Ir para conteúdo

[Arquivo] Dicas Bolivianas


Posts Recomendados

  • Membros

Fala Vinicius , beleza ?

 

As opções são muitas e depende de um monte de coisas, mas a região é linda, cheia de paisagens grandiosas, cultura nas ruas, arqueologia e história. Não sei se vc quer ir de avião ou por terra. Minha primeira viagem pra essa região eu fiz:

 

São Paulo - La Paz

La Paz - Copacabana

Copacabana - Puno

Puno - Cuzco

Cuzco - Machu Picchu

Lima - São Paulo

 

Hoje, depois de 7 anos indo pra região vejo que são tantas opções que vai depender do seu gosto pessoal, do que mais curte e etc. A região de Uyuni/Salar é espetacular e vc precisa de 4 dias para fazer o tour básico, 1 dia de La Paz a Uyuni 3 dias de salar, gastando de 80 a 120 dólares tudo.

 

Outra zona incrível é fazer um trekking na região do Condoriri, saindo de La Paz há várias agências que fazem. Vc passa pelo parque Tuni Condoriri, com direito a ver o nevado condoriri de perto e passar por geleiras e ter uma vista animal da Cordilheira.

 

Lima é uma cidade grande e com zonas bem bonitas, apesar do mar escuro e "oleoso", mas para essa região, acredito que vc pode conhecer outras coisas mais interessantes e só passar por Lima se desejar voltar de avião desde aí.

 

Cuzco vc precisará de alguns dias para fazer o basicão:

1 dia - Sítos Arqueolócios ao redor da cidade (Saqsaywaman, Tambomachay, Qenqo)

1 dia - Vale sagrado dos Incas (Ollantaytambo, Pisac)

x dia - Cusco (museus, cidade em si). Quantos dias puder ficar melhor, mas se não tiver tempo eu colocaria ao menos 2 dias

2 dias - Ida a Machu Picchu de trem desde Ollantaytambo - vc pode aproveitar o tour do vale sagrado e já descer em Ollantaytambo para pegar o trem ai, mas compre a passagem antes em Cusco (se quiser fazer a trilha Inca vai necessitar dos dias correspondentes)

 

Em Puno, se não tiver tempo pode fazer o passeio as ilhas flutuantes dos Uros (a meu ver vale a pena) de 2 horas, saindo do porto em Puno a tardinha e voltando já no inicio da noite.

 

Em Copacabana vale a pena subir o Cerro Calvario para ver o por do sol, um passeio a ilha do sol, descendo no lado norte, fazendo o trekking de umas 3 ou 4 hs (visual animal) e voltando com o barco do lado sul, é 1 dia e bem legal. A meu ver a ilha da lua não vale muito a pena se não tiver tempo.

 

Em La Paz há uma infinidade de opções, a cidade oferece muito mais do que pode parecer a primeira vista (já fui 7 vezes em anos diferentes, daí pode apostar que há muito o que fazer). A descida de bike de La Cumbra (4800m) até perto de Coroico (1800m) é uma dica de um passeio de 1 dia que vale a pena.

 

Os custos são mais baixos do que vc pode esperar e sua capacidade de pechinchar vai fazer sua viagem ser um pouco mais barata ou menos barata, mas não foge muito. Se vc for de dormir em hoteis simples gasta muito pouco mesmo, se quiser um pouco mais de conforto, pode pagar até 10 ou 12 dolares um hotel muito bom. Eu fico nos mais simples a maior parte do tempo, pago cerca de 4 dolares na Bolvia e 8 no Peru. Qdo estou meio com o saco cheio vou pra algum mais comodo por uns dias, ams nada que te va custar um absurdo. Talvez Cusco e Lima sejam as cidades mais caras que va passar.

 

Bom, qquer coisa que eu puder ajudar estamos ai.

 

Gde abraço !!!

 

Alcides

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 739
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

valeu alcides pela ajuda!

eu tenho mais algumas duvidas e se vc puder me ajudar de novo vai ser mto bom!

entao, eu to planejando ir de aviao do rio de janeiro para lima e de lima ir de avião pra cusco(para otimizar meu tempo, q será pouco)! em cusco acho q vou fazer o q vc sugeriu mesmo, as coisas basicas! depois irei para puno e depois copacabana! depois pretendo la paz e depois salar-uyuni(quero fazer esse passeio de 4 dias q vai até o atacama)!e to pensando em voltar de la paz!

as perguntas:

é a melhor opçao ir para lima e de lima ir de acião para cusco?

vale a pena passar por potosi?

eu to preocupado com a quantidade de dias, nao sei são poucos dias para conhecer todos esse lugares. será q a viagem vai ficar mto corrida?

a melhor opção serai voltar para o rio de la paz?

qual o tamanho da mochila q eu vou precisar? e qual marca é boa?

 

ta dando pra perceber q eu nunca fiz esse tipo de viagem! as dúvidas sao muitas! quem puder me ajudar, valeu mesmo!!

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Cara, eu ficaria com LIma, Cusco, Arequipa, Puno, Copa e La Paz.

Deixaria Potosi e Uyuni pra próxima.

 

Com certeza compensa ir de Lima para Cusco voando.

 

Para voltar de La Paz acho que o melhor por terra é vir por Corumbá-SP-RJ. Senão tome um vôo de La Paz ou Sta Cruz.

 

Quanto à mochila acho que no mínimo 50 litros. Tenho uma Kailash e adoro. Tinha uma T&R, antiga, mas falam bem das atuais. a Curtlo pode ser uma boa também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Fala Vinicius, beleza cara? E ai vareja, tudo certo?!

 

Olha Vinicuis, o vôo de Lima a Cuzco é a melhor coisa que vc pode fazer, por terra é muito longe e cansativo e se vc olhar nos sites da www.Taca.com e da www.LanPeru.com pode achar vôos baratos. Uma dica, se for comprar o vôo tente comprar direto no site da empresa, ou de alguma agência de turismo que te venda. Se vc comprar do www.decolar.com, este vôo Lima-Cuzo, irão te cobrar uma taxa de serviços maior que o valor da passagem. Eu paguei US$ 89 esse vôo em julho/2007, já com as taxas, pela Taca.

 

Quanto a mochila eu tenho uma bem grande (75 Litros), mas como disse o vareja, uma de 50 não seria uma má idéia. Eu costumo levar sempre uma cargueira (essa maior de 75 litros) e acho importantissimo ter uma pequena para andar no dia a dia. Vc deixa sua mochila no hotel e leva só o que vai usar no dia. Se tiver uma capa pra sua mochila isso é bem legal, porque as vezes ela vai em cima de um onibus e pode ficar umida se chover. Além do que a capa protege a mochila.

 

Quanto ao roteiro, vou dar minha opinião, já que vc vai ir e voltar de avião, eu desceria em La Paz, faria o salar e voltaria de Lima. O contrário, descendo em Lima também é legal igual, mas geralmente as pessoas vêem Machu Picchu como o ponto alto da viagem, assim, vc descendo em La Paz, segue para Copacabana, Puno, Cuzco, Machu Picchu, tipo assim acompanhando a trajetória dos Incas, desde as imediações de Copacabana, até as terras mais férteis ao redor de Cuzco (conforme diz a historia deles). Mas se achar mais tranquilo descer em Lima, te garanto que vai ficar igual do mesmo jeito :-)

 

Olha, são 14 dias, então pode sim ficar meio corrido. Tipo assim, se der tudo certo, o tempo é suficiente. Se vc vai descer em Lima, terá a vantagem de ter como partes fixas de sua viagem, a ida RJ - Lima, o trecho Lima-Cuzco e a volta de La Paz - SP. O período entre chegar a Cuzco e voltar de La Paz você pode ir fazendo e daí pode ir ou não ao salar, de acordo com o tempo que sua viagem for tomando.

 

Como, pelo seu tempo, vc não vai fazer a trilha Inca, então assim que chegar em Cuzco e deixar as coisas no hotel, já vá até o Estação de Trens e compre a passagem Ollantaytambo - Aguas Calientes - Ollantaytambo. Se vc não for a pé pelos trilhos do trem, acho que é a forma mais barata de chegar em Machu Picchu.

 

Bom, daí vc conhece a cidade, marca o passeio para as ruínas ao redor de Cuzco e depois para o vale sagrado dos Incas. Daí vc volta de Machu Picchu e decide se já vai em direção a Puno e Copacabana, ou se fica um tempo a mais. Em Puno, vc tem a opção de conhecer as ilhas flutuantes, e em Copacabana de ir a Ilha do Sol e fazer um trekking. Chegando em La Paz, tem que ir ao Chacaltaya e se puder a Tiahuanaco (talvez vc se decepcione um pouco com Tiahuanco porque já terá visto muita coisa arqueológica em Cuzco - eu particularmente gostei muito de Tiahuanco, mas tenho amigos que disseram que esperavam mais). Se vc chegar em La Paz e tiver tempo de fazer o salar pode procurar o Juan na Alberth tours (em frente ao Hotel Copacabana na calle Illampu). O cara é muito gente boa e sempre me tratou bem. Mas sempre pesquise preço nas dezenas de outras agências de turismo que ficam em La Paz (nas imediações da Calle Sagarnaga), os passeios básicos vc compra em qquer agência e eles acabam juntando todos em um mesmo grupo, daí quem pagou menos ganhou. Dê uma pesquisada rápida e pronto. O Juan seria mais pra te orientar a ir de trem até Uyuni, ou de busão. Ele pode te indicar onde comprar as passagens e etc. O tour vc consegue mais barato direto lá em Uyuni mesmo.

 

Olha, o Vareja disse que deixaria o salar e Potosi pra uma outra viagem. Se vc pretender voltar pra essas bandas talvez valha a pena vc ficar mais em cada cidade e conhecer um pouco melhor cada lugar e fazer como o Vareja disse.

 

Sempre deixo 1 ou 2 dias de imprevistos, ainda mais em se tratando de Bolivia e Peru, mas de qualquer forma, fazendo o esquema tentando conhecer mais coisas mais rapido, ou indo mais tranquilo e fazendo o salar numa outra oportunidade, dos dois jeitos vai ser legal !!

 

(desculpe escrever demais, é que me empolgo um pouco)

 

Gde abraço.

 

Alcides.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Oi, vou fazer minha primeira viagem como mochileira em julho. Pretendo ir de avião até La Paz e de lá descer para o Uyuni. Gostaria de saber se é fácil comprar passagem no ônibus turístico que sai as 21:30 para Uyuni e se posso fechar o passeio ao Salar em La Paz, pois vou chegar por volta das 08:00h e já quero ir direto. Alguém pode me indicar uma boa agência com sede em La Paz? Outra coisa, li no guia de viagem que o hotel de sal foi desativado, alguém sabe se é verdade?

Brigadão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá.

 

Então, pelo que entendi vc vai chegar as 8 da manhã e vai sair no mesmo dia a noite pra Uyuni. Que dia da semana vc vai viajar?

 

Não sei como é a procura desse ônibus turístico de La Paz a Uyuni. As vezes que fui a Uyuni saí de La Paz de Ônibus até Oruro (umas 3:30 hs) e depois peguei o trem em Oruro Até Uyuni (saía as 14 hs e chegava as 23 hs). Na volta sim usei o ônibus turistico, que saiu de Uyuni as 21:30hs e chegou em La Paz as 5 da manhã.

 

Eu vou a mais de 7 anos para a Bolívia e tenho alguns amigos por lá. O Juan e a Miroslávia são amigos e tem uma agência de turismo. Gosto deles porque sempre me trataram mais como um amigo do que como um cliente. Eles tem um livro onde as pessoas colocam as impressões que tiveram do serviço oferecido. Tem vários de brasileiros. Se quiser entrar em contato com eles o nome da agência é Alberth Tours e fica na Calle Illampu, em frente ao Hotel Copacabana (muito conhecido por mochileiros). Eles tem um site: www.hikingbolivia.com. Tenho certeza que se vc escrever a eles, poderão reservar ou comprar a passagem pelo ônibus turistico até Uyuni. Qdo precisei eles sempre ajudaram. Se for o caso, eles me conhecem por Alcides.

 

Uma dica. Se depois do salar sua intenção for voltar a La Paz, já compre a passagem de volta ants de sair com o tour. Se não puder deixe dinheiro para a agência que fizer o tour pra vc comprar. Digo isso porque uma vez deixei pra comprar na volta e qdo cheguei já tinha acabado (tanto a de trem como a de ônibus turistico). Aí tive que ficar um dia a mais na cidade.

 

O Hotel de sal, esse que o pessoal sempre comenta, é uma especie de mini loja de lembrancinha. Vc pode entrar nele e tirar fotos das paredes, das mesas, camas, etc, desde que consuma alguma coisa (um refrigerante ou um mate de coca, por exemplo). Não se dorme mais ai. Havia outro hotel que fui a 4 anos e hoje foi 100% removido. Disseram que estava poluindo o local (esgoto dos banheiros e sujeira). Mas ano passado estavam terminando de construir outros, mais novos e modernos, de acordo com as exigencias das autoridades locais e que, segundo disseram, cobrariam preços mais salgados que o próprio salar. Mas não sei se esses já estão prontos.

 

Uma coisa te digo, dormir nas hospedagens bem simples, principalmente na segunda noite do tour, já dá pra ter uma boa sensação das condições severas impostas pela natureza do local. É bem simples e frio, mas vale a pena com certeza.

 

Bom, qquer coisa estamos ai.

 

Alcides.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

OO BOM DIA, SOU DE RONDONIA E ESTOU DE VIAJEM A LA APZ AMANHA ENTRE VARIAS COISAS QUE GOSTARIA DE FAZER QUERIA MUITO COMPRAR ROPA DE INVERNO ,OUVI ALGUMA COISA COISA SOBRE UMA FERA QUE SE CHAMA UYUSTUS VC PODERIA ME DIZER ALGO SOBRE ELA E SOBRE PREÇOS TBM PORFA,BJS

 

DESDE RONDONIA

 

ANDREIA

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Sim UYUSTUS...

 

Mas lá tem mais eletrodomésticos e material eletrônico.

 

O lugar certo pra comprar roupas de inverno é na Calle Illampu (todos conhecem por lá).

 

Sobe pela Calle Sagarnaga e chegando na Illampu, vire a direita e siga até o final.

 

Lá, vai encontrar a loja Fair Play, que vende material Adidas, Nike e Puma a preços muito bons (Tenis Nike que custa R$ 499,00 no Brasil - Lá custa uns 50 dólares), ou se preferir algo bem mais barato, vai nas lojinhas que ficam bem na esquina (final da rua Illampu).

 

E também na Av. Comercio a noite (das 18:00 as 22:30). No trecho que fica colado a Plaza Murillo.

 

Bem... Qualquer dúvida é só falar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

ai Leo,

 

embora pesquise todos os dias aqui no forum, nao encontrei a resposta para uma duvida cruel.

Nao conheço montanha com neve e estou planejando viajar para Boliva e Peru.

o que valeria mais a pena: Fazer um tour de 3 dias en Huayna Potosí , pois começarei a viajem por La Paz ou deixar para subir uma montanha en Huaraz no Peru la no fim da viajem?

Ficarei quase um mes nessa trip e nos dois lugares ja estarei alguns dias fazendo outros passeio e me aclimatando.

Os custos pelo que pesquisei sao os mesmos. Mas como isso esta en torno de 150 doletas, nao posso me dar ao luxo de fazer os dois.

 

 

grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Huaraz. Sem sombra de dúvida.

 

Primeiro que as montanhas em Huaraz são muito melhores e mais variadas que em La Paz.

 

O problema é que no Peru, as coisas são bem mais caras que em La Paz.

 

O Huascarán e o Alpamayo estavam cobrando mais de 350 dólares.

 

O Huayna Potosí 3 dias custa 130 dólares. Com noite no refúgio incluído.

 

Condoriri 5 dias uns 200 dólares.

 

Outro lance é que: Como La Paz é seu início de viagem, fica muito difícil você encarar qualquer montanha sem estar bem aclimatado. E pro Huayna Potosí, o ideal seria no mínimo 8 dias de aclimatação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...