Membros Andrea Maia Carvalho Postado Janeiro 14, 2020 Membros Postado Janeiro 14, 2020 Boa tarde Eu e minha irmã vamos fazer um mochilão mas surgiu diversas dúvidas. Primeiro se nosso roteiro é viável e segundo como baratear essa viagem. Íamos fazer todas as viagens de trem, mas li aqui que não é muito viável. Minha irmã irá fazer um intercâmbio na Alemanha (Munster) que vai acabar no final julho e eu vou fazer um congresso internacional dia 04 a 08 em Amsterdam. Depois do dia 08 iríamos aproveitar e fazer uma viagem de 2 semanas. De Amsterdam iriamos para Berlim e ficar 2 dias (09 e 10 agosto), depois como pensamos no trem íamos para Varsóvia e ficar 1 dia (11 de agosto), depois para Praga 2 dias (12 e 13 de agosto), aí seguiriamos para Viena e ficar 1 dia ( 14 de agosto), iriamos para Budapeste (2 dias) 15 e 16 de agosto e de lá para Veneza (1 dia) 17 de agosto, passaríamos em Florença (1 dia) 18 de agosto e por fim Romã para ficar os últimos 2 dias ( 19 e 20 de agosto). Mas havíamos pensado nesse roteiro baseado no roteiro de trens da Europass. Mas se não for de trem. Acho que fica inviável. Vi que tem várias pegadinhas para andar nos trens. Agora estou preocupada. Tem alguém para me dar uma luz. Obrigada Citar
Membros poiuy Postado Janeiro 15, 2020 Membros Postado Janeiro 15, 2020 Olá, seja bem vindo. Você está repetindo os mesmos erros da maioria das pessoas que chega aqui, não está considerando o tempo que vocês vão perder nos deslocamentos entre as cidades. Não existe teletransporte, onde você aperta um botão e em segundo se materializa na cidade de destino. Toda vez que você for trocar de cidade você perde na melhor das hipóteses metade de um dia contando desde o momento em que começa a fazer as malas na cidade A, até finalmente largar elas no quarto do hotel da cidade B, isto se os horários ajudarem, se os horários dos trens não ajudarem, você perde praticamente o dia inteiro em função de ir de um lugar para o outro. Por exemplo, para ir de Amsterdam para Berlin, você tem que acordar as 07:00 da manhã, para pegar o trem as 09:00, e você chega em Berlin só as 16:00, ai até você achar o seu hostel, fazer check-in e se acomodar no quarto, será quase 18:00 horas e o dia foi perdido! Então a primeira coisa que você precisa fazer no seu roteiro, é incluir um dia para cada deslocamento entre as cidades, não considere este dia como um dia aproveitável. Se por acaso conseguir um horário bom, que lhe permita salvar pelo menos metade do dia, ótimo, será lucro, mas a menos que as cidades sejam realmente muito próximas entre si, não conte com o dia de deslocamento como um dia aproveitável. Descontando o tempo perdido nos deslocamentos, você vai ficar com muito pouco tempo na maioria dos locais, com no máximo um único dia livre. E você já pensou que vocês podem ter azar e este dia ser um dia chuvoso onde fique chovendo o dia inteiro? Se tiverem este azar, já era, você terá gasto um monte de dinheiro e não vai conseguir aproveitar quase nada... Então em cidade grandes como Berlin e Roma, pessoalmente eu colocaria pelo menos 3 dias inteiros, descontando o dia de deslocamento, em cidades médias como Amsterdam, Praga, Budapeste, Viena, Florença e Veneza pessoalmente eu colocaria pelo menos 2 dias inteiros já descontando o dia de deslocamento. Varsóvia, sendo sincero, eu cortaria do roteiro, é muito longe e fora de mão, para pouca coisa de interessante e relevante em termos de turismo. Se você quer visitar algum lugar na Polônia, eu sugiro Cracóvia, é muito mais interessante para se visitar do que Varsóvia. Ou seja, o seu roteiro é completamente inviável, com somente 2 semanas, você precisaria dar uma enxuga radical no seu roteiro, cortando no mínimo pela metade a quantidade de locais a visitar. Citar
Membros poiuy Postado Janeiro 15, 2020 Membros Postado Janeiro 15, 2020 E para finalizar, os passes de trem como Global Pass, Eurail, etc atualmente são uma furada em 99% dos casos. Alem do passe já ser bem caro, para poder viajar nos trens internacionais de um país para o outro você obrigatoriamente tem que pagar uma taxa adicional, que muitas vezes custa o mesmo de uma passagem de trem ou ônibus avulsa comprada 60 dias antes. Passe de trem só é vantagem para quem for viajar bastante dentro do mesmo país, ou no máximo para 2 ou 3 países próximos e num roteiro onde você faça bastante viagens entre as cidades do interior do país. Então a melhor forma de baixar os custos da viagem é diminuir a quantidade de deslocamentos, pois cada deslocamento custa um monte de dinheiro, e depois que você tiver definido quais cidades ficarão no seu roteiro, comprar as passagens avulsas pela internet com uma antecedência de 90 ou 60 dias, para garantir os melhores preços. Dependendo das cidades que você mantiver ou cortar no seu roteiro, vai ter trechos onde é melhor ir de trem, vai ter outros onde é melhor ir de ônibus, e finalmente vai ter trechos onde você terá que ir de avião para não desperdiçar muito do seu já pouco tempo dentro de um trem ou ônibus. Citar
Membros Davi Leichsenring Postado Janeiro 16, 2020 Membros Postado Janeiro 16, 2020 Também achei extremamente corrido. Ficar uma noite por cidade se torna mais estresse que prazer. É ter que fazer check-in de tarde, arruma as coisas, acorda de manhã guardando tudo pra pegar outro trem. Uma ou duas vezes numa viagem até dá, mas mais que 3 vezes, e ainda seguido, se torna um pesadelo. Metade da recordação que vai ter depois é ter que ficar toda hora guardando mala e carregando pra cima e pra baixo. A Europa não é tão pequena assim, por mais que seja compacto. Imagina você querer fazer uma viagem no Brasil para ficar 1 dia em Porto Alegre, 2 em Floripa, 1 em Curitiba, 2 em São Paulo e 2 em Rio de Janeiro. Já dá pra ficar cansado só de pensar. Recomendo focar em uma zona só da Europa, assim vai passar menos tempo em transportes, além de economizar, pois passagens nem sempre são baratas. Citar
Membros Andrea Maia Carvalho Postado Janeiro 16, 2020 Autor Membros Postado Janeiro 16, 2020 Muito obrigada pela feedback. Achei muito importante os comentários. Eu concordo. Quando pensamos em uma viagem muitas vezes esquecemos desses detalhes. Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.