Ir para conteúdo

La Paz, Cusco (Vale Sagrado e Machu Pichu), Salar Uyuni - 18 dias, agosto e setembro 2010


Posts Recomendados

  • Membros

Apresentação

 

Olá!

 

Esta viagem era um velho sonho. Daqueles que poderiam ter sido feitos a muito tempo e que vim empurrando com a barriga! Mas chegou a hora! Podia, queria, devia, precisava, sonhava! E a fiz!

 

E posso assegurar que foi muito abençoada e em tudo que é sufoco Deus deu aquele empurrão para resolver os abacaxis!

 

Esta página pretende ser um agradecimento a todos que postaram dicas na Internet a respeito desta viagem. Vim trazer também minha contribuição. E é um diário para que eu mesmo possa relembrar no futuro o que passei!

 

Para tanto, consultei os gentis e atenciosos relatos de amigos e de pessoas da Internet, em especial no sítio http://www.mochileiros.com. Os relatos e dicas foram muito importantes. Creio que devo também deixar minha contribuição! Assim, aqui vai esta página com o relato de minha viagem!

 

Não digo que fiz a viagem mais otimizada, sagaz e divertida de todas! Certamente poderia ter conhecido mais alguns lugares, pago menos, papeado com mais gente. Mas foi sem dúvida uma viagem inesquecível e eu volto!

 

Um abraço, vemo-nos por aí!

 

 

Mapa da viagem

Segue o mapa da viagem, seguido por uma planilha de datas e rota.

 

20100923085446.JPG

 

Sem dúvida ela poderia ter sido ainda mais ágil, eu ainda poderia ter visitado mais lugares. Mas quer saber? Faltaram dados antes da viagem e teve dia que eu queria mais era descansar!

 

Aparentemente, eu poderia voltar do Uyuni a Santa Cruz vindo por Sucre, Potosi, Ururu... Conheceria lugares diferentes... Mas... cadê a informação? Ninguém lá te informa com confiança. Isto é o que lasca.

 

Fotografias que tirei

Amo fotografar. Confesso que gasto uma grana preta com revelações de fotos. Eu sempre as revelo no tamanho 15x21 que, se é mais cara, traz uma qualidade enorme nas imagens.

 

Minha câmera é uma simples, a H10 da Sony. Ela tem 10x de zoom ótico. Sem este zoom, várias das fotos seriam impossíveis.

 

Seguem fotos desta viagem! São mais de 700!

 

Só clicar no link abaixo!

 

http://picasaweb.google.com.br/ednardof/FotosParaSite?feat=directlink

 

 

 

Check list do que levei

O que eu levei!

 

Antes que leia a lista, deixo dicas a respeito dela:

- bíblia ajuda sempre com umas boas palavras de sabedoria;

- lanterninha foi fundamental em inúmeras situações;

- nem precisava levar o casaco de moletom para frio moderado;

- o par de luvas deveria ser de couro. As de lã servem para pouco frio;

- roupa de banho só se você encarar frio de 10 graus para tomar banho em água termal no salar;

- nas cidades têm lavanderias. Melhor por roupa para lavar que trazer muita;

- ao longo do dia a temperatura varia muito. Prepare-se para trocar de roupa ao longo do dia;

- super útil a caderneta e caneta;

- fez uma falta danada um relógio. Deveria ter levado um, e com um despertador dos bons;

- os sacos de lixo tiveram mil utilidades;

- Os saquinhos de enjôo do avião são perfeitos para embrulhar documentos e dinheiro;

- roupas para frio não são opção. Peças impermeáveis foram salvadoras tanto para chuva quanto para 'cortar' vento..

 

Bíblia

1 calça jeans

1 calça para trekking, a prova de água (Trilhas e Rumos)

bandeira do meu time, o Ceará!

sacos de lixo

bolsinha para documentos e dinheiro

1 par de botas para trekking

1 par de tênis

1 par de chinelos

5 camisetas

1 mochila pequena (cerca de 1o litros)

1 mochila menor (cerca de 20 litros)

1 mochila maior (cerca de 70 litros)

cotonetes

6 cuecas

6 pares de meias

2 pares de meias de lã

1 abrigo de lã (Trilhas e Rumos)

1 casaco de moletom para frio moderado

1 segunda pele para pernas

1 segunda pele para tronco

1 parkha (Trilhas e Rumos)

1 gorro

1 par de luvas de lã

1 cachecol

1 câmera fotográfica digital

1 cabo câmera

1 carregador câmera

1 pequeno tripé para câmera

1 canivete multifunção

1 lanterna de bolso

1 caderneta e caneta

1 óculos escuro

1 caixa óculos

1 rolo de papel higênico

remédios: diarréia, dor de cabeça, dor de barriga, azia (dorflex, gripe, cebion)

1 barbeador

1 pasta de dente e escova de dentes

1 pente

1 desodorante

1 chapéu

1 protetor solar

1 hidratante

1 bucha banho

1 fio dental

xampu 3 em 1

sabonete líquido

1 tesourinha

2 toalhas pequenas

identidade

passaporte

carteira internacional de vacinação

cartões de crédito

cópias dos documentos

cadeados pequenos com chave

2 livros

1 pendrive

cartão com dados importantes (embaixadas, vôo, seguro saúde, telefones)

1 bermuda

Gastos da viagem.xls

Recomendações diversas.doc

ViagemBolíviaPeruEdnardo.doc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Quem sou eu

Por que a apresentação pessoal?

 

Porque o relato desta viagem é UM relato da viagem, não O relato. Para se saber o que foi visto, é sempre saber um pouco a respeito dos olhos que descrevem a viagem.

 

Assim, meu nome é Ednardo Ferreira. Sou Adventista do Sétimo Dia, trabalho com informática e transportes públicos. Sou destes faladores extrovertidos, falo em inglês e arranho algo de francês. Falo 'portunhol', como qualquer brasileiro. Morro de medo de cair (que não é o mesmo que medo de altura), não tenho muito problema com conforto e tenho o que minha mãe chama de 'couro de sapo': adapto-me bem a qualquer temperatura, em especial ao frio.

 

Não como de tudo. Mas por outro lado não tenho problema em ter que comer birosca. Gosto de "comida de pobre"! Sou bem tolerante com as pessoas e não tenho muito estresse quando outros são diferentes de mim. Fico muito fulo quando EU erro.

 

Moro em Brasília, que tem 1000m de altitude em relação ao mar e umidade que em boa parte do ano chega a 30%, baixando a coisas como 15%. Isto me ajudou, creio, com o clima e altitude na viagem.

 

Sou destes caras que prefere curtir a viagem que se estressar tendo que ocupar cada minuto em algo super legal. Não sou aventureiro, não estava numa de topar qualquer parada e gostaria de ser mais chutador de balde.

 

Meu contato é ednardof@gmail.com.

 

Caso alguma moçoila se engrace com este andarilho, fique livre para escrever juras de amor e propostas. Favor enviar fotos em roupas de noite e trajes de banho, além de suas intenções pois minha mãe é exigente.

 

Blog que fiz:

 

https://sites.google.com/site/viagemperuboliviaednardo/home

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Belo relato Ednardo!!! Suas fotos tb estão muito bacanas.

Parabens!!

Tambem acabei de chegar de uma trip parecida. Pra agradecer a galera escrevi um relato dos meus 26 dias "sozinhos" pelo Chile Bolivia e Peru.

Se quiser dar uma olhada fica a vontade ok.

Abrs

::otemo::::otemo::::otemo::

 

 

26-dias-sozinho-chile-bolivia-peru-t47152.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Oi Ednardo! Li teus arquivos e o relato está muito bem detalhado!! Percebi que vc fez 3 backtracks (viagens com retorno pelo mesmo caminho) no seu mapa!! Um amigo meu que foi em janeiro fez algo parecido (tirando a parte do salar). Mas é graças à divulgação dessas experiências que os mochileiros podem se ajudar!! Valeu pela consideração a todos nós, por repartir suas impressões sobre os lugares, pessoas e vivências! Valeu!

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Quem leu o relato e viu meu mapa vou que eu tive de fazer várias idas e vindas por La Paz.

 

Isto aconteceu porque:

 

i) não fiz um longo planejamento. Quem pesquisou bastante pode conseguir um caminho melhor;

 

ii) as informações lá são muito desencontradas. Vc chega nas rodoviárias e não se sente seguro com as informações. E meu prazo era corrido. Eu não estava a fim de me arriscar pegando caminho que não sabia se iria ter como, em tempo, chegar onde precisava. preferi, assim, pegar caminhos que conhecesse.

 

iii) Outro problema são os horários dos ônibus. Entre La Paz e Santa Cruz, por exemplo, os horários de ida eram sempre entre 16h30 e 19h30. E os ônibus de Cusco a La Paz, ou do Uyuni a La Paz, me obrigavam a chegar em la Paz pela manhã! Assim, eu tinha que ficar na cidade o dia todo.

 

E isto aconteceu em todas as cidades que passei.

 

------------------

 

Amo mesmo fotografar e insisto: A região de Cusco e Salar Uyuni são IMPERDÌVEIS!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Obs.: os horários que peguei na viagem eram os disponíveis.

 

Num geral, vc pegará ônibus À noite e chegará de manhã nos destinos.

 

Vc chegará em Santa Cruz umas 2h da manhã. E terá de esperar até umas 18h para poder ir a La Paz. Não tem ônibus antes disso. E chegando em La pAz, pela manhã (esqueci o tempo, mas é algo entre 12h e 14h de ônibus), ainda terás de esperar até ao final da tarde ou noite para ir ao Uyuni ou a Cusco, pois de La Paz a estes lugares só tem viagens ao fim do dia.

 

DOs meus 18 dias, gastei uns 5 ou 6 com deslocamentos ou devido a eles...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Foram umas 14h de La pAz a Uyuni.

 

Cuidado com o conforto do ônibus.

 

O de ida era bacana, semi-leito. O de volta era convencional.

 

A estrada tem uns pedações ruins.

 

Não chequei a opção de trem. Sei que ela existe de maneira parcial. Não tem direto de La Paz a Uyuni.

 

Há alguns trechos, mas na minha viagem não chequei isso em detalhes e, não quis me arriscar. Evitei transbordos o máximo possível, por medo de atrasos ou falta de vagas. Não que eu tenha tido problema com isso, mas não quis arriscar. Não tinha data sobrando.

 

E lá as informações raramente são com certeza. Rola muito "eu acho".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...