Ir para conteúdo

Canivetes... Qual comprar?


Posts Recomendados

  • Membros

Eduardo,

 

Não existe na legislação brasileira nenhuma tipificação que enquadre como crime ou contravenção o porte de uma lâmina fixa. Óbvio que entra aí o bom senso do usuário e a discricionariedade da autoridade policial. No meio rural ou em localidades correlatas não há problema; por outro lado você não pretenderia entrar em um cinema ou shopping portando uma faca pois seria insensato! ::ahhhh::

 

Não existe limitação de tamanho de lâmina de canivetes no Brasil! Isto existe no Reino Unido ( inclusive a proibição de qualquer tipo de trava ) e em alguns outros paises e em alguns estados americanos. No Brasil se eu não estiver enganado só são vetados os tipo balisong e os automáticos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 301
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

Estava aqui pensando, se o retentor for de um material de baixo atrito como teflon, ele pode suportar o uso sem tirar o fio.

Cabraljr: os canivetes de mola são proibidos no Brasil, ou só o comércio deles? Meu pai tinha um daqueles de mafioso italiano que se perdeu no inventário e às vezes me dá vontade de arrumar outro no EBay, mas se o "amigo" da Receita que trabalha nos correios entender que é proibido pode rete-lo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Trauco,

 

Na verdade o retentor poderia ser até de aço enrijecido desde que fosse num sistema tipo carretilha-dupla em que a lâmina entra e o contato se dá a 2 ou 3mm acima do fio, ficando este no "vazio". Mas duvido que seja este o sistema! :roll:

 

Mesmo o teflon tendo baixo atrito ele afetaria o fio ou seria afetado por ele, já que além de abrasão há também a deformação plástica permanente e a fratura. ::bad::

 

Com relação à ação por molas ( abertura "automática" ) ela é proibida não sei afirmar com certeza se o comércio, mas o porte com certeza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Aos amigos que querem um canivete de qualidade mas tem receio de comprar no ebay:

 

Descobri aqui no mercadolivre um anuncio de um canivete ( novo ) Spyderco Uk Pen U.s.a. em aço CPM-S30V e geometria de lâmina idêntica ao Strech2. O único senão é que ele é um slipjoint, ou seja, não tem travas; é como um SAK Victorinox tradicional.

 

Mas o principal é o preço, 220,00 reais. Caro? Sim, mas vejam o o preço do mesmo canivete no site da Amazon com desconto de 37%: 112 dólares! Acrescente o frete e mais o imposto de 60% e vejam em quanto ficaria... ::ahhhh::

 

Aqui o link do mercado livre:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-210033559-canivete-spyderco-uk-pen-usa-_JM

 

E aqui do Amazon:

http://www.amazon.com/dp/B002ECWMIA/ref=asc_df_B002ECWMIA1785398?smid=AWG96QD7MPWLO&tag=dealtmp10606-20&linkCode=asn&creative=395105&creativeASIN=B002ECWMIA

 

E lembrem-se, o aço é o CPM-S30V e com o tratamento térmico da Spyderco, reconhecido juntamente com o de Paul Bos como os melhores do ramo! ::otemo::

 

Eu tenho 3 canivetes com este aço e adoro todos! ::love::::love::::love::::otemo::::otemo::::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Trauco,

 

Na verdade o retentor poderia ser até de aço enrijecido desde que fosse num sistema tipo carretilha-dupla em que a lâmina entra e o contato se dá a 2 ou 3mm acima do fio, ficando este no "vazio". Mas duvido que seja este o sistema! :roll:

 

Mesmo o teflon tendo baixo atrito ele afetaria o fio ou seria afetado por ele, já que além de abrasão há também a deformação plástica permanente e a fratura. ::bad::

 

 

Eu falei teflon, mas polipropileno também funciona, a patroa tinha uma tábua de carnes de estimação feita de polipropileno que durou década até eu conseguir convence-la a trocar por uma de madeira, a tábua era toda riscada, como as de madeira mas fora o aspecto nojento servia pra função sem molestar a lâmina mais do que uma de madeira faria. O nojo é que para limpa-la só colocando em água sanitária. ::bruuu::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Olá PessoALL!

 

Procurando uma boa opção de compra pela web, acabei descobrindo este grande forum e depois de 3 dias lendo este tópico e o facas-qual-comprar-t12460.html, pergunto:

 

O que vocês acham deste produto http://www.aliexpress.com/product-fm/499943650-Chris-Reeve-Sebenza-21-Style-D2-Blade-TC4-TC4-Stonewashed-Folding-knife-FREE-SHIPPING-wholesalers.html ?

Se a Lâmina for mesmo em aço D2 com 60-62HRC, cabo em TC4 TITANIUM, acho um bom preço. O que acham?

 

Se alguém tiver outra sugestão, estou procurando um canivete para usar no mato/pesca, para cortes mais "cirúrgicos", com um bom aço, boa dureza, boa manutenção do corte, já que para trabalhos mais pesados tenho uma Ka-Bar. Minha opção de compra é por sites lá da terra do sol nascente, porque já tive problemas no eBay com envio por USPS First Class e o Priority é muito caro.

 

Eu queria mesmo era uma Cold Steel em AUS 8A stainless com sistema de trava Tri-Ad-Lock, mas como é americana, não achei nada parecido na Aliexprees,DealExtreme e afins, somente no eBay.

 

[]'s já com antitetânica rsrsrsrsrsrs

 

Renato

Brasília/DF

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

::lol4::::lol4::::lol4::

 

Renato, seja bem vindo! ::otemo::

 

As lâminas da galera aqui são limpinhas ( apesar de não esterelizadas ) e acho que não tem risco de tétano não! ::hahaha::

 

Olha, em primeiro lugar o Chris Reeve jamais terceirizou ou fez joint venture com qualquer produtor chinês para fabricar suas lâminas. :o

 

Segundo, no anuncio está que a empunhadura é de titânio e o aço da lâmina é D-2, mas na especificação diz que a empunhadura é de aço e o aço da lâmina é colocado como stainless ( ninguém classifica D-2 como stainless; no máximo semi-stainless ). :shock:

 

Se for uma cópia não autorizada com lâmina em aço realmente D-2 e com dureza de 61/62 HRC e mesmo que a empunhadura seja de aço valeria os 60 dólares. O problema é que são muitos "se"! ::grr::

 

No quesito Cold Steel em AUS8 e tri-ad-lock como EDC eu adoro o meu American Lawman! ::love:: O Spartan eu só levo pra roça ou para impressionar os amigos em um churrasco ( apesar de que em alguns lugares eu vou com ele no bolso de trás da calça... ). :wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

 

...

 

Embora eu não possua nenhum posso falar do que já vi em mãos, principalmente no meu fornecedor: EU compraria qualquer um, menos da Nautika. Mas vou te explicar os porquês:

 

1) Os produtos da Nautika tem, EM TESE a mesma qualidade que sua rival direta aqui no Brasil, a Guepardo. Quem eu conheço que tem canivete ou faca da Nautika, até gosta, mas quem tem da Guepardo se apaixona, não quer largar. Na verdade quer é mais um, mais outros produtos;

 

 

É verdade! Eu tenho 3 canivetes da Guepardo e são muito bons, qualidade muito boa pelo preço, geralmente baixo. Os da Nautika nunca tive mas compartilho da mesma impressão do Diego, já vi alguns modelos nas lojas e parecem inferiores ao se manuseá-los "ao vivo".

 

Em tempo: também não sou funcionário da Guepardo... ::lol4::

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Vogetta, boa noite,

 

É exatamente isso, vi alguns da Nautika que até gostei do modelo, na hora que eu manuseei foi aquele balde de água fria.

Vou até dar uma dica pro pessoal: se você tem a oportunidade, vá a uma loja e manuseie alguns produtos, sinta o peso, textura das empunhaduras, abra e feche os canivetes, veja as bainhas, sinta o fio da lamina. Isso é bom principalmente pra quem está começando a curtir, e pra quem quer ver o que o mercado nacional tá oferecendo. Vá em umas duas ou tres lojas, de preferencia de sua confiança, como é o caso do meu fornecedor. Ele não vai ficar bravo se você sair sem levar nada, mas vai ficar P da vida se quando você comprar um produto que depois te der aquele balde de água fria você queimar a loja dele.

nem sempre compro no meu fornecedor, mas ele faz questão de que todos os clientes dele, sem exceção manuseie, principalmente o produto que é do agrado do cliente, com isso ele consegue 100% de satisfação, e a propaganda dele é mais no verbal que na internet, que não mostra nem 20% do que ele tem na loja.

 

Té mais...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...