Ir para conteúdo

Qual o melhor lugar pra chegar e sair da Europa?


Posts Recomendados

  • Membros

Estou planejando meu mochilão e estou pesquisando qual cidade se torna mais barata para entrar e sair da Europa e com isso fazer meu percurso. Os países que estão na lista são Holanda, Alemanha, Republica Chequa e Aústria.

Outra dúvida: é melhor comprar uma passagem de ida para a cidade que irei começar o mochilão e comprar uma de volta para a ultima cidade do roteiro? Ou comprar a ida e volta para a mesma cidade se torna mais barato?

Obrigado ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá Wilker Lima. Isso vai depender de QUAL CIDADE você vai sair do Brasil: eu moro em Manaus e vou no próximo ano para a Europa. Pesquisando muiiito, vi que pra mim é mais vantajoso sair de Belém/PA, para Lisboa, pela TAP (voo direto). Como também vou à Frankfurt e Roma, as passagens saem mais baratas se eu for para o Rio/RJ ou São Paulo/SP, mas não compensa porque vou ter de pagar a passagem de Manaus para lá. Como pretendo voltar ao Brasil, saindo de Roma, então é mais vantajoso pegar um avião direto do que retornar à Lisboa e de lá voltar para o Brasil. Aconselho você começar seu  mochilão pela primeira cidade do seu roteiro e retornar ao Brasil pela última. Pesquise nos próprios sites das empresa aéreas.

Abs e um bom mochilão.

Humberto.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Você vai ter que fazer várias cotações de preços e fazer algumas contas para ver o que vale  mais a pena para você.

Um erro comum que muitas pessoas fazem é por exemplo comprar uma passagem de ida e volta para Madri, que geralmente é o destino mais barato na Europa. Só que a pessoa não tem o menor interesse em conhecer Madri, e pretende seguir no mesmo dia para Amsterdam num voo comprado separado.

Ai somando o custo da passagem até Madri, mais o custo da passagem avulsa entre Madri e Amsterdam, acaba custando o mesmo ou até mais do que se tivesse comprado uma passagem para Amsterdam logo de cara.

Comprar uma passagem para um lugar que você não tem interesse só vale a pena se a passagem realmente for muito mais barata, tem que ser pelo menos uns R$ 1.000 mais barato para compensar o gasto extra de sair e voltar de lá, e para compensar os 2 dias de viagem perdidos nisto.

Outro erro comum é comprar passagens de ida e volta pela mesma cidade, como por exemplo comprar ida e volta por Amsterdam. Inicialmente pode parecer mais barato, mas lembre que você vai ter que voltar a Amsterdam só para pegar o voo, ou seja, vai ter que gastar um monte de dinheiro com uma passagem avulsa de Viena para Amsterdam, e ai somando estes custos, geralmente acaba custando o mesmo ou até mais caro do que se tivesse comprado uma passagem "Múltiplos Destinos" chegando por Amsterdam e voltando por Viena.

Novamente, chegar e voltar pela mesma cidade só é interessante se a passagem for muito mais barata, ela tem que ser pelo menos uns R$ 500 mais barata para compensar o dia perdido e o dinheiro gasto em uma passagem avulsa para voltar a cidade de chegada.

O ideal é você sempre tentar os dois trechos juntos, chegando por uma cidade e voltando por outra cidade, para isto use a opção "Multiplos Destinos", "Várias Cidades", "Open Jaw" ou algo similar que há em todos os sites de companhias aéreas.

Passagens Multiplos destinos geralmente custam o mesmo que uma passagem de ida e volta pela mesma cidade, e mesmo que seja um pouco mais caro, geralmente você compensa isto não gastando dinheiro e tempo voltando a cidade de chegada como comentei acima.

Mas se você tiver tempo e disposição, pesquise também opções de chegar e voltar pela mesma cidade, apesar de isto fazer você desperdiçar bastante tempo de viagem voltando a cidade de chegada, as vezes você tem sorte de conseguir alguma super promoção, que compense este tempo perdido.

Por exemplo, ano passado acabei comprando Sao Paulo x Madri x São Paulo, por  que achei uma super-promoção e a passagem ficava R$ 1.800 mais barato do que indo por Madri e voltando por Berlin que era a minha intenção inicial. 

Como a diferença de preço era muito grande, compensou perder este tempo em Madri e comprar a passagem avulsa até Madri, mas se a diferença de preço fosse menor, menos de R$ 500, não teria valido a pena comprar ida e volta por Madri, pois eu gastei uns R$ 500 nesta história de ter que voltar a Madri.

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

@adrianolb, por favor, uma dúvida pegando este gancho: se penso em fazer SP - MADRID - SP por 'ser mais barato', teoricamente pegaria um voo da Iberia, por ser espanhola, e penso que teria preços melhores assim.

Mas, se quero entrar por Madrid e voltar por Berlim, por exemplo, onde a companhia seria a KLM, você acha que mesmo assim consigo bons preços pesquisando 'múltiplos destinos' na Iberia?

(espero ter explicado bem akakkakak)

Obrigada,

Fe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Voos diretos quase sempre são mais caros, pois as companhias aéreas sabem muito bem que há um monte de gente disposta a pagar um pouco mais caro pela passagem, mas pegar um voo mais rápido e sem conexão, sabendo disto, elas quase sempre cobram mais caro nos voo diretos do que nos voos com conexão.

Só a título de exemplo, pesquisei passagens de São  Paulo para Madri em umas 5 ou 6 datas aleatórias de março/abril de 2018, e os voos diretos da Ibéria, Latam ou Air China, não eram os mais baratos em nenhum dos dias que pesquisei. Em um dia o voo mais barato era o voo da Tap com conexão em Lisboa, noutro era o voo da Alitalia com conexão em Roma, noutro o voo da Latam com conexão em Barcelona, noutro era era um voo da Avianca com conexão em Bogotá, e por incrível que parece, até teve um dia em que o voo mais barato era um voo da Delta com conexão em New York nos Estados Unidos :o

Ou seja, se você faz questão de conseguir o preço mais barato, e não se importar em fazer uma conexão em algum lugar, e não se importar que a viagem leve 16 ou 18 horas  no total ao invés das 11 ou 12 horas de um voo direto, dê uma olhada nos voos com conexão, as vezes a diferença de preço é bem significativa.

E muitas empresas ainda permitem que você faça "stop-over" durante a conexão. Por exemplo na Tap, você pode comprar uma passagem para Madri e incluir uma parada de até 4 dias em Lisboa ou Porto na maioria das vezes sem custo adicional, o mesmo na Air France e KLM, é possível incluir stop-over de alguns dias em Paris e Amsterdam na maioria das vezes sem custo adicional.

Ai se você tiver interesse em conhecer alguma destas cidades, o stop-over é uma excelente opção de conhecer as cidades sem gastar dinheiro com passagens avulsas. Mas nem sempre o stop-over é viável, as vezes ele pode aumentar bastante o preço das passagens, então tem que usar com moderação, e somente quanto valer a pena.

 

  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Não sei se isto ajudou a esclarecer a sua dúvida, mas espero que tenha ajudado.

Pessoalmente quando viajo particular, eu pesquiso os preços em todas as quase 20 empresas que operam voos entre Brasil e Europa, para não ficar algo trabalhoso demais, eu pesquiso utilizando o www.decolar.com, que já faz o trabalho pesado e pesquisa em todas elas de uma vez, e mostra quais as opções mais baratas.

Ai depois vou direto no site da empresa e repito a pesquisa que fiz no Decolar.com, para ver se não consigo um pouco mais barato direto da empresa.

 

  • Gostei! 1
  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Quase esquecendo de uma coisa muito importante.

Quando for pegar algum voo de conexão, tenha atenção redobrada com os horários dos voos, pois você pode acabar com uma passagem barata, mas num horário horrível que só lhe traz problemas.

Os problemas mais comuns são os pernoites, por exemplo o voo entre Berlin e Amsterdam é as 20:00 de um dia, mas o voo seguinte de Amsterdam para São Paulo é só no outro dia as 10:00 da manhã, ou seja, você tem que se virar em achar onde passar este tempo entre as 21:00 de um dia até até 10:00 da manhã do outro, e geralmente isto significa ter que pagar do próprio bolso um hotel perto do aeroporto.

Outro problema são os voos que saem muito cedo, um voo que saia antes de 07:00 da manhã é horrível, pois para um voo as 07:00, você tem que estar lá no aeroporto as 05:00 da manhã , o que significa ter que acordar as 03:00 da manhã e pagar caro num táxi para o aeroporto, pois as 04:00 da manhã geralmente não tem metrô funcionando.

Outro problema são as conexões muito curtas, de menos de 1h30m, sempre é uma correria e um stress só fazer uma conexão destas com medo de perder o voo. Mas neste caso a empresa lhe aloca sem custos no próximo voo, o que pode ser 2 horas depois, ou só no dia seguinte, 2 dias depois, sempre rola algum estresse então é bom evitar se possível evitar conexões muito curtas.

  • Gostei! 1
  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Só complementando o que o Adriano escreveu sobre conexões longas e contando um pouco da minha experiência com a TAP.

Na época em que cheguei a viajar com essa empresa (2012-2013) eles tinham um programa chamado "boa noite Lisboa", em que forneciam hotel e transfer. Não sei se ainda funciona.

Porém, o programa não era divulgado no site da TAP. Descobri pelos blogs da vida.

Vale a pena ficar de olho nisso também. Capaz de, com a crise, as empresas terem cortado esses programas (parece que elas têm priorizado conexões curtas), mas nunca se sabe...

  • Gostei! 1
  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...