Ir para conteúdo

Bolivia > Peru > Chile > Bolivia - 31 dias - Mai/Jun 2010


Posts Recomendados

  • Respostas 143
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Colaboradores

Esse dia demos dois moles... Eu tinha pesquisado antes de viajar e achava que o onibus pra Copa era no fim do dia, mas era 14h, quebrava o dia no meio. O outro mole foi resolvermos não ir em Tiwanaku pois de acordo com algumas pessoas não era tão legal, ou era muito parecido com coisas que veríamos mais a frente, etc, etc... Parecido porque é uma cultura precursora dos Incas, ou seja, seria ótimo ir e ver onde as coisas supostamente começaram. ::putz::

 

Enfim, esse ônibus 14h é o turístico que foi amplamente recomendado, apesar de outras conduções públicas saírem até as 18h para Copa. Deixamos comprado na própria agência do Torino e fomos dar uma volta e fechar as compras que tínhamos pesquisado no primeiro dia mas não tínhamos levado.

 

Chegamos em cima da hora e zarpamos pra Copa. Uns 30min depois o motorista para e fica uns 15min gritando "Copacabana" até que uma chola, sua filhota e um rapaz completam os assentos vazios (supostamente o onibus era expresso). Mais uns 30min e a gente descobre que estávamos carregando um monte de botijão de gás junto com as mochilas e que o motorista tinha que fazer um delivery pra donzela que o aguardava na estrada. 3h depois, um visual espetacular durante o caminho e um mar de casca de amendoim largado no banco pela chola/filhota, chegamos em Copa, e logo no desembarque aquela multidão oferencendo hostal. Já tinha ouvido falar de um daqueles, o preço era bom e iam levar de táxi até lá de graça. Partimos então pro Olas del Titicaca, pertinho do porto e que custou b.40 pelo quarto, b.20 pra cada um. Recomendo, limpo e agradável.

 

Pôr-do-sol no Titicaca, vida mansa, banho quente, passeio pela cidade, a primeira de muitas trutas e deixamos pra pagar no dia seguinte o barco pra Isla numa agência próxima ao hostal, onde investigamos o esquema que eles oferecem de empacotar Bus pra Puno + Passeio das Ilhas Uros + Bus pra Cusco, tudo num dia só, por b.190 (preço mais barato que achamos, já com choro...). Esse pacote seria pro dia 7, ou seja, ainda dormiríamos na Isla no dia 6.

 

 

Foto 1 - Por do sol no Titicaca

upload/galeria/fotos/20100625000704.jpg

 

Transporte: Onibus turístico = b.30 + b.2 do "Direito de uso do terminal" . Uma taxa que tem em todo lugar, seja terminal de onibus ou aeroporto. O valor varia.

 

Alimentação: Café não estava incluso no hostal, mas era b.10 por pessoa. Almoço tem monte de opção por b.10, b.15, etc. Mais uma truta !

 

Compras:

> Bota timberland - Mesma loja da calça, próxima ao cruzamento da Sagarnaga com a Illampu - b.680 - a que eu queria não tinha meu tamanho na previamente mencionada ladeira dos calçados e TODAS lojas usam o mesmo fornecedor, pois todos saíam da loja e iam em algum lugar verificar se tinha o tamanho e voltavam dizendo que não. No caso da Timberland existem duas características básicas: Gore-tex e Waterproof. O primeiro é uma camada que bloqueia entrada de água porém permite que o suor saia. A segunda só não deixa entrar água.

> Bota Timberland 2 + travesseiro pra viagem + capa de chuva - Sampaia Outdoor na Illampu - b.780 (preço inicial era b.900, barganhe tudo em todos lugares ! é assim mesmo !)- tem muita coisa nessa loja, vale uma visita

> Um gorro de alpaca, luva, meia, lenços, presentinhos pros parentes, etc - Calle de Las Brujas - b.100

> Segunda Pele - galeria na Sagarnaga em frente ao hostal Maya - b.70

> Mochila de ataque North Face - loja da North Face na Illampu - b.280

> Casaco fleece North Face - loja no começo da Illampu - b.280

> Calça que vira bermuda - loja na subida da Calle Santa Cruz - b.280 - excelente esse tipo de calça. Leve porém corta o vento legal. Sai de manhã cedo como calça, tira do joelho pra baixo no calor do dia e anoiteceu vupt de volta. Versátil !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Acorda pra pegar o barco 9h, mas antes passamos na agencia Olas del Titicaca (mesmo nome que o hotel) e compramos o ticket pra Isla (mesmo preço em todo lugar, b.20). Decidimos também comprar o pacote que eles ofereciam, com onibus pra Puno 14h no dia seguinte, passeio das Ilhas Uros com guia, todo translado e onibus pra Cusco, tudo por b.190. Na verdade montamos uma estratégia, dizendo que precisávamos sacar metade da grana em Puno e que pagaríamos pro guia. Aceitaram, então nós só acabamos pagando a outra metade com o ticket pra Cusco em mãos. Foi uma desconfiança exagerada pois o processo foi bem tranquilo, mas enfim...

 

O barco leva umas 2h, dá uma parada no Sul da Ilha e segue pro Norte. A caminhada a ser feita na ilha pode ser realizada em ambos sentidos, e os barcos de volta pra Copacabana retornam 15:30. Sendo assim, quem vai voltar no mesmo dia pra Copa tem de 11h até 15:30 pra atravessar a ilha e não ficar preso. Já tínhamos decidido dormir por lá e escolhemos fazer Norte > Sul. A caminhada é cheia de morros não muito agudos, porém sentimos a altitude e foi bem cansativo, levamos umas 4h mas com calma, afinal não tinha pressa por causa de barco... O visual é excelente, o lago é gigante e chega a parecer um mar em algumas direções.

 

Há de se pagar mais uns b.15 de pedágio na ilha e chegando no Sul tem várias casas de moradores com quartos pra alugar e hostals. É barato, com quartos matrimoniais com banheiro privado por uns b.80. Acabamos ficando em um com banheiro compartilhado por b.40, ou seja b.20 pra cada, sem café. (isso depois de um rolo com um quarto lá que não tinha água e a moça queria ir encher a caixa d'agua subindo uma escada e despejando uns galoes de agua, mó tenso de ela cair resolvemos ir pra outro lugar !)

 

Descendo a escadaria pro porto do Sul tem vários mercadinhos e restaurantes. Por-do-sol, noite estrelada, quarto com 3 janelas com vistão pro lago, e mais uma truta, haha ::cool:::'>

 

Foto 1 - Parte Norte

upload/galeria/fotos/20100625230757.jpg

 

Foto 2 - Parte Sul - Vista do Hostal

upload/galeria/fotos/20100625230846.jpg

 

Video - Início da trilha na Isla del Sol

 

Transporte: Só os b.20 do barco. Preço é igual em todo lugar, não adianta procurar...

 

Alimentação: Café por b.10 no proprio hotel e o almoço-janta na isla saiu por b.15

 

Dicas:

- água, chocolate, barra de cereal e protetor solar

- tênis confortáveis

- rolo de papel higiênico sempre na mochila pq nem o hostal tinha, aff...

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Começa a clarear umas 6h, mas o sol só consegue ultrapassar as cordilheiras 7h. Lá pelas 5:30 já estávamos sentados aguardando o evento e vendo o pessoal da ilha passando com as ovelhas, llamas e burros pra lá e pra cá.

 

As agências em Copa disseram que o barco não pararia no Sul e parou. Também disseram que o primeiro barco pra voltar era 10h, mas na ilha disseram que tinha outro 8:30 e tinha mesmo, então pergunte tudo 2x... Lanchonete do porto tava fechada ainda, então pra não subir tudo de novo até a última lanchonete que vimos (uma escadaria danada) fui perguntar num hostal se davam café pra não-hóspede. Toparam e cobraram b.5 :lol:

 

2h até Copa, passeamos pela cidade, resgatamos as mochilas cargueiras no hostal (fomos pra Isla só com as de ataque) rangamos e 14h partimos pra Puno. Faz o procedimento de fronteira e toca o bonde. Lá pagamos a outra parte do pacote, pegamos as passagens, deixamos as cargueiras no estande da empresa de bus e entramos numa van que levou ao porto e partimos pras Ilhas Uros. Lugar bem estranho e um pouco moldado pro turismo, mas foi interessante mesmo assim. Mais ainda pois tinha uma menina francesa que falava espanhol perfeito, era antropóloga e estudava as culturas andinas, então soube retrucar toda baboseira dos guias 8)

 

Volta pra Puno umas 19h (cidade feia pacas...) e fomos comer e internetar um pouco até a hora do busão leito pra Cusco 22h. O ônibus era bom, da viação Power e o motorista também.

 

Foto - Islas Uros

upload/galeria/fotos/20100625233633.jpg

 

Dicas:

- quando se entra em Bolivia/Peru/Chile e acredito que em qualquer outro país vizinho, você recebe um papel a ser preenchido com seus dados e fica com um canhoto. Este deve ser entregue ao sair do país. Guarde-o em local seguro para não ter que pagar multa.

- Puno > Cusco na viação Power - saímos 22h e chegamos 6:30 - foi ótima a viagem

- Em Copa só tem um lugar pra sacar dinheiro e o câmbio não é muito bom, mas é melhor que na rodoviária de Puno, então trocamos o mínimo e deixamos pra fazer o resto em Cusco

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Oi Eluzi,

 

Estou acompanhando seu relato. parabens.

Voce lembra o nome do hostel que voces ficaram na Isla ?

Tambem quero ficar na isla. Só não sei se vou ou volto por trilha.

 

alguma dica ?

 

abs

 

Acorda pra pegar o barco 9h, mas antes passamos na agencia Olas del Titicaca (mesmo nome que o hotel) e compramos o ticket pra Isla (mesmo preço em todo lugar, b.20). Decidimos também comprar o pacote que eles ofereciam, com onibus pra Puno 14h no dia seguinte, passeio das Ilhas Uros com guia, todo translado e onibus pra Cusco, tudo por b.190. Na verdade montamos uma estratégia, dizendo que precisávamos sacar metade da grana em Puno e que pagaríamos pro guia. Aceitaram, então nós só acabamos pagando a outra metade com o ticket pra Cusco em mãos. Foi uma desconfiança exagerada pois o processo foi bem tranquilo, mas enfim...

 

O barco leva umas 2h, dá uma parada no Sul da Ilha e segue pro Norte. A caminhada a ser feita na ilha pode ser realizada em ambos sentidos, e os barcos de volta pra Copacabana retornam 15:30. Sendo assim, quem vai voltar no mesmo dia pra Copa tem de 11h até 15:30 pra atravessar a ilha e não ficar preso. Já tínhamos decidido dormir por lá e escolhemos fazer Norte > Sul. A caminhada é cheia de morros não muito agudos, porém sentimos a altitude e foi bem cansativo, levamos umas 4h mas com calma, afinal não tinha pressa por causa de barco... O visual é excelente, o lago é gigante e chega a parecer um mar em algumas direções.

 

Há de se pagar mais uns b.15 de pedágio na ilha e chegando no Sul tem várias casas de moradores com quartos pra alugar e hostals. É barato, com quartos matrimoniais com banheiro privado por uns b.80. Acabamos ficando em um com banheiro compartilhado por b.40, ou seja b.20 pra cada, sem café. (isso depois de um rolo com um quarto lá que não tinha água e a moça queria ir encher a caixa d'agua subindo uma escada e despejando uns galoes de agua, mó tenso de ela cair resolvemos ir pra outro lugar !)

 

Descendo a escadaria pro porto do Sul tem vários mercadinhos e restaurantes. Por-do-sol, noite estrelada, quarto com 3 janelas com vistão pro lago, e mais uma truta, haha ::cool:::'>

 

Foto 1 - Parte Norte

upload/galeria/fotos/20100625230757.jpg

 

Foto 2 - Parte Sul - Vista do Hostal

upload/galeria/fotos/20100625230846.jpg

 

Transporte: Só os b.20 do barco. Preço é igual em todo lugar, não adianta procurar...

 

Alimentação: Café por b.10 no proprio hotel e o almoço-janta na isla saiu por b.15

 

Dicas:

- água, chocolate, barra de cereal e protetor solar

- tênis confortáveis

- rolo de papel higiênico sempre na mochila pq nem o hostal tinha, aff...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

PARCEROOOO

 

 

Como falei to acompanhando teu relato...muito legal...e se vc conseguir terminar ele antes de eu ir viajar vou levar ele junto para ir tirando algumas duvidas durante a viajem.

 

Aproveitando se vc puder me responder algumas dúvidas, apesar de eu ter lido ja em outros relatos, mas como o seu é o mais recente e parecido com o meu me diz uma.

Como vc foi de grana, quanto levou e mãos, e como foi para sacar por lá...tranquilo...usou cartão de credito ou habilitou o cartão para saques, tem caixas eletronicos de boa...

Oque vc aconselha para pegar dinheiro por lá, levar dolares ou sacar direto, qual o melhor cambio?

 

Outra coisa...e sua namorada...foi de boa...te pergunto porque a minha vai junto e sabe como é néé..srsrsrsr

 

 

Grande abraço aee, to de olho no seu relato rsrsrs...

 

Att. Rafa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Oi Eluzi,

Estou acompanhando seu relato. parabens.

Voce lembra o nome do hostel que voces ficaram na Isla ?

Tambem quero ficar na isla. Só não sei se vou ou volto por trilha.

 

alguma dica ?

 

abs

 

Tenho quase certeza que era Portal del Sol ! Quando você chega no Sul da Isla tem um caminho que leva até o porto, o hostal ficava na parte mais alta desse caminho e voltado pro lado oposto ao do porto que leva pra Copa. Lugar foi barato e o quarto bom, mas o banheiro com chuveiro não era muito legal (era banheiro compartilhado). Tinha outro sem chuveiro do lado do nosso quarto que tava arrumadinho.

 

Pelo que vi o Sul tem um pouco mais de infra estrutura de restaurantes, mercados e opções de acomodação, mas no Norte tem uma praia muito boa ! Se o tempo estiver quente talvez o mais legal seja terminar a caminhada no Norte com um mergulho !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
PARCEROOOO

Como falei to acompanhando teu relato...muito legal...e se vc conseguir terminar ele antes de eu ir viajar vou levar ele junto para ir tirando algumas duvidas durante a viajem.

 

Aproveitando se vc puder me responder algumas dúvidas, apesar de eu ter lido ja em outros relatos, mas como o seu é o mais recente e parecido com o meu me diz uma.

Como vc foi de grana, quanto levou e mãos, e como foi para sacar por lá...tranquilo...usou cartão de credito ou habilitou o cartão para saques, tem caixas eletronicos de boa...

Oque vc aconselha para pegar dinheiro por lá, levar dolares ou sacar direto, qual o melhor cambio?

 

Outra coisa...e sua namorada...foi de boa...te pergunto porque a minha vai junto e sabe como é néé..srsrsrsr

 

Grande abraço aee, to de olho no seu relato rsrsrs...

 

Att. Rafa

 

Falae Rafa, blz ?

 

Com grana a gente fez assim: carregamos $300 cada um em dinheiro e 3 cartões, um Visa do Real, um Master do BB e um Visa Travel Money. Tem uma taxa nos saques de até uns $5 pelo que vi, dependendo da rede utilizada, então o quanto puder evitar de sacar é economia pra ti. Você tem que pesar o quanto vale a pena economizar nessa taxa ou ficar carregando muita grana, depende de cada um... Eu tinha uns saques internacionais de graça no meu cartão, caso não tivesse acredito que teria levado mais dinheiro vivo...

 

Antes de partir cê liga pro número atrás do seu cartão, seja Visa/Master/etc e faz um registro da viagem, pra eles não inventarem de bloquear por causa de atividade incomum na conta. Tem essa opção nos menus ou fala direto com a atendente que vai fazer umas perguntas básicas e pronto, é rapidin.

 

Na Bolivia e Peru foi moleza. Quase todos caixas dos bancos de lá aceitam a rede Plus que é a do Visa ou a rede Cirrus que é a do Master e ainda te dão opção de sacar em moeda local ou dólar. Saca em dólar e converte em casa de câmbio (tem um milhão por todos lugares, não se preocupe). O câmbio de Real pra essas moedas é sempre pior do que fazer Real > Dolar > Moeda Local. No Chile passamos um perrengue: os cartões Visa acusavam Saldo Insuficiente em todos caixas. Só consegui sacar no caixa do Santander em Arica e no dia seguinte em San Pedro fomos testar e nada ! O cartão Master salvou a pátria. Além disso, nenhum caixa no Chile tinha Dólar, apenas Pesos...

 

Os preços que eu achei podem estar completamente diferentes quando você for, mas pra ter uma idéia da faixa de câmbio encontramos:

 

Bolivia - $1 = b.6,95 a b.7,06

Peru - $1 = s.2,5 a s.2,8

Chile - $1 = 500 a 532 Pesos

 

Quanto 'a namorada foi tranquilo, hahaha Ela sentiu um pouco a altitude, mas as tais Soroche Pills e o chá de Coca resolveram. De resto encarou tudo ::otemo:: Únicas duas coisas que foram um pouco mais sacrificantes pra ela foram a caminhada na Isla, que tava muito quente e é bem alto (eu tb fiquei bem cansado), e a subida pra Machu Picchu/Huayna Picchu a pé, que a escadaria é bem longa com degraus altos... Ah sim, e pego no pé dela até hoje zoando que ela gastou o disco inteiro do freio da bicicleta no Downhill, hahahaha

 

É isso, qq coisa tamo ae,

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

E ai Eluzi, tranquilo?

 

Cara, pode explicar melhor essa parada de saques internacionais grátis no seu cartão? Vou ir pra esses países + Arg. fim do ano e tá complicado, muitas moedas diferentes, e ficar levando real pra trocar na hora, cada câmbio já sabe né, perdemos muito. Queria saber melhor sobre estes saques de graça.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
E ai Eluzi, tranquilo?

 

Cara, pode explicar melhor essa parada de saques internacionais grátis no seu cartão? Vou ir pra esses países + Arg. fim do ano e tá complicado, muitas moedas diferentes, e ficar levando real pra trocar na hora, cada câmbio já sabe né, perdemos muito. Queria saber melhor sobre estes saques de graça.

 

Abraços.

 

Falaí João ! Cara isso é relativo ao tipo de conta que minha empresa abriu no Real, tinha esse benefício e pra mim não há custo. Tem que ver no seu banco se sua conta tem algo do gênero ou se há algum outro tipo que possui essa facilidade por um custo baixo...

 

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...