com rodizío de fondue) e o melhor, tinha música ao vivo :D (e de boa qualidade) com um repertório cheio de Tribalistas, Cyndi Lauper, Raul Seixas, Amy, U2 e muito mais :D . Escolhi um prato de frango a parmeggiana para duas pessoas (minha mãe estava comigo) que acompanhava frita e que saiu por R$79,00. O prato é realmente gigantesco e estava bem saboroso. 

De sobremesa, fomos no Gressoney, uma famosa chocolateria que tem algumas unidades pela rua principal do distrito. Minha mãe pegou um fondue pequeno por R$23,00 e eu um petit gateau por R$21,00 :D

IMG_20170812_163011_039.thumb.jpg.6871a160262ce9f07dbe48fc593ee9ed.jpg

IMG_20170816_194801_151.thumb.jpg.f0277e75ac03e2431ad6e67094603750.jpg

DSC_0423.thumb.JPG.ecaed9395a76652f40c325b776a9f160.JPG

DSC_0261.thumb.JPG.b0ae11cf0fb97832c344bf625d1508b5.JPG

Mamãe e eu <3 

IMG_20170812_105727379.thumb.jpg.6663add3c783f93869a86351d4f2967a.jpg

DSC_0428.thumb.JPG.5d59520eae848647f6a5143c870958a1.JPG

DSC_0410.thumb.JPG.44333cdbce8dfde0dd4ef6e9b751759f.JPG

Editado por Rafa Meireles
  • Gostei! 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá Rafa, agradecemos por se interessar em vir para Monte Verde.

Mas discordo quando diz que dá para fazer tudo em 1 dia sem precisar se hospedar.
Há muito o que ver:
Patinação no Gelo - Orquidário - Fazenda Radical com esportes de aventura, falcoaria e passeio de quadriciclo, Galeria de arte em cerâmica, as trilhas da serra da mantiqueira (são 5), as Corredeiras do Itapuá, O haras com lindos animais e passeios. Spa's, Trutário, Destilaria, dentre outros.

acesse www.monteverde.org.br e conheça um pouco mais sobre Monte Verde.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Em 8/19/2017 em 15:16, Silvia Urias disse:

Olá Rafa, agradecemos por se interessar em vir para Monte Verde.

Mas discordo quando diz que dá para fazer tudo em 1 dia sem precisar se hospedar.
Há muito o que ver:
Patinação no Gelo - Orquidário - Fazenda Radical com esportes de aventura, falcoaria e passeio de quadriciclo, Galeria de arte em cerâmica, as trilhas da serra da mantiqueira (são 5), as Corredeiras do Itapuá, O haras com lindos animais e passeios. Spa's, Trutário, Destilaria, dentre outros.

acesse www.monteverde.org.br e conheça um pouco mais sobre Monte Verde.

Olá Silvia,

 

Agradeço seu comentário...

 Concordo que há inúmeros e variados outros atrativos no distrito que vão além daquilo que eu conheci, mas como você mesmo viu escrito no relato, eu consegui conhecer e fazer tudo que eu queria em apenas um dia, ou seja, para mim um dia foi sim mais que suficiente pra conhecer aquilo que me interessava na região, aquilo que eu estava disposto a conhecer e que estava dentro do meu orçamento. 
E claro, eu não ter conhecido os demais atrativos é um motivo a mais para eu voltar ao distrito futuramente, não acha? 
;)

Editado por Rafa Meireles
  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
  • 1 ano depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...