Ir para conteúdo

Madrid, Marrakesh, Deserto de Zagora, Barcelona, Toulouse, Lyon, Genebra, Chamonix, Milão e Veneza


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Em construção....

 

Primeiro relato de viagem - Junho de 2009 :

lisboa-madrid-barcelona-paris-amsterda-em-16-dias-sozinho-t36780.html

 

Segundo relato - Outubro de 2009:

fotos-roteiro-montevideo-e-punta-del-leste-1-final-de-semana-t37690.html

 

Contato: fabiomatsuo@uol.com.br

 

Facebook: http://www.facebook.com/badge.php?id=1798751993&bid=2227&key=1998371569&format=png&z=137022893

 

 

Em algum lugar sobrevoando o Oceano Atlântico, 22 de outubro de 2010!

 

Mais um início de relato de viagem, desta vez com destino a Madrid, Marrakech, Casablanca, Barcelona, Sul da França ou sei lá onde, Genebra, Milão e Veneza. Engraçado que apesar de ser a terceira vez que volto à Europa tenho o mesmo frio na barriga da primeira vez. Não sei o que me aguarda, quem vou encontrar, o que vou ver... mas espero que tenha muitas aventuras e ótimas histórias para contar aqui...

 

Sonzinho no Ipod...Rehab da Amy Winehouse... essa música me faz lembrar duas pessoas, a primeira é do meu amigo Diego Oliva, que me apresentou a Amy e hoje em dia não sai mais de Havaianas nos pés...rs... e a segunda pessoa, minha querida amiga Fernanda Fuzatto, que sofria dos mesmo sintomas psicóticos... brincadeira. hahahaha... Fernandinha Winehouse... Te amo, Fer!

 

A viagem começou por Campinas, a cidade em que moro, que maravilha ter um aeroporto internacional! Evita todo o transtorno de ir até Guarulhos em SP. Foi uma conexão saindo de Campinas com destino ao aeroporto do Galeão no Rio de Janeiro, onde esperei por três horas meu voo para Madri.

 

Vale ressaltar que ao contrário da Cia aérea que não vou citar nome, mas algo do tipo "Ali na Itália"... A Ibéria está sendo ótima com os clientes, receberam-nos com sorrisos e um "Buenas noches" simpático, jornais, fones de ouvido... enfim, tudo muito diferente da "outra" que nos maltratou na última viagem.

 

Bom 21:45h e um cheiro bom passou pelos corredores... comida! Na TV exercícios de alongamento.... a vaca da frente quase quebrou meu joelho quando reclinou a poltrona.

 

Ficar no aeroporto por três horas foi trash, estou lendo "O Vendedor de Sonhos" do Augusto Cury, interessante... vai ser meu companheiro nessa viagem. Ah, esqueci de falar, acordei com uma mensagem no celular me desejando boa viagem... Tá, um beijo! Obrigado!

 

Lembrei de outra coisa, liguei para meu sobrinho de 8 anos, o Richard, que me perguntou se eu estava indo pra Madri na Espanha? Fiquei espantado! Como ele já sabe que Madri fica na Espanha? Que espertinho... será que puxou o tio??? Hahaha.. modééééésto.... mas entrei no assunto porque me lembrei da primeira gafe dessa viagem, ao fazer meu check-in pela TAM a atendente falou: " mas... Madri é um país... qual a cidade que você vai lá? " Pra quem me conhece já deve imaginar a cara "simpática" que fiz para a moça...bom, vou falar para ele ter aulas de Geografia com meu sobrinho... Fiquei imaginando qual seria a capital desse país chamado Madri...

 

Ouvindo Teardrop do Massive Atack... a comida ta chegando..... chegoooou... ufa!

 

Pausa dramática................................................

 

Hora de comer...

 

20101202211729.JPG

 

To vendo que essa viagem vai ser dedicada as lembranças dos meus amigos....hora de dormir...

 

 

Madrid, 23 de Outubro de 2010

 

Cheguei no hostel, muito fácil de achar quando se tem um mapa, fica bem no coração da cidade, na estação de metrô Sol. O dia está muito quente e agora são 12:49h aqui, no Brasil 09:49 da manhã... tomei banho vou largar as coisas e partir, vou pegar leve... como já conheço a cidade vou preferir conhecer a noitada...

 

O hostel é ótimo! São quatro camas, organizado, limpo, com wi-fi no quarto grátis.. que o ‘deus' dos internautas viciados nos abençoe!

 

Bom, 17 horas aqui... no Brasil 13h... fui até o Parquel de El Retiro, é muito bonito, gente com barquinho dentro do lago... as folhas das árvores no chão dão um toque todo especial no outono..

 

20101202211857.JPG

 

Pra variar comi no Mc Donalds, um lanche chamado NY! Muito bom, hamburguer, molhor barbecue, bacon, queijo...

 

Já estou entrando no clima da cidade, fui parado por três turistas me perguntando sobre o endereço.. hahaha.. estou um perfeito madrilenho.. chegou mais um parceiro de quarto, mas não o vi ainda.. só vi as coisas dele na cama.. e uma havaianas azul com a bandeira do Brasil... será brasileiro??

 

 

Chega de andar... tem mais dias pela frente...

 

 

Chegou mais uma pessoa no meu quarto, uma Coreana! Gostei, muito legal!

 

Chegou mais uma pessoa no hostel, outra Coreana! Gostei! Mais uma coreana acaba de chegar... kkkkk.. a Corea ta dominando o quarto! Essa outra é muito simpática, acabou de chegar da Holanda e está indo para Portugal amanhã... acho que o nome é Kyona...

 

Vixi... agora ferrou tudo! Todos os meus parceiros de quarto sao coreanos, o mais engraçado é que eles não se conheciam... Eles queriam ir para balada.. "Topo, porque não?!"

 

20101130000527.JPG

 

20101202212035.JPG

 

Bom, continuo achando a noite de Madrid uma das melhores entre todos os lugares do mundo que já fui.. tem gente pelas ruas aos montes, as 2, 3, 4 da manhã... Agora são 13 horas e só dormi duas horas... Fomos numa balada muito legal, 8 euros para entrar com direito a uma bebida... Chegamos na balada ao som de Waka Waka da Shakira, os coreanos entraram no clima... Depois só tocou música espanhola, que na minha opinião estava muito bom, mas eles não gostaram muito... as meninas quiseram ir embora, pq uma delas tinha voo para Lisboa logo cedo, fiquei com o coreano por lá mesmo... e depois fomos comer um Kebab. Voltamos com o sol já nascendo.

 

 

"Momento cultural"

 

O seriado Lost é conhecido no mundo todo e faz muito sucesso na Corea também por causa da atriz que interpreta a Sun Kwon ela é uma atriz de grande sucesso por lá... A grande decepção fica por conta do marido dela, segundo eles, o Jim não é coreano... e quando está atuando, os coreanos não conseguem entender o que ele fala...

 

 

Madrid, 24 de Outubro de 2010

 

Meu dia hoje foi perdido, dormi muito ... balada muito legal!

 

Dez e meia da noite, acabamos de voltar do jantar, comemos um tal de "falafela", comida típica turca.. é o que encontramos de mais barato aqui. Chegou mais um coreano no quarto... definitivamente este hostel é coreano. Está sendo uma grande experiência com eles. Saímos pela cidade agora a noite andando e dando risada de tudo. Eu to adorando os coreanos, são pessoas extraordinárias, muito simples e divertidas, agora aqui no quarto estão 2 coreanos e 1 coreana, a outra foi para Lisboa. Estamos montando um itinerário para Toledo, vamos logo pela manhã...

 

20101202212151.JPG

 

20101202212313.JPG

 

Andando pela cidade fomos até a Plaza Mayor e ao Mercado de San Miguei, tomamos um sorvete... foi muito bom ter passado por lá... relembrei do piquenique que fizemos no ano passado com o Alan e Marcelo quando estivemos aqui em Madrid.

 

20101202213202.JPG

 

 

Madrid, 25 de Outubro de 2010

 

Acordamos por volta de dez horas, tomamos café aqui no hostel mesmo e partimos para Toledo que fica a 40 minutos daqui, eu o Jeon e o Taejun. A cidade é incrível, pequena, uma arquitetura impecável! Andamos por toda a cidade e paramos para comer um Paella num restaurante de uma chinesa hiper simpática, o preço foi ótimo, 11 euros por pessoa.

 

20101202213350.JPG

 

Incrível, mas me tornei irmão do Jeon, o cara entendeu meu senso de humor quando comentei que um cara que passou na rua parecia o Albert Einstei... "Einstei está aqui?" hahaha... e expliquei também que os brasileiros depois que comem muito falam a expressão "Estou triste". Vc se torna amigo das pessoas aqui! Particularmente acho isso incrível. O Taejum é mais reservado, mas é gente boa também. O Jeon é médico especializado em medicina oriental, está prestando serviço militar na Coréia e o Taejun estuda economia numa universidade na Holanda.

 

 

Outro momento cultural: Hoje me contaram que na Coréia a sua idade não é a mesma da sua data de nascimento, exemplo, eu nasci em 1981, então no Brasil eu tenho 29 anos e no restante do mundo também, mas se eu morasse na Coréia eu teria 30 anos, não entendi direito ainda o porquê, mas vou pesquisar assim que voltar paraBrasil.

 

Andando nas ruas de Toledo, fomos até um restaurante no topo da cidade de onde se tem uma vista incrível da cidade "Parador", falei para o Jeon que ele seria meu guia, mas tive que demiti-lo depois que o ônibus passou do ponto correto, tivemos que voltar andando, e podem acreditar, encontramos mais dois coreanos dentro do ônibus. Agora eramos 5 pessoas: eu e mais quatro coreanos e realmente mantenho a opinião que os coreanos são espetaculares! Muito gente boa! Readmiti meu guia porque a vista que ele nos levou era perfeita!

 

20101202213443.JPG

 

Conhecemos a Jéssica no ponto do ônibus pq comentamos com ela que no ponto que estávamos, os ônibus não passariam... ela nos levou ao ponto correto, lugar que nunca chegaríamos sozinhos.

 

Ainda com meu senso de humor... estávamos atravessando a rua e eu gritei "CUIDADO O CARRO"..kkkkkkkk... era zoera.. mas valeu a cara de susto dos coreanos... eles queriam me jogar da ponte... daí falei.. " Eu entendo um pouco de espanhol, então não podem me matar" .. kkkkk

 

Fiz hoje meu momento pechincha, comprei mais uma bandeirinha para colar na minha e pedi "descuento" ... e claro! Ganhei 1 euro... jeitinho brasileiro...

 

A volta para Madrid foi tranqüila e paramos no Mc Donald para jantar, Mc Califórnia. Estamos no hostel agora. Madrid está fria...

 

Amanhã a tarde tenho o voo para o Marrocos, na África... medo!

 

 

Marrakech, 26 de outubro de 2010

 

 

Site do hostel: http://www.travellerspoint.com/accommodation/pt/46873-Auberge-Riad-Douzi/

 

Valor: 7 euros com café da manhã.

Passeio para o deserto: 60 euros muito bem pagos.

Troque seus euros no aeroporto, o câmbio é igual ao da cidade... 1 euro = 10 dihrans.

 

Parte I

 

Marrakech eu defino da seguinte maneira: imagine que você nunca tenha ido a São Paulo, mas te disseram que é um ponto turístico. Quando você chega na cidade escolhe um táxi e descobre que o seu hostel está localizado em uma das travessas da Avenida 25 de março e apesar de ter um ótima classificação pelo site está cheio de de gente nas ruas, carros e motos disputando espaço com os pedestres em ruas estreitas e sujas, vendedores querendo te vender de tudo, crianças pedindo dinheiro, parece a visão do inferno. Daí você se pergunta por que escolheu este lugar para as férias e tem vontade de ir embora na mesma hora. Porem a medida que o susto passa e andamos pela cidade descobrimos que além daquele lugar existe também uma Avenida Paulista, um Parque do Ibirapuera...assim é Marrakech... e o meu hostel localizado dentro da Medina, o centro velho da cidade. Marrakech a primeira vista é um choque!

 

Não julgue a primeira vista... você só entenderá a cidade quando andar pela ruas, entenderá que as pessoas ali estão lutando pela sobrevivência. A cidade é mágica, é alí que suas idéias pré-concebidas se acabacam. Abdul, o dono do hostel, me recebeu com um "Salamaleco" e um sorriso e com isso todas as barreiras se quebram... poderia ser um comerciante simpático... mas era mais que isso, era um vencedor, um homem que no meio da pobreza africana descobriu o seu modo de ser alguém, estudou geografia, conquistou muito, mas não perdeu o mais importante: a humildade... Abdul foi um pai pra mim em Marrakech.Abdul é único! É sem dúvida o comerciante mais gente boa que conheci em toda a minha vida.

 

Subi até o terraço, ainda me perguntando porque havia escolhido aquele lugar...foi quando conheci os 5 estudantes de NY e me sentei para conversar, na mesma hora Abdul me serviu um chá com hortelã e sentou-se ali para ouvir nossas histórias... Ao mesmo tempo chegou ao terraço um casal de amigos que mais pareciam estar em Lua de Mel, eram Liza e Manoel, dois argentinos que moram na Espanha. . Em dez minutos mudei a minha idéia de ir a Casablanca, decidi me aventurar no deserto de Zagora...

 

 

Deserto de Zagora, 27 de outubro de 2010

 

Ao redor de uma fogueira, tambores improvisados. Não menos importantes que o violão e as vozes que formam um coral num dialeto próprio. Uma experiência única e inesquecível. O único luxo, uma luminária a gás. Sem banho, sem banheiros. Nove horas de viagem e mais meia hora sobre camelos, assim foi a chegada no deserto... Na noite de Zagora... um jantar dentro das cabanas... sopa com pães, depois batatas, legumes, frango numa tigela única, comendo em comunidade, dividindo experiências, risadas e um pouco da cultura de cada um dos países que ali estavam. Brasil, México, Alemanha, Espanha, Argentina, Estados Unidos, todos juntos, sem fronteiras, sem diferenças... Todos com um único objetivo: a cultura do povo Berberi. Ainda ao redor do fogo, todos dançando, cantando, batendo palmas... quando a maioria foi dormir ali estavam, Liza, Manoel, José (*), Agustín (*), a tribo Berberi e eu...... A medida que o fogo diminuía nos aproximamos mais e mais... No que restou do fogo, uma chaleira e pães, ninguém se importa de se sentar na areia. Agora, só a luz da lua... é possível caminhar no deserto, a visão se acostuma... Integração total com os nativos... sem máscaras... sem imaginar que estávamos num teatro... soubemos da vida deles... Comunicação? Algumas palavras em inglês outras em espanhol... e desenhos no chão... é ali que aprendemos também que se aprende muito na escola da vida... Até o silêncio diz muitas coisas... reflexão...auto conhecimento... será que precisamos de muito?

 

Fim do fogo... fim do dia...

 

Minha cama? Um cobertor sobre a areia... Meu teto? As estrelas... para que ter cinco se eu posso ter um milhão....

 

20101202214233.jpg

 

 

(*) Agustín e José... dois argentinos... que tive o prazer de conhecer nesta viagem... Agustin vivem numa cidade da Argentina e José vive numa cidade da Espanha, são amigos desde crianças quando José morava na Argentina. Nos conhecemos no transporte... dois loucos... dois "boludos", professor de Educação física e baixista de banda, respectivamente. Engraçados.

 

 

Marrakech, 26 de outubro de 2010

 

Parte I

 

Marrakech eu defino da seguinte maneira: imagine que você nunca tenha ido a São Paulo, mas te disseram que é um ponto turístico. Quando você chega na cidade escolhe um táxi e descobre que o seu hostel está localizado em uma das travessas da Avenida 25 de março apesar de ter um ótima classificação pelo site, nas ruas gente se atropelando, carros e motos disputando espaço com os pedestres em ruas estreitas e sujas, vendedores querendo te vender de tudo, crianças pedindo dinheiro, parece a visão do inferno. Daí você se pergunta por que escolheu este lugar para as férias e tem vontade de ir embora na mesma hora. Porem a medida que o susto passa e andamos pela cidade descobrimos que além daquele lugar existe também uma Avenida Paulista, um Parque do Ibirapuera...assim é Marrakech... e o meu hostel localizado dentro da Medina, o centro velho da cidade.

 

Não julgue a primeira vista... você só entenderá a cidade quando andar pela ruas, entenderá que as pessoas ali estão lutando pela sobrevivência. A cidade é mágica, é alí que suas idéias pré-concebidas se acabacam. Abdul, o dono do hostel, me recebeu com um "Salamaleco" e um sorriso e com isso todas as barreiras se quebram... poderia ser um comerciante simpático... mas era mais que isso, era um vencedor, um homem que no meio da pobreza africana descobriu o seu modo de ser alguém, estudou geografia, conquistou muito, mas não perdeu o mais importante: a humildeade... Abdul foi um pai pra mim em Marrakech.

 

Subi até o terraço, ainda me perguntando porque havia escolhido aquele lugar...foi quando conheci os 5 estudantes de NY e me sentei para conversar, na mesma hora Abdul me serviu um chá com hortelã e sentou-se ali para ouvir nossas histórias... Ao mesmo tempo chegou ao terraço um casal de amigos que mais pareciam estar em Lua de Mel, eram Liza e Manoel, dois argentinos que moram na Espanha. Em dez minutos alí mudei totalmente minha opinião sobre o Abdul. Abdul é único! É sem dúvida o comerciante mais gente boa que conheci em toda a minha vida. Em dez minutos mudei a minha idéia de ir a Casablanca, decidi me aventurar no deserto de Zagora...

 

 

20101202214105.jpg

 

20101202214156.jpg

 

20101202214459.jpg

 

 

De Zagora a Marrakech, 28 de outubro de 2010

 

Ao som de U2, voltamos para Marrakech pelas mesmas curvas intermináveis que viemos... o cenário... pequenos vilarejos, casas simples feitas com barro em meio as montanhas...roupas coloridas secam sobre as pedras... Montanha após montanha... o cenário não muda... e Meca? Para que lado está? Será que todas essas pessoas conseguirão seguir os ensinamentos de Maomé ir pelo menos uma vez na vida a Meca?

 

Parte II - Marrakech

 

Enfim chegamos de volta a cidade... um quarteirão antes o motorista nos pediu dinheiro, dois euros cada um... merecia? Óbvio que não! Não se para em lugares caros no meio da estrada só porque ele comeria de graça. Todos ali, mochileiros... fizemos de conta que não entendemos. Hora do banho merecido.

 

Encontramos mais tarde os dois argentinos na praça principal da cidade... por que não um Kebab e uma coca num lugar barato? Mais risadas, mais próximos... andamos pelas ruelas da Medina, mais risadas... mas onde estava a cerveja? Fomos buscar onde não era proibido, ou seja, fora da muralha que separa a Medina do resto de Marrakech... ali descobri a "Avenida Paulista" de Marrakech... e o quanto a cidade é desenvolvida... mas cadê a cerveja? Achamos... mas quem iria pagar quase 15 reais por uma? Mais risadas.... mais amigos nos tornávamos... aula de espanhol para mim e aulas de português para José... De volta ao hostel... mais risadas no terraço, agora tínhamos com a gente os dois argentinos agora, mais e mais risadas.... Música de Maria Rita no celular de José... mais conversas... e por que não comentar que ali estava uma belga dormindo no terraço porque, segundo ela, gostava do ar fresco... mais risadas... concluímos que estava ali para economizar... por que haveria ali junto dela um milho queimado? Com duas mordidas? Como somos mals... não valemos um Dirhan (**)... mais risadas... a medida que adentrávamos na madrugada... mais o coração se apertava a despedida estava próxima.. todos sentiram... era o último dia de todos que ali estavam... os quatro num voo três horas mais tarde... o meu, só as onze da noite... mas onde iriam dormir os dois argentinos? Eles não estavam com a gente no mesmo hostel... penetras... mais risadas... Acordei e todos já tinha partido...

 

Marrakech, 29 de outubro de 2010

 

Conhecer Marrakech, esse era o objetivo... não tinha dado tempo ainda... cheguei tarde e fui no outro dia direto para o deserto... Agora era eu sozinho... bandeira do Brasil no bolso, água na mochila e muita caminhada... o bom de ser brasileiro é que as pessoas dali se identificavam com a gente... acenavam... diziam "Brasil"... e claro, eu retribuía...

 

Não fui muito além da Medina... prefiri ficar por ali mesmo na grande praça... onde ali se podia comprar desde um dente, uma dentadura completa até uma coruja... foi ali também que vi as famosas serpentes subindo ao som da flauta...Vários artistas nas ruas. Conheci o lado mais desenvolvido da cidade que fica fora da medina. Na parte da tarde, consegui trocar o vidro do meu telefone, que tinha achado dentro de um ônibus em Berlin numa outra viagem, esperei por 3 horas... Quando já estava anoitecendo, voltei ao hostel para pegar minha mala e partir para o aeroporto, Abdul não me deixou sair sem jantar, ele havia feito o tradicional Cuscuz Marroquino, uma espécie de arroz triturado com batatas, cenoura, frango. Ajudei o Abdul a tirar a mesa e conversamos mais... Desci até o quarto, onde estavam duas brasileiras e Abdul foi até lá nos servir chá... Como havia dito, Abdul foi um pai pra mim aqui em Marrocos. Outra coisa muito interessante, estava partindo para o aerporto e ao mesmo tempo a moça que cuidava da limpeza também, mas não parecia a mesma, desta vez estava toda coberta com as roupas tradicionais muçulmanas, diferente das roupas normais que usa para trabalhar, daí conclui que só na rua elas tem que se cobrir...

 

O que levo do Marrocos... é a experiência de vida... a cultura...

 

Voltarei aqui.. isso é uma certeza.

 

Barcelona, 30 de outubro de 2010

 

Barcelona é minha cidade do coração, parei aqui estratégicamente e aproveitopara passar o final de semana, mas no fim acabei passando um dia só porque não consegui mudar minha reserva em Zaragoza. Já estive aqui no ano passado, mas faltaram alguns lugares para conhecer. Aproveitei e fui até o Parque Guell, obra de Gaudi e caminhando sem rumo pela cidade cheguei a La Sagrada Família.

 

 

 

Zaragoza, 31 de Novembro de 2010

 

Perca-se pela cidade, ande pelas ruas e quando estiver cansando, sente-se...Olhe para qualquer lado e verá cenários incríveis. Zaragoza não é uma cidade de noite agitada, aqui é para quem quer tranqüilidade... Com certeza está no meu ranking das cidades mais bonitas que já vi... a cidade se resume num quarteirão de construções incríveis é possível fazer a cidade num só dia. Tem a catedral mais bela que já vi na vida. Cinco horas andando e vi tudo...

 

 

 

Hendaye (França), 02 de Novembro de 2010

 

Mudei novamente meu roteiro.. desisti de dormir na cidade... vou para Toulose direto...

 

...E quem diria que no meio de uma cidade bem ao norte da França eu iria encontrar duas brasileiras, a Fran e Tany, que fazem estágio em Bordeaux e são estudantes. Não tenho dúvidas que o melhor do Brasil são os brasileiros, você percebe quem são só pelo jeito que olham pra você... Elas chegaram tímidas e viram que eu era brasileiro por causa das bandeiras na mala... E no começo da conversa elas me perguntaram se tinha algo legal para fazer na cidade e claro que depois de muitas risadas elas queriam mesmo saber se tinha algum supermercado por perto, afinal todos os estudantes de engenharia de alimentos querem saber qual a composição deles...

 

Contei que comi uma paella usando como colher o papelão da embalagem e muito gentilmente me deram um garfo e uma faca! Obrigado Tany e Fran! São por pessoas como vocês que eu digo que o melhor do Brasil é o Brasileiro.

 

Numa cidade litorânea nada melhor que uma boa conversa para esquentar e passar o tempo enquanto o trem não chega... O mais engraçado era a lancheira das meninas que variava de queijos, salgadinhos e chocolates... Em relação a cidade? O melhor sem dúvida foram as risadas em frente da estação...

 

 

Lyon (França), 03 de Novembro de 2010

 

Essa se eu contar ninguém vai acreditar...na verdade nem eu estou acreditando até agora.. Imagina chegar em Lyon sem saber uma palavra em Francês sair da estação de trem e ver centenas de pessoas andando por todas os lados, sem ter onde ficar e sem saber nada da cidade, ir até um Mc Donalds para consultar internet e procurar um hostel e de repente um cara todo empolgado vê minha mala cheia de bandeiras coladas e me pergunta se eu sou um viajante, dizendo que é o sonho dele viajar pelo mundo...este é o Gregory, um cara incrivelmente gente boa que me deu abrigo na Kitchnet dele sem me conhecer... Neste momento escrevo enquanto ele, a namorada e um amigo dele comem um espaguete preparado por ele mesmo. O cara é bacana demais!

 

Ao som de Aakon e músicas da cidade natal dele, uma ilha na América Central, conversamos mais e conheci o amigo dele, o Steve, cantor de Rap e com música própria. O Gregory foi a frança hoje pela manhã resolver uns assuntos do carro dele, na despedida, o cara além de me abrigar na casa dele, me deu uma blusa, um cachecol, um livro que foi escrito pelo tio dele e ainda um papel com uns dizeres que faço questão de colocar aqui. Para retribuir, não que eu precisasse, mas deixei minha Havaianas do Brasil.. nada mais justo..

 

 

Lyon (França), 04 de Novembro de 2010

 

Com muito custo achei um hostel na cidade, entrei no Mc Donalds para comer e achei um. Fácil de chegar!

 

Daqui de cima, no ponto mais alto da cidade, onde está o meu hostel, se tem uma das visões mais privilegiadas da cidade. Lyon é linda e fica muito mais a noite. É uma grande cidade. Meu albergue fica na parte velha de Lyon e sem dúvida a mais bonita. Adoro essa vida de mochileiro, na verdade amo! Quando na vida se tem a oportunidade de conversar com uma menina de Taiwan e outro dos EUA comendo salgadinhos e apreciando a vista? A vida nunca é uma rotina...

 

 

Acordei cedo, café da manhã reforçado e me lancei na ruas da cidade. Lyon é impecável! Parece Paris, mas reduzida. Para conhecer a cidade deve-se andar nas ruas. Entrei no Museu de Miniaturas e cinema, incrível! Peças originais de filmes do Hollywood, como o robô original do filme "Eu, Robô!", a jaqueta de couro do Arnold Schwazneger no filme "O exterminador do futuro" além de miniaturas incríveis de cenários de filmes.

 

 

Continuei andando e quando que a paisagem não mudava mais foi a hora de pegar um metrô e ir para o lado mais desenvolvido. Dia de sorte! Aqui no Mc Donalds tem uma promoção onde vc destaca do copo cupons premiados, ganhei 2 lanches... janta garantida...rs

 

Aqui em Lyon é onde nasceu o Espírita Allan Kardec e onde Nostradamus morreu e publicou suas professias, o livro original está guardado em um prédio.

 

 

Foi aqui também que nasceu o Grande escritor Antoine de Saint-Exupéry autor do livro "O pequeno príncipe"... Que com certeza me remete ao meu grande amigo Rodrigo Gonzales sem duvida o meu amigo mais culto...

 

 

 

 

Genebra (Suíça), 06 de novembro de 2010

 

E foi de trem que segui meu percurso até Genebra, admirando as belas paisagens que só tinha visto antes em quadros... Vilarejos aos pés das montanhas, casinhas com chaminés e fumaça saindo...

 

Perfeição é a palavra mais modesta que encontrei para definir a cidade! Quando se anda ao redor do Lago de Genebra você se depara com mais uma paisagem cinematográfica, montanhas ao fundo cobertas de gelo, barcos no cais, organização total.

 

Andar por Genebra é como estar no salão do automóvel. É uma coleção de carros de dar inveja a qualquer um... varia de Ferrari's, Juaguar's, BMW's... vi num mesmo dia 3 limousines também. Genebra é rica. É sem dúvida a cidade mais cara da Europa, tudo é caro, desde a água até o meu velho amigo e inseparável Mc. Para se ter noção nos outros países anteriores o preço de um "Big Taste" custa por volta de 7 euros aqui chega aos 13 euros... e claro, não sobrou nenhuma batata... nada foi desperdiçado.

 

A noite também foi a hora que encontrei os brasileiros que estavam aqui também. Quem me avisou foi a simpática Portuguesa da recepção. Saímos juntos pela cidade. O Rafa, o Socs (diminutivo de Sócrates) e o Rodrigo são estudantes do Brasil que estão na França fazendo um intercâmbio pela universidade. Andamos sem rumo, duas americanas de juntaram a nós... paramos num Pub próximo ao hostel.

 

Genebra, 07 de novembro de 2010

 

Aprendi hoje mais uma palavra em francês... "Fecha a portaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa". No meu quarto só celebridades... 6 camas, das quais 4 delas estão ocupadas pelo "Zagalo", ex- técnico do São Paulo, o "Sayd" do seriado Lost" , o "Hero" do seriado Heroes e por último um dos irmãos metralha,... o mais simpático é o Hero.. que não abriu a boca... e foi o Zagallo que gritou para eu fechar a porta...

 

20101204224859.jpg

 

 

Acordei hoje com dois policiais no quarto, isso as 6:40 da manhã, imaginem o susto! Eles vieram para buscar o "Pingüim"... direto para a delegacia... cacete! Nem dormi mais...

 

Descobri mais tarde o porquê da prisão do Pinguim... ele se desentendeu com a mulher e foi dormir fora, procurou o hostel e quando deu entrada o computador estava sincronizado com o da policia, que foi buscá-lo porque não pagou multas de transito...

 

A cidade hoje está congelando... nunca passei um frio como este... deve estar uns 3 graus... nem dá muita coragem de sair... na verdade nem é falta de coragem... é que está muuuito frio... luvas grossas, gorro, duas blusas e parece que ainda não é suficiente...

 

Conheci uma turminha de estudantes brasileiros no hostel saimos juntos pelas ruas da cidade.

 

 

Chamonix ( França), 08 de novembro de 2010

 

 

Conhecer os extremos era o meu objetivo nesta viagem e decidi que alem do deserto queria conhecer a neve. Chamonix foi o meu destino. Duas horas para ir e mais 6 para voltar por causa das trocas de trem. As montanhas cobertas por neve dão todo um charme na cidade e enchem os olhos com a beleza.. ali mesmo dentro do trem já estava feliz de ter visto essa cena.

 

Chove aqui na cidade de Lê Fayet, na França, enquanto aguardo meu trem, mas com certeza as memórias de ter visto a neve pela primeira vez não vão escorrer por água abaixo. A sensação é indescritível, mesmo com vinte graus abaixo de zero e o vento cortando o rosto. Mont Blanc foi o lugar, na cidade de Chamonix, a cidade onde foi inspirada as canetas "Mont Blanc".

 

Quase mil metros de altitude , mas não foi o ar rarefeito que me fez perder o fôlego e sim a vista de lá de cima. E claro, por que não um boneco de neve? Me senti com 5 anos de idade....

 

 

Milão (Itália), 09 de novembro de 2010

 

Parte I

 

Euforia, empolgação... nenhuma das qualidades expressam a minha sensação em relação a Milão. A grande metrópole parece ser o centro do mundo! Há muito tempo não tinha uma sensação como esta... Camila Pitanga, essa cidade é sua cara!

 

Mais uma vez o trem foi o meu transporte de Genebra a Milão, a passagem mais cara, A Estação Central parecia mais um museu. Cheguei no Hostel, dormi um pouco e sai para andar pela cidade, fui conhecer a parte Central na Estação de Metro Duomo, onde está localizado a igreja mais famosa da cidade e bem ao lado a galeria de lojas caras.

 

Ao voltar para o hostel encontrei no meu quarto a pessoa que mudou todos os meus conceitos sobre os japoneses e tornou meu grande amigo Kamikase. Este é o Nori, o japonês que eu tive a grande satisfação de conviver por uns dias e que me fez chorar na despedida. Dentro do quarto essa figura simpática já de um "olá" simpático. Daí conversamos e percebemos que nenhum dos dois tinha programação para o outro dia... Caímos na risada também depois de saber que os dois iam para Veneza dois dias depois. Era muita empolgação! Os dois não acreditavam nas coincidências! O Nori é estudante de Administração e mora em Tokyo no Japão. No mesmo dia na fila da recepção encontramos uma brasileira, a Thaiana, cantora de ópera que foi para a Itália estudar por dois anos, tadinha.. toda desesperada para conseguir um lugar para morar e como sempre.. no final tudo dá certo... ela conseguiu um lugar!

 

Acordamos cedo, tomamos café e conhecemos a Moco, a japonesa mais simpática e mais engraçada. Nori, Thaiana e eu fomos para o Museu de Ciência e Tecnologia Leonardo Da Vinci e por coincidência a Moco também estava lá. A turma estava completa! Muitas risadas, mais conhecimentos dentro do museu e o mais surpreendente, o quadro original da "Ultima Ceia" e pausa para a foto! Indescritível ver essa pintura pessoalmente...

 

Ainda tivemos tempo para visitar a igreja onde a capela é feita de crânios humanos... de arrepiar... Nos separamos após essa visita. A Tha foi para aula de canto, a Moco visitar a catedral Duomo e o Nori e eu andamos pela cidade, almoçamos, tomamos café e decidimos andar pelos bondes tradicionais. O Nori estava feliz da vida! Mais tarde combinamos um jantar... restaurante japonês... eu e mais 6 japoneses... Não, eu não estava na Itália, parecia que estava no Japão...

 

Após o jantar, fomos assistir um jogo no Estádio do Milan. Gols do Pato, Robinho e Ibrahimovich. 3x1 Milan. Na minha cabeça a voz do Galvão Bueno dizendo, "Bem amigos da Rede Globo.."..

 

Voltamos para o Hostel, a Thayana estava lá, conversamos mais. Convencemos a Moco a ir para Veneza com a gente. Chegou um Francês, o Dimitry, mais conversas e mais risadas, convencemos o francês a ir com a gente também. Só eu tinha reserva do hostel.

 

Milão (Itália), 12 de novembro de 2010

 

Parte II

 

Hora de voltar... convenci o Nori e a Moco a voltarem comigo! Nem acreditei... Depois dali cada um ia para um destino... mas permanecemos juntos... tentamos assistir uma ópera no Teatro Scala, mas não conseguimos ingressos. Voltamos para o Hostel e a Thayana estava lá, nem acreditamos... foram gritos de felicidade de todo mundo e quem não nos conhecia não estava entendendo nada. Mais conversas até altas horas da madrugada. Ultimo dia para todos... Coração apertado.... Ninguém queria dormir... Nori e eu ficamos muito amigos. Mais um irmão para a vida. No outro dia, despedida...e claro, choro... tudo é muito intenso... descobrimos coisas novas juntos... impossível não se apegar... e foi assim que acabou a viagem a Milão... lembranças, saudades e uma certeza: O mundo não tem fronteiras...

 

 

 

Veneza (Itália), 11 de novembro de 2010

 

A cidade que dizem que desaparece 1 cm por ano estava mais viva do que nunca na minha cabeça. Veneza é espetacular. Saindo da estação central Santa Lucia a gente já se depara com o canal e vê a arquitetura única! Emocionante! Compramos o passe de 36 horas e fomos a procura do hostel. A vantagem de andar com japoneses é que eles tem mapa de tudo, todo o detalhamento da cidade... No barco - ônibus eu vi uma figura conhecida... Era um cara que estava no Hostel em Milão. Claro, fizemos amizade! Bom, definindo a "Figura": Estudante de medicina, o cara mais tranqüilo do mundo, mais engraçado e definitivamente na carreira errada! Seu nome, Francisco, chileno. Foi com a gente, estava no mesmo hostel. Turma unida, torcendo para encontrarmos vaga e claro que com cinco pensamentos positivos era impossível dar errado.

 

Hora do almoço... super mercado, vinho, pães e um pique nique com um casal de italianos muito simpáticos. Mais caminhadas... escurecia na cidade... mais risadas... mais frio... mais fotos...

 

No outro dia, check out e partimos para andar pela cidade e chegamos na Basílica de San Marcos, a mais famosa, onde abriga inúmeros pombos!

 

Uma homenagem aos amigos que fiz durante a viagem!

 

http://www.youtube.com/watch?v=ISZygpne-5k&feature=mfu_in_order&list=UL

 

 

Fim...

 

PS: Dedico esse blog a todos os meus grandes amigos (impossível listar, mas todos sabem quem são) e futuros mochileiros em especial ao meu amigo "pão de queijo" Zé Roberto e seus "comparsas" de MG que estão planejando um mochilão...

 

 

Atualização 14/12/2010

 

Visitando dois amigos que conheci no Marrocos!

http://www.youtube.com/watch?v=CwdCWIHxCF0

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Cara, muito legal os videos!!!

Deixa eu te perguntar? que camera vc usou? usou filmadora ou foi na camera fotografica mesmo os videos?

 

Diego, usei uma camera normal sony cibershot com um mini tripé que comprei no camelô por 10 reais... para editar usei o windows movie maker..

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
  • 2 meses depois...
  • 1 mês depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...