Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Carros: Problemas com Altitude

Postado
  • Membros

Agora em janeiro realizei uma viagem de carro para San Pedro de Atacama e tive muitas dificuldades com o veículo nos Andes.

Gostaria de saber a opinião daqueles que já fizeram a travessia dos Andes pelo Paso de Jama, como foi o comportamento do carro.

O meu carro é um Fiat Stilo Flex 2006 e a medida que subiamos os Andes ele começou a perder força chegando ao ponto de parar. Isso foi logo após passarmos pelo posto de emigração onde se faz a saída da Argentina. O carro simplesmente não andava. O computador de bordo começou a indicar "avaria no motor", o que me deixou muito aflito pois quem conhece o local sabe como é complicado fica enguiçado naquela localidade.

Bom, esperei alguns minutos e dei partida novamente no motor e começei a subir lentamente, quase "virando roda". E assim foi por muitos quilometros. A medida que começamos a baixar o desempenho melhorou.

Chegando em San Pedro de Atacama muitos me falaram que se tratava da má adaptação dos carros brasileiros à altitude. De fato, em niveis menores o carro manteve o desempenho e consumo normais.

Em Antofagasta levei o carro a uma concessionária que passou o carro pelo "scanner" e nada constatou de errado. Novamente me disseram que era problema da altitude e que muitos carros brasileiros apresentavam esse tipo de complicação.

De antemão eu sabia que haveria uma perda de potência em função disso mas não imaginava que seria de tal magnitude. Gostaria de saber daqueles que fizeram a travessia de carro pelo Paso de Jama ou pelo Paso de Sico qual foi o comportamento do carro.

Estou em dúvida, será que o comportamento do meu carro foi atípico ou é assim mesmo??

Em 2005 cruzei os Andes pelo Paso Libertador, que liga Mendoza a Santiago com um Fiat Stilo 2003, onde a altitude chega a cerca de 3.000 msnm e não pude notar qualquer alteração no comportamento do carro.

Que puder relatar agradeço.

• Respostas 53
  • Visualizações 45.2k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Membros

bom o fuscão com sua ingeção modernissima do ano de 75 foi só da duas voltas no parafuso de entrada de ar no carburador e o possante foi valente nas subidas e na altitude

Postado
  • Autor
  • Membros

Amigos,

Olha só a resposta que consegui da Fiat a respeito da dificuldade que tive nos Andes.

"O Stilo produzido para o mercado brasileiro não prevê que o mesmo seja utilizado em altitudes superiores a 3000 metros.

Portanto o comportamento apresentado é normal.

Os veículos exportados para os países onde é normal esta situação(Chile, Bolívia, México, etc) recebem uma calibração específica.

Atenciosamente,

Carlos Henrique Ferreira

Comunicação Corporativa Fiat Automóveis"

Então, quem tiver um Fiat e quiser viajar pelo Andes já sabe que vai ter algum tipo de problema com o desempenho.

Postado
  • Membros

É pelo visto todo mundo tem problemas com o carro... se ajustar a injeção fosse tão fácil como regular o carburador do velho e bom fuscão seria o mundo perfeito..

Mas tudo bem, o lance é seguir em frente e ver o que acontece..pelo que tenho visto ninguém ficou parado de vez, então vale a pena arriscar.

Enio, você me deu uma boa idéia, vou mandar um e-mail para renault e perguntar se existe alguma coisa que posso fazer antes de ir para minimizar o problema, vamos ver o que eles respondem.

• 2 anos depois...
Postado
  • Membros

:roll: Vou de HILUX a diesel, tenho dúvida quanto ao desenpenho do carro a diesel porque ele congela, em Gramado RS com 3 graus negativos senti uma grande diferença no barulho do motor.quem sabe se existe algum problema com o oleo em temperaturas abaixo de zero, no caso da cordilheira(mendoza/santiago)pode fazer até 10 graus negativos.

Alexandre.

Postado
  • Membros

novidades na nossa ultima viagem 5 carros nos acompanharam, uma L200, uma Vitara a diesel, um pegout 307, um vectra CD , E UM Corolla menhum teve problemas apenas um aumento expressivo no consumo. e um queda na potencias mas nada comprometedora e subimos até o cristo a quase 4 mil metros

Postado
  • Membros

Muitas injeções eletrônicas se "auto-ajustam" ao dar a partida do carro. Não sei a quantidade de vezes que precisa ser feito isso, mas acredito que com algumas a IE entenda a proporção dos gases e faça a correção. É extamanente por isso que existe os sensores de leitura, MAP, MAF, etc.

Quem já não viu carro "flex" em 1994>? Eu cansei de ver/ouvir: "Amigão, R$20 de alcool e completa o resto com gasolina". :lol:

Abraços

Ps: Não sou mecânico, mas gosto do assunto. :mrgreen:

• 5 semanas depois...
Postado
  • Membros

Estou indo para Bolívia em julho/09 de fuska com dois amigos. Temos algumas dúvidas

- preço da gasolina na Bolívia;

- estado das estradas;

- necessidade de carteira de habilitação internacional;

- necessidade de seguro.

obrigada

pois é por estes motivos é que acho que os carros companheiros do fusca não tiveram problemas
  • 2 meses depois...
Postado
  • Membros

Fui em julho/08 para o Atacama, via Purnamarca; Peru/Bolivia julho 2009.

Algumas consideraçoes sobre a altitude:

Considero essencial o oxigenio para quem viaja com crianças, nao esqueça de colocar soro fisiologico, pois em grandes altitudes temos oxigenio e umidade rarefeita...

Qto aos veiculos: todos tipos de veiculos passam por alguma dificuldade na altitude, devido a menor quantidade de oxigenio na atmosfera, a mistura tende a ficar mais rica= -menos oxigenio +combustivel, levando a um crescente consumo de combustivel, isso é normal. Oque devemos fazer é ter um pouco de paciencia, e forçar menos o motor. Para ter uma ideia: meu carro em media faz 11km/l, depois de Purnamarca, começou a fazer 5km/l. (ranger cd 4x4 3.0 diesel)

Quanto ao diesel, nunca tive problema (-16 graus no Geiser del tatio), mas na duvida, compre aqui no Brasil ou mesmo na Arg/Chile, o STP aditivo para Diesel, pois ele contem anti-congelante, e coloque qdo realmente for entrar na zona de alta altitude, este ano senti uma significativa melhora do consumo em altitude usando o aditivo.

Quanto ao oleo do motor, nao creio q havera problemas, pois os veiculos, mantem suas temperaturas ideais qdo em funcionamento.

Radiador, geralmente todos carros vem de fabrica com fluidos q aumentao o ponto de ebulicao e congelamento.

Se possivel leve um cabo de extensao para bateria, pois no frio o maior problema é a rapida descarga da bateria.

Boa viagem,

Robson

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.