Ir para conteúdo

Chapada dos Veadeiros em Janeiro: Vale a pena?


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Olá, Denifl!

Em que sentido "vale a pena"? Você poderia especificar?

 

A Chapada é linda e sempre vale a pena, no entanto posso fazer algumas ressalvas que talvez contemplem sua questão:

Em janeiro é verão e época de temperaturas mais amenas e chuva, algumas atrações naturais são diretamente dependentes do regime de chuvas como o Vale da Lua e o cânyon Raizama, permanecendo inclusive fechados nessas circunstâncias. Também é considerada época de alta temporada o que significa um considerável aumento nos preços de estadia e alimentação quando comparado com períodos fora de temporada. A vegetação fica plenamente verde e menos florida.

 

O melhor período para visitar a Chapada com relação ao clima é certamente entre os meses de abril e maio no outono. As chuvas estão encerrando, faz sol durante o dia, a seca ainda não entrou e o céu limpo na noite fresca ainda mostra a chuva de meteoros.

 

Boa viagem!

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Infelizmente também há este detalhe, no entanto o cerrado possui alta resiliência à queimadas comparado a outros biomas e o fogo atinge majoritariamente regiões internas do Parque Nacional, restando ainda inúmeras outras atrações naturais que podem ser visitadas. Mas de fato um dos cartões postais fica comprometido no que tange à flora (ou ao menos a bela paisagem que o circunda - Mirante da Janela/Cachoeira do Salto-Garimpão). Mas, reforço, é apenas uma entre as mais de 200 cachoeiras catalogadas.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Silnei changed the title to Chapada dos Veadeiros em Janeiro: Vale a pena?
  • Colaboradores
3 horas atrás, Denifl disse:

Boa tarde! Obg pelas dicas. Acho quevou deixar pra ir na época do outono.npois realmente fazer trilha na época de Janeiro é pesado por causa do calor. Obg. 

É ao contrário, amigo! O verão no cerrado é fresco, nublado e chuvoso. O inverno que é extremamente quente e seco, mas como nenhum extremo é inteligente, se puder escolher ir no outono ou no máximo no começo do inverno é a melhor época! Entre junho e julho é a maior alta temporada que há e toda a região fica entupida de pessoas de todo o mundo pois há o Encontro de Culturas, Aldeia Multiétnica, o FICA, e outros encontros e festivais paralelos. Sem contar que é a maior alta de preços que encontrará. Morei na Chapada e posso afirmar: final do outono é sucesso!

 

Em setembro na primavera também é um bom período, mas aí já tem o comprometimento da seca que torna doloroso respirar e das queimadas, seja por aceiro ou as clandestinas. E dependendo da cachoeira, ela perde também muito da vazão.

 

Vai em abril/maio que é sucesso!

 

Boa viagem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...