Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Cânions do Itaimbezinho e Fortaleza- Aparados da Serra - Rio Grande do Sul - Maio 2010

Postado
  • Membros

Olá a todos! aqui deixo mais um relato de viagem com algumas dicas aos amigos da comunidade que sempre colaboram me ajudando muito em todos os destinos mundo afora!

Moro em Porto Alegre, e a muito ouvia falar dos Cânions do itaimbezinho, já tinha estado em Gramado inúmeras vezes, mas nunca tinha ido nos tão falados cânions, o que decidi fazer em um ensolarado e frio final de semana de maio de 2010.

Os cânions ficam na cidade de Cambará do sul a cerca de 180 quilometros de Porto Alegre, depois de chegar nesta pequena e pacata cidade serra acima pelo asfalto, você anda mais 24 quilômetros em estrada de terra bem precária para chegar aos cânions Fortaleza, ou 18 quilometros por outro trajeto também de estrada de chão para chegar aos Cânions do Itaimbezinho (este pagando 6 reais, com banheiros e infra-estrutura muito boa).

Depois ainda fomos na ttrilha da pedra do segredo (junto ao Cânion Fortaleza) e na cachoeira do S, a qual fica próxima a vila jaquirana, saindo de Cambarâ rumo a São Francisco de Paula você verá a entrada a direita para Jaquirana dae é mais estrada de terra por cerca de 40 Km (esta sim é uma aventura roots, nossa passei o carro por dentro de um arroio, e cheguei num local realmente isolado do mundo!).

Dicas: Nos hospedamos em uma pousada por R$ 100,00 a diária, pousada muito boa, com aquecedor, chuveiro a gás, excelênte café da manhã e atendimento, o site dela é este aqui: http://www.pousadapordosol.tur.br/

Existe este outro site com outros locais para se hospedar e dicas de cambará: http://www.cambaraonline.com.br/

Na chegada iamos contratar um guia para nos levar ao Cânion Fortaleza, seria cobrado R$ 60,00 por pessoa (estavamos em 4), mas ao chegar no hotel e perguntar para o pessoal da cidade chegamos a conclusão que iríamos tentar conhecer o local por nós mesmos, e que grata surpresa tivemos quando ao chegar lá verificamos que é super tranquilo achar todas as atrações e a presença de um guia e de uma turma falando iria até mesmo atrapalhar a reflexão e o contemplamento daquele local maravilhoso. ENTÃO FICA A DICA--> PARA OS CÂNIONS FORTALEZA, ITAIMBEZINHO E TRILHA DA PEDRA DO SEGREDO NÃO É NECESSÁRIO GUIA, Somente você deve cuidar a estrada de chão, e ir bem devagar para não estragar o carro.

Existem outras trilhas e passeios muito comentados e bonitos os quais eu não fui dessa vez, como a trilha para o malacara, e outras, acontece que tinha pouco tempo e estava com outro casal de amigos e queriamos conhecer o máximo possível com apenas uma diária de hotel...

Início da viagem (clima da serra gaúcha):

dsc05403u.jpg

A estrada que parecia não ter fim e acabar nas nuvens:

dsc05420k.jpg

Estrada de terra para chegar ao Cânion Fortaleza:

dsc05430v.jpg

Cânion Fortaleza: dsc05626i.jpgdsc00198vm.jpgdsc05693sp.jpgdsc05495k.jpg

Caminho para a pedra do segredo. (voltando do fortaleza tem uma placa indicando, é só seguir a trilha costeando o rio até a cachoeira, dae atravessa ela pela beira e segue pela trilha).

dsc05662ih.jpgdsc05672g.jpg

A pedra do segredo: chamam assim porque é um mistério como ela foi parar ali e como que uma pedra daquele tamanho se sustenta apenas apoiada em outra com uma base de cerca de 50 Cm.... dsc05756.jpg

Cânion do Itaimbezinho: O mais conhecido, muito bonito e com boa infra-estrutura (trilhas até mesmo pavimentadas): dsc05862a.jpg

Cachoeira do S: Essa sim uma aventura maior, está no meio do nada, descendo uma pequena trilha você consegue tirar fotos e tomar banho no pé dela, aventura roots, 40 km de estrada de chão, passa arroio com o carro (se não houver chuvas...).

dsc00309h.jpgdsc05919l.jpg

E agora será que o carro passa?

dsc05956r.jpg

Acreditem ou não a estrada continua depois desse rio?!

dsc05948s.jpg

Buenas, concluindo valeu muito esse final de semana, tiramos fotos lindas e conhecemos um local maravilhoso que estava tão perto de Porto Alegre.... você que vêm de outros estados para conhecer a serra gaúcha não deixe de ir conhecer os cânions, vale a pena!, de gramado são mais ou menos 100Km, em 1 dia você já conhece o fortaleza pelo menos ou apertado dá até pra conhecer os dois....

Outra dica é comer o Fondue em câmbará (é o único da cidade, não tem como errar), é maravilhoso, com pinhão, chocolate preto e branco, queijo, tudo com repetição a vontade, e na volta tomar um café colonial em Gramado (recomendo o do Bela Vista que é Show!).

Abraço e qualquer coisa fico a disposição para dicas e dúvidas naquilo que eu souber ajudar.

• Respostas 28
  • Visualizações 27.5k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Featured Replies

Postado
  • Membros

Muito Obrigado pelas dicas.. eu gostaria de contratar um serviço de transporte porem sem aquele aglomerado de gente, guias etc... preferia algo mais tranquilo!!!

Vou ver se acho alguma coisa desse tipo

Postado
  • Colaboradores
Muito Obrigado pelas dicas.. eu gostaria de contratar um serviço de transporte porem sem aquele aglomerado de gente, guias etc... preferia algo mais tranquilo!!!

Vou ver se acho alguma coisa desse tipo

Paulo, os passeios são feitos de van, acho até que por causa da estradinha de terra que é chatinha. Eu também não gosto de muita gente, guias e tal.

Não me lembro qual foi a agência que contratamos na época, mas o guia era excelente, nome dele é Evandro. Foi super tranquilo.

Um amigo montanhista usou uma agência chamada Vitóriatur - 54 - 3282 2013 para os passeios aos parques. Ele recomendou.

[]'s,

Camila

• 4 semanas depois...
Postado
  • Membros

Olá! No feriado passado fui a Cambará do Sul.

Foi incrível. A cidade é muito bem estruturada. Me hospedei em um hotel alternativo por 35 reais a diária por pessoa com café da manhã.

Alvorada - Pousada Econômica

Av. Getulio Vargas, 920, Centro - Cambará do Sul

(54) 3251 1284

Email: pousadaalvorada@bol.com.br

reservas com a Agência Guia Aparados da Serra (54) 3251 1173

Num dos dias pela manhã, fui até o cânion Fortaleza, à Pedra do Segredo... É uma vista maravilhosa.

A tarde fiz uma cavalgada na fazenda Recanto dos Amigos (60 reais por pessoa, 1h30). O passeio é feito pelo interior da fazenda, passando pela mata nativa, plantação de pinus e por uma colina.

Vale muito a pena. O lugar é fantástico.

No outro dia fui até Itaimbezinho. O parque possui trilhas mais delimitadas e é muito bonito também.

Conheci uns restaurantes em que o atendimento foi muito caloroso e a comida estava bem saborosa. Vale a pena conferir também:

Zuppa - Sopas e afins (a sopa grande custa em média 25 reais, com lareira)

Cantina Menegolla (pizza bem boa também, acho que era a grande era uns 35 reais, com lareira)

Galpão Costaneira (buffet livre por 20 reais, com musica ao vivo).

A única dificuldade que tive foi a estrada subindo a serra, pois vim de SC. A estrada é cheia de pedras e buracos (no caminho até furou um pneu).

Quero voltar no verão pra fazer a Trilha do Rio do Boi.

Vale muito a pena conhecer!

Postado
  • Membros

Ola Koslinsky

Vc citou que voltará no verão para fazer a trilha do boi, gostaria de saber se eles oferecem a trilha no inverno ou devido ao frio ela não é oferecida pelas agências de turismo??

Abraços

• 4 semanas depois...
Postado
  • Membros

Oi paulo_vet,

Ela é oferecida. Mas, por causa do frio e da água vou no verão.

Passeio oferecido pela agência da cidade:

Aventura Trilha do Rio do Boi \ Praia Grande – SC.

10hs de Aventura – Deslocamento de 98km (ida e volta) – 14km de trilhas - Trekking nível Moderado a Intenso..

Passeio inicia em Cambará do Sul, saída deverá ser 08:00h. Trilhas em terreno irregular no interior do Canyon Itaimbézinho (Leito do Rio do Boi).

*Inclui: Guia de Ecoturismo e Aventura + transfer interno (transporte) + garrafa de água + almoço lanche + seguro de trilha + polainas de proteção + ingressos.

R$: 150,00 por pessoa

*Incluindo somente serviço de Guia + Seguro de trilha + ingressos + polainas:

R$: 85,00 por pessoa

O que levar para o passeio: Roupas leves para caminhada, roupas quentes, roupas de banho, toalha, calçado confortáveis (02 pares), mochila, boné ou chapéu, protetor solar, repelente, capa de chuva, saco de lixo, máquina fotográfica e lanche.

Postado
  • Membros

Fala Koslinsky

Reservei a trilha do boi para dia 9 !! Vou enfrentar o frio.... não vai ter jeito!!!

Depois conto para vcs como foi!!

Abraços

• 9 meses depois...
Postado
  • Membros

Ola Koslinsky

Eu posso dizer que foi tranquila.. no começo fiquei com medo por ser inverno e agua gelada.. mas depois de algum tempo o corpo acostuma

O visual é lindo demais e eu recomendo mto!!!

Tente fechar com o Guia Paulinho

Aqui no meu relato tem informações sobre o passeio e o contato do guia:

canions-itaiambezinho-fortaleza-rs-trilha-do-boi-sc-t72486.html

Boa viagem

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.