Ir para conteúdo

ISRAEL E JORDÂNIA EM 13 DIAS LÍQUIDOS...


Posts Recomendados

  • 3 semanas depois...
  • Colaboradores

10º DIA – 14 de dezembro de 2010 (NAZARÉ, TABGHA E CAFARNAUM)

 

Decidi tomar café da manhã no próprio albergue, salvo engano paga-se uns 15 Shekels e pode-se comer a vontade. Para um café pago está mais do que bom!

Fui andar pela cidade de Nazaré. Nazaré e a cidade mais muçulmana de Israel. Realmente, tirando as coisas escritas em hebreu, não é muito comum encontrar sinais judeus na cidade.

Nazaré foi a cidade onde Jesus passou a maior parte da sua vida e toda sua infância. Lá estão vários lugares ditos como sagrados também para o cristianismo.

Para sair do albergue tive que passar pelo mercado da cidade. Mercado típico de um lugar muçulmano. Não vale a pena não! Rsrs, É obrigatório! Passar pelos mercados é como entrar no mais típico que há neste “mundo”. Para mim é a essência deles!! Creio ser, junto com as Mesquitas, o maior símbolo desse povo!

 

20110215175040.JPG

 

Continuando, metros depois da saída do mercado, está a mais imponente construção da cidade que é a Basílica da Anunciação. É uma construção nova, tem por volta de 50 anos apenas e fica no local onde Maria vivia com sua família antes de se casar com José. Lá o anjo Gabriel teria anunciado que ela carregava em seu ventre o “filho de deus”. A basílica é composta de dois andares, no andar superior assemelha-se a apenas mais um igreja meio-moderna católica. No andar de baixo é que fica o local exato onde deveria ficar a casa de Maria. Fizeram meio que uma reconstrução das ruínas de sua casa.

 

20110215175315.JPG

 

20110215175434.JPG

 

Anida dentro dos muros que cercam a Basílica fica uma outra igrejinha. Essa mais simples porém, o seu subsolo também guarda uma boa parte da história de Jesus. A Igreja de São José fica no local onde havia uma carpintaria, de propriedade de José e sua família. Na época as pessoas costumavam a ter seus negócios no mesmo local de suas residências, logo foi neste local que Jesus cresceu junto de sua mãe e de “pai”. Como eu disse a Igreja é simples mas no andar de baixo está as ruínas da carpintaria e residência.

Continuei andando pela cidade e meu próximo passou foi ir até a Igreja Grega da anunciação. Pelo que me consta o anjo Gabriel aparece uma primeira vez a Maria quando ela está a recolher água numa fonte e lá, ele avisa que ele tem uma revelação. No entanto só depois a revelação (anunciação) é feita. Esse primeiro encontro entre os dois ocorreu neste local, guardado pela Igreja ortodoxa Grega.

A Igreja é super simples por fora mas guarda uns afrescos e um lustre dentro que são muito bonitos.

 

20110215175543.JPG

 

Continuei andando pela cidade só para conhecê-la e por volta do meio dia fui pegar o carro para ir até o mar da Galileia.

Na Galileia Jesus passou a maior parte ativa de seu ministério. Foram lá que ocorreram a maior parte dos milagres e onde ele proferiu também o maior número de seus discursos.

O mar da Galileia é na verdade um lago de pequenas proporções tem por volta de 30% do tamanho da Baia de Guanabara. A grosso modo pode-se dizer que ele é uma poça do Rio Jordão, já que ele vem das colinas de Golán, deságua no norte do mar da Galileia e ressurge no sul no mesmo.

O mar fica abaixo do nível dos oceanos em pouco mais de 200 metros.

 

 

20110215175648.JPG

 

Minha primeira parada foi em Tabgha. Lá tem também uma igreja simples. Quando eu entrei não tinha ninguém nessa igreja. No altar, muito pouco decorado está o púlpito. Embaixo desse púlpito tem uma pedra cercada por um mosaico onde destacam-se a figura de pães e peixes pois sobre ela Jesus teria feito o milagre da multiplicação para dar de comer às pessoas que estavam a ouvir uma de suas pregações. Há somente isso para ver em Tabgha.

 

20110215180703.JPG

 

20110215180732.JPG

 

Há poucos quilômetros está Cafarnaum. Foi exatamente em Cafarnaum onde Jesus morou na maior parte do seu ministério ativo. Foi lá também onde recrutou quase todos só seus discípulos. A cidade não prosperou até os nossos dias. O que há lá hoje são ruínas do que foi uma cidade até bem razoável para os padrões da época, contando inclusive com uma Sinagoga grande. Sobre a casa de Pedro, primeiro papa, foi construída uma igreja, também em estilo moderno.

Nessas ruínas vale a pena ficar um tempinho, dá para chegar às margens do mar da galileia e ficar ali relaxando um tempo, ou mesmo andar pelas ruínas da cidade.

 

20110215180940.JPG

 

De lá eu peguei o carro e dei uma volta na região, sem destino certo. Só queria chegar às margens do rio Jordão. Mas quando cheguei no parque o mesmo estava fechado. Continuei na estrada até conseguir cruzar com ele de novo, mas não deu para chegar às suas margens. No entanto deu para ver que o grande Rio Jordão não passa de um riozinho, não deve ter de uma margem a outra nem 10 metros, se tiver. Resolvi voltar para o albergue por uma estrada diferente e consegui ver as montanhas do norte de Israel, inclusive o monte Hebron, cobertos de neve! É incrível mas há uma estação de esqui em Israel.

 

20110215181028.JPG

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá Fernando, irado o seu relato, você está de parabéns! Estarei indo para Israel na madrugada do dia 2 pela Turkish Air lines. Gostaria de dicas da fronteira de Eilat com Taba no Egito. Pretendo subir o monte Sinai. Há onibus, de taba para o Sinai? Outra pergunta, há onibus no shabat em Israel? Se tiver outras dicas, ficarei grato. Meu nome é Maurício Narimatsu, sou de Sampa e louco por viagens!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Olá Fernando, irado o seu relato, você está de parabéns! Estarei indo para Israel na madrugada do dia 2 pela Turkish Air lines. Gostaria de dicas da fronteira de Eilat com Taba no Egito. Pretendo subir o monte Sinai. Há onibus, de taba para o Sinai? Outra pergunta, há onibus no shabat em Israel? Se tiver outras dicas, ficarei grato. Meu nome é Maurício Narimatsu, sou de Sampa e louco por viagens!

 

Cara, eu não fui ao Egito. Mas no meu ônibus de Jerusalém para Eilat tinham bem mais pessoas que iam ao Egito do que aquelas que tavam indo para a Jordânia.

Da rodoviária de Eilat dá para pegar um taxi. Eu paguei 25 shekels para ir até o posto com a Jordânia. Porém para Taba deve ser mais caro porque é bem mais distante.

Como não fui ao Egito também não sei lhe responder sobre o Monte Sinai.

Agora no Shabat é meio chato de viajar. Os horários são meio restritos. Tipo: Eu fui na sexta de tarde, salvo engano o último ônibus de Jerusalém para Eilat é umas 2 da tarde.

Entra no site da empresa de ônibus de Israel qeu tem todos os horários e preços: http://www.egged.co.il/eng/

Eu voei pela Turkish Tb! Gostei bastante!

Vc pretende fazer o que em Israel?

Abração!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
rapaz q bom seu relato..por acaso tem como vc passar seu itnerario..gostei muito do seu percuso..felicidades

Meu roteiro foi o seguinte, bem rsumido:

Saída de Curitiba e ebarque em Guarulhos para Istambul de madrugada

Chegada de noitinha em Istambul e embarque para Tel-Aviv meia noite.

Cegada de madrugada em Tal-Aviv e ida de Van para Jerusalém (já gastei esse dia em Jerusalém)

Jerusalém (museu do holocausto)

Jerusalém

Jerusalém (Belém)

Jerusalem (Massada)

Jerusalém --> Eilat --> Wadi musa (ida de tarde de Jerusalém para Eilat e na sequência ida para Wadim Musa)

Wadi Musa (Petra)

Wadi Musa (Petra e de tarde ida para Amman)

Amman (ida de tarde para Israel e chegada de noite em Nazaré)

Nazaré (cidade velha, Tabgha e Cafarnaum)

Acre e Haifa

Tel-Aviv

Tel-Aviv (Peguei o avião às 6 da manhã no Ben Gourion) - Chegada de noite em Guarulhos

 

Qualquer coisa aí é só perguntar!

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Oi Fernando

E pra sair de Israel foi tranquilo, teve alguma entrevista e tals? A taxa de 90 NIS pra deixar o país é paga no aeroporto msm?

Meu voo de volta, em maio, vai ser por lá e tb é as 5 da matina, e é suce conseguir transfer de madrugada?

Obrigada. Abraços

 

 

Então... Eu demorei um pouco mais, pouca coisa mesmo, porque eu tinha um carimbo do Marrocos no meu passaporte. Daí além da guria que ficou me fazendo as perguntas, as quais pareciam meio padrão, veio também a supervisora fazer as mesmas perguntas e mais o porquê de eu ter ido ao Marrocos. Mas foi bem tranquilo... MAntenha a pose, sempre!!!

A taxa de saída já está incluída na passagem, você não precisa se preocupar. Essa taxa somente é paga por você no caso da saída via terrestre, caso o contrário não!

Eu tava em Tel-Aviv já. Há trens circulando em direção ao Ben Gourion toda a noite, só que a partir de meia noite eles passam apenas de hora em hora e não param em todas as estações em Tel-Aviv, apenas em uma.

Se vocÊ não estiver em Tel Aviv e sim em uma outra pela qual passe o trem (Haifa por exemplo), você pode pegar o trem lá também e ir direto sem conexão para o aeroporto.

Eu recomendo que você chegue no aeroporto ao menos 4 horas antes da hora do embarque e que já vá para os procedimentos...

Eu entrei na fila com 3 horas e devido a demora não tive tempo nem de dar uma voltinha nas lojas de free-shop do aeroporto. POis quando chegou ao fim todos os check-ups faltavam apenas 30 minutos para o meu voo e já o estavam chamando!

Vale a pene porque a area internacional do Ben Gourion é muito bonita!

 

Boa Viagem!! Qualquer dúvida a mais: pergunte!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Oi Fernando

E pra sair de Israel foi tranquilo, teve alguma entrevista e tals? A taxa de 90 NIS pra deixar o país é paga no aeroporto msm?

Meu voo de volta, em maio, vai ser por lá e tb é as 5 da matina, e é suce conseguir transfer de madrugada?

Obrigada. Abraços

 

 

Então... Eu demorei um pouco mais, pouca coisa mesmo, porque eu tinha um carimbo do Marrocos no meu passaporte. Daí além da guria que ficou me fazendo as perguntas, as quais pareciam meio padrão, veio também a supervisora fazer as mesmas perguntas e mais o porquê de eu ter ido ao Marrocos. Mas foi bem tranquilo... MAntenha a pose, sempre!!!

A taxa de saída já está incluída na passagem, você não precisa se preocupar. Essa taxa somente é paga por você no caso da saída via terrestre, caso o contrário não!

Eu tava em Tel-Aviv já. Há trens circulando em direção ao Ben Gourion toda a noite, só que a partir de meia noite eles passam apenas de hora em hora e não param em todas as estações em Tel-Aviv, apenas em uma.

Se vocÊ não estiver em Tel Aviv e sim em uma outra pela qual passe o trem (Haifa por exemplo), você pode pegar o trem lá também e ir direto sem conexão para o aeroporto.

Eu recomendo que você chegue no aeroporto ao menos 4 horas antes da hora do embarque e que já vá para os procedimentos...

Eu entrei na fila com 3 horas e devido a demora não tive tempo nem de dar uma voltinha nas lojas de free-shop do aeroporto. POis quando chegou ao fim todos os check-ups faltavam apenas 30 minutos para o meu voo e já o estavam chamando!

Vale a pene porque a area internacional do Ben Gourion é muito bonita!

 

Boa Viagem!! Qualquer dúvida a mais: pergunte!!!!

 

Obrigada Fernando!!

Em tempo: parabéns pelo relato! Acho que vou fazer um tb qdo voltar, pois além de ajudar os viajantes é legal pra gte guardar como diário.

Podexá, qq coisa pergunto sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

OLA SR FERNANDO,UMA PERGUNTA :VC COMPROU A PASSAGEM NA EMPRESA TURKIE AIR EM AGENCIA OU NA PROPRIA EMPRESA?PARABENS PELA VIAGEM,EU FIZ ESTE MESMO TRAJETO QUE VC FEZ NO ANO 2010,E UMA EXPERIENCIA FANTASTICA,VI O VIDEO DO POR DO SOL NO MONTE DAS OLIVEIRAS ISTO ARREPIA MEU CAMARADA!MAGICO!EU QUERO QUE NA PROXIMA VIAGEM QUERO IR ATE ISTAMBUL E DEPOIS VIAJAR POR TERRA SIRIA JORDANIA ISRAEL E CAIRO.ENTÃO ME DISSERAM QUE A TURKIE AIR TEM ESTE ESQUEMA DE PASSAGEM QUE VC PODE VOLTAR ATRAVES DO EGITO.ORIENTE MEDIO E FANTASTICO!QUEM TOMOU AGUA DESTE LUGAR UM DIA TEM QUE VOLTAR...EU FIQUEI NO ALBERGUE EM JERUSALEM NEW PALME HOSTEL 15 US, AO LADO DO DAMASCUS GATE.EM WADI MUSA FIQUEI NO VALENTINS HOSTEL 5 JD.POR FAVOR DE UMA PESQUISADA SOBRE ESTE LANCE DA TURKIE AIR PARA MIM.QUANDO EU FUI VIAJEI ATRAVES DA SUISS AIR VIA ZURIQUE,PASSEI UM DIA ENTEIRO NESTA BELA CIDADE,NÃO TIVE NENHUM PROBLEMA COM VISTO...MUITO AMAVEL O AGENTE DE IMIGRAÇÃO.EM TEL AVIVE TOMEI UM XA DE BANCO DE 2 HORAS...MAS BLZ SEM PROBLEMA.FALOU AMIGO!UM ABRAÇO!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...