Ir para conteúdo

Vale a pena fazer um mochilão com bike motorizada?


Posts Recomendados

  • Membros

Vale a pena fazer um mochilão com bike motorizada? Sou de SP capital, estava pensando em ir de motorizada no 1° mochilão para Volta Redonda(RJ)... Não vejo ninguém falando das bicicletas motorizadas aqui, estou insegura de ser uma péssima ideia rs

Alguém pode me dar umas dicas??

20200805_094101.png

  • Vou acompanhar! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Silnei changed the title to Vale a pena fazer um mochilão com bike motorizada?
  • Membros

@Ane Taggart po eu andei 01 semana uns 400km mas na bike comum...

acho nao deve ser muito diferente, enche a bike de luz para ser visivel nas estradas, procure andar apenas durante o dia, nunca na contramão, capacete essencial, reserve algum $ pra manutenção e tambem nao coloque tanto peso para nao forçar o motor ainda mais nas subidas, retrovisor tambem é crucial eu uso na minha bike e faz toda diferença.

nao leve mochila, nada nas costas tente acomodar toda bagagem no bagageiro, eu usei essas caixas de mercado, forrei com papelão e coloquei uma mala dentro 

faça uma viagem curta pra cidade ao lado da sua sei la que seja uns 40km, bate volta só para sentir 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Agora que elas começaram a popularizar no país, aqui na minha cidade começaram a aparecer tem umas poucas semanas....

Eu tbm tou bem curioso com essa opção, mas recomendo que vc consulte fóruns de ciclismo, pessoas da área, e pessoas que já possuem essa bike adaptada (acho que vc vai ver muito entregador de aplicativo com essa bichinha), pq já vi opiniões variadas por aí.

Alguns falam que é uma mão na roda, que há uma economia de combustível bem significativa (~50km por litro), e alguns também falam que esse motorzinho de 80cc não aguenta muito peso em cima, e um uso muito contínuo, e que esse kit costuma dar problema (até por ser xingling, e depois desse corona já fico com gatilho quando o assunto é produto xingling ::lol3::)

Assim, penso que é melhor dar tempo ao tempo e ver os depoimentos de quem usa ou tem essa bike adaptada por aí, primeiro. Mochilão com um treco desses sem os conhecimentos mínimos de mecânica de motores e mecânica de bikes fica meio complicado tbm (já pensou tudo começar a pifar no meio de uma BR, e vc está sem peça de reposição pra um problema no motor, por exemplo?).Eu não arriscaria nada muito distante.

Mas acho que dá pra arriscar uma viagem curta entre cidades como o colega em cima sugeriu. E conta pra gente como foi no fórum, vc pode começar essa discussão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Estes kits de conversão/adaptação para bikes motorizadas existem a décadas, eram relativamente populares na minha infância, uns 20 anos atras, e depois desapareceram.

O pessoal acha interessante, e alguns mais curiosos compram e fica relativamente popular, mas depois de alguns meses de uso, o pessoal descobre que é uma porcaria, que vive dando problema e que o motor é fraquinho demais, não aquenta uma subida mais ingrime ou uma serra, etc...

E elas somem de novo do mercado por 15 anos, voltando a aparecer novamente quando a nova geração que nunca viu eles antes caia na mesma furada... kkk

A tecnologis destes kits motorizados é a mesma de 30 ou 40 anos atras, não evoluiu quase nada desde então, e continuam a ser a mesma porcaria de 30 anos atrás...

Se for investir em algum tipo de bike "motoriza" pense numa bike elétrica, elas são mais simples, mais leves pra vc pedalar se ficar sem bateria, e aparentemente dão menos problema.

Só escolha um modelo mais robusto e confiável, não pegue o modelo mais baratinho de bike elétrica, pois também não vai durar muito tempo, e muito menos ter força para subir a serra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
  • Membros

Já tive bike motorizada. Elas são CCE (Conserta, Conserta, Estraga de vez) e tem custo de aquisição e de manutenção BEM CAROS. Bike motorizada é ficar jogando dinheiro fora até vc perder tudo.

E só um detalhe: A vida útil de uma bike motorizada não chega nem a 2 anos (entre vc comprar por uma nota preta e a bike estragar de vez a um ponto de ficar inviável de ser consertada).

  • Hahahaha! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membros

Olá Ane Tagart!

Eu tenho uma que montei de 49cc e ando com ela há 10 anos. Na época eu pesava menos, cerca de 90 kilos e hj tenho 105. A manutenção é constante (ao menos 1 vez por semana) e desde que use de acordo com as limitações dela, terá algo com grande durabilidade. 

Nao usaria, para essa viajem, uma motorizada nova. Pois demora para vc amaciar o motor, e por amaciar digo aprender todas as falhas, ajustes e manhas que vc deverá aprender. O primeiro ano é sempre o pior. Agente sofre até aprender todos os truques e como evitar sustos. 

Eu sou do Taboão da Serra em SP e fui até outro município ontem, em Cotia. Hj já precisei fazer ajustes de parafusos. Preventivas se tornam um hobby e tenho prazer fazer. 

Caso tenha esse projeto de viajem em mente algumas coisas não deverão faltar na sua mochila. Como ferramentas diversas, alicate e um pacote de enforca gato. Óleo 2 tempos e dependendo da distância eu levaria uma vela extra com a chave de vela, um tubo de reparo de juntas e frestas. Parafusos extras de montagem do bloco do motor e carburador junto com uma mangueira de gasolina extra.

A dica maior é não esquecer que é uma bike, então pedale! Curta o exercício e deixe o motor para certos momentos. Nunca use ele no limite, pouco mais que a velocidade que vc pedala já é o suficiente para essa maratona. 

Obs. Leve kit de reparo de pneus e se certifique que o esticador da corrente esteja firme. Faça a checagem regularmente durante o trajeto tanto do esticador quanto dos parafusos do carburador e motor. Pois se o esticador se inclinar para dentro da roda, irá destruir os raios e não recomendo essa experiência!

Muita trepidação em velocidade desajusta e solta tudo entao manere em trajeto irregular! 

Nao se sinta desconfortável com essas dicas minhas. São dicas mas não regras, então descubra por vc seu caminho e seja feliz. Apesar de extensa a lista, vc não fará tudo de uma vez, e a distância que cobrirá sendo cuidadosa compensa o fardo.

A única coisa que creio ser regra e que poucas pessoas fazem com esse aparelho, são as manutenções preventivas e os cuidados durante o uso, como desligar sempre o motor em declives e quando estiver em velocidade e quiser parar de acelerar, aperte a embreagem e nunca ande com ela como se estivesse engatada. Ela nao tem esse preparo e a vida util de suas pastilhas de embreagem chegará ao fim rapido.

Boa parte dos usuários não seguem em nada essas precauções e depois culpam a bicicleta, quando na vdd tudo que acontece de negativo vem pela falta de zelo. O desgaste existe, é claro! Mas em 10 anos, tudo que troquei na minha bike foi a bobina e parafusos que caíram no decorrer dos trajetos.

Mantenha a boa lubrificação das juntas e conexões. Graxa nas correntes, coroas e cremalheiras. Pedale sempre que possível e leve uma chave de apertar raios, checando-os nas paradas estratégicas! Se a viajem durar mais de 10 dias e o uso for diário, deverá fazer limpeza de carburador depois desse período.

Evite tomar chuva com a bicicleta motorizada, pois tanto o CDI quanto a bobina nao podem oxidar. Choque térmico da água com o calor do bloco pode provocar pequenas fissuras que comprometerão o motor. 

Boa sorte e espero que vc faça a viajem! Irá gostar

Abraços

Editado por felipecalheiros
  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...