Ir para conteúdo

ISRAEL E JORDÂNIA EM 13 DIAS LÍQUIDOS...


Posts Recomendados

  • Membros

ola Fernando, ontem fui a Belem, peguei o onibus 21 de jerusalem, conforme voce falou, so que nao foi direto para a igreja da natividade, tive de pergar um taxi, ai comecou os problemas, o cara me cobrou 25 dolares ida e volta, tentei pechinchar, sem nenhum retorno, nao gostei disto, os taxistas de la sao enroladores, para falar a verdade, nao gostei dos territorios palestinos. Como voce fez para ir para belem? Abracos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Colaboradores
ola Fernando, ontem fui a Belem, peguei o onibus 21 de jerusalem, conforme voce falou, so que nao foi direto para a igreja da natividade, tive de pergar um taxi, ai comecou os problemas, o cara me cobrou 25 dolares ida e volta, tentei pechinchar, sem nenhum retorno, nao gostei disto, os taxistas de la sao enroladores, para falar a verdade, nao gostei dos territorios palestinos. Como voce fez para ir para belem? Abracos

 

 

Cara, eu peguei o ônibus de Jerusalém para Belém e lá do ponto onde ele pára eu fui andando... Dá um nada! Você faria em uns 15-20 min andando, no máximo!

Na volta eu andei ainda mais! Andei da Igreja da natividade até o check point! Mas foi bem tranquilo, bom que conheci mais a cidade mesmo e ví que não é muito pobre.

PAssando o check point eu peguei um ônibus de volta para Jersalém!

Boa viagem meu chapa!!

PS- Foi mal não ter respondido antes mas... era carnaval!! rsrs!

Ab!

 

PS - Não são os de lá não... taxista com turista é sempre complicado! Tb me "assaltaram" em Jerusalém e Amman!

No Rio no carnaval, os taxistas de lá tavam cobrando da rodoviária até Ipanema 150 reais... quando normalmente custa 30...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • Colaboradores

11º DIA – 15 de dezembro de 2010 (ACRE E HAIFA)

 

Na noite anterior conheci uma mulher brasileira mas que morava nos EUA há anos. Ela estava viajando pelo oriente médio já há algumas semanas. Conversando ela me disse que estava indo para Haifa. Como eu disse que também ia para lá, ela perguntou se poderia vir comigo.

Sem problemas! Fomos nós, saindo de Nazaré depois do café para Haifa, passando antes por Acre.

 

20110421030224.JPG

 

Acre é uma que tem uma parte também fortificada. Típica de uma cidade medieval. Acre é de grande importância, principalmente porque foi palco de uma parte significativa da história das cruzadas. Tendo sido ocupada pelos cruzados por mais de um século. Pelo que consta ela, na sua parte história, mantem-se pouco alterada.

Eu particularmente não achei grandes coisas! Mas achei interessante também o fato de parecer uma cidade bem mais muçulmana que judia.

 

20110421030341.JPG

 

Continuando fomos para Haifa, onde eu entregaria o carro de volta.

Eu não estava achando albergue descente em Haifa. No entanto a brasileira que estava comigo disse que havia recebido uma dica de um albergue que era bem recomendado mas que não estava em lista alguma na internet (Port inn – Recomendo).

Haifa é uma cidade portuária de 1 milhão de habitantes na sua região metropolitana. É a terceira maior cidade de Israel.

Nela localiza-se a sede da religião Bahá'í. Não posso dizer muito bem o que a religião prega exatamente mas, no meu quarto havia um americano que era seguidor dela e me disse que eles tinham como um dos princípios a crença de que todos os seres humanos fazem parte de uma única tribo... Achei até bem legal!

O mais “importante” no entanto, para quem visita Haifa, é saber que lá está o “centro” da religião deles, dentro de um jardim espetacular que vai dos pés até o topo de um morro! É realmente muito bonito e bem cuidado, tanto que foi declarado pela UNESCO como patrimônio da humanidade (sinceramente, ele é bonito, mas não era para tanto também!).

 

20110421030551.JPG

 

De noitinha tomei um cerveja em um dos diversos bares que tem no German colony. Na verdade é um passeio (rua) onde se localizam vários bares mais trazadinhos! Aos pés do jardim. É bem legal! Estando por lá! Vá!

 

20110421030625.JPG

 

Mas no final não há muito o que se fazer em Haifa, pelo ou menos foi e minha impressão!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

12º DIA – 16 de dezembro de 2010 (TEL-AVIV)

 

Mais uma vez acordei cedinho, dessa vez para pegar um trem. Israel não tem uma rede ferroviária grande, no entanto, olhando para o país ele é bem “vertical”, tipo o Chile, porém bem menor! Por isso há uma linha de trem principal que começa um pouco acima de Acre e vai até um pouco além do Aeroporto Bem Gourion. Há também outras linhas, até mesmo uma que vai a Jerusalém mas aquela é a principal e serve um bom pedaço do país.

De Acre para o Aeroporto demora-se menos de 2 horas! E o serviço funciona ininterruptamente, só que em determinados horários só as estações principais funcionam.

Bom, peguei então o trem para Tel Aviv. Uma hora depois em um trem padrão europeu estava já na maior cidade de Israel.

Minha estadia aqui não duraria muito, visto que já na próxima madrugada eu pegaria o avião de volta para o Brasil. Cheguei umas 10 horas na cidade, deixei minha bagagem no albergue e fui andar.

Aliais fiquei no Florentine Hostel (não recomendo). A estrutura do albergue é bem ruim! O cara da recepção é meio grosso! E há um aspecto meio sujo no ar. E ainda por cima houve um problema comigo aí! Eu havia feito uma reserva pelo hostelwolrd.com confirmada na hora. Ocorre que parece que houve um engano e não havia mais vaga. Ao menos me pediram um milhão de desculpas e me avisaram antes de eu chegar em Tel Aviv.

Só que não havia outras opções por lá, então, pedi se eles poderiam ao menos deixar que eu guardasse minha mala lá e no final do dia tomasse um banho, além de poder ficar na parte comum, uma vez que meu voo sairia de madrugada mesmo e então eu nem mesmo iria dormir! Eles deixaram na boa!

Tel Aviv é uma cidade grandinha porém sem grandes atrativos. Dentro de Israel ela é tida como um baita centro! Dizem nas outras cidades que a noite lé é demais! Eles dizem isso porque comparam com a noite de Jerusalém, que é morta!! Mas se você comparar com as noites no Rio e SP.... ela fica no chinelo!

Muito bom... Saí eu a caminhar por Tel Aviv.

A cidade não é mal cuidada mas falta um pouco de sofisticação, afinal, é a maior cidade do poderoso estado de Israel.

Há umas construções em estilo Bauhaus, principalmente em uma determinada alameda lá! Tudo bem! Para alguém que tenha estudado arquitetura pode ser algo interessante! No entanto, para leigos como eu, parece apenas um monte de prédios pequenos e sem graça! Essas construções são tombadas pela UNESCO!

Sem querer criticar especificamente este título mas, acho que a UNESCO deveria rever um pouco seus critérios para determinar quando isso ou aquilo é um patrimônio da humanidade. Passei por vários, inclusive aqui no Brasil, que não o mereciam mesmo!

Com o sol se pondo eu fui para a praia! Acreditem!!! Não tomei banho mas vi várias pessoas entrando na água! Até mesmo umas mulheres de bikini e uns cara de sunga! Nunca pensei que veria aquilo em Israel! Impressionante também é o fato de que era inverno e estava quente o suficiente para as pessoas entrarem na água enquanto mais ao norte de Israel, há pouco mais de três horas, nevava!

A praia não é lá essas coisa! Mas dá para brincar!

 

20110421031732.JPG

 

Fiquei lá num pier observando o pôr do Sol no Mediterrâneo! Muito bonito!!!

Já quase sem luz fui até Jaffa! Jaffa é um pedaço de Tel-Aviv que no passado era uma cidade portuária independente! É um local histórico e está muito bem preservado! Ante,s na verdade, ela era a maior cidade da região, no entanto, no início do século XX, fundaram Tel Aviv e ela acabou sendo mais tarde incorporada pela mesma. Foi o local que eu mais gostei em Tel Aviv porém não tive muito tempo por lá pois já tava meio tarde.

 

20110421031914.JPG

 

20110421031935.JPG

 

Voltei para o Albergue e fui tomar um banho, dar uma relaxada no sofá e esperar a hora de eu ir para o Aeroporto!

  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

13º DIA – 16 de dezembro de 2010 (AEROPORTO BEM GURION)

 

De banho tomado e relaxado com umas cervejas que eu havia comprado no mercado, eu saí, um pouco antes da meia noite, com a minha mala pela rua em direção a estação de trem HaHagana.

Como eu falei somente as estações principais ficam abertas ininterruptamente, e não era esse o casa dessa estação mais próxima ao meu albergue.

Visto isso, cheguei na estação poucos minutos antes da meia noite. No caminho passei por umas ruas onde havia umas boates! Obs.: Não sabia que judias podiam usar saias tão curtas... Mas bonita cena!!

O trem passou na hora exata e em menos de 15 minutos estava no aeroporto Bem Gurion.

Como eu cheguei cedo fiquei pastando lá por horas! Meu voo só sairia às 6 da manhã! Ao menos há internet wi-fi gratuita no terminal! Fiquei navegando, procurei algo para comer, tirei uma sonequinha no banco do saguão e quando faltavam 3 horas para o meu voo direcionei-me para o check-in!

Aí vai uma dica importante! Fazer o check-in em Israel é um martírio!

Entrei numa fila! Ao chegar a minha vez, uns 20 min depois, uma guria, ainda na fila mesmo, pede o passaporte para todo mundo e faz uma série de perguntas (que me pareceram meio que decoradas) para todo mundo. Enquanto isso ela folheia seu passaporte! Daí ela olhou meu passaporte folha por folha, pediu um minutinho e foi lá falar com uma mulher bem mais velha que todos alí! Parecia ser a coordenadora deles todos (ela não devia ter mais que uns 32-33 anos). Minutos depois volta a “senhora” como o meu passaporte nas mãos e me faz as mesmas perguntas decoradas!! E eu já sabia o porquê de tudo aquilo! No final me pergunta: “O porquê, o que, com quem e por quanto tempo eu fiquei no Marrocos.” Disse que foi a turismo e tal... que fiquei 12 dias e que tinha ido com a minha prima só para turismo mesmo! Daí ela quis saber a idade da minha prima e o que ela fazia no Brasil! Disse que ela tinha na época 18 anos e que era estudante!

Depois desse pequeno questionamento ela em deixou passar!.

Aí você passa sua bagagem por um escâner monstro, não é Raio-x não, é um escâner maior que um carro popular. Antes colam na bagangem uma etiqueta com código de barras! Você também tem que passar todas as outras bagagens, mesmo as de mão e também seu laptop aberto por ela (isso mesmo, aberto!).

Ufa! Nananinanão! Outra fila! Essa que demora bem mais de meia hora. Nela eles abrem TODAS as bagagens de TODAS as pessoas. Ao abrir eles passam o leitor no código de barras na etiqueta colada na sua bagagem e a imagem do escaneamento dela aparece em dois monitores... eles vão tirando item por item! Principalmente os aparelhos eletrônicos. O “engraçado” é que eles vêm também com uma espatula com um pano na ponta e vão esfregando em tudo, daí saem, vão numa máquina e voltam! Fazem isso várias vezes... Na verdade aquilo é um espectrômetro para verificar resquícios de droga e principalmente explosivos! Uma canseira!! Mas ao menos foram super educados!

Agora sim!! Check-in! Você entra em uma outra fila para despachar a sua bagagem! Dessa vez procedimento normal!

Pronto para embarcar!? Não! Agora é mais uma fila para o controle de passaporte e raio X da bagagem de mão! Mais uns 30 minutos!

Conclusão: Eu, que comecei o check-in 3 horas antes do meu voo, consegui terminar os procedimentos de segurança e controle de passaporte quando faltava um pouco mais de meia hora para o meu voo! Só deu para ver uma única loja duty-free do belíssimo setor de embarque internacional do aeroporto!

Dica: Inicie o Check-in 4 horas antes, ao menos!!!

O voo pela Turkish até Istambul foi tranquilo, chegando lá ainda estava nevando! A conexão também foi tranquila com direito a umas duas horas parado no attaturk que é um aeroporto de dar vergonha para nós brasileiros devido a grandeza e organização... Isso que a Turquia é um país mais pobre que nós... Não dá nem para comparar o aeroporto deles com o de Guarulhos ou do Galeão!

Embarque de volta tranquilo, voo tranquilo e chegada no Brasil confusa, só para variar! Com demora no voo de conexão para Curitiba e tal! De praxe em aeroportos brasileiros!!!

 

20110421033013.JPG

Montanhas nevadas do norte da África!

 

 

GALERA! ESSE FOI O REALTO! DEMOROU MAS CHEGUEI AO FIM!

PROMETO SÓ QUE NOS PRÓXIMOS DIAS VOU TENTAR COLOCAR A RELAÇÃO MAIS OU MENOS PORMENORIZADA DOS GASTOS E LOCAIS ONDE FIQUEI!

 

 

************* GRANDE ABRAÇO!!! *************

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 3 meses depois...
  • Membros

Olá Fernando, ótimo seu relato, com certeza vou usá-lo como referencia na minha viagem prevista pra Abril ou Marco 2011.

 

Tem um livro que comprei na Saraiva, chamado "Pelos Caminhos de Jesus", o autor, baseado no evangelho de Sao Lucas (que é o mais detalhado dos 4 evangelhos) vai mostrando cada lugar com fotos dos dias atuais e faz uma análise histórica se é o lugar original ou nao, pois muita coisa foi manipulada.

 

Vale com uma dica pros colegas de mochila que forem pra Terra Santa.

 

Abraco

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...