Ir para conteúdo

Canivetes... Qual comprar?


Posts Recomendados

  • Membros

Renato,

primeiramente, seja bem vindo. Pula fora desse site, é quinquilharia chinesa falsa mesmo. Lá tem uma fallkiniven F1 por 23 dólares http://www.aliexpress.com/product-fm/512840621-Free-shipping-Outdoor-tools-FallKniven-FK-F1ES-small-straight-knife-fully-enclosed-skin-scabbard-collector-s-wholesalers.html . o que a gente sempre discute aqui é que na china tem coisa boa e porcaria, o problema é separar o joio do trigo. neste site, está repleto de falsificações de baixa qualidade a preços incrivelmente baixos se comparados aos originais.

 

inté...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 301
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Valeu pelas considerações cabraljr.

 

Eu sei que são limpinhas, mas imaginei que talvez pudesse me proteger da afamada "febre do aço".

 

Então, eu tinha certeza que não seria uma Chris Reeve original, até pelo preço estar muito menor do que se esperaria de uma original, mas a bainha parece ser couro legítimo e depois das fotos, lá embaixo (acho que você não viu), tem as especificações:

Item specifics:
Name: CR
Length: 21.7CM
Blade length: 9.2CM
Blade thickness: 0.35CM
Blade Steel: D2
Handle: TC4 TITANIUM
Hardness:60-62HRC
Weight: 138G
Other:very very sharp
Caution:
-After use the knife, wash and dry immediately with a dry cloth
-for safety, do not take it by hand when knife drop down
-Do not test sharp by finger
-keep and store knife away from Children easy to reach

 

Ainda existe uma advertência para lavar e secar imediatamente após o uso e de não testar o fio com o dedo!!! ::hãã2:: Dá até a impressão de que ela vai morder se colocar o dedo próximo! ::hahaha::

 

Eu realmente não sei e acho que não tem mesmo como adivinhar, mas estou bem tentado a pagar pra ver...

 

[]'s

Renato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

hehehehehehe

 

Renato,

 

Sinto lhe informar, mas contra a febre do aço não tem vacina!!! :D A única coisa que acalma os sintomas é comprar alguma "coisinha", mesmo que seja um xing-ling... :mrgreen:

 

Realmente eu nem olhei muito abaixo, pois imediatamente abaixo tem as especificações que falei, então parei por ali mesmo. :P

 

Concordo com você, o único jeito é pagando para ver... se você comprar uma e for o que parece, nos avise, pois comprarei uma imediatamente! :mrgreen:

 

Para mim pouco importa se uma cópia pirata da Chris Reeve; na verdade pouco importa se a empunhadura é de titânio ou aço. Só me importa a lâmina ser em D-2, com 3,5mm de espessura e dureza de 60/61 HRC! ::love::

 

Vi vários feedbacks positivos, mas podem ser todos fake... eu como bom "mão de vaca" não arriscaria meu "dindin". É uma coisa interessante, não me importaria muito se tivesse uma compra extraviada pelos correios e óbvio que não solicitaria reposição ao vendedor, mas ficaria muito bravo em levar gato por lebre! ::grr::::vapapu::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Renato,

primeiramente, seja bem vindo. Pula fora desse site, é quinquilharia chinesa falsa mesmo. Lá tem uma fallkiniven F1 por 23 dólares http://www.aliexpress.com/product-fm/512840621-Free-shipping-Outdoor-tools-FallKniven-FK-F1ES-small-straight-knife-fully-enclosed-skin-scabbard-collector-s-wholesalers.html . o que a gente sempre discute aqui é que na china tem coisa boa e porcaria, o problema é separar o joio do trigo. neste site, está repleto de falsificações de baixa qualidade a preços incrivelmente baixos se comparados aos originais.

 

inté...

Véio, tenho que discordar, esse site pra mim é a Disney ::hahaha:: Pode até ser que no caso deste produto, ao qual me referi, seja um bela m3rd4, falsificação etc., mas tem bastante tempo que compro no AliExpress e conheço muitos vendedores e fábricas honestas anunciando por ali, vendendo excelentes produtos e com garantia, mas minha experiência neste campo limita-se a produtos eletrônicos. Já no campo da cutelaria entendo muito pouco, por isso vim a este oráculo pedir auxílio e acho que vou pular fora mesmo, pois tem muito pouca coisa que "parece" ser boa e mesmo assim ainda é suspeita...

 

O brabo é que comprar dos EUA vou cair novamente na mão do USPS e depois de uns tombos que levei, estou com muito medo de comprar de lá. Com o USPS até que tudo bem, o serviço é confiável, o problema é depois que a encomenda entra na alfândega aqui do Brasil... Aí nem Mãe Diná pra dizer como a encomenda desencarnou deste plano físico ::grr::

 

cabraljr,

 

Como citei acima, já tive problemas e perdi $$$ comprando do eBay, com envio dos EUA. Por outro lado, com envio da China, Hongkong etc. nunca tive problemas, porque o serviço postal deles é com número de rastreio até a nossa porta (opcional e custa U$2,00). Mês retrasado fiz uma compra de U$450 e outras menores, totalizando mais de U$1000 e dormia tranquilo, certo de que receberia minhas encomendas e assim o foi. Já recebi todas e só caiu uma na fiscalização da RF. Então te digo: poderias até ficar bravo em levar gato por lebre, mas com certeza receberias a encomenda. Agora me digam, quantos aqui já não compraram no eBay com envio dos EUA e não receberam nada? Se bobear este número chega a 10%, uma vergonha para o nosso país!!!

 

Destes vendedores que vocês conhecem/recomendam, não há nenhum que envie lá da terra do sol nascente?

 

[]'s

Renato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Renato,

 

Suas ponderações têm lógica! ::cool:::'> O que ocorre é que como foram citados alguns exemplos de cópias piratas explícitas, o que por sí só não desqualifica os produtos; o grande problema é quanto aos materiais e acabamento. ::putz::

 

Por exemplo, é sabido que o Japão tem regras estritíssimas para exportar o aço VG-10, e este não é um aço barato, então você encontrar uma "Fallkniven" também anunciada como Buck F1 com este aço e por 23 dólares, é altamente improvável.

 

No caso do aço D-2 seria bem mais simples, já que desde a segunda guerra mundial praticamente todos os paises que tem aciarias produzem este aço ou fórmulas praticamente idênticas. A grande questão é: será que é mesmo aço D-2? E se for, será que o tratamento térmico proporcionou a dureza de 61/62 HRC? Veja que o protocolo de tratamento térmico para o aço D-2 é de domínio público e mesmo um cuteleiro artesanal inciante mas zeloso se tiver os meios ( fornos, controle de temperatura, meios de resfriação, N2 líquido, etc fará um bom trabalho. Mas como garantir que este é assim? Só comprando. ::putz::

 

Uma compra segura seria você adquirir destes vendedores mesmo canivetes de marcas já reconhecidas como o SanRenMu. Mesmo neste caso há exceções, como os modelos da séria 9xx ( excetuando o modelo 939 que oficialmente voltou a ser produzido ). Esta série por imposição legal da legislação chinesa havia sido descontinuada. Com a fama no ocidente de produtos da marca SRM, outros fabricantes chinese começaram a falsificar canivetes da SRM, e este foi o caso dos exemplares da série 9xx.

 

Agora já surgiram inclusive modelos em aço Sandvik 12C27 que NÃO são produzidos pela SRM, mas são vendidos como tal.

 

Eu até ví um vídeo no youtube de um canivete chinês em aço D-2 ( supostamente ). O desempenho era simplesmente fantástico! Só não falava a marca ou onde comprá-lo! ::putz::

 

Se você quiser o endereço de alguns vendedores ( chineses ) no ebay, eu já postei neste fórum alguns links. Mas acho que eles terão preços superiores à estes vendedores "whloesale" que você citou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Grande cabraljr, mais uma vez obrigado pelas considerações.

 

Eu ontem escrevi pro vendedor xing-ling perguntando sobre a qualidade do produto. Veja a resposta dele:

Sam Liu: Hi,

My English is very poor,sorrt for that.Chris-Reeve-Sebenza is made by China famous knife manufactor.The blade of this knife is real D-2 Steel and the Hardness is really 60-62HRC,the sheath is also made of original leather.This knife's quality is very good and worth you to buy it.You can see the feedbacks,it's very hot now,I hope you will buy it.

Thanks a lot.

 

Apesar de ele corroborar as especificações do produto, resolvi não arriscar. Às vezes saio de barco (canoa) e acampo em ilhas isoladas na Serra da Mesa e minha outra ferramenta é uma Ka-Bar Becker Campanion BK2, quase um facão... Então se o canivete me deixar na mão, vai ficar meio complicado limpar um peixe, cortar uma cebola etc.

 

Resolvi arriscar e comprar este http://www.ebay.com/itm/Cold-Steel-American-Lawman-G-10-Folding-Knife-58AL-New-/130611806188?pt=Collectible_Knives&hash=item1e6911ffec. É mais barato, procedência garantida e tem a trava Tri-Ad-Lock que eu estava procurando. Valeu a tua dica, é exatamente este formato de lâmina que gosto ::otemo::

 

Só que agora deu vontade de comprar algo realmente indestrutível no ambiente marinho, pq às vezes também pesco no mar... Alguma dica de canivete com este formato de lâmina do American Lawman com um aço muito resistente a oxidação e dureza próxima aos 60HRC? Sei que a maioria poderia sugerir para este uso uma faca, lâmina fixa, mas embarcado prefiro usar canivete, preso junto ao corpo por um cordame. É mais fácil fechar do que colocar na bainha e não tem perigo de ele naufragar... Faca o cara sempre acaba esquecendo largada dentro do barco e pra ir pro fundo ou alguém pisar em cima é facinho!

 

[]'s

Renato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Renato,

 

Eu simplesmente adoro este canivete Cold Steel AL! ::love:: Ainda mais este modelo, que não tem liners de aço e sim talas mais grossas de G10. Segundo o próprio Demko muito mais robusto que a versão anterior com os liners! E realmente,o formato da lâmina é um dos melhores que tem por ai! ::love::

 

Quanto às suas especificações para o canivete de pesca embarcada eu normalmente diria que um canivete em aço H1, mas depois que um companheiro aqui do fórum que possui um nos disse que a retenção de fio é horrorosa, eu simplesmente desisti deste aço.

 

Outro aço que se sai bem no quesito resistência à corrosão e tem uma retenção de fio mais que razoável, é o 420HC da Buck! Principalmente se você escolher uma lâmina que lhe agrade e ela tiver o padrão de tratamento térmico de Paul Boss, agora aposentado, mas toda sua técnica ficou com a Buck pois ele cuidava pessoalmente do setor montado dentro de uma das plantas especificamente destinado ao tratamento térmico. Quem assumiu era seu braço direito de longa data, portanto acho que a qualidade está garantida.

 

A única observação é que caso a lâmina não venha com um acabamento espelhado ( e dificilmente virá por uma questão de redução de custo ) você deverá fazê-lo ( é bem mais fácil do que parece ) e terá uma lâmina com muito boa retenção de fio ( não chega na casa dos 60 HRC que você deseja, ficando em torno de 58 HRC ) e excelente tolerância à corrosão.

 

Outra opção nesta faixa de dureza e com uma retenção de fio superior ( mas são mais caras ) seria uma lâmina Buck ou Spyderco ( os que tem melhores reputações quanto ao tratamento térmico deste aço ) seria o aço CPM-S30V. Se possível uma lâmina revestida, já que o padrão de acabamento para este aço é de lixamento com lixas 220 grit devido à sua resistência à abrasão. Os cuteleiros costumam brincar que o S30V não gosta de ser polido! :D

 

Se sua opção recair sobre o Buck eu posso lhe garantir por possuir um em aço CPM-S30V que é uma maravilha! O Buck Vantage Pro com talas em G10. É relativamente barato ( fica na faixa de 40 a 50 dólares ) e agora acho que tem uma linha com lâminas revestidas. Totalmente recomendado! ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Se sua opção recair sobre o Buck eu posso lhe garantir por possuir um em aço CPM-S30V que é uma maravilha! O Buck Vantage Pro com talas em G10. É relativamente barato ( fica na faixa de 40 a 50 dólares ) e agora acho que tem uma linha com lâminas revestidas. Totalmente recomendado! ::otemo::

 

Realmente já ouvi muito bons comentários sobre este S30V, parece uma excelente opção. O formato da lâmina deste Buck é bem meu estilo, já quanto aos Spyderco, acho-as muito bizarras ::hãã2::

 

O revestimento ao qual te referes seria o acabamento oxidado, tipo este: http://www.ebay.com/itm/Buck-Vantage-Force-PRO-Folder-Plain-Edge-847BLS-NEW-/270744073755?pt=Collectible_Knives&hash=item3f099ab61b ? Se for, acho que fica bem mais interessante cegar a lâmina sem esta cobertura e passar o dia brincando com lixas pra deixa-la com acabamento espelhado.

 

No eBay os Buck Vantage Pro, fora os small, estão na faixa de U$60~70. Já os com a lâmina em S30V Black Oxide Coating média de preço de U$85. Eu não vejo vantagem nenhuma neste acabamento oxidado e até acho que com o tempo ele acaba riscando, desgastando. Este não é o mesmo acabamento que se usava muito em armas de fogo? Ou estou enganado e vale o maior preço? Se sim, porque?

 

Só faltava estes Buck terem o sistema Tri-Ad-Lock para serem perfeitos ::otemo:: Acho que vou acabar comprando um! Olha a tal da febre do aço chegando aí!!!

 

[]'s

Renato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...