Esta viagem era um velho sonho. Daqueles que poderiam ter sido feitos a muito tempo e que vim empurrando com a barriga! Mas chegou a hora! Podia, queria, devia, precisava, sonhava! E a fiz!
E posso assegurar que foi muito abençoada e em tudo que é sufoco Deus deu aquele empurrão para resolver os abacaxis!
Esta página pretende ser um agradecimento a todos que postaram dicas na Internet a respeito desta viagem. Vim trazer também minha contribuição. E é um diário para que eu mesmo possa relembrar no futuro o que passei!
Para tanto, consultei os gentis e atenciosos relatos de amigos e de pessoas da Internet, em especial no sítio http://www.mochileiros.com. Os relatos e dicas foram muito importantes. Creio que devo também deixar minha contribuição! Assim, aqui vai esta página com o relato de minha viagem!
Não digo que fiz a viagem mais otimizada, sagaz e divertida de todas! Certamente poderia ter conhecido mais alguns lugares, pago menos, papeado com mais gente. Mas foi sem dúvida uma viagem inesquecível e eu volto!
Um abraço, vemo-nos por aí!
Mapa da viagem
Segue o mapa da viagem, seguido por uma planilha de datas e rota.
Sem dúvida ela poderia ter sido ainda mais ágil, eu ainda poderia ter visitado mais lugares. Mas quer saber? Faltaram dados antes da viagem e teve dia que eu queria mais era descansar!
Aparentemente, eu poderia voltar do Uyuni a Santa Cruz vindo por Sucre, Potosi, Ururu... Conheceria lugares diferentes... Mas... cadê a informação? Ninguém lá te informa com confiança. Isto é o que lasca.
Fotografias que tirei
Amo fotografar. Confesso que gasto uma grana preta com revelações de fotos. Eu sempre as revelo no tamanho 15x21 que, se é mais cara, traz uma qualidade enorme nas imagens.
Minha câmera é uma simples, a H10 da Sony. Ela tem 10x de zoom ótico. Sem este zoom, várias das fotos seriam impossíveis.
Apresentação
Olá!
Esta viagem era um velho sonho. Daqueles que poderiam ter sido feitos a muito tempo e que vim empurrando com a barriga! Mas chegou a hora! Podia, queria, devia, precisava, sonhava! E a fiz!
E posso assegurar que foi muito abençoada e em tudo que é sufoco Deus deu aquele empurrão para resolver os abacaxis!
Esta página pretende ser um agradecimento a todos que postaram dicas na Internet a respeito desta viagem. Vim trazer também minha contribuição. E é um diário para que eu mesmo possa relembrar no futuro o que passei!
Para tanto, consultei os gentis e atenciosos relatos de amigos e de pessoas da Internet, em especial no sítio http://www.mochileiros.com. Os relatos e dicas foram muito importantes. Creio que devo também deixar minha contribuição! Assim, aqui vai esta página com o relato de minha viagem!
Não digo que fiz a viagem mais otimizada, sagaz e divertida de todas! Certamente poderia ter conhecido mais alguns lugares, pago menos, papeado com mais gente. Mas foi sem dúvida uma viagem inesquecível e eu volto!
Um abraço, vemo-nos por aí!
Mapa da viagem
Segue o mapa da viagem, seguido por uma planilha de datas e rota.
Sem dúvida ela poderia ter sido ainda mais ágil, eu ainda poderia ter visitado mais lugares. Mas quer saber? Faltaram dados antes da viagem e teve dia que eu queria mais era descansar!
Aparentemente, eu poderia voltar do Uyuni a Santa Cruz vindo por Sucre, Potosi, Ururu... Conheceria lugares diferentes... Mas... cadê a informação? Ninguém lá te informa com confiança. Isto é o que lasca.
Fotografias que tirei
Amo fotografar. Confesso que gasto uma grana preta com revelações de fotos. Eu sempre as revelo no tamanho 15x21 que, se é mais cara, traz uma qualidade enorme nas imagens.
Minha câmera é uma simples, a H10 da Sony. Ela tem 10x de zoom ótico. Sem este zoom, várias das fotos seriam impossíveis.
Seguem fotos desta viagem! São mais de 700!
Só clicar no link abaixo!
http://picasaweb.google.com.br/ednardof/FotosParaSite?feat=directlink
Check list do que levei
O que eu levei!
Antes que leia a lista, deixo dicas a respeito dela:
- bíblia ajuda sempre com umas boas palavras de sabedoria;
- lanterninha foi fundamental em inúmeras situações;
- nem precisava levar o casaco de moletom para frio moderado;
- o par de luvas deveria ser de couro. As de lã servem para pouco frio;
- roupa de banho só se você encarar frio de 10 graus para tomar banho em água termal no salar;
- nas cidades têm lavanderias. Melhor por roupa para lavar que trazer muita;
- ao longo do dia a temperatura varia muito. Prepare-se para trocar de roupa ao longo do dia;
- super útil a caderneta e caneta;
- fez uma falta danada um relógio. Deveria ter levado um, e com um despertador dos bons;
- os sacos de lixo tiveram mil utilidades;
- Os saquinhos de enjôo do avião são perfeitos para embrulhar documentos e dinheiro;
- roupas para frio não são opção. Peças impermeáveis foram salvadoras tanto para chuva quanto para 'cortar' vento..
Bíblia
1 calça jeans
1 calça para trekking, a prova de água (Trilhas e Rumos)
bandeira do meu time, o Ceará!
sacos de lixo
bolsinha para documentos e dinheiro
1 par de botas para trekking
1 par de tênis
1 par de chinelos
5 camisetas
1 mochila pequena (cerca de 1o litros)
1 mochila menor (cerca de 20 litros)
1 mochila maior (cerca de 70 litros)
cotonetes
6 cuecas
6 pares de meias
2 pares de meias de lã
1 abrigo de lã (Trilhas e Rumos)
1 casaco de moletom para frio moderado
1 segunda pele para pernas
1 segunda pele para tronco
1 parkha (Trilhas e Rumos)
1 gorro
1 par de luvas de lã
1 cachecol
1 câmera fotográfica digital
1 cabo câmera
1 carregador câmera
1 pequeno tripé para câmera
1 canivete multifunção
1 lanterna de bolso
1 caderneta e caneta
1 óculos escuro
1 caixa óculos
1 rolo de papel higênico
remédios: diarréia, dor de cabeça, dor de barriga, azia (dorflex, gripe, cebion)
1 barbeador
1 pasta de dente e escova de dentes
1 pente
1 desodorante
1 chapéu
1 protetor solar
1 hidratante
1 bucha banho
1 fio dental
xampu 3 em 1
sabonete líquido
1 tesourinha
2 toalhas pequenas
identidade
passaporte
carteira internacional de vacinação
cartões de crédito
cópias dos documentos
cadeados pequenos com chave
2 livros
1 pendrive
cartão com dados importantes (embaixadas, vôo, seguro saúde, telefones)
1 bermuda
Gastos da viagem.xls
Recomendações diversas.doc
ViagemBolíviaPeruEdnardo.doc