Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

A viagem da minha vida : 5 meses em Bolívia, Peru, Chile, Argentina e Brasil.

Postado
  • Membros
  • Este é um post popular.

Sim, você não leu errado. Foram 5 meses. Eu demorei mais do que deveria para começar a contar essa história. Mas acho que devo isso a meus possíveis leitores. Afinal, tive muita ajuda desse site para planejar minha viagem. E acredito que posso fazer o mesmo por alguém. Eu vou tentar fazer um depoimento breve, que seja acessível e ao mesmo tempo divertido. Posso entrar em detalhes, postar fotos. Escrevo, acima de tudo, para partilhar experiências e encorajar quem queira viajar. Espero conseguir contribuir.

Meu nome é Vitor, tenho 28 anos. Em 2015 tive a melhor oportunidade da minha vida. Me descobrir e descobrir nosso continente durante 5 meses.
Sou enfermeiro, me formei final de 2013. Em 2014 atuei em um programa do governo com duração de um ano, sem prazo prorrogável. Meu contrato acabou em março de 2015. Na época do meu trabalho me mantive na casa dos meus pais e fui juntando dinheiro. Sei que é uma oportunidade que poucos tem. Não tinha filhos, namorada e emprego (continuo não tendo nada disso, mas atualmente falta dinheiro mesmo).

Inicialmente planejei ir para Bolívia e Peru apenas. Sem data para voltar. E porque esses dois países? Tinha medo da grana acabar e eu estar longe. Sim, pode parecer até piada para quem já visitou. Mas foi um medo real de alguém que era extremamente inexperiente com esse tipo de viagem. Além disso, sentia uma vergonha de ter ido para Europa mas não conhecer os países vizinhos. Conforme visto no título, acabei passando por outros países.

Meu roteiro deve começar como muitos outros aqui. Peguei um avião de Brasília (aonde vivo) para Campo Grande. Do Aeroporto para a Rodoviária com uma mochila de 10 kg nas costas de moto taxi. Recomendo. Porque é barato e porque só se vive uma vez na vida. Caso sua crença religiosa discorde disso, sugiro aceitar respeitosamente que pensamos diferente. Em tempo: não recomendo 10 kg de mochila. Pesava na época 80 kg. O ideal seria carregar até 8 kg. Mas é complicado essa relação de peso de mochila quando sua casa passa a estar nas suas costas.

Da rodoviária de Campo Grande, peguei o ônibus noturno para Corumbá, que fazia fronteira com a Bolívia. Um detalhe: meu avião fez conexão com São Paulo. E quando cheguei a Corumbá percebi que tinha outra viajante que fez o mesmo itinerário que eu desde Brasília até Corumbá.

Bom, preciso fazer uma pausa nesse depoimento coisa: algumas cidades acabam deixando as pessoas mais tímidas e introspectivas. Não é exatamente meu caso. Mas é o caso do Brasiliense comum. Fazer amigos viajando sozinho é fundamental. Ao longo do depoimento vou contar mais histórias de mais pessoas que conheci. Recomendo que pessoas tímidas, querendo viajar só, tentem em seu limite, quebrar essa barreira.

A viajante em questão era bióloga e fazia pesquisa em Corumbá. Ela aguardava uma amiga local. Conversamos um pouco, contei da minha ideia de ir para Bolívia e Peru. Ela me recomendou outra rodoviária onde passariam moto taxi que poderiam me levar a fronteira. E me ofereceu carona com a amiga que estava vindo busca-la.

Caso vocês passem por Corumbá: considerem andar de moto taxi. Caso tenham medo como eu: só se vive uma vez na vida. Mas em caso de acidente, não me responsabilizarei. Dito isso, um outro conselho da minha amiga Bióloga (que infelizmente esqueci o nome) que não precisei usar: considerem a possibilidade de comprar Furosemida para liberar liquido em caso de edema pulmonar causado pela altitude. Obvio, conversem com amigos Médicos antes para eles te detalharem melhor isso. Mas em caso de uma reação desagradável e prolongada a altitude, pensem nisso. Ou façam seguro saúde e não pensem em nada.

Outra dica valiosa: vão ao banheiro sempre que tiverem vontade. Respeitem seu corpo. Perto da outra rodoviária tinha um hotel. O dono do hotel era moto taxista e topou fazer minha corrida até a fronteira. Antes pedi para ir ao banheiro. Ele me deu a chave de um quarto vazio. Esse quarto era maravilhoso. Tinha 3 camas, um ventilador, banheiro e só. A gente não precisa de muito pra ser feliz. Esvaziada bexiga, fomos a fronteira. Essa por sua vez estava fechada e demorava 3 horas para abrir. Por isso que enfatizei a dica do banheiro no início desse parágrafo.

Bom gente, esse depoimento ta grande pra caralho, super detalhista, diferente do que planejei. Mas vou mandar assim porque a escrita foi espontânea e de coração aberto. De acordo com os comentários, sugestões, criticas ou dúvidas, posso mudando o ritmo da narrativa.

Se você leu até aqui, você é um vencedor. Parabéns.

Tópicos da viagem:
O outro lado da fronteira, primeiras noções da Bolívia e a chegada em Santa Cruz de la Sierra
As mochileiras, o avion pirata, meu preconceito contra israelenses e os riscos para se chegar em Sucre
A estadia em Sucre, os primeiros efeitos da altitude e a participação na cirurgia.

Sucre: os museus, as zebras e o parque cretácico. Memórias de um turista.

• Respostas 23
  • Visualizações 6.2k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• Vitorvenancio12
    Vitorvenancio12

O outro lado da fronteira, primeiras noções da Bolívia e a chegada em Santa Cruz de la Sierra  De antemão agradeço as manifestações aqui. Me fizeram antecipar a minha escrita. Ainda não manjo bem

• Vitorvenancio12
    Vitorvenancio12

Agradeço muito ao reforço positivo dado aqui.  Sim, escreverei mais. Só não sei se conseguirei hoje. Mas tenho isso como um compromisso.

• @Vitorvenancio12 Não escreveu muito , tá ótimo e bem leve. Gosto de relato assim, não esqueça de informar os valores. Parabéns pela iniciativa. 

Posted Images

Featured Replies

• 1 mês depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.