Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros

Este não é um roteiro pronto, mas acho que aqui ainda é o melhor lugar para postar. Por favor, me avisem se me enganei.

Vamos de carro próprio (Ecosport 4x2) e pretendo evitar tours quando possível. Teremos 8-9 dias na região em outubro, antes de descer até Santiago onde ficaremos uns 4 dias antes de retornar.

Nesta região o objetivo é fazer os passeios de SPA e Uyuni, porém um tour de 3 noites até Uyuni talvez complique o roteiro. Por isso pensei em roteiro alternativos:

  • Uyuni de carro próprio:

    • Entrar na Bolívia pela Argentina por la Quiaca?! Conhecer um pouco do Salar e no dia seguinte descer SPA passando por Laguna Colorada, Sol de la Mañana, etc.

    • Como é a estrada (701) de Uyuni até SPA? E da fronteira até Uyuni?

    • É preciso/possível reservar hospedagens neste trajeto?

    • Partindo da vila de Uyuni, é possível fazer um tour de um dia apenas até a Isla del Pescado? Não pretendo colocar meu carro lá devido ao que que li. Ou curtir só o que der pra entrar a pé no salar?

    • Acho que com este trajeto teremos mais folga nos passeios. Mas só acho…

    • O que tenho que me preocupar nestes trajetos? Horários, imigração?

    • É viável fazer este caminho? Bem roots!

  • Se formos à Uyuni partindo de SPA com um tour fechado, então abre outras possibilidades:

    • Entrar no Chile pela Argentina por Paso Jama e visitar Monjes de la Pacana (sem ir até Salar de Tara) ou em SPA pegar um tour incluindo Tara?

    • Entrar via Paso Sico e visitar neste trecho Piedras Rojas, as lagunas altiplanicas e o salar

    • Este trajeto fica mais flexível porém talvez fique apertado. É o que vejo o pessoal mais comentando (Paso Jama)

 

Definindo por onde começar a viagem, o resto já vai ficando mais fácil ;) Depois volto com outras dúvidas sobre os destinos/passeios também!

Obrigado a todos que puderem contribuir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Colega,

A primeira pergunta é: quantos dias vc dispõe para a viagem toda.

Vc diz 8 ou 9 dias apenas entre Atacama e Uyuni?

Tem experiência off road?

O que posso adiantar é que tem dois caminhos entre Uyuni E o Atacama.

Editado por xexelo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Opa!

Tenho muito pouca experiência em off-road, por isso a ligeira preocupação =p

Já encontrei a informação que posso ir até Uyuni por Potosí, por asfalto.

Aí entre Uyuni e Atacama, o Fernando Barros compartilhou isso comigo aqui :

Citar

A 701 é de terra mas é boa. Fica ruim quando vc sair dela para entrar na Reserva Eduardo até chegar no Chile! Tem bastante “areião”, “costela” chacoalha muito o carro, não é muito recomendado ir com um carro que não seja 4×4 nesse trecho… mas talvez dê…

Isso aumenta o nível da aventura, imagino, até pq o percurso é bem longo né? O motivo de fazer este percurso é fazer os passeios (Sol de la Mañana e Laguna Colorada).

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
8 horas atrás, Werlang disse:

Opa!

Tenho muito pouca experiência em off-road, por isso a ligeira preocupação =p

Já encontrei a informação que posso ir até Uyuni por Potosí, por asfalto.

Aí entre Uyuni e Atacama, o Fernando Barros compartilhou isso comigo aqui :

Isso aumenta o nível da aventura, imagino, até pq o percurso é bem longo né? O motivo de fazer este percurso é fazer os passeios (Sol de la Mañana e Laguna Colorada).

Então colega,

eu iria te dizer o mesmo q seu colega falou sobre o trecho entre Uyuni e o Chile. Não recomendo entrar na Reserva Eduardo Avaroa sem um 4x4. 

Dependendo do caminho q vc fizer tem trechos de pura pedra lascada. Tem mesmo muito areião e um 4x2 terá muitas dificuldades.

Fora isso tem o fato que dentro do parque as estradas são múltiplas, as vezes com umas 5 a 8 variantes seguindo em paralelo ou não para um destino. Sem um bom gps vc teria de seguir uma caminhonete de uma empresa de turismo para não se perder.

Uma dica é baixar os mapas do Viajeros.

Achei 18 dias meio apertado. De que cidade vc vai sair?

 

Editado por xexelo
  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Vou postar para vc e quem mais quiser ir para a Bolívia um pedaço do relato de como se tem de fazer a entrada lá vindo do Brasil. Entrando pela Argentina não sei se é o mesmo tramite.

Relato de Paulo André BR no site 4x4 Brasil:

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A entrada é feita em 3 etapas:

1ª- Na própria fronteira faz a entrada da pessoa física (passaporte) - muuuuuita fila, muuuuito calor, nenhuma sombra e muuuuuuita desorganização. Depois de muito tempo e aborrecimento, o passaporte e você estão aptos a entrarem na Bolívia.

2ª- Metros a frente, num conteiner (com ar trincando lá dentro - mas vc é atendido do lado de fora +/- 42°C - sem nenhuma coberturinha...), faz-se a entrada dos carros. Aqui a burrocracia mostra sua arte. Pedem para olhar tudo, chamam o policial para vistoriar o carro, conferem placas, numero chassis (só protocolo, pois na prática não conferem porra nenhuma e cada um dos 3 carros teve um procedimento diferente...). Xerox disso, daquilo, carimbo aqui, assina alí. etc, etc... De fato precisa dos seguros pagos e acho que tem suas taxas....
É bom que o motorista seja o proprietário do veículo ou que o proprietário esteja junto no carro, e é feita uma autorização na hora, onde o dono autoriza o motorista a dirigir... Mais carimbos, mais xerox.... e toca pra estrada....
....só que não.....

3ª- Até agora você só tem autorização para você entrar (Passaporte) e para seu CARRO entrar.
Na lógica deles, vc ainda precisa da autorização para seu carro CIRCULAR, sim acredite, vc gasta preciosas horas com uma documentação que só serve pra dizer que seu carro pode entrar, mas não circular (e ninguém te avisa isso). Se te pegarem na estrada somente com esse documento seu carro pode ser apreendido.
Como achávamos que tínhamos tudo, caímos na estrada rumo a santa Cruz... em poucos Km de rodovia, um "projeto de corda" toda remendada, começa a subir e descer no meio da estrada, como forma de sinalizar que deveríamos parar..., feita com vários retalhos e trapos, a corda era manuseada por um cidadão, sentado numa velha cadeira de madeira, com os pés na mesa, sob uma cabana de palha. Desconfiamos dessa parada e estávamos preocupados, seria um assalto?!, um golpe?! Como estávamos em 3 carros, arriscamos parar ao invés de atropelar a "corda"...
De fato era um policial, com uma corrente no pescoço, ostentando o brasão do corinthians...
Como estávamos seguro de que a documentação estava em ordem, levamos nosso calhamaço de documentos. Todos eles em vão... Nenhum deles convenceu o policial de que poderíamos seguir viagem.

Depois de muito tentar entender o que o policial tentava nos explicar, chegou um carro do brasil com bolivianos, pararam mostraram a documentação e o policial nos apontou: "é este! este documento que vocês precisam..."
Enfim os bolivianos que chegaram nos explicaram. Nós precisávamos voltar para a cidade e numa delegacia de trânsito fazer um documento que seria a "Autorização para Circular", retornamos então para Puerto Suárez ou Porto Quijarro (não em recordo), procuramos em toda a cidade a tal delegacia... Depois de mais umas horinhas, estava feita toda documentação..

Editado por xexelo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi xexelo, valeu por estas infos!

Saímos de São Leopoldo, RS. Podemos até espichar para até 20 dias. Sendo mais realista, o trajeto mais provável seria:

  1. São Leopoldo
  2. Deslocamento p/ Resistência
  3. Deslocamento p/ Purnamarca
  4. Deslocamento p/ San Pedro
  5. Tour p/ Uyuni
  6. Uyuni
  7. Uyuni
  8. Deslocamento p/ San Pedro
  9. Passeios em San Pedro
  10. Passeios em San Pedro
  11. Deslocamento p/ Copiapó
  12. Deslocamento p/ Valparaíso
  13. Deslocamento p/ Santiago
  14. Passeios em Santiago
  15. Passeios em Santiago
  16. Deslocamento p/ Mendoza
  17. Passeios em Mendoza
  18. Deslocamento p/ Santa Fé
  19. Deslocamento p/ São Leopoldo

São 18 dias de estrada. Temos à disposição mais 2 dias. Onde podemos passar? E eu acho que um tour de 2 noites para Uyuni, indo por e voltando por SPA seria de bom tamanho.

Enfim, o trajeto tá tomando mais forma. Mas ainda tenho muito pra definir (Santiago por exemplo)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Tchê!

Se tu tem oportunidade de fazer outras viagens no futuro, diria pra ficar só pelo norte mesmo. Em outra oportunidade faça a região central. Digo isso supondo que não conheçe NOA argentino. Conhece?

Pode fazer tudo com teu carro, só a avaroa é meio  arriscado. É modelo novo ou antiga? Acho que o controle de tração deve ajudar na areia

Se quer muito ir, diria para ir indo e ver no que da. 

Geovani

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Opa!

A bem da verdade, eu curto conhecer mais o norte e o sul do Chile. Massss tenho ingressos pro U2 em Santiago, isso foi o motivador da esticada pro norte ;)

Não entendi o que quiz dizer por NOA argentino...é o norte? Não conheço nada lá.

O carro é modelo novo e tem controle de tração sim, mas como tu disse é arriscado. Não sei. To até reavaliando a ida pra Uyuni, quem sabe deixo pra outra viagem que emenda Machu Picchu. A viagem fica mais folgada.

Sentido-se pensativo...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...