Ir para conteúdo

Canivetes... Qual comprar?


Posts Recomendados

  • Membros

Queen Cutlery Sodbuster Country Cousin D-2 modificações

 

Disse que postaria as fotos do Country Cousin depois que tivesse reafiado, mas as DC4 e DC3 ainda não chegaram e as demais modificações já estão concretizadas.

 

Basicamente o que fiz foi polir a lâmina que veio com um acabamento muito bruto, apenas saido de uma lixadeira de grit 220, toda estriada, o que poderia favorecer a oxidação/ferrugem do D-2. Como não tenho uma foto em close do "antes", vou usar como exemplo uma foto que o membro do Bladeforums, "Obsessed with Edges" postou em 01-07-2011 01:09 PM, que é idêntico em acabamento ao Country Cousin da Queen:

 

598d9f2789b48_bladefinished.jpg.beca5f7fe7764053d146e8a15d910a56.jpg

 

Havia feito o polimento até a lixa de grit 1200, mas como foi muito fácil ( eu esperava uma dificauldade enorme a julgar pelo que li nos fóruns americanos... ), resolvi passar uma lixa 2000 ( foram mais 10 minutos ) e depois uma tira de couro com óxido de cromo ( mais 10 minutos ) e este é o resultado:

 

598d9f285fbaf_CountryCousinpolishedandclip01.JPG.6e69408d8de191db007ceb3c095c2a29.JPG

 

598d9f28664ba_CountryCousinpolishedandclip02.JPG.509c52565ea6529033c307da92b442fb.JPG

 

598d9f286bcd6_CountryCousinpolishedandclip03.JPG.c32d0228a9bf88c65e71ce5f96925501.JPG

 

Outra modificação foi na empunhadura de Delrin, que originalmente é muito bem feita só que muito lisa e por consequência escorregadia. O que fiz foi simplesmente fazer uns grooves e um pequeno jimping no dorso próximo ao pivot; isto conferiu um excelente grip e agora mesmo molhado, com sangue ou sabão ele fica firme na mão sem o menor risco de escorregar!

 

598d9f2871640_CountryCousinpolishedandclip04.JPG.c75f32a068d9723a7212bd93abc99ed9.JPG

 

598d9f2876e7b_CountryCousinpolishedandclip05.JPG.a3487db08837e924c65b1a0ba8444e14.JPG

 

E por último, algo que muitos vão dizer que descaracterizou o canivete, mas eu não estou nem um pouco preocupado com isto já que minhas lâminas não são ítens de coleção, mas de uso; adaptei um clip ( reserva ) que é do Cold Steel Spartan e que ficou muito bom na minha opinião, tanto em função quanto em estética, já que acompanha a linha curva da empunhadura.

 

598d9f287d18b_CountryCousinpolishedandclip06.JPG.9e9231113695b864beaa8db94cf53688.JPG

 

Já estou começando a achar difícil esperar as DC4 e DC3 da Fallkniven chegarem para eu refazer o fio desta belezinha... O que acho mais incrível são os comentários nos fóruns americanos; alguns falam que levam horas para refazer o fio em D-2 de canivetes e facas, e isso usando "pedras" diamantadas da DMT. Para refazer o fio da minha bushcrafter/hunter em D-2 que é bastante grossa, não levei mais do que 1 hora para dar um novo fio de 10 graus de cada lado e polido até grit 1200.

 

O tempo total que levei para polir a lâmina do Country Cousin foi de 75 minutos (25 minutos com a lixa 400; mais uns 15 minutos com a lixa 600 mais uns 15 minutos com a lixa 1200; mais 10 minutos com lixa 2000 e por fim 10 minutos com couro mais óxido de cromo ).

 

Mas posso assegurar que o resultado vale a pena! Estou doido para usar este "caipirinha"!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 301
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Ficou muito bom e bonito. Esta cor é linda e a lâmina ficou um espelho. ::cool:::'>

 

O meu canivete de uso diário (edc) é um Spyderco Endura 4, em G-10, de SekiCity, Japão.

 

Em particular, acho o formato da lâmina um horror de feio mas, dos meus, é o que melhor se adapta ao uso diário na calça jeans, tem um super clip em inox que fixa o canivete no bolso da calça e ele não sai de jeito nenhum.

É relativamente fino e como o clip fica mais na extremidade do canivete, ele se disfarça bem, não denunciando a presença.

Tem resistência máxima à corrosão, já uso há mais de 3 anos e não tem nem um tico de ferrugem.

Uso o dia todo, todos os dias e se por acaso não estou com ele, me sinto nú. É o hábito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Guimarães,

 

Obrigado. :D Realmente o "amarilim" ficou um espelho; e está cortando muito bem agora! ::cool:::'>

 

O Endura FFG em VG-10 é um dos meus canivetes na rotação como EDC, mas já deve ter uns 6 meses que não o uso como tal. Por outro lado ele é bastante usado na cozinha no preparo de alimentos. Não que ele seja o melhor que tenho para isso, mas porque tem uma lâmina longa e sendo FFG fatia bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Hehehehehehe

 

É isso meu Véio! A febre xing-ling começa se espalhar... :mrgreen:

 

Este godzilla multi-tool ainda por cima é em Sandvik 12C27, mas realmente é caro para padrões chineses. ::grr::

 

Sites americanos e britânicos tem ótimas referências desta "grande muralha de campo" como sendo uma "loja" confiável. Inclusive em um fórum britânico se não me engano, um dos membros compra deles vários exemplares e repassa com um lucrinho para os demais membros do fórum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Meu Véio,

 

Se você ainda não tiver visto este vídeo do T08 no youtube ( acho que já viu... ) http://www.youtube.com/watch?gl=BR&v=8sruM0z2tks vale a pena conferir.

 

O que não me agradou nada neste ferramentão é o desbaste e fio de um só lado da lâmina, sendo o outro flat. ::hãã::

 

Não gosto de cinzéis de mão! :mrgreen:

 

Por outro lado, você viu o modelo 913p que está em pré-lançamento? É certeza de eu comprar um quando sair, desde que tenha uma versão sem serrilhado. :x A lâmina é cópia exata do kershaw Junkyard Dog 2, mas com uma empunhadura na minha opinião bem melhor e com a ausência da aleta do flip, o que faz do canivete da Sanrenmu muito mais eficiente para fatiar em uma tábua. ::otemo::

 

A desvantagem do Sanrenmu fica justamente no thumbstud que eliminou o flip, pois ele acaba por embuchar no que se estiver cortando; ::bad:: se tivesse um spyder-hole em vez do thumbstud... ::xiu::::otemo:::mrgreen:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...