Ir para conteúdo

Armazenamento da barraca na mochila


Posts Recomendados

  • Membros

Olá, este é meu primeiro post no site, e tenho uma dúvida relacionada a disposição da barraca para o transporte...

fui hoje a dechatlon onde vi a barraca da quechua T2 (que pretendo comprar) e as mochilas quechua forclaz 40 e 60, achei as duas muito bem feitas, apesar de ser leigo no assunto. Para o que pretendo (acampar não muuuitas vezes ao ano) a 40l daria para armazenar tudo... menos a barraca...

já a 60l cabe a barraca e mais algumas coisas ( a barraca ocupa + - metade da mochila)

 

então me veio a dúvida... a barraca pode ser transportada do lado de fora da mochila?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Eu não sei nesse modelo da Quechua, mas pelo menos na minha mochila, existe algumas "tiras de compressão" localizadas no fundo da mochila, pra eu por a barraca (devidamente na case dela).

 

Mas acredito que esses modelos ai que você citou devem ter também

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Eu prefiro levar tudo dentro da mochila, nada pendurado. Não fica prendendo na trilha, bagageiro de ônibus, etc...

Além de evitar que os penduricalhos caiam e se percam. Certa vez um colega levou parte da barraca pendurada pra fora (as varetas), e chegando no alto da montanha notou que as tinha perdido. Graças a Deus uma galera que vinha atrás recolheu as varetas e levou-as montanha acima, foi a salvação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Já levei a barraca por fora da mochila, nas tiras e não tive problemas, porem geralmente levo por dentro, a mochila de 40L eu acho pequena, já a de 60L iseal para trips de FDS, eu faço o seguinte turo a barraca da sacolinha dela e estico o dormitório + sobreteto na parte da mochila que fica em contato com as costas, juntamente com o isolante, em seguido coloco o saco de dormir no fundo, comprimindo uma oarte do tecido da barraca, em seguida coloco as roupas e aperto bem as tiras de compressão, sobramdo ainda espaço para as comidas, foi o melhor geito que encontrei para a mochila ficar bem compacta... ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • Colaboradores

Eu levo na parte de Fora...mas escolhi uma barraca que tivesse não só as fitas como um local para prender a barraca sem atrapalhar na caminhada, nem gerar desequilíbrios. O importante é apenas testar a capa de chuva da mochila para garantir que a barraca fique protegida.

 

Abaixo tem uma foto que estou sem a capa de chuva. A barraca é a amarela no lado esquerdo (Ponho a parte de baixo num bolsão de garrafas para não escorregar e utilizo as fitas de compressão da própria mochila para fixar. )

 

 

20101109235730.JPG

 

A mochila é uma EQUINOX Elevation 75/100 (http://www.equinox.com.br/html/2010/04/elevation-75/), que devido ao numero de Zipers redutores e fitas consegue operar com volumes reduzidos sem comprometer o uso da mochila. Passe um bom tempo no exterior e troquei quase todo o meu material, mas as mochilas Equinox eu não abro mão. Com certeza o produto ainda tem de evoluirir nas facilidades e detalhes práticos. E precisa urgentemente reposicionar o local para CamelBak pois o proposto atual é inviável ao equilibrio!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Tem alguns aspectos que devem ser levados em consideração. Vai para algum lugar de carro e depois pegar a trilha??? Acho que dá para levar a barraca por fora, juntamente com o isolante. Vai viajar para algum lugar de ônibus??? Bem, aí é outra conversa. Eu fui bobo de levar a minha por fora em uma viagem de ônibus no Peru. Não deu outra. Foi roubada. Então, a partir desse episódio, a barraca irá sempre dentro.. he he...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Boa noite pessoal.

 

Este assunto sempre é bastante discutido, pois irá depender muito do tamanho da mochila e principalmente do tamanho e peso da barraca.

Mochilas acima de 50L normalmente comportam na parte de dentro uma barraca compacta para 3 ou 4 pessoas.

Se este for o caso, ou seja 3 ou 4 pessoas fazendo a mesma trilha e compartilhando a mesma barraca, talvez seja interessante separar as partes da barraca e dividir entre os ocupantes da mesma, ou seja capa para um, teto para outro e ferragens para um terceiro. Desta forma evita-se que uma pessoa fique com toda a barraca.

Outra opção, seria a pessoa que tiver a mochila maior levar a barraca em seu interior e os demais colegas levarem os demais equipamentos coletivos, panelas, fogareiro, entre outros.

O fato de levar a barraca do lado de fora pode ser uma opção para mochilas pequenas, utilizando as fitas laterais ou da parte de baixo, mas poderá ter problemas caso chova ou mesmo em trilhas sendo feitas em matas fechadas ficar agarrando em galhos e cipós.

Um outro problema de levar a barraca nas fitas da parte de baixo da mochila está com relação a distribuição do peso para a mochila. No momento de organizar uma mochila sempre é ideial deixar as partes mais leves na parte de baixo, como saco de dormir, isolante térmico, e partes mais pesadas na parte de cima, mais próximas na altura do ombro, o que favorece e muito o esforço que se faz durante a caminhada.

 

Normalmente constumo fazer trilhas e expedições com um grupo de 3 a 4 pessoas, sendo que tenho uma mochila de 60L e organizo a mesma da seguinte forma:

- Ao fundo da mochila na parte de dentro vai o saco de dormir;

- Ainda dentro da mochila coloco a barraca no centro da mesma de forma vertical;

- Ao redor da barraca coloco materiais como roupas e toalha, de forma a ficar uma distribuição de peso por igual;

- Na parte de fora nas fitas da parte de baixo da mochila, vai o isolante térmico;

- Nos bolsos e na parte de cima da mochila vai alguns acessórios, lanterna, kit de primeiro socorros.

 

Segue uma foto de como fica a mochila da forma descrita acima:

 

20101111214051.JPG

 

 

Uma segunda pessoa é responsável por carregar os lanches e a alimentação;

 

Uma terceira pessoa é responsável pelos equipamentos de cozinha, panelas, fogareiro, refiz de gás.

 

Esta distribuição normalmente funciona bem para trilhas longas, pois proporciona uma melhor distribuição dos equipamentos coletivos entre os participantes.

 

 

Um abraço,

 

José Henrique Amormino Fonseca

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...