Ir para conteúdo

Mochilão Dezembro 2017/Janeiro 2018 - Ajuda


Posts Recomendados

  • Membros

Eu fiz meu mochilão pela Europa em Dez15/Jan16. Comecei por Bruxelas/Bruges e terminei na Suíça. Dos lugares que você pretende ir eu só não fui para Lisboa. Londres eu fui começo de Ago/15 e Paris eu fui na metade de Dez/15 e o mochilão eu comecei logo depois do natal. Como estava morando na Irlanda em 2015 não tive muitos gastos e experiências com passagens do Brasil.

Passagem: Comprar separado Ctba —> Rio/SP e Rio/SP —> Europa: Realmente pode ter problemas... Em Set/16 eu fui novamente para a Irlanda e fiz dessa forma pois era mais em conta. Meu voo Ctba —> Galeão foi cancelado e por sorte me colocaram num vôo para Santos Dumont que dava tempo para me deslocar entre os aeroportos, caso contrário iria perder meu vôo para a Europa. Eu evito isso pelo estresse, mas se o valor realmente compensar talvez possa arriscar. Só coloque um tempo razoável de conexão por prevenção contra atrasos. Como será final de ano os aeroportos costumam ficar bem movimentados, podendo ter atrasos e cancelamentos... Outra coisa que eu evito é comprar passagens por essas agências online (decolar e companhia). Motivo: Em caso de cancelamento do voo você não tem autonomia nenhuma para mudar e fica dependendo deles. Eu tive uma experiencia para o Chile esse ano. Eu comprei pela Rumbo e minha prima pela Decolar. Cancelaram um voo e eu recebi um e-mail da agencia com essa informação, consegui remarcar meu voo (perdendo praticamente um dia inteiro de viagem, mas ok) e minha prima não recebeu nenhum comunicado. Eu até liguei na Latam para confirmar se o cancelamento do voo ocorreu mesmo, achando que a Rumbo estava me “passando a perna”. Minha prima teve que ligar algumas vezes para a Decolar para falar que houve o cancelamento e remarcar os voos iguais aos meus... Depois dessa eu evito, a menos que o preço esteja muito muito muito bom!

Hostel: Eu sempre reservo meus hostels pelo hostelworld. Costumo procurar um com nota excelente em limpeza e boa localização e preço. Nunca tive problemas. Ah, é muito normal o preço das noites próximas à virada do ano serem mais elevados.
Londres: Smart Hyde Park - Honestamente, esse eu escolhi baseado no preço. As notas não eram muito boas e de fato o hostel deixou a desejar. Não tinha uma tomada para cada cama (como normalmente tem), em termos de limpeza, bem fraca, mas os outros hostels estavam muito mais carol. A localização era boa, perto de uma estação de metrô e também de ônibus que circulavam 24h (o metrô fecha a noite).
Paris: 3 Ducks Boutique Hostel - Bom
hostel, próximo à Torre Eiffel (andando) e próximo à uma estação de metrô.
Amsterdam: ClinkNOORD - Bom hostel. A única desvantagem era ter que pegar uma balsa para atravessar o rio para ir para o “centro” de Amsterdam, mas a balsa é de graça e se não me engano 24h.
Roma: Legend R.G - Bom hostel, próximo à estação de Trem central, consegui fazer tudo andando, só para p Vaticano que utilizei o metrô.

Clima: Peguei chuva somente em Paris. Para ajudar foi numa terça-feira, o único dia da semana que o Louvre fica fechado... Mas eu não desanimei e fiquei andando por tudo. Para isso: Jaqueta impermeável e tenis/bota impermeável.
Acho que tive muita sorte no mochilão, pois foram 30 dias sem chuva e somente um dia de neve em Praga. O frio foi suportável. Somente entre Berlim e Budapeste eu tive que usar uma calça térmica. Para roupas eu aconselho você a ir na Decathlon, agora que vai finalmente começar a esquentar em Curitiba eles fazem algumas boas promoções na coleção de inverno. Roupas térmicas, roupas impermeáveis, blusas, tenis impermeável... Tem de tudo por lá. Na França também há um saldão nas lojas que chega a dar briga, mas começa logo depois do ano novo. Como você é de Curitiba (eu também sou) acho que tem roupas para para o inverno. Sabe um daqueles dias bem frio, não é muito diferente por lá. Talvez só investir em uma jaqueta impermeável já seja o suficiente.

Câmbio: Como já falaram, leve em Euros. Eu costumo comprar pela Confidence. Normalmente a cotação deles é sempre bem próxima do mercado. Você também pode pesquisar várias e tentar negociar o valor. Eu já negociei com a Cotação, eles chegaram no valor da Dourada que era o melhor valor da época, muito próximo ao valor de mercado.

Quanto vai gastar... Bom aí tudo depende do estilo de viagem que quer fazer...
Primeiro, tente pegar hostel com café da manhã incluso pois é uma refeição a menos. Eu sempre tomo um bom café da manhã, passo o dia com algum lanche de rua ou passo no mercado para provar uns snacks locais e a noite procuro jantar num lugar melhor ou ir em algum pub. Você vai para cidades mais caras... Londres e Paris, por exemplo, um copo de cerveja grande (pint) custa em média €5 ou até mais... Sobre as atividades diárias, tem muita coisa para fazer e você pode ver os preços na internet para ter uma ideia de quanto vai gastar em cada lugar.

Espero ter ajudado :)

Link para o comentário
  • Membros
15 horas atrás, adrianolb disse:

Até agora só tive problema uma única vez, e foi justo a vez que comprei o trecho da volta de Guarulhos até Curitiba com pouca folga, comprei separado com só 2h de folga. O meu voo da Lufthansa atrasou 1h, e não deu tempo de pegar o voo da Latam até Curitiba que eu tinha comprado separado, mas se eu tivesse deixado uma folguinha maior, não teria dado problema.

Ai tive que comprar uma nova passagem lá na hora por R$ 900, no final acabou empatando o custo, pois comprando separado tinha ficado uns R$ 800 mais barato..  Mas se levar em conta as outras 10 ou 12 vezes que comprei separado bem mais barato, ainda estou no lucro apesar desta uma vez que deu errado.

Se as passagens foram compradas no Brasil, você tem grande chance de reaver seus R$ 900,00 junto à Lufthansa/JEC.

Link para o comentário
  • Membros
Em 27/09/2017 em 23:18, Jackson Lincoln Lopes disse:

A Royal não tem nada no Brasil, apenas uma terceirizada. O decolar tem sede aqui... Mesmo não sendo brasileira, é bem mais fácil de ganhar uma ação em cima deles, do que na Royal. A Air France só dei um exemplo, não sei como seria com eles. O ideal era nunca precisar usar nada disso e sim eles cumprirem o que foi comprado. Nunca tive problemas com o decolar até hoje.

Permita-me discordar. A sede da Decolar é na Argentina e não no Brasil. E a Royal tem sim escritório no Brasil e suas atividades aqui estão sujeitas às leis brasileiras, assim como a filial da Decolar aqui. Portanto, a dificuldade de se entrar com uma ação para ambas neste aspecto é a mesma. Ambas são representações de empresas estrangeiras.

Link para o comentário
  • Membros

muito obrigado@karinesuzuki ! ajudou sim, bastante gente de Curitiba pelo tópico né? hahah

Estou estudando com bastante calma essa situação das passagens, só irei comprar separado caso tenha alguma significativa diferença no preço que justifique. Quando vocês falam para não comprar pelo decolar e afins, quer dizer que devo verificar diretamente o site de cada companhia aérea? 

Estou me enrolando para ir na decathlon, mas assim que esquentar mais um pouquinho irei lá, talvez na zara também consiga achar algo legal com um bom preço. 

Hoje também irei verificar o hostelworld, só usei o booking até agora, mas imagino que não tenha muita diferença já que os hostels anunciados devem ser os mesmos. 

Onde que você passou o réveillon na sua viagem? 

Link para o comentário
  • Membros
3 horas atrás, adrianolb disse:

Tive a indenização negada, pois atrasos de até 2h estão dentro da tolerância e não tem indenização.

Hummm...Se a empresa negou o ressarcimento (provavelmente baseada na legislação européia) e a passagem foi comprada no Brasil, eu entraria com uma petição no JEC pedindo o ressarcimento de meus prejuízos. A responsabilidade da empresa é objetiva e estas 2 horas de tolerância não se aplicam aqui.

 

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...