Estive recentemente visitando o famoso e colorido bairro da Liberdade em São Paulo. Fundado oficialmente em 1905, é conhecido por ser não apenas o maior reduto japonês da cidade, como o maior do mundo fora do Japão. Mas é muito importante ressaltar que a Liberdade é um reduto oriental, ou seja, não é apenas um reduto exclusivo de japoneses, sendo muito procurado também por chineses e coreanos, que decidiram ali morar e investir em comércio e serviços diversos.
O bairro é grande e vários pontos interessantes infelizmente ficam escondidos e são poucos visitados. Por isso decidi contar pra vocês como foi minha experiência no bairro, o roteiro que fiz, as atrações que visitei, os lugares onde comi e comprei . Todas decoradas com as tradicionais e fofinhas luminárias típicas, as ruas do bairro já são uma atração a parte. Então não deixe de andar por elas e apreciar seus encantos . O bairro também apresenta bonitas construções com arquitetura ecletista e art nouveau, sendo que muitas delas tiveram suas fachadas estilizadas.
A Liberdade é cortada pelo Viaduto do Glicério, uma importante avenida que divide o bairro: o norte, que é sua parte mais visitada e onde fica a praça da Liberdade e o sul, onde ficam a maioria dos restaurantes a karaokês. Eu e o Dan, meu companheiro, viemos do bairro da Bela Vista através da Rua Condessa de São Joaquim. Passando pelo viaduto que cruza a avenida 23 de Maio você já está no bairro, mais precisamente na Avenida da Liberdade. Nessa, que é uma das vias mais movimentadas e importantes da região, existem alguns pontos interessantes e que visitei:
Catedral Metodista de São Paulo
Casa de Portugal
Teatro da Fecap
Largo da Pólvora
Continuando com nosso tour, pegamos a Rua Thomaz Gonzaga, descemos a Rua Galvão Bueno, a principal via do comércio e fomos até a Rua São Joaquim, onde visitamos:
Museu Histórico da Imigração Japonesa
Templo Soto Zenshu
Sede do Museu Manabu Mabe
Ali pertinho, no final da Rua da Glória, fomos provar pela primeira vez a peculiar culinária coreana no Portal da Coréia, um dos mais famosos e bem avaliados restaurantes asiáticos de Sampa. O atendimento foi e os preços variam muito de prato para prato, ficando na faixa de 50 reais por pessoa. Fizemos o peido (só não lembro o nome dos pratos ), comemos e não chegamos a uma conclusão se gostamos ou não de comida coreana . Acho que é melhor comprovarmos isso quando formos para a Coréia haha.
Pastéis coreanos:
Saindo de lá, subimos novamente a Galvão Bueno até o Torii, portão tradicional japonês. Ali, em frente a esse portão, havia um palco montado onde estava sendo realizada a Virada Esportiva 2017. Havia uma multidão de pessoas acompanhando as apresentações, tirando fotos e se divertindo . Nesse trecho já estávamos entrando na parte norte do bairro e a diferença já é visível. A quantidade de turistas é impressionante, o comércio de rua é grande e a variedade de lojas é maior. Nessa região os pontos que destaco são:
Jardim Oriental da Liberdade
Capela de Nossa Senhora das Almas dos Aflitos
Igreja de Santa Cruz das Almas dos Enforcados
Praça da Liberdade e sua feira
Eu comi muitooooo nessa parte da tarde . Comemos os pastéis de frango (tinha que ser de frango) mais gostosos de nossas vidas no Yoka Pastéis, que fica na rua dos Estudantes. Bem em frente fica a Padaria Bakery, onde comemos alguns docinhos maravilhosos. Sério, a vitrine dessa padaria é coisa de outro mundo . É muito legal também visitar os mercadinhos tradicionais da região, que vendem os mais diversos e exóticos produtos do oriente.
Hey galerinha
Estive recentemente visitando o famoso e colorido bairro da Liberdade em São Paulo. Fundado oficialmente em 1905, é conhecido por ser não apenas o maior reduto japonês da cidade, como o maior do mundo fora do Japão. Mas é muito importante ressaltar que a Liberdade é um reduto oriental, ou seja, não é apenas um reduto exclusivo de japoneses, sendo muito procurado também por chineses e coreanos, que decidiram ali morar e investir em comércio e serviços diversos.
O bairro é grande e vários pontos interessantes infelizmente ficam escondidos e são poucos visitados. Por isso decidi contar pra vocês como foi minha experiência no bairro, o roteiro que fiz, as atrações que visitei, os lugares onde comi e comprei

. Todas decoradas com as tradicionais e fofinhas luminárias típicas, as ruas do bairro já são uma atração a parte. Então não deixe de andar por elas e apreciar seus encantos
. O bairro também apresenta bonitas construções com arquitetura ecletista e art nouveau, sendo que muitas delas tiveram suas fachadas estilizadas.
A Liberdade é cortada pelo Viaduto do Glicério, uma importante avenida que divide o bairro: o norte, que é sua parte mais visitada e onde fica a praça da Liberdade e o sul, onde ficam a maioria dos restaurantes a karaokês. Eu e o Dan, meu companheiro, viemos do bairro da Bela Vista através da Rua Condessa de São Joaquim. Passando pelo viaduto que cruza a avenida 23 de Maio você já está no bairro, mais precisamente na Avenida da Liberdade. Nessa, que é uma das vias mais movimentadas e importantes da região, existem alguns pontos interessantes e que visitei:
Catedral Metodista de São Paulo
Casa de Portugal
Teatro da Fecap
Largo da Pólvora
Continuando com nosso tour, pegamos a Rua Thomaz Gonzaga, descemos a Rua Galvão Bueno, a principal via do comércio e fomos até a Rua São Joaquim, onde visitamos:
Museu Histórico da Imigração Japonesa
Templo Soto Zenshu
Sede do Museu Manabu Mabe
Ali pertinho, no final da Rua da Glória, fomos provar pela primeira vez a peculiar culinária coreana no Portal da Coréia, um dos mais famosos e bem avaliados restaurantes asiáticos de Sampa. O atendimento foi e os preços variam muito de prato para prato, ficando na faixa de 50 reais por pessoa. Fizemos o peido (só não lembro o nome dos pratos
), comemos e não chegamos a uma conclusão se gostamos ou não de comida coreana
. Acho que é melhor comprovarmos isso quando formos para a Coréia haha.
Pastéis coreanos:
Saindo de lá, subimos novamente a Galvão Bueno até o Torii, portão tradicional japonês. Ali, em frente a esse portão, havia um palco montado onde estava sendo realizada a Virada Esportiva 2017. Havia uma multidão de pessoas acompanhando as apresentações, tirando fotos e se divertindo
. Nesse trecho já estávamos entrando na parte norte do bairro e a diferença já é visível. A quantidade de turistas é impressionante, o comércio de rua é grande e a variedade de lojas é maior. Nessa região os pontos que destaco são:
Jardim Oriental da Liberdade
Capela de Nossa Senhora das Almas dos Aflitos
Igreja de Santa Cruz das Almas dos Enforcados
Praça da Liberdade e sua feira
Eu comi muitooooo nessa parte da tarde
. Comemos os pastéis de frango (tinha que ser de frango) mais gostosos de nossas vidas no Yoka Pastéis, que fica na rua dos Estudantes. Bem em frente fica a Padaria Bakery, onde comemos alguns docinhos maravilhosos. Sério, a vitrine dessa padaria é coisa de outro mundo
. É muito legal também visitar os mercadinhos tradicionais da região, que vendem os mais diversos e exóticos produtos do oriente.
Virada Esportiva:
Rua Galvão Bueno: