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Primeiro quero agradecer ao Mochileiros.com por todo conteúdo disponibilizado que tanto me ajudou na organização dessa viagem. Quero dizer que as infos aqui compartilhadas, não só me incentivaram como me ajudou a fazer uma estimativa real de gastos para o meu estilo de viagem (voltei com R$100,00 porque acabei pulando muitas refeições menos em função do clima seco), o que foi excencial para a minha experiência.

Então vamos lá!

Comprei a passagem pra Santiago em setembro, em princípio ia somnte para lá. A vontade de ir ao Atacama era grande apesar da grana ser curta. 

Vi num tópico sobre sobre as passagens da SKY airlines (obrigada pessoa maravilinda), e num dia pós drinks cheguei alegrinha e bam, comprei uma passagem por 75USD -muito barata!!Como já sabia que os custos lá eram grandes, optei por ficar só duas noites- me arrpendi fique mais dois dias, Santiago é cara também.

Meu roteiro ficou assim:

Poa- Guarulhos- Stiago 24/12

Stiago-Calama-San Pedro - 25/12

San Pedro - 26/12

San Pedro- Calama - Santiago - 27/12

Santiago- 28/12

Santiago 29/12

Valparaíso/Viña- 30/12

Saniago- Guarulhos-31/12

Guarulhos-PoA - 01/12

Saí de Porto Alegre por volta das 13h esperei em guarulhos até às 20h (tempo que pareceu uma eternidade), cheguei em Santiago às 11:55 de lá aqui já era 00:55, imigração vazia e tinha um papai noel andadando por lá :D catei o Wifi gráis do aeroporto e fui dar Felix Natal pra família. Terminadas as comemorações fui catar um banco pra dormir. Frio pra cara*** ainda bem que estava com a corta vento amarrada na cintura, tive que me cobrir.

Dormda, ás 3h fui pra área de embarque - a de embarque domésticos é melhor que a de internacionais- e me arrependi de não ter ido dormir por lá, bem mais confortável... Embarquei às 4h o voo saiu 5 e pouco. O voo, low cost, não tem serviço de bordo grátis é bem apertado, ainda bem que sobraram umas poltronas e pude deitar, dormi até Calama. Ahhh se você quer ver as cordilheiras sente do lado esquerdo, tanto vindo do Brasil quanto pra Calama.

Chegando em Calama peguei o transfer da Lincabur, eles cumprem direitinho o lance das reservas então, apesar de ter chegado ás 7:20 saímos só às 9h pra esperar gente de um outro voo O.o mas assim, a mesma seriedade vale pra volta, assim me disseram no hostel: Lincabur sempre passa!!!

Iniciamos o caminho e que caminho, acordilheira ali sempre acompanhando, demorou cerca de 1:40h até San Pedro. Cheguei no hostel (Pange Norte), amei! O Staff era uma menina americana muito fofa, me ajudou a guardar a mochila e eu já saí em busca de tours pra tarde. Como era natal, muita coisa estava fechada, orcei em alguns lugares e fechei dois tours com a Tani Tani, fiz Valle de la Luna e Piedras Rojas por 45000CHL (o cara me deu 10000 de desconto pra fechar), troquei uns reais pois tinha tocado 100000CHL em PoA (a 180, o que foi uma cotação igual ás que peguei no Chile) e ahei que podia icar sem grana muito rápido e no outro dia o tour era o dia todo, achei um lugar na Taconao que estava trocando a 182, troquei mais 30000 e fui me preparar pro Valle. Passei num Armazém que tem próximo do hostel, comprei uma água de 6l por 1600CHL(vai por mim compre) pra reabastecer minha garrafa de 1,5l que tinha comprado no aeroporto e que já tinha ido.Comprei um pacote de pão com 4 tipo hamburger por 2000CHL uma lata de atum por 1750CHL e um tomate, fiz um sanduiche no hostel, troquei os tenis por uma bota, pus um boné a corta vento e na mochila água, salgadinho, protetor e bpantol (leve Bpantol! e use, use muito pq é seco pra cara*** e sua boca  nariz vão sentir). 

Dei uma volta na pracinha, tirei umas fotos usei o wifi gratis da praça e fui pra agência pegar a van pro passeio.

o passio, que vou dizer... maravilhoso! Você ve paisagens indescritíveis, passa por dentro de cavernas, sobe dunas enoooormes e , se tiver minimamente sentimento, vai se sentir insgnficante nesse mundo.

No passio já comecei a conversar com duas Brasileiras de São Paulo, umas amadas. Descobrimos que iríamos fazer o tour do dia seguinte juntas e já combinamos! Ah elas tinham perdido as malas no voo da LAN pq era necessário pegar e despachar de novo pra Calama então, fiquem atentos.

Depois do Valle subimos na Pedra do Coiote para o por do sol, aqui o vento pega, então LEVE CASACO! E leve boné (melhor que chapéu pois venta muito e o chapéu vooa vc pode perder se cair fora das trilhas onde não se pode pisar) pois o sol é de rachar e reflete na areia, nem preciso dizer que óculos escuros tb são ítem de primeira nescessidade.

Chegamos perto das 21h, no hostel e fui pra fila do banho que estava um alvoroço pois a água estava acabando... consegui, mas tava um fiapo, fazer o que... deserto e hostel cheio.Na fila, conheci uma brasileira de Floripa, depois do banho sentei com ela e mais uns paulistas e catarinenses, muitas conversas sobre as viagens ... cama, podre, e tendo que levantar ás 6:30h pro passeio.

Uma coisa divina desse hostel que achei, além da área comum que propicia o enconro dos hóspedes, é o colchão e a roupa de cama :-D um mínimo de conforto depois do cansaço da viagem e das dunas.

 

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Continua...

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Segundo dia, Piedras Rojas.

Levantei às 6:30, já tinha separado a roupa pro passeio a mochila a água, o sempre comigo bpantol e sancks (que trouxedo Brasil na mala:D eee atestado de pobresa), fui escovar os dentes e... nada de água.

Grata por ter podido tomar banho na noite anterior (pois o passeio do Valle é o que da sujeira no corpo mesmo por causa da junção suor, vento e areia), peguei os meus agora 4l de água, escovei os dentes, tomei água e fui esperar a van. Aqui dou a dica de esperar dentro do hostel pois é frio nesse horário e o motora da van pergunta por vc na recepção, então fique sussa que vão te chamar se estiver pelas áreas comuns- é de praxe!

A van chegou pouco depois das 7:10, já haviam algumas pessoas, muitas que haviam feito o passeio no dia anterior, continuamos a rota pegando mais pessoas, o guia- um turco radicado em San Pedro- meio atrapalhado mas cheio de boa vontade e dominando os tópicos dos lugares a serem visitados, e saimos rumo ao altiplano. A primeira parada é cerca de 40 min depois de sair de San Pedro, em Taconao, um povoado de 700 e poucos habitantes muito bonitinho, onde visitamos uma igreja e um campanário dá época da colonização; Tambem vemos o cactus adulto - grande mesmo- ja damos o dinheiro das entradas pras próximas paradas na Laguna Chaxa e Lagunas Miscanti e Meniques (5500CHL inteira, estudate paga 3000CHL), eu que gosto de ver povoados fiquei meio frustrada pq queria ter andando no meio das casinhas mas entendo que viagem em tour de grupo é assim mesmo... Aqui já tinha me reunido com as meninas de SP e para a felicidade do guia fomos umas das primeiras a entrar na van.

A viagem continua e começamos a entrar no Salar do Atacama, as primeiras visões do deserto de sal é de uma terra revolta com o mesmo, mas conforme se vai adentrando, vai ficando branquinho, branquinho.Cerca de 1h depois de sair e Taconao a segunda parada, laguna Chaxa. descemos da van, um misto de calor e frio.

Nessa reserva tem um mini museo explicando as espécies de flamingos, banheiros e ao final do corredor uma varanda com vista pra lagoa e cordilheira : que vista!

As montanhas avermelhadas se fundem com as águas transparentes e profundas da lagoa que reflete as montanhas, o ceu de um azul sem igual e... flamingos <3. Dali cruzamos o caminho que leva próximo à lagoa em meio ao salar. Conforme vc vai se aproximando vai batendo o frio, apesar do sol fooorte e quando ve está ali, vc e os flamingos. É de uma beleza sem igual. Ficamos fazendo muitas fotos e videos dos rosadinhos e da paisagem e decidimos voltar pois o guia havia dito que dentro de 20min o café estaria pronto.

Senhor, que café! Leite, café solúvel, pão, bolo, queijo, geléia e ovos mexidos. Nhami! deu pra todos comerem bem e sobrou.

Ficamos ali conversando com duas cariocas queridonas, mãe e filha, e mais um casal de... paulistas (vão dominar o Chile, vai por mim), embarcamos todos e seguimos viagem. Agora já "dentro" da cordilheira os picos de vulcões e outras montanhas nos acompanhavam todo o tempo, que caminho maravilhoso!

Depois do que pareceu mais 1h de viagem paramos em Socaire, este local foi habitado tanto pelos povos atacamenhos quanto pelos incas (que deixaram seus terraços pelo povoado onde acumulavam água. Depois, pra variar veio a Igreja catequizar os povos e fizeram uma igreja sobre esse terreno e de fronte ao vulcão Miscanti, que era adorado pelos povos locais, assim a cultura desse lugar é cheia de sincretismos entre cristianismo e a adoração à Pachamama. Além de toda essa informação histórica tb veio a de que esse era o último banheiro em horasO.o. Embarcamos na van e seguimos rumo ao Vulcão Miscanti onde encontraríamos as lagunas altiplanicas. 

Eu nunca amei tanto a paisagem de um lugar: vai subindo, subindo e a cordilheira sempre ali<3, aqui pus os fones e fui curtindo a paisagem, os rebanhos de vicuñas, zorro (uma raposa andina), gaviões e gaivotas andinas...uma delícia.

Muita subida e curva depois, chegamos à laguna Miscanti, de novo outra paisagem difícil de compreender de tão linda. Aqui tinha baño, ehehe e muitas outras agencia tb =/ entre a laguna Miscant e meniques tem uma trilhazinha de pedra... nos demoramos fazendo fotos achando que podíamos voltar pra pegar a van o que foi a nossa surpresa de que a van nos esperou mais pra frente. Aqui começou a odisséia das brasileiras que ficavam pra trás:-D, sério o guia me chamou a atenção...mas o que ia fazer? o cenário era lindo e nós fomos ficando ashshsh. depois disso nos tornamos conhecidas por ficar pra trás ashshshs, o pior é que os outros brasileiros foram entrando na onda e o pobre guia teve que aceitar que dominamos ashshshs.

Nesse local já se começa a sentir os efeitos da altitude, andar mais rápido parece uma corrida de 100metros rápidos e pra algumas pessoas já se tornou impossível sair da van (pobre da carioca mãe que já estava sofrendo horrores pela secura do ar (nariz sangrando e olhos escorrendo), aqui tb começou a penar pela falta do mesmo.

Fomos pra segunda lagoa, que é linda mas não se compara à primeira.

Muitas fotos e e introspecção em todo esse ambinte depois embarcamos pra subir mais e mais até nosso destino final: Piedras Rojas!

Minha Deusa! Que lugar! Esqueça tudo o que falei sobre os demais, aqui você vai demorar pra acreditar que esse lugar existe nesse planeta! Montanhas enormes cinzas e vermelhas, rajadas em branco. O solo todo de uma areia fina que... não é areia, é sal, sal que não tem fim, e uma laguna verde claro transparente refletindo toda a imensidão dessas montanhas. é increditável!!!!

Nossa, demoramos com gosto! A paulistas foram esperta e trouxeram uma llaminha pra tirar aquelas fotos em que se perde a escala (ótimas), andei, sentei, admirei, fotografei, mas sobetudo procurei fotografar com a mente a maravilha que é esse lugar. É de se emocionar.

De volta a van, a tadinha da mãe carioca tinha melhorado um pouco, já pedi um cabo emprestado pra carregar meu celular pras cariocas (pois o meu deu de não dar contato), começamos a decida e de voltá à Socaire paramos pra almoçar num restaurante pequeno familiar onde outras agencias tb pararam.

O banheiro não tinha descarga, então tinha que encher uma jarra pra dar adeus às necessidades O.o.De comida tinha 3 opções de prato principal (só lembro do que comi que foi frango com creme de milho arroz e salada era o peruano do cardápio) de entrada escolhi a sopa de carne, tinha refrescos de laranja e uva (tipo tang mesmo) em jarras e um pãozinho com uma pasta de aji (pimentão e pimenta vermelha) tudo simples mas delicioso ao meu gosto.

Saindo dali o retorno derradeiro =/, ainda paramos pra foto na placa de trópico de capricórnio cousa que não o fizemos pq achamos muito mais interessante (os brasileiros, claro) tirar fotos sentados e pulando na estrada deserta o deserto:-D. Nessa onda entraram os colombianos que viajavam junto e claro, atrasamos o guia ashshsh.

Chegamos à San Pedro pelas 18h fui correndo pro hostel ver se tinha água e...nada, saí pra jantar com as paulistas e nos despedirmos. Comemos uma pizza por 8000 + 500 para ser de 2 sabores mais uma coca1,5l por 2500tudo saiu 11000 dividido por 3 :) (pizzaria na Taconao não lembro o nome mas é toda de pedra e dentro é bem simples mas arrumadinha, uma porta de madeira com vidro. mas a médias das pizzas é tudo esse valor então não se preocupe em achar esse lugar, mas era deliciosa a pizza era, ah e sempre vem os tais pãezinhos com aji)

De volta ao hostel, umas 22h encontro a menina de Floripa pronta pra ir tomar uns drinks, sí com ela, fomos ao Lola onde no andar de cma estava tocando uma banda de sertanejo ashshshs, bebemos umas cervejinhas cantamos um pouco e bora pro hostel descançar e dormir sem banho:/. Cada ceva oi 3000CHL (longneck de estela ou escudo):o.

Asreeições do passeio são incluídas no preço. 

Tivemos sorte que não ventava, então não estava frio em Piedras mas o normal eh fazer muito rio, leve casaco.

P.s.: Depois de falar com um ex guia brasileiro no outro dia da viagem ele disse que tem 3 coisas que vc só vê no Atacama (não tem em uyuni: Valle de la Luna, Lagunas saladas -cejar ou escondidas- e Piedras Rojas) então eleja esses se tiver poucos dias. Eu não me arrepend das minhas escolhas <3 <3 <3

 

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Terceiro dia de viagem e último de Atacama :?

Acordei por volta das 9h e fui direto ao banheiro, água!!!

Ao que ando pelo pátio já vem o staff brasileiro anunciando: tem água, aproveita!!!

Fui direto pro banho, quente e com muita água, Deusa, que coisa divina. Não estava nem put* com o hostel pq na saidinha à noite para as bebidinhas descobrimos que todo o povoado estava assim, sem água mesmo...

Arrumei minhas coisas fiz o check out (a quero só fazer um adendo que paguei na entrada 250000CHL por isso troquei mais dinheiro na chegada), guardei a mochila numa salinha e saí pra cidade. Fui nas feirinhas de artezanato comprei lembrancinhas, os preços das coisas pequenas como llaminhas, mascaras, pratinhos, chaveiros... variam entre 1000 e 3000CHL, como eu tinha uma lista extensa gastei cerca de 20000CHL nas compras e água, tirei fotos da Igreja, da pracinha, fui andando para a parte nova da cidade mas aí o cansaço e o sol bateram forte resolvi voltar pro hostel, comi o que sobrou do atum pão e tomate, encontrei o staf brasileiro de folga pelo pátio e fomos tomar uma ceva, logo já estavam um argentino, uma colombiana duas italianas e a querida staff america sentados juntos dividindo umas Escudo litro que compramos por cerca de 1500CHL cada na botilleria da rua do hostel (tipo um armazem mas só de bebidas).

Bebemos e conversamos muito enquanto eu aguardava às 16:30 o transfer de volta ao aeroporto.

deeu 17h e apesar da conversa muito boa comecei a me procupar, mas o pessoal do hostel me disse que eles sempre passam ehehe passaram, saí correndo meio bebada (não tinha bebido muito mas na altitude pega a fú o alcool, na correia não rolou ir ao baño, senhor entrei naquela van e o sono da bebida começou a tomar conta, mas mais que isso toda a água e ceva junto começou a me incomodar, não deu outra, tive que pedir pra ir ao baño na natureza pq na estrada até o aeroporto é soh deserto:ph34r:, que vergonha,mas história pra contar né ashshsh

Dormi até o aeroporto e chegando lá corri pro embarque internacional pq era lá que estava saindo o voo, entrei e apaguei. Acordei em Santiago, já na saída tinha o guichê da transvip, aberto mesmo sendo 22h, paguei o tansfer até o hostel- 7000CHL- The bella Vista em Bella Vista, me embarcaram e por sorte fui a primeira a desembarcar.

Fiz o check in, paguei em dólar como estava especificado na reserva, fui levada até meu quarto (fica a dica, aqui o quarto feminino tem baheiro dentro do quarto :)) só tinha uma menina americana já indo dormir. Deixei minhas coisas e fui pra rua, os barzinhos abertos, fui direto no pátio bella vista comer um Mc DoaldsO.o, 2900CHL o mc lanhe feliz, saí e continuei caminhando, pedi informação pra um cara, músico estava indo pra casa ele disse que me acompanhava, me pareceu gente boa e no caminho ele foi me explicando toda a história do bairro pois ele vive lá des de sempre. Cheguei no hostel perto da 1h fui dormir que o outro dia ia ser longo...

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Pretendo ir em Maio. Também irei sozinha. Suas dicas são de muita valia!

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Chile eh caro pacas... Eu vou p Argentina outubro, mas to quase desistindo por Peru ou Bolívia... Ta osso o custo de vida em Buenos, salário lá já eh 10k

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    • Por Amoni
      Pessoal, algm conseguiu  ou sabe como comprar o trecho Santiago-Calama pela Sky air lines ou Jet smart? Já tentei de tudo, sem parcelar, pelo site Atrapalo, colocando os valores em dólar...Não sei mais oq fazer, algm tem uma dica, solução que nao seja Latam Brasil?
      Obs: meu cartão já é lberado pra compras internacionais
    • Por Camilla Provenzano
      Oi mochileiros! Tudo bem?
      Procurei bastante algo sobre ficar hospedado em Valparaiso e Viña, porem geralmente acho apenas relatos de bate e volta! 
      Vou em janeiro pra lá, conhecerei Santiago inicialmente, mas a ideia é ficar uns dias em Valparaiso também, até para tentar conhecer algumas praias diferentes da região com calma.
      O que vocês acham de ficar hospedado em Valpo? Vale a pena? Quais praias na região vocês indicam? 
      Obrigada!
    • Por filiperocha
      Fala galera!
       
      Eu e minha namorada acabamos e chegar do lugar mais incrível do mundo, mais conhecido como San Pedro de Atacama e, como aprendemos muita coisa aqui, nada mais justo que repassar pra vocês toda nossa viagem num relato cheio de informações atualizadas. Estivemos lá de 14 até 20 de outubro de 2016.
       
      As fotos (muitas) não postadas aqui estão no nosso instagram: @ofiliperocha e @maragbreves Se puderem dar uma moral lá, ficaremos gratos!
       
      Então, vamos lá! Acho que dividindo por tópicos fica mais organizado:
       
      Passagens aéreas
       
      Primeiramente, devo alertar que você NÃO DEVE COMPRAR o trecho Brasil - Calama antes de pesquisar bem outras alternativas. Óbvio que tem seus benefícios, como a obrigatoriedade de a cia área te alocar em outro voo caso perca a conexão por atraso no primeiro voo e etc, mas nem sempre compensa. No nosso caso, o trecho Rio - Calama pela LATAM sairia cerca de 600 reais mais caro do que comprar os trechos separados.
       
      Compramos as passagens em agosto e o trecho Rio-Santiago e Santiago - Rio saíram por 2 mil reais (para duas pessoas) em voos diretos!
       
      Sobre o trecho Santiago - Calama, comparamos os preços e decidimos comprar no site chileno da SKY AIRLINES
       
      ATUALIZAÇÃO IMPORTANTE 1: Em todos os lugares que pesquisei, havia lido que para comprar as passagens no site da sky seria preciso enviar um e-mail mandando dados, uma burocracia só..Informo que conosco não foi preciso nada disso.
       
      Bastou entrar no site chileno da companhia (para isso entre no site da companhia: http://www.skyairline.cl/verChange.aspx e selecione o país como CHILE e o idioma espanhol. Caso não apareça a opção, entre no site da empresa, no canto esquerdo superior da tela clique no país que aparece, que a tela pra você mudar de país vai aparecer). Escolhidos os trechos, basta inserir o numero de um cartão internacional que a compra será feita na hora, sem e-mails e demais burocracias. Como documento coloquei meu passaporte e minha namorada a identidade dela. Interessante é que no e-mail eles não aceitaram um endereço brasileiro (.br), porém o hotmail fornece e-mail apenas ".com", o qual utilizamos sem maiores dificuldades.
       
      O trecho Santiago - Calama ida e volta saiu por 110 dólares já com as taxas, para duas pessoas ! 300 reais mais barato do que comprando no site chileno da Latam.
       
      ATUALIZAÇÃO IMPORTANTE 2: Os principais sites avaliadores de cias aéreas estão desatualizados quando falam da SKY. A companhia se tornou uma low cost e não possui serviço de bordo, apenas venda de alimentos e bebidas. Como o voo dura só 2 horas, não foi nada que me atrapalhasse.
       
      No que diz respeito à qualidade do serviço, os aviões são ótimos! Eu e minha namorada achamos inclusive mais confortável que o voo internacional operado pela LATAM.
       
      Partimos do Rio às 6:40 do dia 14/10 e chegamos em Santiago pouco antes das 11:30. Nosso voo para Calama partia apenas às 15:25. Achei importante deixar essa folga de tempo para passar pela imigração e se caso nosso voo tivesse atraso.
       
      Nesse meio tempo, aproveitei para:
       
      comprar um chip de internet no chile: No terceiro andar do aeroporto de Santiago, saindo do elevador basta ir na direção esquerda até uma loja chamada FOTOKINKA. Lá, adquiri um chip pré-pago da Movistar que vinha com 150mb de internet e 2.000 pesos de crédito. Ainda na loja, a moça me orientou a discar um número e gastar esse saldo em mais 200mb de internet. Por fim, pagamos 9 mil pesos pelo chip e ficamos com 350mb de internet móvel para a viagem toda. Essa quantidade eu diria que foi razoável (acabou no último dia, no aeroporto de Santiago). Compartilhava os dados com minha namorada e controlávamos o uso do 3G (não deixamos ligado o tempo todo). Vale dizer que a cobertura da Movistar é ótima em San Pedro e em quase todos os passeios.
       
      Chegada a hora, embarcamos rumo a Calama, num voo onde o visual é alucinante, parece que não vai ter aeroporto pra pousar e você se dá conta de que está no meio do NADA.
       
       
      Chegamos ao Chile!
       

       
      Vista na viagem para Calama:
       

       
       
      Transfer do aeroporto El Loa (Calama) até San Pedro
       
      Chegando em Calama após 2h de voo, você se depara com o modesto e bonito aeroporto de El Loa. Bagagens retiradas, é chegada a hora de ir pra San Pedro do Atacama, cidade base para conhecer o deserto! Para tanto, será necessário contratar um serviço de transfer ou ir de ônibus. Pela comodidade, ficamos com a primeira opção.
       
      Muito se fala na Licancabur, mas é bom deixar claro que ela não é a única empresa que faz o serviço. No primeiro andar do aeroporto de Calama, há diversos stands de empresas que fazem esse transporte, mas atenção: Na volta, chegamos a Calama perto das 7h e estavam todas fechadas, então se você vai chegar cedo, é bom reservar antes.
       
      Reservamos nosso transfer diretamente com o Hostel (assunto para o próximo tópico) e quando chegamos já estavam nos esperando no desembarque com uma placa. Seguimos viagem numa confortável minivan da Hyundai com ar condicionado e bancos de couro até a porta do Hostel. Digo isso não por ser fútil, mas por custo benefício mesmo: A Licancabur te cobra 20 mil pesos, te leva de ônibus e, pelo que sei, te deixa no centro de SPA cheio de malas. Esse transfer que pegamos te leva de carro, com no máximo mais umas 6 pessoas e te deixa na porta do hostel pelos mesmos 20 mil pesos por pessoa (ida e volta), já com horário marcado pra te pegarem na volta. Prometo que vou procurar o recibo que tem o nome da empresa e posto aqui.
       
      O melhor: o motorista Rodolfo ainda deu uma paradinha pra tirarmos uma fotos antes mesmo de chegar na vila! (prepare-se para o vento, às 18h30 o vento começa a pegar)
       
      Chegamos no deserto!

       
      Paradinha para fotos logo na chegada:

       
      Hostel:
       
      Pra nós, foi uma das escolhas mais difíceis. Como era nossa primeira viagem pra fora, passamos meses pesquisando onde ficar. Por fim, acabamos escolhendo o Hostel Mamatierra, número 1 de avaliações no TripAdvisor. Daria pra ficar num mais barato? Daria, mas não sei se compensaria, sinceramente.
       
      O hostel é sensacional ! A começar pela simpatia do cara que nos atendeu quando chegamos. Nos deu mapa de SPA, senha do Wifi, informações sobre a cidade e sobre os passeios. No último dia, quando minha namorada passou mal, nos ofereceu gratuitamente remédios para mal de altitude. Os demais funcionários também são super simpáticos, em especial um boliviano que vem pro Rio ano que vem passar o carnaval!
       
      Dentre os pontos relevantes do Hostel estão:
       
      1) Café da manhã: Salada de frutas, sucos, chá de coca (e outros), pão, presunto, queijo, sucrilhos, leite, café, chocolate, iogurte..dentre outras coisas que não me lembro. É bem completo para um hostel, não tenho do que reclamar. E se em SPA você sai quase todo dia antes do horário do café, aí está: Você avisa eles no dia anterior e eles deixam um saquinho de lanche com o seu nome e quarto na cozinha pra você levar pro passeio! O lanchinho inclui pão, suco de caixinha, iogurte ou bote com pêssego e barra de cereal!
       
      2) Água quente: Pegamos um quarto com banheiro privado e não nos faltou água quente, todos os dias, toda hora que precisávamos.
       
      3) Bebedouro na cozinha: Nosso gasto com água em pelo deserto foi de 2 mil pesos em 2 garrafas de 1,5L quando chegamos. Isto porque o Hostel possui um bebedouro na cozinha onde você pode encher suas garrafas a hora que quiser, o que te faz economizar uma boa grana no deserto, tendo em vista o consumo intenso de água!
       
      4) Mercadinho do lado: com água, vinhos, lanches, congelados, legumes, frutas e conservados em geral. Do lado mesmo, não não dá nem três passos.
       
      5) Wi-fi: ponto negativo. Não pegava no quarto de jeito nenhum (talvez pq ficamos afastados da recepção). Na área comum pegava ok, nada demais o sinal. Poderia ser melhor, mas quem vai pra SPA não pode exigir uma "modernidade" dessas no meio do deserto e de fato não fará falta, o que não falta é coisa pra fazer.
       
      6) Paredes de Adobe: que isolam a temperatura (e o wifi também hehe). Não passamos frio em momento algum. O quarto era quentinho demais, durante o dia fazia até calor dentro dele.
       
      Entrada do Hostel:

       
      Área comum:

       
      Cozinha:

       
       
      Ja já eu volto pra continuar contando!


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