Ir para conteúdo

Logística inversa Cusco-Lima


Posts Recomendados

  • Membros

Estava planejando um roteiro de Lima a Cusco e para isso me baseei nos relatos que encontrei aqui no fórum. Todavia, a passagem de BH a Cusco estava mais barata do que para Lima, por isso tive acabar comprando e com isso terei que fazer uma logística inversa aos roteiros que encontrei. Creio ter feito boa "escolha" pq em Lima propriamente dita não tem muita coisa para se fazer. Minha intenção era ir para as cidades ao redor de Lima, mas estou tendo muito problema em montar um roteiro pois nunca tive que me hospedar em cidades diferentes e com isso não sei exatamente quantos dias eu devo ficar em Cusco, nem uma opção inteligente para não pagar reservas desnecessárias. 

Segue abaixo um ESBOÇO de roteiro que tentei montar pesquisando por alto pois ainda não tive muito tempo para isso. Gostaria de saber se existe algum passeio listado que pode ser realizado no mesmo dia ou se seria melhor mudar de dia. Terei 13 dias LIVRES, sendo que seriam 15 em teoria, porém vou perder com a chegada às 16h e com o retorno de Lima para Cusco, o que dá quase 1 dia de viagem de ônibus.

Período: de 28/01 a 11/02

Dia 1- Chegar (16h) , trocar dinheiro, andar pela cidade.

Dia 2 –  Free walking tour, fechar passeios. Comprar bilhete turístico. Dá para realizar todos os passeios do boleto nesse dia?

Dia 3- Vale Sagrado (Pisac, Urubamba, Ollantaytambo e Chinchero)  (Aqui posso continuar hospedado em Cusco?) (Também gostaria de ir a Cocalmayo para as águas termais...Precisaria tirar um dia só pra isso?)

Dia 4 – Ida ao MP . Dormir em águas calientes (Aqui tenho dúvida, pois não encontrei hostels no booking. Corro o risco de ficar sem hospedagem se deixar para reservar lá?.... Se sim, existe alguma logística para ir ao MP que não envolva Águas Calientes?.....Pretendo ir pela hidrelétrica e não pagar o trem)

Dia 5 – Macchu picchu e retornar a cusco

Dia 6 – Laguna Humantay

Dia 7 – Salinas de maras e passeio de quadriciclo

Dia 8 – Rainbow Mountain .  (Depois desse passeio pensei em ir em direção à Lima)

Demais passeios - preciso de ajuda com a melhor  logística e não sei se devo me hospedar nas cidades para fazer, ou se posso ficar em uma cidade central e me deslocar  : Laguna 69, Huacachina, Islas Ballestas, Laguna Paron....Gostaria de ir até o mar, pode ser qualquer passeio em volta e não necessariamente preciso entrar, mas não sei qual passeio seria.... Lago titicaca também pode ser incluído, mas somente se estiver sobrando tempo

Dia X – Lima, conhecer. Não tem muito o que fazer lá, portanto ir das cidades acima para Lima é dispensável... Eu poderia retornar para Cusco

Dia Y - Retornar para Cusco e ficar na cidade um dia antes do voo de retorno, para evitar imprevistos e poder descansar da viagem

Talvez sobre algum dia ou outro livre. Aceito sugestões sobre o que fazer ! Obrigado

 

 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Dia 2 –  Free walking tour, fechar passeios. Comprar bilhete turístico. Dá para realizar todos os passeios do boleto nesse dia?

Não. O Bilhete turístico completo te dá direito a vários locais, alguns fora de Cusco, inclusive Ollantaytambo e Pisac (vc precisa do BT para fazer o vale sagrado) e dura 10 dias. Custa 130 soles (preço de julho/19). Existe os parciais por região, que valem por 2 dias e custam 70 soles. Assim, se vc for fazer vale sagrado e passeios em Cusco, como o Sacsayhuaman e Qoricancha, vale a pena comprar o completo. Atenção apenas para o fato que a validade começa no dia da compra.

Dia 3- Vale Sagrado (Pisac, Urubamba, Ollantaytambo e Chinchero)  (Aqui posso continuar hospedado em Cusco?) (Também gostaria de ir a Cocalmayo para as águas termais...Precisaria tirar um dia só pra isso?)

Sim, o passeio sai de cusco às 07 ou 08 e dua o dia inteiro, voltando a cusco por volta das 18 ou 19. Para ir nas termas, que eu não fui, teria que ser outro dia, mas eu não conheço lá.

Dia 4 – Ida ao MP . Dormir em águas calientes (Aqui tenho dúvida, pois não encontrei hostels no booking. Corro o risco de ficar sem hospedagem se deixar para reservar lá?.... Se sim, existe alguma logística para ir ao MP que não envolva Águas Calientes?.....Pretendo ir pela hidrelétrica e não pagar o trem)

Tem lugar demais de águas calientes. Não acredito que vc fique sem opção. A única opção que eu conheço que não envolva águas calientes é a trilha inca clássica de 4 dias.

Demais passeios - preciso de ajuda com a melhor  logística e não sei se devo me hospedar nas cidades para fazer, ou se posso ficar em uma cidade central e me deslocar  : Laguna 69, Huacachina, Islas Ballestas, Laguna Paron....Gostaria de ir até o mar, pode ser qualquer passeio em volta e não necessariamente preciso entrar, mas não sei qual passeio seria.... Lago titicaca também pode ser incluído, mas somente se estiver sobrando tempo

O que vou te dizer agora é baseado em leitura que fiz para minhas férias de 2020. Em Huaraz, de onde sai Laguna 69, Laguna Paron, vc deve se hospedar, pois são 8 horas de ônibus de Lima a Huaraz, e os passeios duram o dia inteiro.

Islas Ballestas e Huacachina, eu planejeir sair de Lima e ir até Huacachina, conhecer a cidade e dormir lá, e no dia seguinte fazer o passeio pelas ilhas balestas, dormindo em Huacachuna este dia também, voltando a Lima no outro dia. Talvez dê para voltar para Lima no mesmo dia. Não sei. Lima tem mar, e as ilhas balestas vc fz o passeio de bote no mar até as ilhas.

O lago Titicaca fica longe. Quando fui, peguei um voo de Lima até Arequipa de aproximadamente 1 hora e depois ainda são uns 5 horas de ônibus.

Dia X – Lima, conhecer. Não tem muito o que fazer lá, portanto ir das cidades acima para Lima é dispensável... Eu poderia retornar para Cusco

Na verdade eu fiz assim. Tem uma empresa em Arequipa chamada Conresa Tour. Eu fechei um pacote de 01 dia de passeios em arequipa, depois ida ao vale del colca e observação de condores, depois me levaram a Puno, onde fiz o titicaca. Depois disso peguei o passeio de Rota del Sol, que vai de ônibus de Puno a Cusco, parando em 3 pontos turísticos, mais almoço. Sai de Puno às 07 e chega em Cusco às 17.00.  Este foi pela empresa Turismo Mer. Vc pode tentar arrumar algo mais ou menos assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

De Cusco a Puno (titicaca) são cerca de 7 horas de bus. Tem ônibus a noite.. de Puno pode atravessar para Copacabana (Bolívia) e dormir na Isla del Sol. 

Huaraz só indico se estiver no pique de fazer os hiking.. os passeios costumam levar o dia todo! E leve em conta que janeiro é epóca de chuvas na região.. pode ter cancelamento dos passeios ou tem uma probabilidade de fazer as trilhas embaixo de chuva.

Estive em março, mesmo fazendo tudo na chuva, valeu muito a pena.. além de ser barato os "passeios tradicionais". 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros
Em 20/10/2019 em 20:53, Onika Winchester disse:

Estava planejando um roteiro de Lima a Cusco e para isso me baseei nos relatos que encontrei aqui no fórum. Todavia, a passagem de BH a Cusco estava mais barata do que para Lima, por isso tive acabar comprando e com isso terei que fazer uma logística inversa aos roteiros que encontrei. Creio ter feito boa "escolha" pq em Lima propriamente dita não tem muita coisa para se fazer. Minha intenção era ir para as cidades ao redor de Lima, mas estou tendo muito problema em montar um roteiro pois nunca tive que me hospedar em cidades diferentes e com isso não sei exatamente quantos dias eu devo ficar em Cusco, nem uma opção inteligente para não pagar reservas desnecessárias. 

Segue abaixo um ESBOÇO de roteiro que tentei montar pesquisando por alto pois ainda não tive muito tempo para isso. Gostaria de saber se existe algum passeio listado que pode ser realizado no mesmo dia ou se seria melhor mudar de dia. Terei 13 dias LIVRES, sendo que seriam 15 em teoria, porém vou perder com a chegada às 16h e com o retorno de Lima para Cusco, o que dá quase 1 dia de viagem de ônibus.

Período: de 28/01 a 11/02

Dia 1- Chegar (16h) , trocar dinheiro, andar pela cidade.

Dia 2 –  Free walking tour, fechar passeios. Comprar bilhete turístico. Dá para realizar todos os passeios do boleto nesse dia?

Dia 3- Vale Sagrado (Pisac, Urubamba, Ollantaytambo e Chinchero)  (Aqui posso continuar hospedado em Cusco?) (Também gostaria de ir a Cocalmayo para as águas termais...Precisaria tirar um dia só pra isso?)

Dia 4 – Ida ao MP . Dormir em águas calientes (Aqui tenho dúvida, pois não encontrei hostels no booking. Corro o risco de ficar sem hospedagem se deixar para reservar lá?.... Se sim, existe alguma logística para ir ao MP que não envolva Águas Calientes?.....Pretendo ir pela hidrelétrica e não pagar o trem)

Dia 5 – Macchu picchu e retornar a cusco

Dia 6 – Laguna Humantay

Dia 7 – Salinas de maras e passeio de quadriciclo

Dia 8 – Rainbow Mountain .  (Depois desse passeio pensei em ir em direção à Lima)

Demais passeios - preciso de ajuda com a melhor  logística e não sei se devo me hospedar nas cidades para fazer, ou se posso ficar em uma cidade central e me deslocar  : Laguna 69, Huacachina, Islas Ballestas, Laguna Paron....Gostaria de ir até o mar, pode ser qualquer passeio em volta e não necessariamente preciso entrar, mas não sei qual passeio seria.... Lago titicaca também pode ser incluído, mas somente se estiver sobrando tempo

Dia X – Lima, conhecer. Não tem muito o que fazer lá, portanto ir das cidades acima para Lima é dispensável... Eu poderia retornar para Cusco

Dia Y - Retornar para Cusco e ficar na cidade um dia antes do voo de retorno, para evitar imprevistos e poder descansar da viagem

Talvez sobre algum dia ou outro livre. Aceito sugestões sobre o que fazer ! Obrigado

 

 

Bom dia.

 

Com 13 dias dá pra aproveitar bem a viagem ao Peru, este foi o período de tempo que fiquei por lá. País maravilhoso.

Segue abaixo meu relato completo desta viagem, pode ser que lhe ajude em algo:

 

De modo geral, como sua passagem é direta para Cusco, eu não faria o retorno a Lima e voltando para Cusco. No seu caso eu iria de Cusco para Arequipa e Puno. Se pesquisar outros relatos tem algumas logísticas interessantes para incluir estes 02 destinos a partir de Cusco. Inclusive em umas das resposta ao meu relato @schitini deu uma sugestão de logística para estes destinos que pareceu bem interessante.

 

 

Caso queira mais qualquer dica em especifico, fique à vontade em contatar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...