Ir para conteúdo

Existem trilhas de longo curso no Brasil?


Posts Recomendados

  • Admin

Olá @Pedro Cunha E Menezes ,

Seja bem-vindo ao Mochileiros.com.

Nós temos aqui na comunidade vários praticantes com destaque para o @casal100 que provavelmente já completou quase todas as trilhas de longa distância existentes no Brasil, algumas mais de 1 vez. São os principais expoentes da prática aqui na comunidade, tem a história deles nesse post aqui. Seu Mário que vai completar em breve 61 anos e a dona Marina, acho que podem contribuir com essa caminhada aí, pq aqui eles já fizeram muita gente se interessar pelo assunto desde 2005.  

Nós estamos acompanhando o projeto, parabéns pela iniciativa, sempre que há novidades publicamos em nosso blog e criamos um fórum especial.

Então, fique a vontade pra ocupar o espaço e publicar as novidades do projeto.

Tem bastante gente interessada e curiosa. 

Abraço,

Silnei

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 4 semanas depois...
  • Membros

Gente povo tá confundindo caminho com trilha. 

 

Se se tem muita estrada e caminho e não trilha. 99% dos casos citados são caminhos e não trilhas.

Mas temos sim algumas trilhas de longo percurso no Brasil embora ainda poucas.

A transmantiqueira quando finalizada será uma das grandes. No momento ainda carece de trechos mais longos mas irão existir.

Não sei se circuitos entrariam em trilhas de longa distância se entrar aumenta mais o número.

Mas posso citar aqui como existentes a Travessia da Praia do Cassino cerca de 240km. Já temos trechos da transespinhaço já com  110km e possíveis 140km. Na mantiqueira temos a Transpapagaio Oeste já aberta com 84km 100% em trilhas. A possível transpapagaio Oeste tem todo potencial para alcançar 90km espero abrir esse ano.  Na serra do mar a Serra da Boicaina mar a mar deve alcançar os 70km também a ser aberta este ano se der certo. 

  • Gostei! 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...
  • Membros de Honra
Em 27/06/2019 em 05:52, rodrigo-whisky disse:

Gente povo tá confundindo caminho com trilha. 

 

Se se tem muita estrada e caminho e não trilha. 99% dos casos citados são caminhos e não trilhas.

Mas temos sim algumas trilhas de longo percurso no Brasil embora ainda poucas.

A transmantiqueira quando finalizada será uma das grandes. No momento ainda carece de trechos mais longos mas irão existir.

Não sei se circuitos entrariam em trilhas de longa distância se entrar aumenta mais o número.

Mas posso citar aqui como existentes a Travessia da Praia do Cassino cerca de 240km. Já temos trechos da transespinhaço já com  110km e possíveis 140km. Na mantiqueira temos a Transpapagaio Oeste já aberta com 84km 100% em trilhas. A possível transpapagaio Oeste tem todo potencial para alcançar 90km espero abrir esse ano.  Na serra do mar a Serra da Boicaina mar a mar deve alcançar os 70km também a ser aberta este ano se der certo. 

Salve!

Tens razão acerca da confusão, concordo, mas a questão da nomenclatura é algo que tende a ser menos importante do que a prática da caminhada em si.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Em 11/10/2017 em 20:13, Lecipri disse:

olá, desculpem a ignorância, mas eu tenho que fazer essa pergunta

eu tenho lido bastante sobre trilhas de longa distância como a Apalaches e PCT nos EUA e queria saber se existe algo parecido aqui no BR, porque tudo o que eu encontrei quando pesquisei foram trilhas e travessias em parques, mas aí seu acampamento deve ser montado em um lugar específico e não tem muito como fugir das pessoas hahaha. Ou também caminhos peregrinos que não são tão diferentes. 

Admiro muito os parques nacionais nos EUA, onde vc pode entrar e sair sem maiores problemas, passar de carro, fazer picnic ou acampar onde quiser. Espero que algum dia consigamos isso no Brasil, porque paisagens maravilhosas e biodiversidade é o que não falta.

abraços

SIM

Existem diversas iniciativas nessa direção desde 2014 já sendo implementadas. A TransCarioca é o exemplo clássico.

E atualmente temos a Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso. Acho que vale acompanhar:

http://www.redetrilhas.org.br/w3/

https://instabio.cc/4030211iUOaex  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

A diferença entre caminho e trilha e se importância absurda…

Tanto na preservação ambiental que é muito absurdamente menor em caminhos que em trilhas.

E importante tecnicamente. E importante socialmente.

Nao há uma zona de intersecção importante em técnica, equipamentos, experiência, preservação ambiental entre caminhos e trilhas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Silnei changed the title to Existem trilhas de longo curso no Brasil?

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...