Ir para conteúdo

Polônia - Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • Membros
10 horas atrás, 111111 disse:

Depende muito dos seus interesses pessoais em cada um deste locais, mas se fosse minha viagem, pessoalmente eu já acharia que com 5 dias, já teria tempo sobrando em Praga.

Cracóvia com 4 dias já ficaria com um ótimo tempo, daria para fazer tudo com bastante calma, e a mesma coisa com Budapeste.

Ou seja, se fosse minha viagem, já estariam com tempo suficiente para fazer tudo com calma, nenhuma delas precisaria de mais tempo, colocar mais tempo nelas poderia acabar deixando você com muito tempo "ocioso", sem muita coisa para ver e fazer em algumas delas.

Então neste caso especifico, eu não veria muito ganho em cortar Varsóvia e redistribuir entre as outras por que já teria até tempo demais em algumas delas.

Pesquise a respeito das atrações turísticas e do que fazer em Varsóvia, dizem que tem umas baladas animadas, se você não se animar muito, não corte completamente, veja a possibilidade de deixar com somente 2 dias, adicionando um pit-stop ou bate-volta de 1 dia em Bratilasva ou Wroklaw por exemplo...

Mas claro que isto só minha opinião pessoal, baseada nos meus gostos e preferências, não sou do tipo que fica até 3 ou 4 da manhã nas baladas, meu negócio é mais um pub, tomar umas cervejas, ouvindo uma boa música e ir dormir antes da meia-noite para acordar cedo no dia seguinte. 

Mas se por exemplo a sua intenção é sair toda noite, e chegar das baladas as 5:00 da manhã depois de ter tomado algumas, acordar as 2 ou 3 da tarde de ressaca, não sobra tempo para quase nada do dia alem de currar a ressaca e comer algo, e 5 dias não seria exagerado para você ver algo das baladas e quarto do hotel...

 

@111111 : Obrigado por sua resposta! :)

Deixei 5 dias pra Praga pq estou pensando em fazer um bate-volta até Cesky Krumlov, o que me tomaria um dia inteiro.

Os 4 dias em Cracóvia foram pensados pq li relatos que se gasta 1 dia para conhecer Auschwitz e quase um dia para as minas de sal de Wieliczka. Então para a cidade em si me restaria pouco mais de 2 dias.

Quando estou viajando procuro dormir cedo e acordar cedo para aproveitar o dia. Mas, como gosto muito de cerveja, procuro sair todas as noites pra conhecer as cervejas locais. Só que sempre voltando por volta das 23h, 0h. 

Vou dar mais uma pesquisada sobre Varsóvia. Talvez mantenho ela no itinerário inicial, vamos ver.

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membros
1 hora atrás, Tania Agostinho disse:

 Bons dias. 

Estou de partida para Varsóvia em Dezembro, passando por cracovia 2 dias para visitar Auschwitz. 

Ainda não comprei bilhetes de comboii e isso é que me deixa mais apreensiva. É fácil comprar? 

Para ir até Auschwitz / Oświęcim você utiliza autocarro / ônibus, utilize os autocarros da empresa LAJKONIK (https://www.lajkonikbus.pl/rozk-ad-jazdy.html), que irá parar na porta de Auschwit, os outros param muito longe.

Não é necessário comprar bilhetes antecipado, basta chegar 45 minutos antes na estação rodoviária e comprar os tickets, só tem que conferir os horários atualizados, pois durante o inverno a quantidade de horários diminui bastante.

Para ir a Varsóvia é recomendável comprar os bilhetes do comboio antecipadamente, pois quanto mais próximo da data da viagem, mais caras serão as passagens. (https://www.intercity.pl/en/)

Tem opção de ir de autocarro também (www.flixbus.com), mas também é recomendável comprar algumas semanas antes.

 

1 hora atrás, Tania Agostinho disse:

Algum conselho de algo a visitar em ambas as cidades? 

Apesar de achar que vai estar bem vazio em dezembro, é bom conferir os ingressos para Auschwitz, pois a quantidade de pessoas é limitada, e frequentemente os ingressos esgotam várias semanas antes.

Pessoalmente eu acho 2 dias para Cracóvia pouco tempo, visitar Auschwitz consome um dia inteiro, você sai de Cracóvia as 08:00 da manhã e está de volta as 17:00, quando já é noite.

Visitar as minas de sal de Wieliczka é um dos melhores passeios para se fazer em Cracóvia, mas consome uma manhã inteira,  até você voltar ao centro e almoçar, facilmente serão 13:00 ou 14:00, mas em Dezembro anoitece muito cedo, as 15:30 já está escuro, então lhe sobra muito pouco tempo para o restante de Cracóvia, como por exemplo o castelo, a fabrica de Schindler, o centro histórico, etc...

E se você ainda tiver que pegar comboio para Varsóvia neste dia, dá tempo de fazer nada neste dia.

Você também pode ter um dia de chuva e nevasca, onde não conseguirá fazer absolutamente nada na rua, então pessoalmente eu ficaria pelo menos 3 dias em Cracóvia para conseguir fazer as coisas com calma, e diminuir as chances de um dia de chuva estragar tudo, com 3 dias aumentam as chances de você ter pelo menos um dia sem chuva e neve para ir a Auschwitz.

 

Não sei quais os seus interesses em Varsóvia, nem se tem compromisso lá, mas pessoalmente eu não acho que Varsóvia seja um destino bom para se visitar durante o inverno. A maioria das atividades interessantes por lá são ao ar livre, em parques, praças, etc, e com um frio de -2ºC, chuva e neve, nada disto é viável de ser feito.

 

Você está ciente do frio que vai enfrentar em Cracóvia e Varsóvia? 

Em dezembro costuma ser frio demais e as nevascas constantes,  acabam atrapalhando as atividades e visitas que você consegue fazer, normalmente a temperatura máximo não costumam passar de 0ºC e a mínima chega a -5ºC, o que é horrível para qualquer atividade, principalmente num lugar como Auschwitz, onde muita coisa é ao ar-livre,  com o frio e vento você não aguenta mais de 15 minutos em Birkenau, que é a segunda parte da visita a Auschwitz.

Pessoalmente eu não iria a Polônia em Dezembro, é frio demais para fazer quase tudo, o que limita muito as opções de coisas interessantes para você consegue fazer.

 

Previsão do Tempo para Cracóvia: https://www.accuweather.com/pt/pl/krakow/274455/month/274455?monyr=12/01/2018
Previsão do Tempo para Varsóvia: https://www.accuweather.com/pt/pl/warsaw/274663/month/274663?monyr=12/01/2018

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Vou passar 20 dias no leste europeu em abril. Dividi minha estadia pelos países em

Praga (4 noites); Cesky Krumlov (1 noite); Vienna (3 noites);  Budapest (3 noites); Cracóvia (4 noites); e Kiev (4 noites).

Minha maior dúvida é justamente em relação a Cracóvia. Não sei se conseguirei fazer tudo o que preciso nesse tempo, pois minha intenção é visitar Auschwitz-Birkenau, as Minas de Sal, o Museu de Schindler e, principalmente, fazer um trekking em Zakopane (talvez passe uma noite lá, pois pelo que me conheço vou adorar esse lugar). Se alguém puder me dar uma luz, agradeço. Inclusive cortei Blatislava da lista pra poder ficar mais tempo na Polônia, pois originalmente estava programado apenas 3 dias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Auschwitz-Birkenau consome um dia inteiro, você pega o ônibus as 08:00 da manhã em Cracóvia e consegue voltar a Cracóvia lá pelas 16:00 ou 17:00 horas.

Como anoitece lá pelas 19:00 em Abril, se conseguir voltar antes das 17:00, dá tempo de fazer algum passeio rápido pelo centro-histórico.

Mas é importante você comprar o ingresso de Auschwitz-Birkenau antecipadamente, por que se for deixar para ir nos horários gratuitos, você vai conseguir voltar a Cracóvia só depois das 20:00.

As Minas de sal consomem uma manhã, e você pode combinar com o Museu de Schindler a tarde, e complementar o que sobrar com um passeio pelo centro histórico.

Ir a Zakopane, fazer o treking, visitar a cidade, pernoitar lá e voltar a Cracóvia lhe consomem 1 dia e meio a 2 dias inteiros.

Então em teoria, se você tiver realmente 4 dias inteiros livres em Cracóvia, até seria viável, mas agora se você ainda for perder metade do primeiro dia em função de chegar lá, e metade do último dia em função de ir embora de Cracóvia, não dá tempo não de fazer tudo isto.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros
Em 02/10/2018 em 06:42, Flávio Assunção Filho disse:

Vou passar 20 dias no leste europeu em abril. Dividi minha estadia pelos países em

Praga (4 noites); Cesky Krumlov (1 noite); Vienna (3 noites);  Budapest (3 noites); Cracóvia (4 noites); e Kiev (4 noites).

Minha maior dúvida é justamente em relação a Cracóvia. Não sei se conseguirei fazer tudo o que preciso nesse tempo, pois minha intenção é visitar Auschwitz-Birkenau, as Minas de Sal, o Museu de Schindler e, principalmente, fazer um trekking em Zakopane (talvez passe uma noite lá, pois pelo que me conheço vou adorar esse lugar). Se alguém puder me dar uma luz, agradeço. Inclusive cortei Blatislava da lista pra poder ficar mais tempo na Polônia, pois originalmente estava programado apenas 3 dias.

Pessoalmente, acho que seu roteiro para Cracóvia e arredores ficará muito apertado com apenas 4 dias. Se você não fosse para Zakopane, acharia que estaria bom. Acho importante você ter um dia para conhecer o centro histórico da cidade (um free walking tour), e ainda tem algumas atrações que valem ser vistas "por dentro", como o Castelo Wawel, a Basilica de Santa Maria... E, se tiver pique, pode colocar a Fabrica de Schindler no fim do dia (como os ingressos são reservados por horário, isso facilita a vida!). 

A ida a Auschwitz leva, na minha opinião, um dia inteiro. É muito intenso emocionalmente, e cansativo fisicamente. São dois campos. Em Auschwitz I você tem muuuuuita informação para absorver. Praticamente todos os antigos blocos do campo possuem exposições. Em Auschwitz II - Birkenau a quantidade de informação é menor, porém o campo é absurdamente maior. É gigantesco! Você anda muito lá dentro para percorrer tudo. É uma visita muito densa e bem reflexiva. A ida lá me inspirou esse texto: Um conto de empatia sob a ótica do Holocausto 🥀

A viagem para Oświęcim (cidade onde ficam os campos) leva cerca de 1h30 de ônibus para ir, e mais 1h30 para voltar à Cracóvia. O tour guiado com essas agencias de viagem que vendem passeios leva cerca de 4h. Mas são 4h praticamente correndo. Eu preferi ir por conta própria e poder visitar os campso com calma, tendo tempo para digerir as informações e emoções. Quando retornei para Cracóvia estava exausta! Não aguentei mais nada além do meu jantar.

No dia que for na Mina de Sal, dá para voltar e conhecer um pouco do antigo bairro judeu. Lá é o bairro boêmio de Cracóvia, então se você gosta de uma cerveja, lá é o lugar! Inclusive tem um local muito legal chamado Mleczrnia, que tem uma das melhores cervejas da cidade (e fica do lado de uma das locações que Steve Spielberg usou no filme "A Lista de Schindler"). 

Fazer trilhas em Zakopane é incrível e tem várias opções para todos os gostos e para todo tipo de condicionamento físico! hahaha Eu fiz uma mais "leve" (mais beeeeem longa), que me levou até a borda do lago Morkie Oko. Achei incrível, sensacional o lugar. Agora se você curte trilhas mais intensas, e quer ver o lago de cima, como várias fotos que vemos no Instagram, então super vale pernoitar e continuar a subida. Muita gente faz isso!

Se você gosta de ter contato com a natureza, também indico o lago Zakrzówek, que fica escondidinho bem aqui em Cracóvia. Eu escrevi um post no meu blog sobre esse lugar, que é meu favorito na cidade! 👉 https://batendoasa.com/polonia/lago-zakrzowek-oasis-escondido-cracovia/

Olha - só - isso!  😍

Foto panorâmica do lago Zakrzówek

Uma imensidão azul de águas cristalinas!

Se precisar de alguma dica mais sobre Cracóvia e seus arredores, é só falar!!! Espero que se encante pela cidade, assim como eu desde que mudei para cá! ❤️

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Salve galera!

Tô planejando nas férias do ano que vem (junho) visitar a Polônia e, a depender da situação, Lituânia, Letônia e Estônia.

Não li mto ainda sobre os destinos, mas gostaria de aproveitar q a passagem ida-e-volta Fortaleza-Varsóvia tá custando R$ 2.800,00 (fiz algumas simulações de multi-city, mas o preço subiu bastante) e já garantir logo.

Serão 22 dias, descontando a chegada e o retorno.

Acredito que dos países bálticos, apenas as capitais (tem um tempinho q li um post sobre elas).

Na Polônia, Cracóvia e Varsóvia estarão no itinerário.

Alguma sugestão de cidade para incluir no roteiro? Vi alguns post falando sobre Wroclaw, mas ainda não parei ler direito...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
56 minutos atrás, cedusfarias disse:

Salve galera!

Tô planejando nas férias do ano que vem (junho) visitar a Polônia e, a depender da situação, Lituânia, Letônia e Estônia.

Não li mto ainda sobre os destinos, mas gostaria de aproveitar q a passagem ida-e-volta Fortaleza-Varsóvia tá custando R$ 2.800,00 (fiz algumas simulações de multi-city, mas o preço subiu bastante) e já garantir logo.

Serão 22 dias, descontando a chegada e o retorno.

Acredito que dos países bálticos, apenas as capitais (tem um tempinho q li um post sobre elas).

Na Polônia, Cracóvia e Varsóvia estarão no itinerário.

Alguma sugestão de cidade para incluir no roteiro? Vi alguns post falando sobre Wroclaw, mas ainda não parei ler direito...

Opa, beleza amigo?

Na Polônia conheci essas duas aí mesmo, Cracóvia e Varsóvia, gostei muito de ambas. Cracóvia é espetacular, vale passar ao menos 3 dias completos.

Quanto a outros lugares, ouvi falar muito bem de Wroclaw e Zakopane. Dá uma pesquisada nelas que acho que as duas seriam boas opções.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
23 minutos atrás, João Rosenthal disse:

Opa, beleza amigo?

Na Polônia conheci essas duas aí mesmo, Cracóvia e Varsóvia, gostei muito de ambas. Cracóvia é espetacular, vale passar ao menos 3 dias completos.

Quanto a outros lugares, ouvi falar muito bem de Wroclaw e Zakopane. Dá uma pesquisada nelas que acho que as duas seriam boas opções.

Fala João, tô de boa!

Então, já vi que Zakopane fica pras bandas de Cracóvia, tvz seja o caso de (mais) um bate-e-volta... Na sua estada por Cracóvia fez o campo de concentração e a mina de sal?

Tô considerando reservar seis dias para Tallin, Riga e Vilnius (2 pra cada), mais um ou dois dias para deslocamentos a depender do meio de transporte, o que me deixaria com 14 dias para usufruir da Polônia... 4 ou 5 dias em Cracóvia e 2 em Varsóvia e ainda tenho de saldo 7 dias.

Vou fuçar os posts enquanto aparece alguém pra dar pitaco (no bom sentido).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...