Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Manual básico de "sobrevivência" no Salar do Uyuni

Postado
  • Membros

Oi pessoal,

Nesses últimos 2 meses, eu recebi uma enxurrada de e-mails e MPs me perguntando como as pessoas deveriam se vestir para encarar o Salar do Uyuni.

Bom, depois de responder todos estas mensagens, achei que poderia deixar uma pequena contribuição para o site, com as minhas dicas sobre como "sobreviver os 4 dias de tour pela maior planície de sal do mundo"!

Quero lembrar que não sou nenhuma conhecedora de equipamentos ou roupas tecnológicas, e que fui com o básico para lá, com roupas normais, que qualquer um pode achar em seu guarda-roupa, mas claro, levando em conta alguns detalhes.

Então, peço ao pessoal que já foi ao Salar e que também tem suas dicas, que as registrem aqui, para que ajudemos o povo a ir bem quentinho para lá!!

Por favor, me ajudem!!

Ahhh, eu disse sobreviver, mas de maneira figurativa é claro!!! Mas algumas dicas de higiene tbm ajudarão a sue trip a ser mais confortável, e sem dúvida, inesquecível!

Vamos lá!

Roupas: quais vestir?

O Salar do Uyuni está localizado a sul do Altiplano Andino, uma das regiões mais áridas do mundo. Em se tratando de um deserto, já podemos esperar grandes variações térmicas... e em se tartando de altitudes sempre superiores a 3.800m, podemos considerar temperaturas baixíssimas!

Mas não se assuste! É frio sim, e faz frio de rachar o ano inteiro!!!! Pode prepara as roupas de frio, e para frio é bravo!! Mas não tem segredo, nem precisa de roupas especiais (se vc não puder, nem quiser, é claro)

Então vão ai, algumas dicas básicas, que funcionaram comigo!

- 1 meia calça de lã (ou segunda pele)

- 1 calça (pode ser jeans mesmo) de preferência grossa

- camiseta de manga comprida de algodão (leve várias, será a única peça, além, da calcinha, que vc irá trocar)

- 1 casaco de fleece grosso ou moleton grosso,

- 1 jaqueta beeeem quente, de preferência impermeável por fora e forrada por dentro (lã, fleece);

- cachecol, gorro e luva. O mais importante é o cachecol, para enrolar na cara, por causa do vento!!

- bota de caminhada

Pronto, vista as roupas, e a medida que o dia vai esquentando, vc vai tirando as camadas de cima, que nem uma cebola! Se vc for muito friorento (a), leve aquelas blusinhas de segunda pele (meninas, pode ser de meia-calça mesmo) para por por baixo.... e pode ir tranquilo (a)!!!

Pessoal, não se preocupem com suas roupas... a região é extremamente seca... vc provavelmente não irá suar, e tbm não irá se sujar... então, não precise se preocupar com mudas de roupas... leve o mínimo necessário... vc só precisará trocar a camiseta de baixo (a que está em contato com seu corpo), os casacos podem ser os mesmos todos os dias!

Saco de dormir? É necessário?

Se vc tiver saco de dormir, ótimo! Leve-o... não só pelo Salar do Uyuni, mas também durante seus deslocamentos anoite em ônibus, em geral mais simples, podem ser extremamente frias e totalmente desagradáveis (experiência própria, não queiram passar por ela).

Mas voltando ao Salar, leve seu saco de dormir, coloque-o sobre a cama nos abrigos e fim de papo!

Eu não recomendaria que se alugasse sacos de dormir... em geral, eles não devem ser higienizados constantemente, então, fica a seu critério!!

Agora, se vc se não puder ou naum quiser levar saco de dormir, faça que nem eu: leve um par de lençóis (o de baixo com elástico, isso é muito importante) e forre a cama, por cima do que já está lá.... Nos alojamentos tem muuuuuito cobertor.... mas posso te garantir que eles nunca virão uma máquina de lavar roupas! Por isso, coloque os seus prórpios lençóis limpos por cima dos lençóis que já estavam na cama e só utiliza os cobertores por cima, tomando cuidado para nenhum deles encostar no meu corpo!!!! :lol:

Dicas de higiêne

A primeira dica, e não só para o Salar do Uyuni é: LEVE SEU PRÓPRIO PAPEL HIGIÊNICO!!! Os alojamentos que dormimos, são extremamente básicos, não tem papel higiênico, na verdade, mal dá para usar o banheiro (no alojamento da Laguna Colorada, isso é uma realidade).

Esqueça o banho!! No alojamento da Laguna Colorada só tem água gelada! Em Chuivica (não sei se é assim que se escreve) da para tomar banho tranquilamente, se o pessoal que dividir o quarto com vc colaborar! Eles estipulam cerca de 30 min por quarto (com 5 ou 6 pessoas), então, banho de gato!!! Mas dá até para lavar o cabelo (shampoo 2 em 1). Aproveitem para tirar a poeira!

Diante dessas condições, recomendo que levem lenços umidecidos, quebra um galho nessas horas! Ahh, meninas, no alojamento da Laguna Colorada vistam as botas para tentar usar o banheiro! Eu não tive coragem, afinal, a descarga mandava a água para fora do vaso sanitário... então, melhor improvisar.... e com -10ºC lá fora, pipizinho na moita não rola... (guardem uma garrafa pet de 2L,e cortem a boca.... improvisem...)

Alimentação e Hidratação

As refeições durante o passeio até o Salar do Uyuni são bem básicas e tipicamente bolivianas....

Então, prepare-se para tomar muita sopa de legumes (lotada de coentroooo), e ironicamente, sem sal! Mas é claro, a nossa pressão já sobre naturalmente na altitude.. não dá para pensar em ,ainda por cima, salgar os alimentos! imagine os hipertensos!!! Então, nada de sal!

Ovos cozidos, macarrão, purê, salsicha.... esses são os menus.... simples, porém não tenho do que me queixar!

Agora, rapazes, quem come muito, prepare um belo estoque de barrinhas de cereais e chocolate!! A comida é relativamente pouca, para ogros!!

Ítem número 1 de preocupação: ÁGUA. Leve muita água!!! Vc estará num deserto, e apesar do frio (vc não sente muita sede), tem que se hidratar!!! A pior coisa seria vc ter uma desidratação ou diarréia naquele lugar, não é?? não há nada por perto!! nenhum posto de saúde! Então se cuide! leve galão de 5L (não é exagero calcule mais de 1L por dia), e beba bastante, mesmo sem sentir sede! Não tem onde comprar água por lá heim!

Outras dicas, não menos importantes...

Não esqueça o protetor solar e protetor labial ( manteiga de cacau)!!! O sol e o vento a 4.000m de altitude acabam com seus lábios e queimam terrivelmente sua pele.... vi muita gente com verdadeiras feridas na boca e bochechas roxas de tanto sol!!! Não abusem, isso é sério!

Óculos de sol: artigo de 1ª necessidade!! A brancura do Salar exige sim proteção!!

Hidratante, nem se fale! Meninas, abusem do "pele extra seca" para não aprecerem cobras escamosas!

CACHECOL!! Não apenas para o frio! E principalmente para o vento!!! Em muitos momentos vc precisará enrola-lo em volta da sua boca e nariz! Principalmente se vc fizer a caminhada ao mirante da Laguna Colorada (imperdível, porém vá agasalhado).

Bom pessoa, é isso! Espero ter colaborado com algumas dicas e espero que mais mochileiros experientes deixem suas dicas tbm!

Precisando de mais informações, é só pedir!

Beijos!

Agora umas fotinhos para dar vontade!!

20100607211135.jpg

Laguna Verde

20100607210936.jpg

Caminhada para o mirante da Laguna Colorada! Prepare-se para o vento!

20100607211240.jpg

Emiliano preparado para o frio e vento!!

20100607211341.jpg

Alojamento da Laguna Colorada

20100607211542.jpg

Enfim, o Salar do Uyuni!

• Respostas 81
  • Visualizações 55.2k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• Muito boa todas as dicas...   estive la ano passado e fez um frio lascado mesmo e nem era inverno!!!   Creio que luvas (dois pares, um por cima do outro ) sao essenciais. Em especial nos Geiseres

Featured Replies

• 4 semanas depois...
  • 3 semanas depois...
Postado
  • Membros

Olá pessoal!

Alguém sabe dizer se o ônibus Uyuni X Sucre direto tem saída diária e qual o horário?

Pretendo fazer o Salar de 3 dias, começando e voltando por Uyuni. Não vou ter tempo pra emendar o Chile. Pena.

Já li diversos post sobre esse assunto e as informações de como, horários e preços para sair de Uyuni em direção à Sucre pós Salar (que eu já vi relatos que terminaram às 15h, às 17h e às 18h30 e tô perdida sem saber rsrs) são quase zero! Alguém pode ajudar??

Postado
  • Membros

Olá,

O ônibus é diário. Porém, em alguns dias sai o ônibus-leito e no outro semi-leito.

Sai por volta de 23h de Uyuni.

Então é bem tranquilo, independente do horário que terminar seu tour, seguir para Sucre no mesmo dia.

Fiz assim e foi tudo certo.

Boa viagem!

• 3 meses depois...
Postado
  • Membros

Gabriella Talamo,

Muitoooo obrigada pelo seu post, vai me ajudar muito no meu planejamento! Agradeço tbm a galera que está colaborando com os comentários, estão sendo todos de grande valia.

• 3 meses depois...
Postado
  • Membros

olá! eu tenho uma dúvida (pode parecer boba, mas tenho.

estou indo pra lá com uma mochila cargueira e outra para caminhadas, pois voi ficar 25 dias.

e durante os treckind e travessia, há algum lugar para deixar a cargueira ou temos que andar carregados mesmo?

Postado
  • Membros

Para o Uyuni você vai fechar um 'pacote' com a empresa de 4x4

e você vai poder deixar a cargueira no carro, porque o tempo todo você vai estar 'na estrada',

com pernoites em hostels na região.

::otemo::

• 2 meses depois...
Postado
  • Membros

MINHA EXPERIÊNCIA: frio e motorista que dormiu ao volante

Como esse fórum foi de grande valia para mim, compartilho meus 3 dias pelo Salar como parte de um mochilão Peru/Bol/Chile de 23 dias com mais dois amigos!

Chegamos em Uyuni às 7 da manhã após uma viagem de onze horas de ônibus vindos de La Paz. Planejamos inicialmente dormir lá e começar o passeio no dia seguinte. Desistimos. Fomos diretos ao passeio, que se inicia às 10h/10h30. Procuramos a empresa Empexar, pagamos cada um 110 dólares. Cada jeep segue com 6 pessoas. Você leva sua mochila de mão e deixa as malas/mochilas amarradas em cima do jeep. Á noite, nos alojamentos, você pega a mala de volta.

Dia 1 > é o salar em si. Você passa por ele apenas nesse dia. Sai pela manhã e roda até meio-dia quanto o seu motorista servirá o almoço (o jeep já sai com o almoço para todos os dias. não há mordomia, você vai comer comida fria sim). De tarde, segue para algumas "ilhas" no meio da paisagem de sal e cavernas. O deserto é bem seco sim. Minhas unhas acabaram, fica só pele soltando, umas duas vezes por dia eu precisava usar bepantol. Boca fica ressecada também. Levamos 2 litros de água para cada pessoa, mas não dá muita sede. A roupa não fica tão fedorenta porque realmente não há suor. Ao assoar o nariz, saía um pouco de sangue, umas duas vezes por dia eu usava aquela solução de neosoro. O sol é muito forte, eu usava protetor umas três vezes ao dia. Óculos de sol é obrigatório. Tenho miopia/astigmatismo, fiz uma lente de grau para meu óculos de sol, não custou caro. Não sugiro usar lente de contato porque é muito seco, pode coçar o olho, imagina você tendo de procurar uma pia com água limpa para lavar as mãos e manusear a lente, quando existe, a água é extremamente gelada. Não sugiro usar óculos de grau também porque os raios solares podem irritar o olho. É muito branco e luminoso, ao tirar o óculos de sol, era difícil ficar com os olhos abertos. O primeiro alojamento é feito de sal, tem jantar e café da manhã ótimos, cobertores e itens à venda caso precise comprar. Quartos privados com banheiro. Há dois locais para tomar banho, custa 10 bolivianos, dá direito a 10 minutos de água, mas, é água morna e ela fica pingando pouquinho, nem pense num maravilhoso chuveirão, nem chega perto.

Dia 2 > Sai do alojamento 6h e percorre locais mais parecidos com ambiente desértico. Tem as belas lagoas, animais soltos, comunidades perdidas no meio do nada, e precisa guardar 150 bolivianos para garantir a entrada em um dos parques. Almoço por volta das 12h, encerrando no segundo alojamento às 16h. Esse alojamento é o mais punk. Jantar e café da manhã mais simples. Eles deram um vinho, sugiro levar um também. Quartos com colchão fino e poucas cobertas. Dormi com três calças, uma meia, duas blusa e mesmo assim, de madrugada, teve uma hora que eu senti frio. Das 6 pessoas do meu quarto, 4 levaram saco de dormir. Senti frio sim, mas é suportável. Nesse alojamento não há local para tomar banho. O banheiro é pequeno e, depois de tanto uso, começa a ficar fedorento. Energia é solar, ou seja, uma hora ela acaba, por isso, levar lanterninhas pequenas ou de cabeça. Água da pia extremamente gelada. Usei lenços umedecidos infantis para pelo menos limpar as partes íntimas. Foi nesse dia, pela manhã, que nosso motorista dormiu ao volante e tirou o carro da estrada de terra CINCO vezes. Depois de confrontá-lo, aí sim, ele resolveu descansar, mascar folha de coca e seguir o caminho com mais segurança. Não é uma estrada tipo rodovia, mas o carro leva em cima litros e mais litros de gasolina, acidentes poderiam acarretar em explosões!

Dia 3 > Acorda 4h para ir aos gêisers. Muito frio. Segui com duas meias (lã e algodão), a bota que usei durante toda a viagem, três calças (segunda pele, moleton, jeans) e quatro blusas (segunda pele, lã fina, moletom grosso com capuz e casacão). Além do capuz do moletom, usei um gorro que comprei no Peru. Depois dos geisers tem a piscina termal com água bem quente, mas estava muito frio, não entrei, embora muita gente entra sim. O jeep seguiu por mais belas paisagens até nos deixar na fronteira com o Chile, às 9h30, onde uma van nos levou a San Pedro. Os demais ocupantes do jeep retornaram para Uyuni. Em toda a viagem usei creme para o rosto apenas uma vez, uma amiga minha usava toda noite, ela comprou um especial para o rosto.

Sobre a agência, creio que é sorte, você pode pegar um motorista legal ou mala, ou bêbado, ou dorminhoco. É sorte pura. Foi o passeio com mais perrengues na minha vida, mas valeu a pena cada segundo!

• 10 meses depois...
  • 1 ano depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.