Olá viajante!
Bora viajar?
- Respostas 53
- Visualizações 45.2k
- Criado
- Última resposta
Usuários Mais Ativos no Tópico
-
eniobeier 9 posts
-
Iole e Junior 7 posts
-
chinaf 7 posts
-
cbinelli 6 posts
Agora em janeiro realizei uma viagem de carro para San Pedro de Atacama e tive muitas dificuldades com o veículo nos Andes.
Gostaria de saber a opinião daqueles que já fizeram a travessia dos Andes pelo Paso de Jama, como foi o comportamento do carro.
O meu carro é um Fiat Stilo Flex 2006 e a medida que subiamos os Andes ele começou a perder força chegando ao ponto de parar. Isso foi logo após passarmos pelo posto de emigração onde se faz a saída da Argentina. O carro simplesmente não andava. O computador de bordo começou a indicar "avaria no motor", o que me deixou muito aflito pois quem conhece o local sabe como é complicado fica enguiçado naquela localidade.
Bom, esperei alguns minutos e dei partida novamente no motor e começei a subir lentamente, quase "virando roda". E assim foi por muitos quilometros. A medida que começamos a baixar o desempenho melhorou.
Chegando em San Pedro de Atacama muitos me falaram que se tratava da má adaptação dos carros brasileiros à altitude. De fato, em niveis menores o carro manteve o desempenho e consumo normais.
Em Antofagasta levei o carro a uma concessionária que passou o carro pelo "scanner" e nada constatou de errado. Novamente me disseram que era problema da altitude e que muitos carros brasileiros apresentavam esse tipo de complicação.
De antemão eu sabia que haveria uma perda de potência em função disso mas não imaginava que seria de tal magnitude. Gostaria de saber daqueles que fizeram a travessia de carro pelo Paso de Jama ou pelo Paso de Sico qual foi o comportamento do carro.
Estou em dúvida, será que o comportamento do meu carro foi atípico ou é assim mesmo??
Em 2005 cruzei os Andes pelo Paso Libertador, que liga Mendoza a Santiago com um Fiat Stilo 2003, onde a altitude chega a cerca de 3.000 msnm e não pude notar qualquer alteração no comportamento do carro.
Que puder relatar agradeço.