Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros

Segundo dia, Piedras Rojas.

Levantei às 6:30, já tinha separado a roupa pro passeio a mochila a água, o sempre comigo bpantol e sancks (que trouxedo Brasil na mala:D eee atestado de pobresa), fui escovar os dentes e... nada de água.

Grata por ter podido tomar banho na noite anterior (pois o passeio do Valle é o que da sujeira no corpo mesmo por causa da junção suor, vento e areia), peguei os meus agora 4l de água, escovei os dentes, tomei água e fui esperar a van. Aqui dou a dica de esperar dentro do hostel pois é frio nesse horário e o motora da van pergunta por vc na recepção, então fique sussa que vão te chamar se estiver pelas áreas comuns- é de praxe!

A van chegou pouco depois das 7:10, já haviam algumas pessoas, muitas que haviam feito o passeio no dia anterior, continuamos a rota pegando mais pessoas, o guia- um turco radicado em San Pedro- meio atrapalhado mas cheio de boa vontade e dominando os tópicos dos lugares a serem visitados, e saimos rumo ao altiplano. A primeira parada é cerca de 40 min depois de sair de San Pedro, em Taconao, um povoado de 700 e poucos habitantes muito bonitinho, onde visitamos uma igreja e um campanário dá época da colonização; Tambem vemos o cactus adulto - grande mesmo- ja damos o dinheiro das entradas pras próximas paradas na Laguna Chaxa e Lagunas Miscanti e Meniques (5500CHL inteira, estudate paga 3000CHL), eu que gosto de ver povoados fiquei meio frustrada pq queria ter andando no meio das casinhas mas entendo que viagem em tour de grupo é assim mesmo... Aqui já tinha me reunido com as meninas de SP e para a felicidade do guia fomos umas das primeiras a entrar na van.

A viagem continua e começamos a entrar no Salar do Atacama, as primeiras visões do deserto de sal é de uma terra revolta com o mesmo, mas conforme se vai adentrando, vai ficando branquinho, branquinho.Cerca de 1h depois de sair e Taconao a segunda parada, laguna Chaxa. descemos da van, um misto de calor e frio.

Nessa reserva tem um mini museo explicando as espécies de flamingos, banheiros e ao final do corredor uma varanda com vista pra lagoa e cordilheira : que vista!

As montanhas avermelhadas se fundem com as águas transparentes e profundas da lagoa que reflete as montanhas, o ceu de um azul sem igual e... flamingos <3. Dali cruzamos o caminho que leva próximo à lagoa em meio ao salar. Conforme vc vai se aproximando vai batendo o frio, apesar do sol fooorte e quando ve está ali, vc e os flamingos. É de uma beleza sem igual. Ficamos fazendo muitas fotos e videos dos rosadinhos e da paisagem e decidimos voltar pois o guia havia dito que dentro de 20min o café estaria pronto.

Senhor, que café! Leite, café solúvel, pão, bolo, queijo, geléia e ovos mexidos. Nhami! deu pra todos comerem bem e sobrou.

Ficamos ali conversando com duas cariocas queridonas, mãe e filha, e mais um casal de... paulistas (vão dominar o Chile, vai por mim), embarcamos todos e seguimos viagem. Agora já "dentro" da cordilheira os picos de vulcões e outras montanhas nos acompanhavam todo o tempo, que caminho maravilhoso!

Depois do que pareceu mais 1h de viagem paramos em Socaire, este local foi habitado tanto pelos povos atacamenhos quanto pelos incas (que deixaram seus terraços pelo povoado onde acumulavam água. Depois, pra variar veio a Igreja catequizar os povos e fizeram uma igreja sobre esse terreno e de fronte ao vulcão Miscanti, que era adorado pelos povos locais, assim a cultura desse lugar é cheia de sincretismos entre cristianismo e a adoração à Pachamama. Além de toda essa informação histórica tb veio a de que esse era o último banheiro em horasO.o. Embarcamos na van e seguimos rumo ao Vulcão Miscanti onde encontraríamos as lagunas altiplanicas. 

Eu nunca amei tanto a paisagem de um lugar: vai subindo, subindo e a cordilheira sempre ali<3, aqui pus os fones e fui curtindo a paisagem, os rebanhos de vicuñas, zorro (uma raposa andina), gaviões e gaivotas andinas...uma delícia.

Muita subida e curva depois, chegamos à laguna Miscanti, de novo outra paisagem difícil de compreender de tão linda. Aqui tinha baño, ehehe e muitas outras agencia tb =/ entre a laguna Miscant e meniques tem uma trilhazinha de pedra... nos demoramos fazendo fotos achando que podíamos voltar pra pegar a van o que foi a nossa surpresa de que a van nos esperou mais pra frente. Aqui começou a odisséia das brasileiras que ficavam pra trás:-D, sério o guia me chamou a atenção...mas o que ia fazer? o cenário era lindo e nós fomos ficando ashshsh. depois disso nos tornamos conhecidas por ficar pra trás ashshshs, o pior é que os outros brasileiros foram entrando na onda e o pobre guia teve que aceitar que dominamos ashshshs.

Nesse local já se começa a sentir os efeitos da altitude, andar mais rápido parece uma corrida de 100metros rápidos e pra algumas pessoas já se tornou impossível sair da van (pobre da carioca mãe que já estava sofrendo horrores pela secura do ar (nariz sangrando e olhos escorrendo), aqui tb começou a penar pela falta do mesmo.

Fomos pra segunda lagoa, que é linda mas não se compara à primeira.

Muitas fotos e e introspecção em todo esse ambinte depois embarcamos pra subir mais e mais até nosso destino final: Piedras Rojas!

Minha Deusa! Que lugar! Esqueça tudo o que falei sobre os demais, aqui você vai demorar pra acreditar que esse lugar existe nesse planeta! Montanhas enormes cinzas e vermelhas, rajadas em branco. O solo todo de uma areia fina que... não é areia, é sal, sal que não tem fim, e uma laguna verde claro transparente refletindo toda a imensidão dessas montanhas. é increditável!!!!

Nossa, demoramos com gosto! A paulistas foram esperta e trouxeram uma llaminha pra tirar aquelas fotos em que se perde a escala (ótimas), andei, sentei, admirei, fotografei, mas sobetudo procurei fotografar com a mente a maravilha que é esse lugar. É de se emocionar.

De volta a van, a tadinha da mãe carioca tinha melhorado um pouco, já pedi um cabo emprestado pra carregar meu celular pras cariocas (pois o meu deu de não dar contato), começamos a decida e de voltá à Socaire paramos pra almoçar num restaurante pequeno familiar onde outras agencias tb pararam.

O banheiro não tinha descarga, então tinha que encher uma jarra pra dar adeus às necessidades O.o.De comida tinha 3 opções de prato principal (só lembro do que comi que foi frango com creme de milho arroz e salada era o peruano do cardápio) de entrada escolhi a sopa de carne, tinha refrescos de laranja e uva (tipo tang mesmo) em jarras e um pãozinho com uma pasta de aji (pimentão e pimenta vermelha) tudo simples mas delicioso ao meu gosto.

Saindo dali o retorno derradeiro =/, ainda paramos pra foto na placa de trópico de capricórnio cousa que não o fizemos pq achamos muito mais interessante (os brasileiros, claro) tirar fotos sentados e pulando na estrada deserta o deserto:-D. Nessa onda entraram os colombianos que viajavam junto e claro, atrasamos o guia ashshsh.

Chegamos à San Pedro pelas 18h fui correndo pro hostel ver se tinha água e...nada, saí pra jantar com as paulistas e nos despedirmos. Comemos uma pizza por 8000 + 500 para ser de 2 sabores mais uma coca1,5l por 2500tudo saiu 11000 dividido por 3 :) (pizzaria na Taconao não lembro o nome mas é toda de pedra e dentro é bem simples mas arrumadinha, uma porta de madeira com vidro. mas a médias das pizzas é tudo esse valor então não se preocupe em achar esse lugar, mas era deliciosa a pizza era, ah e sempre vem os tais pãezinhos com aji)

De volta ao hostel, umas 22h encontro a menina de Floripa pronta pra ir tomar uns drinks, sí com ela, fomos ao Lola onde no andar de cma estava tocando uma banda de sertanejo ashshshs, bebemos umas cervejinhas cantamos um pouco e bora pro hostel descançar e dormir sem banho:/. Cada ceva oi 3000CHL (longneck de estela ou escudo):o.

Asreeições do passeio são incluídas no preço. 

Tivemos sorte que não ventava, então não estava frio em Piedras mas o normal eh fazer muito rio, leve casaco.

P.s.: Depois de falar com um ex guia brasileiro no outro dia da viagem ele disse que tem 3 coisas que vc só vê no Atacama (não tem em uyuni: Valle de la Luna, Lagunas saladas -cejar ou escondidas- e Piedras Rojas) então eleja esses se tiver poucos dias. Eu não me arrepend das minhas escolhas <3 <3 <3

 

26235582_1683976164957270_1285141274_n.jpg

26653153_1683975154957371_585573798_o.jpg

26541011_1683975198290700_1264412436_o.jpg

26553386_1683975161624037_759840420_n.jpg

26241307_1683997681621785_96417012_n.jpg

  • Gostei! 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Terceiro dia de viagem e último de Atacama :?

Acordei por volta das 9h e fui direto ao banheiro, água!!!

Ao que ando pelo pátio já vem o staff brasileiro anunciando: tem água, aproveita!!!

Fui direto pro banho, quente e com muita água, Deusa, que coisa divina. Não estava nem put* com o hostel pq na saidinha à noite para as bebidinhas descobrimos que todo o povoado estava assim, sem água mesmo...

Arrumei minhas coisas fiz o check out (a quero só fazer um adendo que paguei na entrada 250000CHL por isso troquei mais dinheiro na chegada), guardei a mochila numa salinha e saí pra cidade. Fui nas feirinhas de artezanato comprei lembrancinhas, os preços das coisas pequenas como llaminhas, mascaras, pratinhos, chaveiros... variam entre 1000 e 3000CHL, como eu tinha uma lista extensa gastei cerca de 20000CHL nas compras e água, tirei fotos da Igreja, da pracinha, fui andando para a parte nova da cidade mas aí o cansaço e o sol bateram forte resolvi voltar pro hostel, comi o que sobrou do atum pão e tomate, encontrei o staf brasileiro de folga pelo pátio e fomos tomar uma ceva, logo já estavam um argentino, uma colombiana duas italianas e a querida staff america sentados juntos dividindo umas Escudo litro que compramos por cerca de 1500CHL cada na botilleria da rua do hostel (tipo um armazem mas só de bebidas).

Bebemos e conversamos muito enquanto eu aguardava às 16:30 o transfer de volta ao aeroporto.

deeu 17h e apesar da conversa muito boa comecei a me procupar, mas o pessoal do hostel me disse que eles sempre passam ehehe passaram, saí correndo meio bebada (não tinha bebido muito mas na altitude pega a fú o alcool, na correia não rolou ir ao baño, senhor entrei naquela van e o sono da bebida começou a tomar conta, mas mais que isso toda a água e ceva junto começou a me incomodar, não deu outra, tive que pedir pra ir ao baño na natureza pq na estrada até o aeroporto é soh deserto:ph34r:, que vergonha,mas história pra contar né ashshsh

Dormi até o aeroporto e chegando lá corri pro embarque internacional pq era lá que estava saindo o voo, entrei e apaguei. Acordei em Santiago, já na saída tinha o guichê da transvip, aberto mesmo sendo 22h, paguei o tansfer até o hostel- 7000CHL- The bella Vista em Bella Vista, me embarcaram e por sorte fui a primeira a desembarcar.

Fiz o check in, paguei em dólar como estava especificado na reserva, fui levada até meu quarto (fica a dica, aqui o quarto feminino tem baheiro dentro do quarto :)) só tinha uma menina americana já indo dormir. Deixei minhas coisas e fui pra rua, os barzinhos abertos, fui direto no pátio bella vista comer um Mc DoaldsO.o, 2900CHL o mc lanhe feliz, saí e continuei caminhando, pedi informação pra um cara, músico estava indo pra casa ele disse que me acompanhava, me pareceu gente boa e no caminho ele foi me explicando toda a história do bairro pois ele vive lá des de sempre. Cheguei no hostel perto da 1h fui dormir que o outro dia ia ser longo...

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...