Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Jalapão de carro, uma aventura

Postado
  • Membros
  • Este é um post popular.

Faz um bom tempo que desejava ir ao Jalapão, mas me faltavam informações e também  certo preconceito que tenho sobre destinos ecológicos ou de aventura,     que é sobre explorarem o turista e não ter certeza de que iria realmente gostar. O fato de que é um destino fantástico e que deixou aquela sensação de quero mais. Só não é para quem tem frescura. E o que vi em todas as atrações eram adultos eufóricos, como crianças e adolescentes.

Esta viagem aconteceu no início de agosto de 2018. Foram quatro dias no destino. Não contei o tempo em Palmas, mas creio que cinco seria melhor. Observei que poucas pessoas fazem por conta própria. Descrevo como nós fizemos e outras opões para quem não se atrever dirigir.

Fizemos com uma pick-up 4x4, Nissan Frontier, alugada em Palmas e fomos entre quatro pessoas. Vejam que o motorista nunca tinha dirigido uma camionete, muito menos 4x4, que é necessário, pois as estradas são muito ruins mesmo e provavelmente as piores em que já andei e tenho longa experiência em estradas de terra. Não experimentem fazer com um veículo menor como Jeep Renegade ou Fiat Toro mesmo 4x4 porque vai danificar alguma coisa muito menos com 4x2 que até vi, porém não tem como acessar todas as atrações. Tem que ser um veículo mais robusto. Outro ponto positivo do veículo foi o controle de tração e de estabilidade. As estradas são brutas. Lá vendem camisetas com uma frase bastante original: “Jalapão terra bruta”.

Como o aluguel de uma camionete é bastante caro fica mais em conta se dividir em mais pessoas. Devido à disponibilidade da pick-up só a pegamos no final da tarde e tivemos que fazer o primeiro percurso até Ponte Alta do Tocantins à noite. Evitem isso, pode ter animais na pista.

O percurso do Jalapão é feito em semicírculo o que torna bastante prático. Fizemos em sentido anti-horário.

Hospedagens

Ponte Alta do Tocantins – Águas do Jalapão (R$ 170 casal por noite) – duas noites. Esta tem restaurante (R$ 35, mas tem que reservar a refeição).

Mateiros – Pousada Monte Videl (R$ 150) – uma noite. Jantamos no restaurante do Bob ou Tempero Nosso (R$ 30), é só perguntar que é bem conhecido e o melhor, dizem. O Bob é o mesmo da operadora Jalabob (abaixo).

São Félix do Tocantins – Pousada Cachoeiras do Jalapão (R$ 170) – uma noite. Também tem restaurante (R$ 35). Pode encomendar quando chegar ao final da tarde.

A comida é simples mas farta e gostosa tipo self-service. Estas pousadas tinham um excelente café da manhã.

Os valores das hospedagens foram negociados. Eles pediam um pouco mais.

Primeiro dia

Saindo de Ponte Alta do Tocantins em torno de 8 da manhã.

- Lagoa do Japonês. As águas são cristalinas com pedras no fundo, refletem cores lindíssimas. Ótima para mergulho. Para segurança use sapatilhas de mergulho (tem para alugar no

local).

Almoço as 13:30h no restaurante da dona Minervina (falaram que era melhor), que é um pouco antes à direita é em sua própria casa muito simples. Tem que deixar reservado inclusive o horário e ela é precisa. A comida é bem gostosa e tudo bem limpinho. Lá na lagoa também tem refeições.

-Pedra furada. A maioria fica para o por do sol. Vi até araras azuis (azul escuro, mais raras) lá.

Retorno para Ponte Alta.

Segundo dia

Saindo de Ponte Alta em torno de 8 da manhã, levamos toda a bagagem (embalada) a hospedagem foi em Mateiros. Coma bastante no café da manhã, porque este dia vai ser bem pesado. Também leve o que comer porque provavelmente não irá almoçar. Também foram muitas horas andando de carro.

-Canion Sussuapara

-Cachoeira da Velha. Não deixe de ir. Alguns guias dizem que não vale a pena que é só para tirar foto. O fato é que eles evitam a estrada que é bem ruim e longa (29 km para ir 29 para voltar) mas é realmente impressionante. Depois vá para a praia que se forma rio abaixo e se refresque um pouco. Também tem um rafting bem emocionante.

-Dunas. Todos vão para assistir o por do sol. Lembre-se que tem que chegar lá até as 17:00 horas, depois não entra. Cuidado com as abelhas. Para prevenir evite usar perfumes, roupas amarela, laranja e branca estas cores são atrativo.

Terceiro dia

Saímos de Mateiros às 8 da manhã.

-Fervedouro do Ceiça

-Fervedouro do Rio Sono

-Fervedouro Buritis

-Comunidade Mumbuca. Não achamos interessante. É mais fácil encontrar souvenires em  Ponte Alta.

-Cachoeira da Formiga. É muito bela.

Pernoite em São Félix do Tocantins.

Quarto dia

Saímos em torno das 8 horas para os fervedouros. Se não forem os primeiros no Bela Vista corra para o Alecrim para não esperar.

-Fervedouro Bela Vista

-Fervedouro Alecrim

Veja o vídeo no YouTube: 

Os fervedouros são tão impressionantes que parecem falsos, como em filme de fantasia da sessão da tarde. As cores são fantásticas. Nós fomos em cinco fervedouros, mas tem muito mais. E as águas em todas as atrações são de uma transparência incrível.

-Cachoeira das Araras onde tem restaurante. A cachoeira achamos que não vale a pena. Encomendar o almoço ainda na pousada.

-Serra da Catedral só uma parada para fotos.

Saímos rumo a Palmas onde será o pernoite. Lembre-se que o tempo de viagem até Palmas (da cachoeira) são em torno de 5 horas. Cuidado o Google Maps errou na distância e tempo para menos.

Dicas

-Se alugar uma pick-up, embale toda bagagem em sacos de lixo daqueles bem fortes. Pois tem uma poeira e ficam rolando na caçamba.

-Baixar mapas no Google Mapas para uso off-line. Já que tem internet somente dentro das cidades. Usei também o Here.

-Levar máscara de mergulho ou óculos de natação.

-Levar lanches, frutas, barra de cereais,etc e água. Em Ponte Alta dá para comprar alguma coisa para comer.

-Levar uma boa quantidade de dinheiro em espécie pois são poucos lugares que aceitam cartão.

-Para calcular as diárias de locação lembre-se do tempo de viagem até Ponte Alta do Tocantins que é em torno de duas horas e o retorno a partir da cachoeira das Araras em São Félix é em torno de 5 a 5 horas e meia.

-Deixe pelo menos um dia inteiro para conhecer Palmas. E quando usar o navegador digite uma referência como o seu hotel ou Palácio Araguaia é bem mais fácil do que os endereço que são semelhantes aos de Brasília. Ou seja, digite onde quer ir e não o endereço.

Para quem não quer dirigir

Canela de ema Ecoturismo - (63) 99976-1968; email: jcpinda@hotmail.com

40º no Cerrado - https://www.40grausnocerrado.com.br

Deserto do Jalapão - http://www.desertodojalapao.com.br/home

Jalabob Turismo - https://www.jalabobturismo.com/

Recomendo estes acima porque conheci as pessoas que foram com eles, todos muito contentes, e os guias que inclusive nos ajudaram com sugestões no roteiro e até permitiram que os seguíssemos. A Jalabob também tem a opção de camping e na ocasião ele levava um grupo assim. Todos eram bem flexíveis nos horários e nas atrações.

A seguir as fotos:

-Mapa

-Lagoa do Japonês

-Dunas

-Pedra furada

mapa.thumb.jpg.e0d4a4c72c2e198476086ef987541717.jpgLagoa.thumb.jpg.76d39461a9611fcd407252dfcc9589dc.jpgDunas.thumb.jpg.b557c7d17a5457fa6d8f9a712d4bba5e.jpg1572627882_Pedrafurada.thumb.jpg.a1a4bd3b0b00ce510d1e2b3e33751731.jpg

Featured Replies

Postado
  • Membros

Oi Flávio, muito legal o seu relato. Estou pensando em alugar uma S10 4x4 na Localiza de Palmas e ir sem guia também, provavelmente em junho. Sobre o deslocamento da Cachoeira das Araras em São Félix até o aeroporto de Palmas, o Google Maps dá 233 km, 3h34min, é este o erro do Google que vc se refere? "Saímos rumo a Palmas onde será o pernoite. Lembre-se que o tempo de viagem até Palmas (da cachoeira) são em torno de 5 horas. Cuidado o Google Maps errou na distância e tempo para menos."

No demais roteiros o Google Maps é confiável?

Vc se lembra quanto pagou no almoço na D. Minervina? E nos fervedouros? Crianças pagam meia nos fervedouros?

Sabe me indicar algum restaurante próximo a cachoeira da Velha ou no caminho das Dunas do Jalapão (saindo da cachoeira da Velha)?

Obrigado por compartilhar suas experiências.

Postado
  • Autor
  • Membros

Vejo que já tens um bom planejamento. Um casal que foi conosco que alugou o 4x4 também na Localiza, mas creio que se olhar na Rentcars talvez encontre mais barato. Foi exatamente este o erro porém naquele momento o Google Maps indicou 170 km. Eu havia visto a distância em São Félix que era mais então ocorreu uma discussão e por isso não paramos no Jalapão Ecolodge que fica próximo ao Morro da Catedral. Lá tem várias atividades para mais um dia pelo menos. A distância  real eu não lembro, só o tempo de viagem mesmo. No restante o Google Maps foi bastante confiável.

O almoço na D. Minervina saiu por R$ 30, por pessoa. Excluindo as bebidas. Os fervedouros custaram de R$ 15 ou R$ 20. Como em nenhumas das vezes vimos crianças eu realmente não soube o valor. Ah, você vai ver que tem inúmeros fervedouros abertos a visitação,  e você não vai cansar deles. E leve uma toalha para secar após cada visitação. No fervedouro Bela Vista tem umas cabanas e fica bem próximo a cidade de São Félix o que facilita para opções de refeições.

A comida que vai encontrar por todo o Jalapão é bem simples mas bem gostosa. Quanto a Cachoeira da Velha que é linda e bem maior do que parece nas fotos, é melhor levar lanches pois o tempo de ir e voltar é longo e lá não tem nada para vender. Alguns guias  convencem que não valem a pena, que é melhor ficar em uma das prainhas de rio e pedir a comida por ali, mas soube que levam uma eternidade e as prainhas tem um belo visual mas não dá para entrar na água pela velocidade da correnteza. Dá para tirar umas boas fotos da estrada mesmo. A cachoeira é muito bonita mesmo. Compre coisas para comer em Ponte Alta que tem "mais estrutura" e água. Nós compramos em Palmas mesmo. Supermercado Quarteto é bem fácil de encontrar.

Ah, tenho certeza que as crianças vão adorar. Foi uma viagem que me surpreendeu pois tinha baixas expectativas.

Todos se apaixonam pela Lagoa do Japonês. E Palmas é uma cidade muito bonita tem um planejamento arquitetônico  parecido com o de Brasília. Então nos navegadores digite por exemplo: Localiza, Hotel blabla...., Supermercado Quarteto, Shopping Capim Dourado. Não tente colocar o endereço tipo ARNO 51, Lt 27 que é difícil de acertar.

É um prazer responder quando precisar. E muitas realizações para os teus planos em 2019.

Postado
  • Autor
  • Membros

Esqueci de falar no tempo janeiro e fevereiro chovem muito, a partir de março vão diminuindo as chuvas. Inclusive muita gente acha bom este mês pois a areia das estradas está mais compactada. Pessoalmente acho melhor de abril a setembro. que é quase sem risco de chuva e se houver é por minutos.

No caminho para a Cachoeira da Velha uma curiosidade é um antigo hotel que pertenceu ao Pablo Escobar. Parece que não chegou a funcionar. É coisa bem grande, vários prédios. Tinha até pista de pouso. Vai passar por ele.

• 7 meses depois...
Postado
  • Membros

Olá @FlavioToc .

Muito bacana seu relato.

Cara, eu vou estar indo em final de agosto para e gostaria de saber qual o valor +/- da diária de um 4X4. (Obs. eu nunca dirigi um, não sou de andar em estrada de terra, acha que consigo?rs)

E outra, há valores mais baratos para hospedagem, tipo hostel?

Abraço.

Postado
  • Autor
  • Membros

A diária fica em torno R$ 250, por dia na Localiza que foi onde alugamos. Experimente ligar para o Hotel Estrela que é um hotel simples e barato mas muito bem situado no centro de Palmas junto a  vários restaurantes e do centro administrativo (veja fotos no Booking). Lá estão acostumados com o turismo e tenho certeza que podem te dar outras opções para locação. Diga que pretende hospedar-se lá, é claro. Veja no site da Localiza.

Dirigir é bem tranquilo, eu não o fiz mas a pessoa que dirigiu também nunca tinha andado em estrada de terra. Na locadora eles te explicam o acionamento de 4x4, reduzida e o que for necessário, não se preocupe. Eu tive que me preocupar foi com este motorista se empolgando demais. Algumas camionetes são como um carro. Junte umas pessoas e divida que vai sair bem em conta. Se estiver sozinho coloque neste site o convite que não vão faltar companhias.

Quanto à hospedagem pode ir sem reservar e em todas cidades vai encontrar uma hospedagem econômica. Tem até campings.

Vá sem medo. Qualquer dúvida me escreva. Vivo no Tocantins.

Postado
  • Membros
2 minutos atrás, FlavioToc disse:

A diária fica em torno R$ 250, por dia na Localiza que foi onde alugamos. Experimente ligar para o Hotel Estrela que é um hotel simples e barato mas muito bem situado no centro de Palmas junto a  vários restaurantes e do centro administrativo (veja fotos no Booking). Lá estão acostumados com o turismo e tenho certeza que podem te dar outras opções para locação. Diga que pretende hospedar-se lá, é claro. Veja no site da Localiza.

Dirigir é bem tranquilo, eu não o fiz mas a pessoa que dirigiu também nunca tinha andado em estrada de terra. Na locadora eles te explicam o acionamento de 4x4, reduzida e o que for necessário, não se preocupe. Eu tive que me preocupar foi com este motorista se empolgando demais. Algumas camionetes são como um carro. Junte umas pessoas e divida que vai sair bem em conta. Se estiver sozinho coloque neste site o convite que não vão faltar companhias.

Quanto à hospedagem pode ir sem reservar e em todas cidades vai encontrar uma hospedagem econômica. Tem até campings.

Vá sem medo. Qualquer dúvida me escreva. Vivo no Tocantins.

É, são esses valores mesmo que estou encontrando, muito maior que o valor de uma Duster (ou similar) por exemplo que estava pensando em pegar, infelizmente.

Entendi, é eu cheguei a dar uma pesquisada como funciona, é bem simples. O motorista chegou a precisar acionar o 4X4? (Tirando as dunas)

To indo eu e mais um amigo, e ta difícil achar mais companhia viu, já publiquei aqui em uma outra conta minha, mas ta foda! kk

Agradeço pela atenção Flávio.

Postado
  • Autor
  • Membros

Sim teve que acionar a tração 4x4. Telefone do hotel Estrela (63) 3232-6600

Se ficar com medo de atolar já acione antes. E nunca tire o pé do acelerador,  mas não acelere demais, apenas mantenha um pouco de pressão nestas situações. Não tem segredo, logo vai andando e pegando o jeito.

Postado
  • Autor
  • Membros

Não se esqueça de quando chegar em Ponte Alta do Tocantins reduzir a pressão dos pneus para 23 libras e quando voltar ao asfalto no final do percurso lá em Novo Acordo novamente colocar a pressão correta. Uma boa ideia e que fizemos foi procurar seguir as camionetes de agências, elas vão todas para os mesmos lugares. Compre sacos de lixo de 100 litros para embalar as bagagens devido a poeira na carroceria, se forem no banco de trás não precisa é claro.

Disponha sempre.

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros

Fala Flávio, boa dica da pressão dos pneus.

Essas dos sacos de lixos, e já tinha visto, mas obrigado.

Quanto gastou de combustivel voce sabe? quantas vezes encheu o tanque, coisa assim... como disse, estou indo eu mais um amigo, e to começando achar que só nos dois não vale a pena alugar um carro e ir por conta...

• 1 ano depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.