Ir para conteúdo

Canivetes... Qual comprar?


Posts Recomendados

  • Membros

Renato,

 

Seria isso... mas concordo com você! Eu tinha em mente nitreto de titânio... :oops:

 

E 80 dólares acho caro! ::vapapu::

 

O meu tem 1 ano e acho que custou 46 dólares file.php?id=4485

 

Acho que o fato da Crucible ter declarado falência deve ter influido no custo dos aços CPM. :o

 

Renato, 60 eu acho até razoável por uma boa lâmina CPM-S30V. A do Buck apesar de ter 3mm na espinha não pode ser considerada muito robusta porque seu hollow ground é bastante pronunciado; por outro lado sua habilidade de corte é inacreditável! ::otemo:: A menos que você pretenda enfiá-la entre as vértebras de um atum de 100kg e torce-la, acho que ela aguenta qualquer outra coisa no uso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 301
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Se um dia eu tiver a felicidade de puxar pra dentro do barco um atum de 100Kg e conseguir quebrar esta lâmina nele, vou voltar pra casa louco de faceiro!!! rsrsrsrsrsrsrsrs

 

Outro detalhe que percebi, e vai me fazer falta, é um olhal no final do tang para passar um paracord 550, a exemplo do CS AL. Já estou aqui matutando: vou usinar uma peça em inox, com olhal, para aparafusar no lugar daquele clip de cinto.

 

Vou comprar esta mesmo e começar a acender umas velas aqui... Tomara que chegue!!!!

 

Bela peça essa tua, parece que acabou de sair da caixa. Mais uma vez valeu a dica!

 

[]'s

Renato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
sem falar na Ka-bar fin em aço 440 e a grande variedade de Boker, Sog, Gerber, etc. Estamos perdidos. Tenho medo que comerciantes inescrupulosos vendam como autenticas essas réplicas para leigos ao preço próximo da original.

 

inté....

 

Olá Véio!

 

Aqui em Curitiba, infelizmente, já tem lojas fazendo isso... ::grr::

Uma lástima!

 

Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Review SanRenMu 939 coated

 

598d9f3b748d5_SanRenMu93901.JPG.a5a9c98bdb1e934eb846dbecc9bd6a82.JPG

 

Especificações:

Comprimento fechado: 11,5cm

Comprimento total: 20cm

Comprimento da lâmina: 9cm

Espessura max. da lâmina: 3mm

Largura máxima da lâmina: 3cm

Formato da lâmina: sheepfoot

Desbaste: FFG – full flat ground

Acabamento: lixado – coated com nitreto de titânio

Empunhadura: aço coated com nitreto de titânio

Trava: frame-lock

Espessura do alívio no frame lock: 1,25mm

Espessura das talas de aço: 2,5mm

Espessura máxima da empunhadura: 0,9cm

Largura max da empunhadura: 2,8cm

Aço: 8Cr13MoV

Dureza: 60/61 HRC*

Peso: 130g

 

 

Qualidade impecável! Nenhuma falha no revestimento de nitreto de titânio, tanto na lâmina quanto na empunhadura. Todos ao cantos e arestas arredondados. Lâmina centralizada e sem absolutamente nenhum movimento quer seja vertical ou horizontal. Talvez o único pequeno defeito seja as cabeças dos parafusos de fixação que são um pouquinho salientes, mas como são arredondadas não incomodam.

 

 

O acionamento de abertura ainda está um pouco arrastado,mas com o uso irá se soltando. Quem quiser pode afrouxar um pouco o parafuso de fixação da lâmina e os washers de fósforo-bronze farão sua mágica. Com este formato de lâmina não sei se um acionamento de abertura rápida é necessário. O fio simplesmente perfeito, rapando cabelo sem o menor esforço.

 

598d9f3b7a49d_SanRenMu93902.JPG.f1698e3c8b49b45a129d0d530b56c770.JPG

 

Comprei este canivete basicamente por sua geometria geral e principalmente da lâmina, pois sua destinação será exclusivamente de preparo de alimentos. Sua lâmina tipo sheepfoot garante maior segurança nesse tipo de tarefa, já que dificulta a ocorrência de um acidente perfurante mais sério. Sua lâmina de 3mm de espessura próxima à empunhadura mas com afilamento progressivo em direção à ponta aliada ao desbaste FFG fazem dele um fatiador de primeira linha.

 

 

É um canivete de média/grande dimensão, mas mesmo levando em consideração o tamanho ele tem um peso um pouco maior do que deveria, isso graças à sua empunhadura que toda em aço. Ela conta com uma série de furos que tem função estética, além é claro de reduzir o peso e ajudarem a dar um certo grip, pois de outra forma seria muito escorregadio empunhá-lo com as mãos molhadas

 

Desnecessário dizer que com este tipo de estrutura sua robustez é inquestionável! Outro fator para esta estrutura toda é seu sistema de trava que é o frame lock, uma trava considerada bastante confiável e robusta quando bem executada, o que é o caso neste canivete.

 

598d9f3b7fa49_SanRenMu93903.JPG.109c19058e98916d97704a545dd3b5e2.JPG

 

Ele conta com um pino batente onde um recesso na lâmina se encaixa, o que alivia uma boa parte do estresse do parafuso de fixação da lâmina assim como do próprio frame lock.

 

Com o canivete recém saído do blister, o engajamento da trava se dá nos 30% iniciais da lâmina, ou seja, cerca de 1mm. Isto é muito bom pois após várias centenas de aberturas e fechamentos há um desgaste natural desta parte da trava fazendo com que ela “caminhe” mais em direção ao meio da lâmina. Quanto mais se usa mais seguro fica!

 

 

Ele conta com uma ligeira elevação no inicio de sua lâmina, parte esta que também tem um jimping que se casa com o jimping na empunhadura; este conjunto apesar de contornos suaves é bem eficiente em propiciar uma apoio seguro e firme para o dedo polegar. Ao final do jimping da lâmina está posicionado o generoso thumbstood bilateral para abertura.

 

598d9f3b84fb6_SanRenMu93904.JPG.5d9f8d4b56896951ada54cca2c502415.JPG

 

Seu clip tem uma tenção grande apesar de ser esqueletonizado e é posicionado de forma a permitir que apenas 2cm da empunhadura fique exposta quando portado em um bolso. Como este canivete é do tipo frame-lock, não se deve remover o clip pois este funciona como limitador do curso externo deste frame-lock. Este é o motivo dele apresentar uma única opção de fixação deste clipe.

 

A ergonomia de sua empunhadura com suas curvas é simplesmente perfeita! A mão se amolda de tal forma à ela que até seu maior peso parece se reduzir à metade de tão bem balanceado que fica. O único senão fica por conta da ponta do clip que é algo pronunciada e se não ficar exatamente entre os dedos ao se fechar a mão, pode incomodar um pouco. Isso é facilmente contornável removendo-se o clip e desbastando e arredondando esta ponta.

 

Apesar dos vários furos, não há um passador de lanyard. Nenhum dos furos de alívio servem como tal pois a lâmina ao ser fechada "guilhotina" todos eles.

 

Sua dureza, ao menos superficial é na casa de 60/61 HRC devido ao revestimento de nitreto de titânio, que é bem resistente à riscos e arranhões. O fio propriamente dito deve ter uma dureza em torno de 58/59 HRC, mais que adequado para o preparo de alimentos.

 

598d9f3b8b2cc_SanRenMu93905.JPG.adaeffa6b4371677d74ebbce20249d4f.JPG

 

Como já afirmei, este canivete ficará exclusivamente para preparo de alimentos; aliás acho que esta era a destinação principal que os engenheiros tinham em mente quando o projetaram, já que seu desenho não parece ser cópia de nenhum modelo de outra marca apesar de alguns alegarem alguma semelhança com alguns modelos da kershaw, fato este prontamente descartado até por moderados do Bladeform que são muito críticos com designs copiados.

 

Ah, já ia me esquecendo: qual o preço deste excelente canivete que claro pode servir de EDC para quem gosta ou precisa de uma lâmina que pareça menos agressiva apesar do tamanho? Paguei míseros 10 dólares! Uma pechincha!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Review SanRenMu 939 coated

.

.

.

Ah, já ia me esquecendo: qual o preço deste excelente canivete que claro pode servir de EDC para quem gosta ou precisa de uma lâmina que pareça menos agressiva apesar do tamanho? Paguei míseros 10 dólares! Uma pechincha!

 

Caríssimo Cabral,

 

Onde achou esta pechincha?

 

[]'s

Renato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

 

Poxa, até tinha me interessado, mas esse adicional de 0,89 obamas melou tudo!!! ::tchann::

 

Brincadeiras a parte, só não entendi porque este vendedor envia de Hong Kong se a SANRENMU é chinesa. Chegaste a te informar se ele fornece número de rastreamento? Acho que sim, se bem me lembro, o serviço postal de lá já inclui este serviço.

 

Depois dá uma olhada naquele site que comentei uns posts lá trás, tem bastante coisa interessante da SRM. Os vendedores são da própria China e o serviço postal de lá nunca me deu problemas em mais de 100 compras, todas com track number. Um exemplo: http://www.aliexpress.com/product-fm/454233056-SANRENMU-763-Yellow-8Cr13MoV-Blade-G10-Handle-Multifunctional-Bottler-Opener-Camping-Fishing-Pocket-Folding-Knife-Business-wholesalers.html

 

Vou escolher algum modelo pra mim desta SRM... Dei uma pesquisada e parece que á a maior fábrica de facas da China, com boa qualidade e depois, por este precinho... ::hahaha::

 

[]'s

Renato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Boa tarde pessoal!

 

Sou novo por aqui, mas tenho lido tudo que já foi postado sobre o assunto.

 

Nunca tive um Victorinox. Porém, comprei um modelo pequeno para minha esposa como "lembrança" de natal! hehe (Aquele que tem tesoura, lixa, pinça, palito e a lâmina). Acho que ela vai gostar..pois sempre comentávamos sobre essas maravilhas!

 

Agora gostaria da opinião de vocês sobre qual Canivete Victorinox comprar para EU!rs

 

Não sou "aventureiro" mas pelo que tenho lido e pelo que ja ouvi sobre, eles são muito resistentes e, principalmente, FUNCIONAIS.

 

Espero suas dicas!

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Santos,

 

Seja bem vindo ao clube! ::otemo::

 

Que tal você nos dar uma idéia de suas atividades ou em que você acha que poderia usar o SAK. Por exemplo: costuma ir à chácara ou roça? Lida com embalagens rotineiramente ( abrindo )? Tem utilidade para o seu dia-a-dia ferramentas como serra, tesoura, chave de fenda, philips, abridor de garrafas, etc?

 

Ou você quer apenas a funcionalidade de lâmina? O peso é um fator importante para você? E o volume? Com trava ou sem trava?

 

Está parecendo questionário de pré-operatório. :lol: Mas uma vez que você responda à estas questões, você mesmo estará apto a escolher o modelo que melhor se adeque às suas necessidades. Ai pode acontecer de você ficar na dúvida entre um ou dois modelos; agora sim, a experiência daqueles aqui que tem um SAK poderá lhe ajudar na escolha final. :wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Então Cabral

 

 

Sempre gostei dessa arte, como vocês dizem aqui, adquiri a "febre do aço" há tempos..rs

 

Já tive canivetes Chinês, tenho um antigo todo em aço (não sei marca/modelo pois não há nada escrito nele, mas é canivete de uns 30 ou 40 anos, aberto ele deve ter uns 23 cm, vou ver se tiro uma foto dele pra postar aqui).

 

Pretendo, futuramente, iniciar uma coleção especifica Victorinox (adquirir de 3 ou 4 modelos por ano, dependendo do preço e do consentimento da esposa).

 

Além de usar em viagens (tesoura, lâmina, abridor de garrafas são indispensáveis).

Gosto de pesca, mas não pratico (pelo menos até agora) nada muito aventuresco. Chaves de fenda e philips são úteis. O peso/volume é indiferente a princípio. A trava é interessante, mas tendo em vista que não usarei em excesso a lâmina, talvez seja dispensável nesse momento. Além do mais, tenho certeza que outros usos "surgirão" quando se tem um desses na mão.

 

Não sei quanto a diferenças de resistência entre os modelos mas prezo muito a boa qualidade e durabilidade de um produto. Então não quero como primeiro canivete SAK um modelo "de enfeite" pra ser so um chaveiro de luxo, mas também não pretendo logo de cara comprar um Rescue Tool.

 

Também gostaria de saber locais onde encontramos SAK. De preferência sites confiáveis. Gostei dos peços do "LojaTudo" mas nunca comprei nada la, nem ouvi falar.

 

Respostas que parecem de um "doente" paranóico!hehehe

 

Até mais e obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...