Ir para conteúdo

Europa inverno Janeiro/2018 - Sugestões


Posts Recomendados

  • Membros

Boa tarde!

Estou planejando viagem para Europa em janeiro de 2018 e gostaria da opinião de vcs sobre o roteiro:

 

01.01.18 SÃO-MILÃO

02 MILÃO chegada 13h (Passar o restante do dia em Milão e a manhã do dia seguinte)

03 MILÃO-LUCERNA (trem ou ônibus, preferencia parte tarde)

04 LUCERNA (ida a Berna)

05 LUCERNA (ida Titlis)

06 LUCERNA (ida Zurique)

07 LUCERNA-LUXEMBURGO (voo saindo Zurique)

08 LUXEMBURGO

09 LUXEMBURGO

10 LUXEMBURGO-BARCELONA (voo saindo tarde/noite)

11 BARCELONA

12 BARCELONA

13 BARCELONA

14 BARCELONA-SP (voo as 19h)

 

A chegada por Milão já está comprada. Estou vendo a possibilidade de volta por LUX ou BCN. Os pontos fixos são a ida para Luxemburgo pois possuo um compromisso lá , ida a Barcelona pois faço questão de conhecer e tb a volta no máximo dia 14/01 mesmo.

A escolha pela Suíça é por achar um destino interessante do inverno da Europa. A princípio não gostaria de ir p Europa no inverno, prefiro a primavera pois na minha opinião dá p aproveitar muito mais os passeios externos, porém só tenho as férias em janeiro mesmo e por causa do compromisso em LUX tenho que ir de qualquer maneira.

Tenho dúvida se esse pernoite em Milão compensa, afinal terei apenas parte da tarde e noite e a manhã do outro dia. Tenho receio de marcar voo mesmo dia seguinte de Milão p/ Zurique, vai que dá algum problema na saída de SP já enrola toda a viagem. Alguém já fez uma ou outra destas opções saindo de Milão e pode opinar? (conexão no mesmo dia do desembarque ou o pernoite saindo no outro dia).

Os dias em Lucerna e os bate-voltas indicados estão interessantes?

Os dias nas outras cidades estão condizentes?

Aceito sugestões de outros destinos interessantes de inverno encaixando nos dias de Milão/Suiça.

Desde já muito obrigado pelas opinões!

Danilo

Link para o comentário
  • Membros

Primeiramente, porque você comprou mesmo uma passagem para Milão se não tem interesse em conhecer a cidade? Espero que não tenha sido somente por causa do impulso de uma promoção, porque infelizmente estes costumam ser casos que o barato sai caro.

Este dilema de pernoitar ou não em Milão é uma questão que só você pode responder, mas posso pontuar algumas questões para lhe ajudar a tomar a decisão :

Caso decida seguir viagem imediatamente, eu não tenho dúvida que sempre é um risco comprar uma conexão no mesmo dia de chegada de uma viagem internacional, o recomendável seria comprar todas as conexões no mesmo bilhete para que o ônus de um possível atraso não recaia sobre você.  Nesse caso , até a passagem de trem de Milão a Zurique não costuma compensar deixar para comprar na hora.

Caso decida pernoitar em Milão, o aeroporto Malpensa fica a 50km do centro da cidade, e a viagem dura cerca de 50 minutos. Dependendo do horário que seu vôo chegue, provavelmente o tempo gasto com imigração, deslocamentos, check in, etc e considerando que no inverno escurece bem cedo, você não terá tempo pra nada muito além de jantar no primeiro dia. Lhe resta uma manhã, que se você deixar as malas já prontas no hotel, ainda vai dar pra ver de forma muito corrida o basicão de Milão : Duomo por fora, Galeria e quadrilátero.

Alternativamente eu poderia lhe sugerir mais duas opções a considerar:

1) Pegar o ônibus direto do Malpensa para Lugano logo na chegada e, no dia seguinte, verificar a possibilidade de fazer o Bernina Express , uma das linhas turísticas mais bonitas da Suíça, que vai de Tirano até Chur (com possibilidade de seguir viagem no mesmo dia a Lucerna ou Zurique). Verificar se os passos de montanha estão abertos nessa época.

2) Extender a estadia por mais um dia em Milão. Isso vai lhe dar um dia completo na cidade, que é suficiente para conhecer praticamente todas as atrações principais com calma. Nesse caso, no segundo dia, eu já deixaria comprada uma passagem de trem direta para Lucerna cedo, para aproveitar o por do sol na cidade do alto das muralhas (se o tempo permitisse).

 

Link para o comentário
  • Membros

Em relação a Suíca em Janeiro, se você for subir nos Alpes atrás de vistas panorâmica, corre um risco imenso de dar de cara apenas com muita neve e nuvem que não dê pra enxergar um palmo na frente. Agora se estiver psicologicamente preparado para isso e sabe que vai curtir o passeio mesmo assim, ou ainda melhor, gostar de esquiar, aí sim vai estar no lugar certo na hora certa. 

De qualquer forma, a regra geral por lá é não se comprometer com passeios de subida de montanhas com antecedência, antes de olhar atentamente a previsão de tempo. Seja flexível e tenha sempre um plano B caso o tempo esteja ruim. Talvez  eu considerasse nessas condições passar um tempo em vilinha alpina, apenas curtindo um fondue com raclette.

Os dias em Barcelona para mim estão OK e Luxembourg eu não conheço, mas me parece OK tambem pelo que já li a respeito.

 

Link para o comentário
  • Membros

Sempre é um risco comprar um trem/voo/ônibus no mesmo dia em tickets separados, pessoalmente eu evito isto sempre que possível, qualquer atraso ou voo cancelado complica a sua vida. Quando possível, sempre faço estes deslocamentos pelo menos no final do dia seguinte, assim tenho alguma folga para chegar lá a tempo.

Algumas pessoas podem achar o Bernina Express logo no segundo dia lá na Europa um passeio meio cansativo demais, pois você  já chega lá com uma noite mal-dormida no avião, e por causa do jetlag, ainda corre o risco de a primeira noite lá na Europa também não ser muito boa, eu pelo menos tenho alguma dificuldade em dormir bem na primeira noite devido ao jetlag, e ai vai encarrar um longo passeio de trem, muitas pessoas simplesmente caem no sono no meio do caminho...

Sempre vai ter algum risco, mas se você pegar por exemplo o trem das 17:30 ou 18:30 lá em Milão Lucerna, dá para fazer um passeio legal por Milão se o clima ajudar, e ainda chegar em Lucerna um horário bom para conseguir descansar bem.

Sobre Luzern, os bate-voltas que eu faria seriam estes ai mesmo, talvez eu deixasse um dia inteiro em Luzern sem bate-volta, para aproveitar a cidade. Mas como o @mariojr falou, não programe nada lá na Suíça, deixe para decidir os bate-voltas lá na hora conforme o clima.

Não sei que horas você está pensando em pegar o voo para Luxemburgo, mas se for pegar o voo do final da tarde, eu deixaria para visitar Zurich neste último dia. Sairia cedo de Luzern, deixa as malas no guarda-volumes da estação de trem, visita a cidade, e no final da tarde pegas as malas e vai para o aeroporto, liberando assim um dia para um outro bate-volta ou para ficar em Luzern mesmo...

E sim, o risco de você chegar lá no alto da montanha e não ver mais que um palmo a frente do seu nariz é bem grande, então você tem que estar preparado para esta possibilidade de não conseguir subir as montanhas.

Link para o comentário
  • Membros

Não sei quanto tempo duram os seus compromissos lá em Luxemburgo, mas a cidade de Luxemburgo é relativamente pequena, em 1 dia você consegue visitar praticamente tudo.

Quando visitei Luxemburgo, durante o verão, chegamos sexta a noite, sábado passeamos sem compromisso pela cidade e visitamos as Casemates du Bock, no domingo cedo fomos visitar o castelo de Vianden, voltamos na metade da tarde a Luxemburgo, jantamos e pegamos o trem domingo no começo da noite.

 

Link para o comentário
  • Membros

@mariojr realmente a ida direito a Milão foi por causa de uma emissão com pontos do cartão que estava pela metade da quantidade normal, porém como já tinha um interesse pela Suiça que fica ao lado acabei topando.

Conforme vc falou tb estou certo de que apenas um pernoite em Milão será no final das contas uma correria, e tb encaixar um voo no mesmo dia um risco, sendo assim creio que a melhor opção será ficar mais um dia em Milão, saindo na manhã do outro dia. Ainda não conheço a Itália, mas ela já está nos planos da próxima viagem, sendo assim acho que será uma boa experiência conhecer Milão. A princípio tinha um pouco de preconceito com a cidade (mesmo sem conhecer..rs) pois a maioria dos relatos que já li sempre falam que não compensa.. que é uma cidade sem graça .. enfim .. semelhante àquele mesmo comentário em relação a Frankfurt na Alemanha. Bom, tomara que seja apenas impressão mesmo!

Quanto aos Alpes muito boa sua dica e do Adriano, estava pensando em já comprar algo antecipadamente mas vou deixar para fazer essa subida no dia em que estiver lá e estiver um tempo bom.

Então com os ajustes o roteiro ficou assim:

01.01.18 SÃO-MILÃO

02 MILÃO chegada 13h

03 MILÃO

04 MILÃO - LUCERNA (trem as 10:15 chegando 13:41)

05 LUCERNA (ida Berna)

06 LUCERNA (ida Titlis)

07 ZURIQUE-LUXEMBURGO (visita a Zurique; voo saindo à tarde/noite)

08 LUXEMBURGO

09 LUXEMBURGO

10 LUXEMBURGO-BARCELONA (voo saindo tarde/noite)

11 BARCELONA

12 BARCELONA

13 BARCELONA

14 BARCELONA-SP (voo as 19h)

 

Acabou apertando um pouco os dias na Suiça. Acham que está suficiente?

Outro ponto: Titlis é a melhor opção de montanha ali nos aredores de Lucerna? Eu gostaria de praticar algum esporte (p.ex. esquiar), sabem me dizer qual seria aprox. o custo? Penso nesse passeio como algo que dure o dia todo, retornando a Lucerna ao anoitecer, ou seja, passar relamente um tempo lá em cima na montanha e não apenas subir, observar e descer. Existe esse tipo de infraestrutura lá nos montes?

 

Link para o comentário
  • Membros

@adrianolb obrigado pelas dicas! já encaixei Zurique no dia da saída p/ Luxemburgo. Quanto aos dias em Lux pretendo ficar um pouco mais do que apenas 1 dia mesmo pois tenho intenção futura de imigrar pra lá, logo, quero conhecer a cidade um pouco melhor, com mais calma. E tb já vi que o inverno é bem rigoroso por lá, então não quero arriscar pegar um dia de tempo muito ruim e não ter outro de reserva.

Link para o comentário
  • Membros

Na sua situação eu provavelmente tomaria a mesma decisão de ficar um dia a mais em Milão. E, para lhe tranquilizar mais um pouco, eu também já tinha ouvido falar muito mal da cidade antes de conhecê-la, mas sinceramente não achei nada disso que dizem. Pelo contrário, é muito mais limpa e organizada do que o restante da Itália e isso por si só, me causou boa impressão. Mas cada qual com sua cabeça... 

Em relação a Lucerna, é uma cidade muito bem localizada, então além do Titlis, você pode escolher ir no Pilatus, Mr Rigi e até mesmo nas inúmeras opções próximas a Interlaken, como o Jungfrauroch, Schilthorn, etc 

Que eu saiba todas essas opções possuem opções de restaurante, ski ou atividades na neve que permitam você passar o dia inteiro por lá, mas prepare-se porque os custos são altos.

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • Membros

Como falei acima ficarei dois dias em Milão, saindo no dia 04.01 para Lucerna. Seria possível encaixar o Bernina Express nesse dia, mesmo que chegando à noite em Lucerna? Pensei em pegar o primeiro trem de Milão para Tirano (7h manhã) e de lá pegar o Bernina.

Pelo site vi que neste dia 4 o Bernina EXPRESS sai 14:25 e chega em Chur as 18:20. Será que seria proveitosa a viagem tendo em vista que numa altura já estará escurecendo?

Outra opção de horário do site seria saindo de Tirano as 09:41 chegando Chur as 15:03, porém não seria o Bernina Express. Há diferença de rota neste outro trem ou apenas ele não é panorâmico?

Uma terceira opção que vi foi ir de Tirano a St. Moritz, neste caso o horário parece encaixar bem com uma saída cedo de Milão, pois o Bernina Express sai de Tirano as 10:06 chegando 12:37 em St. Moritz. Neste caso, de lá eu seguiria para Lucerna em seguida. O que acham?

Link para o comentário
  • Membros

Na minha opinião, o trem panorâmico Bernina Express é um passeio meio caro para você chegar lá e não conseguir ver quase nada por que pode estar tudo encoberto pela neblina ou no escuro, uma vez que escure as 17:00 nesta época do ano.

A rota no horário das 09:41 e das 10:06 é a mesma, a única diferença é no tipo de vagão, que não é um vagão panorâmico e no fato de você precisar trocar de trem 2 vezes no caminho.

A diferença nos vagões é esta:

Bernina Express:

switzerland-the-bernina-express-train-ti

 

Trem Normal:

 

12-04sbb-ir-innen.jpg

 

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...